Cenário Econômico Internacional – 02/06/2023

Cenário Econômico Internacional – 02/06/2023

Cenário Econômico Internacional – 02/06/2023 1200 800 Research Matarazzo & Cia. Investimentos

Confira os destaques do Cenário Internacional desta semana:

COP-30: ONU confirma cidade brasileira como sede da conferência para o clima

A Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças de Clima, a COP, reúne anualmente lideranças mundiais para debater soluções para conter o aquecimento global e criar alternativas sustentáveis para a vida na Terra.

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, anunciou que o Brasil sediará a 30ª Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Mudanças Climáticas (COP-30), em novembro de 2025, em Belém (PA).

A confirmação do Brasil como sede do mais importante evento ambiental do planeta é resposta ao pleito do próprio Lula, feito durante participação na COP-27, no Egito, no ano passado.

Segundo ele, como a floresta amazônica era o principal tema de debate nas conferências das quais participou, em Paris e Copenhague, além do Egito, decidiu sugerir que a COP fosse realizada na região, para que as pessoas pudessem conhecer a floresta e suas riquezas.

“Se todos falavam da Amazônia, por que, então, não fazer a COP num estado da Amazônia, para que eles conheçam o que é? O que são os rios, as florestas, a fauna. O pessoal se prepare porque vai ter gente do mundo inteiro e vão ficar maravilhados com a cidade de Belém”, afirmou o presidente.

O governador do Pará, Helder Barbalho, disse ser um privilégio para o Brasil e o Pará sediar uma conferência tão relevante. “É uma satisfação grande. O estado do Pará e Belém estão ávidos para receber a todos, e trabalhando para que possamos, por um lado, fazer um belo evento, mostrarmos que a Amazônia está preparada para receber o planeta, mas por outro também para a construção do desenvolvimento sustentável em favor da região”.

Pesquisa global mostra que o medo da recessão é muito mais difundido do que a recessão real

Uma pesquisa realizada em 29 nações pela agência de pesquisas Ipsos descobriu que os temores sobre a recessão são muito mais difundidos do que a recessão real. Na realidade, apenas a Alemanha e a Hungria anunciaram que entraram em recessão.

Diz-se que um país está em recessão quando sua economia se contrai por dois trimestres consecutivos.

Mais da metade das pessoas pesquisadas em 26 países sentiram que seu país estava em recessão, disse um relatório do Financial Times. Apenas um quarto das pessoas pesquisadas nesses países achava que seu país estava a salvo de uma recessão, acrescentou o relatório.

Cerca de 80% das pessoas pesquisadas na Coreia do Sul estavam convencidas de que seu país estava em recessão, embora o país tenha evitado a recessão nos primeiros três meses de 2023.

No Reino Unido, 46% dos entrevistados sentiram que seu país estava em recessão. Em vez disso, a economia cresceu 0,1% nos primeiros três meses de 2023.

Somente na Holanda, Austrália e Cingapura, mais pessoas sentiram que sua economia estava aguentando bem a ameaça de recessão.

A pesquisa da Ipsos observou que a inflação continua sendo uma preocupação significativa, com pelo menos 63% dos 29 países esperando que ela aumente no próximo ano.

“A maioria espera que a inflação não volte ao que consideram níveis normais por pelo menos um ano. Quarenta e seis por cento dizem que levará pelo menos 12 meses até que a inflação volte ao normal”, observou a pesquisa.

Embora as perspectivas econômicas globais permaneçam sombrias para 2023, o Fundo Monetário Internacional disse que a maioria das economias evitará uma recessão este ano, apesar das preocupações econômicas e geopolíticas.

“A economia global está se recuperando dos choques dos últimos anos e, principalmente, da pandemia, mas também da invasão russa da Ucrânia”, disse o economista-chefe do FMI, Pierre-Olivier Gourinchas, em uma coletiva de imprensa em abril de 2023.

Ele disse que a economia mundial deverá crescer 2,8% este ano. Cerca de 90% das economias avançadas provavelmente experimentarão uma desaceleração do crescimento este ano, acrescentou o FMI.

Mundo se reúne para enfrentar questões climáticas em Helsinque

Mudanças climáticas, poluição, excesso de resíduos, energia renovável e muito mais estiveram na agenda de palestrantes especializados, ambientalistas e magnatas dos negócios reunidos para discutir e abordar os problemas que afetam o planeta Terra no primeiro dia do Fórum Mundial de Economia Circular em Helsinque.

Abordou-se a economia circular e como as empresas podem adotar o modelo, pois muitas empresas gostariam de adotá-lo, mas carecem de conhecimento. Eles precisam de exemplos para se inspirar e aprender.

Uma das questões abordadas foi sobre sermos mais organizados com nossos recursos e utilizá-los com sabedoria. No momento, o mundo tem um excesso de recursos que são mal administrados e um influxo de insegurança alimentar, com cerca de 2,3 bilhões de pessoas, cerca de 29% da população global, enfrentando níveis perigosos de segurança alimentar.

O ímpeto e a motivação por trás do fórum foram equipar as empresas com o know-how e o entusiasmo para adotar a economia circular.

Antes do fórum, o Arab News conversou com Anne Vasara, embaixadora finlandesa para a economia circular e energia. Ela disse: “É realmente uma super semana. Temos tantos eventos acontecendo no Fórum Mundial de Economia Circular porque, claro, este fórum em si é o carro-chefe da economia circular de origem finlandesa, do Fundo de Inovação Finlandês, SITRA e do governo finlandês, e tem sido por muitos anos.”

Ela explicou que o fórum visa reunir “todos os atores mais importantes, organizações, governos, setor privado, academia relacionados à economia circular. (Haverá) uma participação recorde de mais de 2.000 participantes de todo o mundo. E isso é realmente algo crucial para a economia circular, porque você não pode fazer isso sozinho.”

Vasara acrescentou: “Você precisa de ampla cooperação internacional porque estamos falando sobre a crise planetária, estamos falando sobre soluções. Como, de forma positiva, por meio da economia circular, podemos trazer soluções para as mudanças climáticas, para a perda da biodiversidade e o esgotamento de todos os recursos naturais. Então, esta é realmente uma semana de possibilidades e soluções.”

Otan pressiona Turquia para retirar objeções à adesão da Suécia à medida que a cúpula se aproxima

A Otan aumentou na quinta-feira (01) a pressão sobre seu membro Turquia para retirar suas objeções à adesão da Suécia, enquanto a organização militar busca lidar com a questão quando o presidente dos EUA, Joe Biden, e seus colegas se reunirem no próximo mês.

Temendo que pudessem ser alvos depois que a Rússia invadiu a Ucrânia no ano passado, a Suécia e a Finlândia abandonaram suas posições tradicionais de não-alinhamento militar para buscar proteção sob o guarda-chuva de segurança da Otan. A Finlândia tornou-se o 31º país membro da Otan em abril.

