Saiba quais vacinas contra Covid-19 são aceitas para entrar na Europa e nos EUA

Saiba quais vacinas contra Covid-19 são aceitas para entrar na Europa e nos EUA

Saiba quais vacinas contra Covid-19 são aceitas para entrar na Europa e nos EUA 1200 800 Research Matarazzo & Cia. Investimentos

Europa

A reabertura de países da Europa para passageiros totalmente vacinados vindos do Brasil e de outros países, gerou uma busca por vacinas contra a Covid-19 que, teoricamente, seriam mais aceitas fora do país.

A ideia, porém, não faz sentido do ponto de vista sanitário já que todos os imunizantes aplicados no Brasil e em outros países reduzem o risco de casos graves de Covid-19 e de hospitalizações nem do ponto de vista do turismo, já que a escolha de vacinas atrapalha a imunização e dificulta o retorno do turismo mundial.

As vacinas mais aceitas em viagens internacionais são as da AstraZeneca (por quase 120 países), da Pfizer-BioNTech (por quase 90 países ), da Sputnik V (por mais de 60 países ), e a CoronaVac (por mais de 40 países).

Veja abaixo as vacinas aceitas pelos principais países europeus:

Alemanha: AstraZeneca (Vaxzevria), CoviShield (a vacina da AstraZeneca produzida na Índia), Janssen (da Johnson&Johnson), Moderna e Pfizer-BioNTech

Áustria: AstraZeneca (Vaxzevria e CoviShield), CoronaVac, Janssen (J&J), Moderna, Pfizer e Sinopharm/BIBP

Bélgica: AstraZeneca, Janssen, Moderna e Pfizer

Croácia: AstraZeneca, Sputnik V (Instituto Gamaleya), Janssen, Moderna, Pfizer e Sinopharm/BIBP

Dinamarca: AstraZeneca, Janssen, Moderna e Pfizer

Espanha: AstraZeneca (Vaxzevria e CoviShield), CoronaVac, Janssen e Pfizer

Finlândia: AstraZeneca (Vaxzevria e CoviShield), CoronaVac, Janssen, Moderna, Pfizer e Sinopharm/BIBP

França: AstraZeneca, Janssen, Moderna e Pfizer

Holanda: AstraZeneca (Vaxzevria e CoviShield), CoronaVac, Janssen, Moderna, Pfizer e Sinopharm/BIBP

Irlanda: AstraZeneca, Janssen, Moderna e Pfizer

Itália: AstraZeneca, Janssen, Moderna e Pfizer

Portugal: AstraZeneca, Janssen, Moderna e Pfizer

República Tcheca: AstraZeneca (Vaxzevria e CoviShield), Janssen, Moderna e Pfizer

Reino Unido: Pfizer-BioNTech, Janssen, Moderna e AstraZeneca

Suíça: AstraZeneca (Vaxzevria e CoviShield), CoronaVac, Janssen (Johnson&Johnson), Moderna, Pfizer e Sinopharm/BIBP

A CoronaVac ainda não está reconhecida pela entidade europeia. E, mesmo o imunizante já tendo sido aprovado para uso emergencial pela Organização Mundial da Saúde no mês de junho, a vacina CoronaVac ainda está sendo analisada pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA).

Por enquanto, quem foi vacinado com a CoronaVac deve verificar as exigências do país de destino. Países como Áustria, Chipre, Espanha, Finlândia, Grécia, Islândia, Holanda, Suécia, Suíça e Ucrânia aceitam esta vacina como comprovação de imunização para acessar o seu território.

EUA

Os Estados Unidos pretendem liberar a entrada no país para estrangeiros totalmente vacinados contra a Covid-19 a partir de novembro, encerrando uma proibição decretada pelo início da pandemia pelo ex-presidente Donald Trump. As novas regras beneficiarão viajantes vindos também do Brasil.

Atualmente, para entrar nos EUA somente pessoas com o esquema de vacinação completo que apresentarem um teste PCR negativo feito até 72 horas antes do embarque poderão embarcar como turistas rumo aos EUA.

Os EUA anunciaram uma flexibilização de entrada a partir de novembro. Os cidadãos brasileiros não mais precisarão fazer uma quarentena ao chegar nos EUA ou viajar para outro país, como México, antes de entrar em solo americano.

Os EUA anunciaram que viajantes imunizados com as duas doses da CoronaVac poderão entrar no país a partir do início de novembro.

Os EUA aceitarão o uso por visitantes internacionais de vacinas contra a Covid-19 autorizadas pelos reguladores dos EUA ou pela Organização Mundial da Saúde (OMS), dentre elas CoronaVac, disse o Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) na noite de sexta-feira (08).

Agora, nos EUA, quem tomou Coronavac será liberado para entrar no país e não vai precisar cumprir o período de isolamento.

O anúncio foi feito pela Casa Branca e relaxará as proibições que começaram a causar fúria na Europa. Agora, os requisitos para entrar no país serão mais uniformes para passageiros aéreos internacionais que chegam aos EUA.

As novas regras exigirão que todos os estrangeiros que chegam aos EUA apresentem prova de que possuem o esquema de vacina completo, disse o coordenador de resposta da Covid-19 da Casa Branca, Jeff Zients.

Ziets disse que as novas regras, que entrarão em vigor no início de novembro, terão um cronograma que dará às agências e companhias aéreas “tempo para se preparar”.

Passageiros com esquema vacinal completo não estarão sujeitos a nenhuma ordem de quarentena na chegada aos EUA.

Uma vez estando totalmente vacinado e com um teste PCR realizado até 72 horas antes do embarque, resta então apenas ter o visto de turista regularizado para, enfim, poder entrar nos EUA, após mais de um ano de restrições de viagem para estrangeiros.

FONTES

Infomoney | R7 | G1 | Euro News | UOL | Reuters | BBC | Catraca Livre

Research Matarazzo & Cia. Investimentos
www.matarazzo-cia.com/blog
21/10/2021