A Otan deve concordar unanimemente para que os países adiram. O governo da Turquia acusa a Suécia de ser muito indulgente com organizações terroristas e ameaças à segurança, incluindo grupos militantes curdos e pessoas associadas a uma tentativa de golpe de 2016.

A Hungria também atrasou sua aprovação, mas os motivos não foram divulgados publicamente.

“É hora de a Suécia aderir agora”, disse a ministra das Relações Exteriores da Noruega, Anniken Huitfeldt, a repórteres em Oslo, onde ela estava hospedando uma reunião com seus colegas para se preparar para a cúpula da Otan de 11 a 12 de julho na Lituânia.

O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, disse que viajaria para Ancara “em um futuro próximo para continuar a abordar como podemos garantir a adesão mais rápida possível da Suécia”. Ele não foi capaz de fornecer uma data precisa para sua viagem.

“Estou confiante de que também a Hungria ratificará o protocolo de adesão”, disse Stoltenberg.

A ministra das Relações Exteriores da Alemanha, Annalena Baerbock, disse que “é essencial que possamos finalmente dar as boas-vindas à Suécia como o 32º membro”. Ela enfatizou que o governo sueco tem “total apoio” de Berlim.

O ministro das Relações Exteriores da Suécia, Tobias Billström, disse que “é hora de a Turquia e a Hungria iniciarem a ratificação da adesão sueca à Otan”.

Mercado acionário dos EUA e câmbio ao longo da semana

Na segunda-feira (29), as bolsas de valores de Nova York não tiveram operações devido ao feriado.

Na terça-feira (30), as bolsas de valores de Nova York fecharam mistas, em uma sessão com cautela pelas negociações sobre o teto da dívida do governo norte-americano. O índice Dow Jones teve queda de 0,15%, a 33.042,78 pontos. O índice S&P 500 teve alta de 0,0017%, a 4.205,52 pontos. E o índice Nasdaq teve alta de 0,32%, a 13.017,43 pontos.

Na quarta-feira (31), as bolsas de valores de Nova York fecharam em queda, enquanto investidores aguardam o desfecho sobre a questão envolvendo o teto da dívida do governo norte-americano, com uma oposição crescente ao acordo firmado entre o presidente Joe Biden e o líder da Câmara dos Representantes Kevin McCarthy. O índice Dow Jones teve queda de 0,41%, a 32.908,27 pontos. O índice S&P 500 teve queda de 0,61%, a 4.179,83 pontos. E o índice Nasdaq teve queda de 0,63%, a 12.935,29 pontos.

Na quinta-feira (01), as bolsas de valores de Nova York operavam em alta, com o otimismo provocado pela aprovação de um projeto de lei na Câmara dos Deputados dos Estados Unidos para suspender o teto da dívida do país, enquanto o balanço da Salesforce continha os ganhos. Por volta das 13h30, o índice Dow Jones registrava alta de 0,64%, a 33.120,26 pontos. O índice S&P 500 registrava alta de 0,96%, a 4.219,81 pontos. E o índice Nasdaq registrava alta de 1,21%, a 13.091,18 pontos.

DÓLAR

Fechando a semana, na sexta-feira 26.05.23 – O dólar comercial encerrou a sexta-feira (26) cotado a R$ 4,9887 com queda de 0,93%. Em sintonia com a baixa da divisa norte-americana ante outras moedas de exportadores de commodities e em meio a ajustes técnicos no Brasil.

Na segunda-feira (29) – O dólar à vista registrou alta de 0,47%, cotado a R$ 5,0124 na venda. Em um dia marcado pela baixa liquidez nos mercados globais, em função de feriados nos Estados Unidos e na Inglaterra, o dólar à vista oscilou em margens estreitas no Brasil, sem um fator de destaque que conduzisse as cotações, para encerrar em alta ante o real. O dólar oscilou entre R$ 5,0165 na máxima e R$ 4,9743 na mínima.

Na terça-feira (30) – O dólar à vista registrou alta de 0,60%, cotado a R$ 5,0423 na venda. Após a inflação medida pelo IGP-M elevar a percepção de que a taxa básica Selic poderá começar a cair, enquanto nos Estados Unidos crescem as apostas de que os juros seguirão elevados. O dólar oscilou entre R$ 5,0694 na máxima e R$ 5,001 na mínima.

Na quarta-feira (31) –O dólar à vista registrou alta de 0,61%, cotado a R$ 5,0735 na venda. Com investidores comprados puxando as cotações para cima, na disputa pela Ptax de fim de mês, e com a moeda norte-americana também em alta no exterior, após a divulgação de novos dados econômicos globais. O dólar oscilou entre R$ 5,1277 na máxima e R$ 5,0558 na mínima.

Na quinta-feira (01) – Por volta das 13h30, o dólar operava em queda de 0,98% cotado a R$ 5,0235 na venda. Com investidores repercutindo a aprovação na Câmara dos Deputados dos Estados Unidos do projeto de lei que suspende o teto da dívida de forma a evitar um calote, à espera ainda de um importante relatório de empregos do governo norte-americano.

Goolsbee, do Fed, diz que acordo do teto da dívida dos EUA evita consequências negativas

O presidente do Federal Reserve Bank de Chicago, Austan Goolsbee, saudou no domingo (28) notícias sobre suspensão do teto da dívida dos Estados Unidos, dizendo que uma eventual falha na costura do acordo seria “extremamente negativa” para o sistema financeiro e para a economia em geral.

Entrevistado no programa “Face the Nation” da CBS, ele se recusou a dizer se apoiará ou não uma nova alta na taxa de juros na próxima reunião do Fed, nos dias 13 a 14 de junho. De acordo com ele, o impacto total dos aumentos de juros por parte do Banco Central até o momento ainda não foi sentido.

“Eu tento… faço questão de não prejulgar e de tomar decisões quando ainda faltam semanas para a reunião”, disse Goolsbee. “Vamos coletar muitos dados importantes até lá.”

Goolsbee disse que ficou animado com as indicações de que os congressistas norte-americanos irão ratificar o acordo do teto da dívida adotado pelo líder republicano Kevin McCarthy e pelo presidente democrata Joe Biden.

“Se você não fizer isso, as consequências para o sistema financeiro e para a economia em geral serão extremamente negativas”, disse Goolsbee. “Mesmo a antecipação desses problemas tem consequências na economia, tem consequências nos mercados financeiros.”

Já existe “medo e incerteza” somente em torno das taxas de juros, que o Fed aumentou em cinco pontos percentuais desde março de 2022, disse Goolsbee.

Questionar o valor da dívida dos Estados Unidos, entre os ativos mais seguros e amplamente estáveis do mundo, “não é bom para os empréstimos, não é bom para a economia real, vamos evitar isso: vamos aumentar o teto da dívida e passar para o próximo tópico.”

Goolsbee disse acreditar que o Fed poderia evitar a recessão.

“As ações que o Fed toma levam meses ou até anos para abrir caminho por meio do sistema financeiro, não há dúvida de que a inflação está muito alta, ela tem caído, e estamos tentando administrá-la. Conseguimos baixar a inflação sem iniciar uma recessão?”

Goolsbee é visto como um dos mais “dovish” entre os formuladores de políticas econômicos do Fed, mais sensível às ameaças ao mandato do Fed de manter os americanos totalmente empregados do que aos perigos da inflação alta, embora ele tenha se juntado a seus colegas no aumento das taxas até agora este ano.

Cúpula de líderes da América do Sul será primeiro teste real da política externa

Líderes de 11 países da América do Sul aceitaram o convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para participar de uma reunião de cúpula regional na terça-feira (30), em Brasília.

Esta será a primeira cúpula organizada pelo Brasil no terceiro mandato de Lula, e o governo tem três objetivos, segundo o Itamaraty.

As metas parecem factíveis, razoáveis e até desejáveis. Mas, na prática, mediar as enormes divergências ideológicas e políticas entre os líderes da América do Sul será o primeiro grande teste real da política externa do presidente Lula.

Até aqui, a diplomacia brasileira conseguiu resultados positivos no seu objetivo inicial de “reconstruir pontes” com os principais parceiros do mundo.

Mas essa primeira etapa era a mais fácil de todas. Afinal, o país ficou praticamente isolado durante os quatro anos de mandato do presidente Jair Bolsonaro, que sempre tentou negar esse isolamento.

Em contraste, Lula se reuniu com mais de 30 chefes de estado e governo e visitou nove países em três continentes em menos de cinco meses no cargo.

Governantes do México devem vencer eleições estaduais históricas à medida que a corrida presidencial se aproxima

O partido governista do México no mês que vem provavelmente conquistará um dos últimos grandes redutos da oposição em uma eleição para governador que também pode ajudar a determinar seu candidato à sucessão do presidente esquerdista Andrés Manuel López Obrador no ano que vem.

Em 4 de junho, os eleitores devem escolher entre duas mulheres para o novo governador do Estado do México, uma região que abrange grande parte da expansão urbana da Cidade do México, um dos principais impulsionadores da economia e lar de quase um em cada sete da população do país.

O Movimento de Regeneração Nacional (MORENA) de López Obrador é facilmente o partido mais popular em todo o país, reforçado por seus fortes índices de aprovação pessoal, que ele reforçou com maiores gastos com a previdência e críticas diárias de adversários que ele classifica como as elites políticas e empresariais corruptas do México.

MORENA, no entanto, sofreu derrotas surpreendentes nas eleições de meio de mandato de 2021 na capital e no estado do México, onde muitos eleitores se irritaram com os ataques do presidente contra a classe média. Isso deu a uma oposição fragmentada um vislumbre de esperança.

No entanto, tendo governado o estado por quase um século, a confiança no outrora dominante Partido Revolucionário Institucional (PRI) tem se desgastado constantemente, carregada de escândalos durante um longo governo do México que durou a maior parte das últimas nove décadas. López Obrador derrotou o PRI em 2018, quando conquistou a presidência.

Dívida da Venezuela com Fundo de Garantia à Exportação é de US$ 1,27 bilhão, segundo Mdic

A dívida da Venezuela junto ao governo brasileiro totaliza cerca de US$ 1,27 bilhão, no que se refere ao inadimplemento em exportações brasileiras de bens e serviços que contrataram o Seguro de Crédito à Exportação, lastreado no Fundo de Garantia à Exportação (FGE). As informações são do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic).

De acordo com a pasta, as operações foram financiadas em sua maior parte pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), porém, há operações com financiadores estrangeiros. A dívida totaliza US$ 1,268 bilhão sendo US$ 1,095 bilhão referente a valores já indenizados pelo FGE; e US$ 53,987 milhões referentes a indenizações a serem pagas pelo FGE.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, informou que será constituído um grupo de trabalho para consolidar a dívida da Venezuela frente ao Brasil e que, a partir desses cálculos, será aplicada uma reprogramação do pagamento. A fala ocorreu após encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro. Além de uma reunião hoje cedo, o presidente brasileiro promoveu um almoço em homenagem ao venezuelano.

CEOs de 8 grandes bancos dos EUA instam Congresso a aprovar acordo do teto da dívida

Grupo que tem como integrantes os CEOs de oito dos maiores bancos norte-americanos, o Financial Services Forum instou o Congresso dos Estados Unidos a aprovar o projeto que eleva o teto da dívida, acordado entre o presidente da República, Joe Biden, e o presidente da Câmara dos Representantes, Kevin McCarthy. A instituição publicou uma declaração em favor do texto.

São membros do fórum os diretores do JPMorgan (NYSE:JPM) Chase, Morgan Stanley (NYSE:MS), Wells Fargo & Company (NYSE:WFC), Goldman Sachs (NYSE:GS), Bank of America (NYSE:BAC), BNY Mellon, Citigroup (NYSE:C) e State Street Corporation (NYSE:STT).

“Apreciamos os esforços do presidente e de sua administração, e do presidente McCarthy e outros membros do Congresso, em forjar esse acordo. Ação responsável e em tempo hábil vai preservar a plena fé e o crédito dos Estados Unidos e a posição de importante liderança econômica global da nossa nação”, diz o comunicado, assinado pelo presidente e CEO da instituição, Kevin Fromer.

FMI alerta para aumento das taxas de juros e pede aumento de impostos em breve nos EUA

O Fundo Monetário Internacional (FMI) divulgou um relatório detalhando os desafios que os EUA enfrentarão nos próximos anos. A resiliência da economia às políticas monetária e fiscal mostra que a inflação do PCE permanecerá bem acima da meta de 2% do Fed nos próximos dois anos, com consequências:

“Existe um risco significativo de que o Federal Reserve tenha que aumentar as taxas de juros significativamente mais do que o esperado atualmente para trazer a inflação de volta a 2%.”

A chefe do FMI, Kristalina Georgieva, também destacou que os EUA devem trabalhar ativamente em seus déficits. Os aumentos de impostos desempenham um papel principal aqui:

“Quanto antes esse ajuste for feito, melhor”.

O problema para o qual os EUA estão se dirigindo é o serviço da dívida cada vez maior, tendo subido de US$ 5,6 trilhões em 2000 para US$ 32 trilhões em 2023. Os dados de previsão do Office of Management and Budget (OMB) mostram que os pagamentos de juros já serão de US$ 660 bilhões em 2023 e devem aumentar para US$ 960 bilhões até 2028. Embora esses números possam parecer altos, dado um orçamento de defesa de US$ 966 bilhões, eles estão longe do fim do caminho.

O Congressional Budget Office (CBO) prevê que os pagamentos de juros exigirão US$ 1,4 trilhão em 2033. Mas essas estimativas podem ser ajustes, como explica Ryan McMaken:

“Você deve ter em mente que tudo isso é um cenário de ‘melhor caso’. As estimativas do CBO e do OMB não assumem nenhuma recessão nos próximos anos e também assumem taxas de juros relativamente estáveis. As estimativas do CBO são baseadas nas taxas de juros dos EUA dívida federal com média de 2,7% em 2023, mas não aumentando significativamente depois disso, e com média de apenas 3,2% em 2031.”

Portanto, nas circunstâncias atuais, parece que isso pode atingir os cidadãos americanos e os mercados financeiros com muito mais força, porque aqueles que vivem além de suas possibilidades terão que pagar por isso mais cedo ou mais tarde.

No caso dos EUA, demorou mais porque os juros baixos permitiram contrair dívidas sem ter que aceitar grandes cortes. Mas agora que a inflação está fora de controle e as taxas de juros subiram, os EUA e os mercados financeiros também terão uma lição a aprender.

Condições mais apertadas podem levar a economia canadense a uma recessão até o final do ano, segundo novo relatório

A RSM Canada (“RSM”), fornecedora líder global de serviços de auditoria, impostos e consultoria com foco em empresas de médio porte, lançou na quinta-feira (01) sua edição da primavera de 2023 do The Real Economy Canada, um relatório trimestral que fornece às empresas canadenses análises e percepções sobre as complexas condições econômicas do país.

Enquanto o Banco do Canadá tenta simultaneamente domar a inflação e guiar a economia para uma aterrissagem mais suave, a segunda edição deste ano do The Real Economy Canada examina o impacto das taxas de juros elevadas no crescimento econômico do país, as taxas decrescentes de empréstimos e investimentos em Canadá e o potencial de cortes nas taxas de juros no final de 2023.

O relatório também destaca o mercado de private equity do Canadá, à medida que a taxa de negócios diminui, especialmente no setor de tecnologia, e como as empresas canadenses estão buscando a sustentabilidade e ESG como áreas-chave de investimento.

As principais conclusões do relatório deste trimestre incluem:

Uma recessão leve e breve está no horizonte para o Canadá

  • A economia canadense tem mostrado sinais de desaceleração, uma vez que os aumentos acentuados das taxas de juros continuam pressionando os custos dos empréstimos e, consequentemente, os investimentos.
  • Embora a maior parte da economia provavelmente sinta o impacto de uma recessão, 40% do mercado ainda pode evitar uma recessão, com as flutuações no mercado de trabalho desempenhando um fator decisivo.
  • Embora se preveja uma leve recessão, o Banco do Canadá está em uma posição mais difícil do que em 2008, uma vez que não será capaz de cortar as taxas de forma tão agressiva quanto quinze anos atrás.

Apesar das projeções anteriores, o Banco do Canadá poderia cortar as taxas de juros este ano.

Projeto de lei sobre dívida dos EUA é aprovada na Câmara com amplo apoio bipartidário

A Câmara dos Deputados dos Estados Unidos aprovou o projeto de lei para suspender o teto da dívida de 31,4 trilhões de dólares, com o apoio da maioria de democratas e republicanos para evitar um calote catastrófico.

A Câmara, controlada pelos republicanos, votou por 314 a 117 para enviar a legislação ao Senado, que deve aprovar a medida e levá-la à mesa do presidente norte-americano, Joe Biden, antes do prazo final de segunda-feira, quando o governo federal deve ficar sem dinheiro para pagar suas contas.

“Este acordo é uma boa notícia para o povo norte-americano e para a economia norte-americana”, disse Biden após a votação. “Peço ao Senado que o aprove o mais rápido possível para que eu possa sancioná-lo.”

A medida, um acordo entre Biden e o presidente da Câmara, Kevin McCarthy, atraiu a oposição de 71 republicanos linha dura. Isso normalmente seria suficiente para bloquear a legislação partidária, mas 165 democratas, mais do que os 149 republicanos que votaram a favor – apoiaram a medida e a aprovaram.

Os republicanos controlam a Câmara por uma estreita maioria de 222 a 213.

A legislação suspende, em essência remove temporariamente, o limite de endividamento do governo federal até 1º de janeiro de 2025. O cronograma permite que Biden e o Congresso deixem de lado a questão politicamente arriscada até depois da eleição presidencial de novembro de 2024.

Ela também limitará alguns gastos do governo nos próximos dois anos, acelerará o processo de licenciamento de certos projetos de energia, recuperará fundos não utilizados da Covid-19 e expandirá os requisitos de trabalho para programas de ajuda alimentar para destinatários adicionais.

Os republicanos linha dura queriam cortes de gastos mais profundos e reformas mais rigorosas.

“Na melhor das hipóteses, temos um congelamento de gastos de dois anos cheio de brechas”, disse o deputado Chip Roy, um membro proeminente do House Freedom Caucus.

Mercado acionário europeu

Na segunda-feira (29), as bolsas europeias fecharam mistas, com perdas nos setores de tecnologia e bancário, enquanto os investidores avaliavam o acordo provisório alcançado pelos parlamentares dos Estados Unidos para aumentar o teto da dívida do país e evitar um calote. O índice pan-europeu Stoxx 600 teve queda de 0,12%, a 460,87 pontos. Na bolsa de Paris, o índice CAC 40 teve queda de 0,21%, a 7.303,81 pontos. Em Frankfurt o índice DAX teve queda de 0,20%, a 15.952,73 pontos. O índice PSI 20 de Lisboa teve alta de 0,08%, a 5.870,83 pontos. Em Madri, o IBEX 35 teve queda de 0,12%, a 9.180,10 pontos. O índice FTSE 100 não teve operações devido ao feriado.

Na terça-feira (30), as bolsas europeias fecharam em queda, após uma baixa nas ações do grupo de alimentos embalados Nestlé e das principais empresas de energia, conforme o sentimento dos investidores foi afetado pela incerteza se o Congresso norte-americano aprovará um acordo sobre o teto da dívida dos Estados Unidos para que o país evite um calote catastrófico. O índice pan-europeu Stoxx 600 teve queda de 0,92%, a 456,63 pontos. Na bolsa de Paris, o índice CAC 40 teve queda de 1,29%, a 7.209,75 pontos. Em Frankfurt o índice DAX teve queda de 0,27%, a 15.908,91 pontos. O índice PSI 20 de Lisboa teve queda de 1,31%, a 5.793,68 pontos. Em Madri, o IBEX 35 teve queda de 0,14%, a 9.167,50 pontos. O índice FTSE 100 teve queda de 1,38%, a 7.522,07 pontos.

Na quarta-feira (31), as bolsas europeias fecharam em queda, conforme preocupações sobre uma desaceleração global devido a dados econômicos fracos da China e a incerteza em torno do teto da dívida dos Estados Unidos superaram o otimismo dos sinais de redução da inflação em algumas das principais economias da zona do euro. O índice pan-europeu Stoxx 600 teve queda de 1,07%, a 451,76 pontos. Na bolsa de Paris, o índice CAC 40 teve queda de 1,54%, a 7.098,70 pontos. Em Frankfurt o índice DAX teve queda de 1,54%, a 15.664,02 pontos. O índice PSI 20 de Lisboa teve queda de 1,11%, a 5.729,40 pontos. Em Madri, o IBEX 35 teve queda de 1,28%, a 9.050,20 pontos. O índice FTSE 100 teve queda de 1,01%, a 7.446,14 pontos.

Na quinta-feira (01), as bolsas europeias fecharam em queda, em meio à esperança de que o drama sobre o teto da dívida dos EUA entre em seus estágios finais. Quase todos os setores ganharam, com os estoques de mineração subindo 2% depois que a atividade industrial chinesa superou as expectativas. O índice pan-europeu Stoxx 600 teve alta de 0,78%, a 455,27 pontos. Na bolsa de Paris, o índice CAC 40 teve alta de 0,55%, a 7.137,43 pontos. Em Frankfurt o índice DAX teve alta de 1,21%, a 15.853,66 pontos. O índice PSI 20 de Lisboa teve alta de 1,27%, a 5.802,17 pontos. Em Madri, o IBEX 35 teve alta de 1,36%, a 9.173,50 pontos. O índice FTSE 100 teve alta de 0,59%, a 7.490,27 pontos.

Há 20 anos no poder, Tayyip Erdogan é reeleito presidente da Turquia

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, de 69 anos, foi reeleito para seu terceiro mandato no domingo (28), após uma corrida eleitoral acirrada no segundo turno contra o líder da oposição, Kemal Kilicdaroglu.

Erdogan recebeu 27.513.587 votos (ou 52,14%), segundo dados divulgados pelo Conselho Superior Eleitoral da Turquia, superando o adversário Kilicdaroglu, que obteve 25.260.109 votos (ou 47,86%), com mais de 99% das urnas apuradas.

Erdogan declarou vitória pouco antes de o Conselho Superior Eleitoral, responsável pela contagem dos votos, oficializar o término da apuração. A eleição presidencial foi inédita: pela primeira vez a disputa foi para um segundo turno.

Com o feito, Erdogan, que está há 20 anos no poder, terá direito a um mandato de mais cinco anos no comando da Turquia.

“Agora é a hora de proteger a vontade das pessoas que temos na mais alta estima”, escreveu Erdogan em sua conta no Twitter.

Premiê da Espanha antecipa eleição nacional após derrotas em disputas regionais

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, dissolveu o parlamento e convocou, na segunda-feira (29), as eleições gerais para 23 de julho. A decisão foi tomada após seu governo de coalizão de esquerda sofrer derrotas significativas nas disputas regionais no domingo (28), perdendo terreno para os conservadores.

Sánchez havia dito em diversas ocasiões que pretendia cumprir um mandato completo no cargo e que as eleições seriam realizadas em dezembro, próximo ao final de sua presidência rotativa da União Europeia, que começa em 1º de julho.

É altamente incomum que um governo espanhol convoque uma votação antecipada após um desempenho ruim em uma eleição regional, e não ficou claro o que levou à decisão de convocar uma eleição nacional.

“Embora as eleições de ontem tenham tido um escopo local e regional, o significado da votação transmite uma mensagem que vai além disso”, disse Sánchez em um discurso televisionado. “Acredito que é necessário responder e submeter nosso mandato democrático à vontade do povo.”

O partido socialista (PSOE), de Sánchez, e seu aliado minoritário de extrema esquerda, o Podemos, perderam terreno no domingo (29), enquanto o Partido Popular (PP), conservador, e o partido de extrema direita Vox tiveram um desempenho melhor do que o esperado.

Os resultados indicam que o PP e o anti-imigrante e anti-separatista Vox poderiam desbancar Sánchez e PSOE se replicassem esse desempenho em nível parlamentar nacional.

No domingo, o PP pode ter tirado até oito governos regionais dos socialistas, dependendo do sucesso do partido de oposição na negociação de alianças com o Vox.

Parlamento da UE questionará a capacidade da Hungria de ocupar a presidência da UE

O Parlamento Europeu questionará na quinta-feira (01) a capacidade da Hungria de ocupar a presidência rotativa dos 27 países da União Europeia no ano que vem, citando os problemas do país com o estado de direito, mostrou um projeto de resolução parlamentar.

Um país que ocupa a presidência da UE planeja e preside reuniões de ministros e órgãos preparatórios da UE e representa os governos da UE nas relações com outras instituições da UE e organizações internacionais.

A presidência é responsável por conduzir o trabalho sobre a legislação da UE, agindo como um intermediário honesto e neutro, uma condição que a Hungria não poderá cumprir por causa de seus numerosos conflitos com a UE, argumentará o parlamento.

“O Parlamento questiona como a Hungria é capaz de cumprir esta tarefa com credibilidade em 2024, tendo em vista o descumprimento da lei da UE e dos valores consagrados no artigo 2º do Tratado da União Europeia, bem como o princípio da cooperação leal”, o projeto de resolução, a ser adotada em 1º de junho, disse.

De acordo com um calendário acordado por todos os governos da UE em 2016, a Hungria assumirá a presidência do bloco entre julho e dezembro de 2024. Embora o calendário tenha sido alterado antes por causa da adesão de novos países, uma mudança baseada em problemas de um país com a regra da lei seria sem precedentes.

Kremlin diz que Rússia participará da cúpula do BRICS em ‘nível adequado’

O Kremlin disse na terça-feira (30) que a Rússia participará no “nível adequado” de uma cúpula planejada na África do Sul dos países do BRICS, respondendo a uma pergunta sobre se o presidente Vladimir Putin participaria do encontro.

A África do Sul, membro do Tribunal Penal Internacional (TPI), seria teoricamente obrigada a prender Putin sob um mandado emitido pelo tribunal para sua prisão por supostos crimes de guerra.

No entanto, convidou Putin para a cúpula de 22 a 24 de agosto do grupo BRICS de economias emergentes, que inclui Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

“A Rússia atribui enorme importância ao desenvolvimento deste formato de integração. E a Rússia participará desta cúpula no nível adequado”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, em entrevista coletiva regular.

Pressionado sobre a possibilidade de o mandado ser implementado pela África do Sul, Peskov disse: “Claro que contamos como um mínimo que os países parceiros em um formato tão importante não sejam guiados por tais decisões ilegais.”

Peskov disse que mais detalhes sobre o assunto serão anunciados mais tarde, sem dar mais detalhes.

O TPI emitiu um mandado de prisão em março para Putin, acusando-o do crime de guerra de deportar crianças à força do território ocupado pela Rússia na Ucrânia. Moscou nega ter cometido crimes de guerra, incluindo deportações forçadas de crianças, e diz que o TPI não tem autoridade porque a Rússia não é membro.

Supremo Tribunal polonês adia audiência sobre projeto de lei necessário para obter fundos da UE

O principal tribunal da Polônia adiou na quarta-feira (31) uma audiência crucial sobre a constitucionalidade de reformas destinadas a desbloquear fundos da União Europeia devido a um número insuficiente de juízes, o mais recente obstáculo para Varsóvia conseguir o dinheiro.

O presidente polonês, Andrzej Duda, pediu em fevereiro ao Tribunal Constitucional que se pronunciasse sobre a constitucionalidade das reformas da Suprema Corte, que o governo diz que desbloqueará bilhões em fundos retidos devido a uma disputa com Bruxelas sobre o estado de direito.

No entanto, uma disputa sobre a legitimidade da presidente do Tribunal Constitucional, Julia Przylebska, levou ao adiamento de várias sessões nos últimos meses. Um grupo de juízes acredita que o mandato de Przylebska terminou em dezembro.

A recusa deles em fazer parte das sessões que ela preside tornou impossível reunir o painel de 11 dos 15 juízes necessários para as audiências nos casos mais importantes, que exigem um tribunal completo.

Na quarta-feira (31), o Tribunal deveria ouvir dois casos em plenário, mas adiou ambos para datas posteriores “devido à súbita e justificada ausência de um juiz”, disse sua assessoria de imprensa.

A audiência relacionada às reformas da Suprema Corte foi transferida para 27 de junho.

PIB da Itália cresce 0,6% no primeiro trimestre

A economia da Itália cresceu 0,6% no primeiro trimestre, impulsionada pela forte demanda doméstica, disse o escritório nacional de estatísticas ISTAT na quarta-feira (31), levantando uma estimativa preliminar de um aumento de 0,5% no Produto Interno Bruto.

Em uma base anual, o PIB no período de janeiro a março foi revisado para 1,9% em comparação com a impressão de 1,8% na estimativa rápida do ISTAT em 28 de abril.

O ISTAT confirmou o crescimento no quarto trimestre, mostrando uma queda trimestral de 0,1%.

A divisão dos componentes do primeiro trimestre mostrou que os gastos do consumidor aumentaram 0,3%, os gastos do governo 0,2% e os investimentos 0,2%, enquanto os estoques e as exportações caíram 0,1%, disse o ISTAT.

Ele disse que o chamado “crescimento adquirido” após o primeiro trimestre ficou em 0,9%, o que significa que, mesmo que o PIB fique estável em cada um dos próximos três trimestres deste ano, o crescimento no ano será de 0,9% em relação ao ano anterior.

No mês passado, Roma elevou sua previsão para o crescimento do PIB em 2023 para 1%, de 0,6%, mas cortou a previsão do próximo ano para 1,5%, de 1,9% anterior. As perspectivas são obscurecidas pelo impacto das taxas de juros mais altas definidas pelo Banco Central Europeu para tentar domar a inflação.

Banco Central suíço defende aumento dos juros e diz não ser culpado por colapso do Credit Suisse

O presidente do Banco Nacional da Suíça (SNB, na sigla em inglês), Thomas Jordan, defendeu os recentes aumentos nas taxas de juros para combater a inflação, dizendo que não prejudicam a estabilidade financeira suíça nem são responsáveis pelo colapso do Credit Suisse.

O SNB aumentou as taxas de juros quatro vezes ao longo do ano passado para reduzir a inflação que persistiu acima da meta do Banco Central de zero até 2%.

O mercado atualmente espera um aumento de 0,25 ponto percentual em relação ao atual nível de 1,5% quando o Banco Central fizer sua próxima reunião em junho.

“As taxas de juros na Suíça ainda estão muito baixas”, disse Jordan em um evento em Lugano, no sul da Suíça.”Não vemos um grande risco em apertar demais a política monetária”.

“Não é algo que prejudique a estabilidade financeira em geral na Suíça”, acrescentou.

De fato, taxas mais altas podem ser vistas como positivas para a estabilidade financeira, ajudando os bancos a restaurar suas margens de lucro, disse ele.

“Tínhamos esse problema de estabilidade financeira com o Credit Suisse, mas era algo diferente”, disse Jordan. “Este é um caso individual, onde as taxas de juros não foram o problema, mas sim a falta de confiança dos participantes do mercado em uma instituição.”

Jordan disse estar preocupado com o ritmo dos saques bancários que acabaram levando ao resgate do banco atingido e à aquisição pelo UBS em uma operação projetada pelo governo e pelo Banco Central suíço.

“90% dos depósitos saíram em questão de dias”, disse Jordan. “Isso é certamente algo que temos que olhar com muito cuidado e ver o que podemos fazer para evitar esse tipo de fuga dos bancos.”

Jordan disse que também continua preocupado com a inflação suíça, que caiu em abril para 2,6%, mas permaneceu fora da meta do SNB pelo 14º mês consecutivo.

Inflação na zona do euro cai mais que o esperado em maio, em alívio para o BCE

A inflação da zona do euro desacelerou mais do que o esperado no mês passado, uma vez que o aumento dos preços subjacentes também enfraqueceu, apoiando argumentos de aumentos cautelosos nos juros já que o ciclo de aperto monetário mais rápido de todos os tempos do Banco Central Europeu começa a ter efeito.

A inflação nas 20 nações que usam o euro caiu para 6,1% em maio, ante 7,0% em abril, abaixo da expectativa de 6,3% em uma pesquisa da Reuters com economistas.

O núcleo da inflação, que exclui os preços voláteis de alimentos e combustíveis e que tem desempenhado um papel crescente nas deliberações de política monetária do BCE, caiu de 5,6% para 5,3%, ficando abaixo da expectativa de 5,5%.

O BCE elevou os juros em um total de 375 pontos-base, para 3,25%, para combater os preços descontrolados.

Mas, com as pressões de preços subjacentes aumentando ao longo de 2023, mesmo com a inflação geral em declínio, o Banco Central se comprometeu com outro aumento de 25 pontos em 15 de junho.

Várias autoridades influentes, incluindo os presidentes dos Bancos Centrais da Alemanha, Holanda e Irlanda, também colocaram um aumento de juros em julho na mesa, mas há um amplo consenso de que a perspectiva além disso é muito obscura para se comprometer.

O vice-presidente do BCE, Luis de Guindos, disse nesta quinta-feira que, embora o banco tenha passado pela maior parte de seu aperto na política monetária para levar a inflação de volta à meta de médio prazo de 2%, o ciclo ainda não acabou.

Mercado acionário na Ásia

Na segunda-feira (29), as bolsas asiáticas fecharam mistas, após o governo dos EUA e a oposição republicana chegarem a um acordo para elevar o teto da dívida americana. E dados mostraram que o lucro das empresas industriais na China caiu nos primeiros quatro meses de 2023. O índice Xangai teve alta de 0,28%, a 3.221,45 pontos. O índice japonês Nikkei teve alta de 1,03%, a 31.233,54 pontos. O índice Hang Seng de Hong Kong teve queda de 1,04%, a 18.551,11 pontos. O índice CSI300 teve queda de 0,44%, a 3.833,94 pontos.

Na terça-feira (30), as bolsas asiáticas fecharam em alta, investidores na Ásia e em outras partes do mundo estão na expectativa de que o Congresso dos EUA inicie na quarta-feira (31) a votação do acordo para elevar o teto da dívida, que foi fechado entre a Casa Branca e a oposição republicana, no fim de semana. O índice Xangai teve alta de 0,09%, a 3.224,21 pontos. O índice japonês Nikkei teve alta de 0,30%, a 31.328,16 pontos. O índice Hang Seng de Hong Kong teve alta de 0,24%, a 18.595,78 pontos. O índice CSI300 teve alta de 0,099%, a 3.837,75 pontos.

Na quarta-feira (31), as bolsas asiáticas fecharam em queda, à espera da votação no Congresso dos EUA de um acordo para evitar um calote na dívida pública e após dados mostrarem que a fraqueza no setor manufatureiro chinês se aprofundou. O índice Xangai teve queda de 0,61%, a 3.204,56 pontos. O índice japonês Nikkei teve queda de 1,41%, a 30.887,88 pontos. O índice Hang Seng de Hong Kong teve queda de 1,94%, a 18.234,27 pontos. O índice CSI300 teve queda de 1,02%, a 3.798,54 pontos.

Na quinta-feira (01), as bolsas asiáticas fecharam a maioria em alta, após deputados nos EUA aprovarem projeto sobre o teto da dívida e novos dados da atividade manufatureira chinesa. O índice Xangai teve alta de 0,0022%, a 3.204,63 pontos. O índice japonês Nikkei teve alta de 0,84%, a 31.148,01 pontos. O índice Hang Seng de Hong Kong teve queda de 0,095%, a 18.216,91 pontos. O índice CSI300 teve alta de 0,22%, a 3.806,87 pontos.

Lucros das indústrias da China caem 18% em abril seguindo demanda fraca

Os lucros das indústrias da China caíram nos primeiros quatro meses de 2023, mostraram dados oficiais no sábado (27), enquanto as empresas continuavam lutando com pressões de margem e demanda fraca em meio a uma recuperação econômica vacilante.

Os lucros caíram 20,6% entre janeiro e abril em relação ao ano anterior, em comparação com um declínio de 21,4% nos primeiros três meses, segundo dados do National Bureau of Statistics (NBS).

Somente em abril, as empresas industriais registraram uma queda de 18,2% no lucro ano a ano, de acordo com o NBS, que apenas ocasionalmente fornece números mensais. Os lucros tinham encolhido 19,2% em março.

“No geral, os dados de hoje mostram que as empresas industriais, especialmente as empresas privadas, continuam a ser afetadas por uma combinação de fatores desfavoráveis, como efeito de base, pressão de curto prazo sobre a recuperação econômica e tendência de queda do PPI (preços ao produtor)”, disse Bruce Pang, economista-chefe da Jones Lang Lasalle.

As empresas chinesas estão lutando com a fraca demanda em casa e a desaceleração da demanda nos principais mercados de exportação do país.

A deflação do produtor se aprofundou em abril, com o índice de preços ao produtor (PPI) caindo no ritmo mais rápido desde maio de 2020.

A Lenovo, maior fabricante de PCs do mundo, disse esta semana que a receita trimestral e o lucro despencaram em janeiro-março e cortou de 8% a 9% de sua força de trabalho para reduzir custos, já que a demanda global por computadores pessoais (PCs) continuou caindo.

Os produtores de aço e outros metais industriais também estão sofrendo. Os preços das barras de aço usadas na construção atingiram o nível mais baixo em três anos esta semana, e apenas um terço das usinas do país estão operando com lucro, de acordo com a consultoria Mysteel.

Primeiro-ministro indiano inaugura novo prédio do parlamento em meio a boicote da oposição

O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, inaugurou um novo prédio do parlamento em Nova Délhi em meio a um boicote à cerimônia por 20 partidos da oposição.

O edifício de quatro andares em forma de triângulo localizado no coração da capital custou quase US$ 120 milhões e faz parte de uma controversa reforma de US$ 2,8 bilhões do centro histórico da capital chamada projeto Central Vista.

Modi disse que o novo prédio do parlamento é um “reflexo das aspirações da nova Índia”.

“O novo prédio do parlamento será uma prova do surgimento de uma Índia autossuficiente. Será um testemunho de nossa jornada em direção a uma Índia desenvolvida”, disse ele na cerimônia de inauguração.

“Alguns momentos na jornada de desenvolvimento de uma nação ficam eternizados, hoje é um desses dias. O novo complexo do parlamento testemunhará a realização de nossa resolução sobre a Índia desenvolvida.”

Modi também instalou o Sengol, ou um cetro simbólico, na câmara baixa do Legislativo, um objeto folheado a ouro que o governo alegou ter sido presenteado ao primeiro-ministro da Índia na véspera de sua independência da Grã-Bretanha em 1947.

O projeto Central Vista abrange a construção de vários escritórios do governo, incluindo uma residência e escritório para o primeiro-ministro, bem como 10 blocos de edifícios para abrigar ministérios e departamentos.

O governo afirmou que as novas atualizações eram necessárias para aumentar a capacidade de assentos e permitir melhores instalações. O prédio original do parlamento, por exemplo, data de 1927 e tinha apenas cerca de 800 assentos combinados para a câmara baixa e alta, enquanto o prédio recém-inaugurado tinha espaço para mais de 1.000 assentos.

Coreia do Norte lançará primeiro satélite espião militar em junho

A Coreia do Norte lançará seu primeiro satélite de reconhecimento militar em junho para monitorar as atividades dos Estados Unidos, informou a mídia estatal KCNA na terça-feira (30), atraindo críticas sobre seu potencial uso de tecnologia de mísseis proibida.

Ri Pyong Chol, vice-presidente da Comissão Militar Central do Partido dos Trabalhadores do Norte, denunciou os exercícios militares conjuntos em andamento dos EUA e da Coreia do Sul como uma demonstração aberta de “ambição imprudente de agressão”.

As forças dos EUA e da Coreia do Sul realizaram vários exercícios de treinamento nos últimos meses, incluindo os maiores exercícios de fogo real na semana passada, depois que muitos exercícios foram reduzidos em meio às restrições da Covid-19 e esforços diplomáticos com a Coreia do Norte.

Ri disse que os exercícios exigem que Pyongyang tenha “meios capazes de coletar informações sobre os atos militares do inimigo em tempo real”.

“Vamos considerar de forma abrangente as ameaças presentes e futuras e colocar em prática mais completa as atividades para fortalecer dissuasões de guerra práticas e abrangentes”, disse Ri no comunicado divulgado pela agência de notícias KCNA.

A Coreia do Norte, com armas nucleares, disse que concluiu o desenvolvimento de seu primeiro satélite espião militar, e o líder Kim Jong Un aprovou os preparativos finais para o lançamento.

A declaração não especificou a data exata de lançamento, mas a Coreia do Norte notificou o Japão sobre um lançamento planejado entre 31 de maio e 11 de junho, levando Tóquio a colocar suas defesas contra mísseis balísticos em alerta.

China rejeita convite dos EUA para que chefes de defesa se reúnam em Singapura nesta semana

A China rejeitou uma proposta dos Estados Unidos para que o secretário de Defesa, Lloyd Austin, se reunisse com seu homólogo chinês, Li Shangfu, no Fórum de Segurança de Diálogo Shangri-La em Singapura nesta semana, de acordo com um comunicado do Pentágono.

No comunicado, os EUA disseram que o país recusou um convite feito no início de maio para uma reunião, mas disse que a recusa não impediria os EUA de buscar melhores linhas de comunicação.

“A falta de vontade da China de se envolver em discussões militares significativas não diminuirá o compromisso do Departamento de Defesa de buscar linhas de comunicação abertas com o Exército de Libertação do Povo (PLA) em vários níveis como parte da gestão responsável do relacionamento”, disse o Secretário de Imprensa do Pentágono, Patrick Ryder, na declaração.

Em resposta, a Embaixada da China nos EUA questionou a sinceridade e o significado do convite, apontando as sanções dos EUA impostas a autoridades, instituições e empresas chinesas.

A declaração não mencionou especificamente as sanções contra Li, que foram impostas em 2018 pelo governo do ex-presidente Donald Trump devido à compra de armas russas pela China, incluindo uma aeronave de combate Su-35 e um míssil terra-ar S-400.

Presidente do Banco Central do Japão diz que manterá política ultrafrouxa por enquanto

O presidente do Banco do Japão, Kazuo Ueda, disse que o Banco Central manterá sua política monetária ultrafrouxa pacientemente, pois ainda está longe de atingir sua meta de inflação de 2% de forma sustentável, minimizando as expectativas de uma mudança no curto prazo.

“Esperamos que a inflação desacelere claramente abaixo de 2%” no meio do atual ano fiscal, disse Ueda ao Parlamento.

“É provável que a inflação se recupere depois disso, embora haja grande incerteza” nas perspectivas, acrescentou.

Sinais positivos incluem um provável grande aumento salarial nas negociações anuais deste ano, o que pode ajudar a afastar a mentalidade deflacionária do Japão.

“(Nós) manteremos o afrouxamento monetário pacientemente, pois ainda há distância para alcançar aumentos sustentáveis e estáveis de preços a 2%, juntamente com aumentos contínuos nos salários”, disse Ueda, acrescentando que o Banco do Japão também continuará suas operações de compra de títulos governamentais de longo prazo por enquanto.

Os comentários vêm enquanto os mercados especulam que Ueda logo começará a eliminar gradualmente o estímulo monetário de seu antecessor para lidar com os crescentes efeitos colaterais do afrouxamento prolongado, como as distorções que sua enorme compra de títulos está causando nos preços de mercado.

O Banco Central revisará suas projeções trimestrais de crescimento e inflação na reunião de política monetária de 27 a 28 de julho.

De acordo com as projeções feitas em abril, o Banco do Japão espera que o núcleo da inflação ao consumidor atinja 1,8% no ano fiscal encerrado em março de 2024, abaixo da previsão de 2,3% em pesquisa divulgada em 15 de maio pelo Japan Center for Economic Research.

Primeiro-ministro do Nepal, Dahal, buscará energia e novos acordos de rotas aéreas em visita à Índia

O primeiro-ministro do Nepal, Pushpa Kamal Dahal, buscará um acordo de longo prazo para exportar energia hidrelétrica e a abertura de novas rotas aéreas através da Índia durante sua visita a Nova Délhi a partir de quarta-feira (31), disseram autoridades.

A visita de quatro dias é a primeira viagem internacional de Dahal desde que foi eleito primeiro-ministro novamente em dezembro. Ele visitou a Índia duas vezes antes em dois mandatos anteriores como primeiro-ministro desde 2008.

A visita é uma tradição dos novos líderes nepaleses que fazem de Nova Délhi seu primeiro porto estrangeiro após assumirem o cargo, destacando os fortes laços entre os vizinhos.

O ministro das Relações Exteriores, Narayan Prakash Saud, disse que o Nepal está buscando acordos de longo prazo em energia, incluindo mais investimentos indianos em projetos hidrelétricos e a construção de linhas de transmissão entre os dois países.

“Também queremos que a Índia facilite a exportação de nossa eletricidade para Bangladesh”, disse Saud a repórteres.

O Nepal, que tem potencial para gerar até 42.000 megawatts de energia hidrelétrica, espera produzir cerca de 3.500 megawatts até o próximo ano contra sua demanda doméstica de 2.000 megawatts.

Katmandu quer exportar o excesso de energia para abastecer a faminta Índia, seu maior parceiro econômico e comercial.

Atividade industrial da China tem crescimento inesperado em maio, mostra PMI do Caixin

A atividade industrial da China voltou a crescer de forma inesperada em maio, mostrou uma pesquisa do setor privado na quinta-feira (01), impulsionada pela melhora na produção e na demanda, ajudando empresas em dificuldades que foram atingidas pela queda nos lucros.

O Índice de Gerentes de Compras (PMI) de indústria do Caixin/S&P Global subiu para 50,9 em maio, de 49,5 em abril, acima da marca de 50 pontos que separa crescimento da contração.

A leitura superou a expectativa de 49,5 em uma pesquisa da Reuters, um forte contraste com a contração mais profunda apontada no PMI oficial, divulgado na quarta-feira (31).

A recuperação da China de suas rígidas restrições contra a Covid tem sido frágil e desigual, com os indicadores econômicos de abril mostrando queda das importações, preços de fábrica e investimentos imobiliários.

“Precisamos de mais tempo para ver se a melhora será sustentada, mas é uma boa notícia para a economia chinesa”, disse Zhou Hao, economista da Guotai Junan International, em nota. “Ainda é necessário mais suporte para impulsionar a demanda doméstica”.

Os subíndices mostraram que a produção industrial aumentou no ritmo mais rápido em 11 meses, enquanto os novos pedidos, incluindo de exportações, aumentaram em maio.

No entanto, a confiança empresarial para os próximos 12 meses caiu para uma mínima de sete meses em meio a preocupações com as perspectivas econômicas globais.

Investimentos-âncora nas zonas econômicas especiais do Reino chegam a US$ 5,2 bilhões

Afirmando a evolução da Arábia Saudita em um centro comercial global, o total de investimentos-âncora em suas quatro zonas econômicas especiais atingiu SR19,6 bilhões (US$ 5,2 bilhões) até o momento, foi divulgado em um fórum.

Além dos investimentos existentes feitos por empresas como Lucid e Seera, o Fórum de Investimento em Zonas Econômicas Especiais da Arábia Saudita na segunda-feira também viu novas promessas de investimento para projetos em zonas estabelecidas na Cidade Econômica King Abdullah, Ras Al-Khair, Riad e Jazan.

Foi anunciado que a Himmah Projects investirá SR2,15 bilhões na King Abdullah Economic City para estabelecer um centro de exportação automotiva e de mobilidade para o Oriente Médio e a África.

A SIAC Construction também se comprometeu a investir SR200 milhões na zona econômica especial na King Abdullah Economic City. A empresa anunciou a criação de um polo especializado em materiais de construção para apoiar projetos de infraestrutura na região.

A McDermott Arabia Co. investirá SR375 milhões em Ras Al-Khair para desenvolver soluções de construção de engenharia totalmente integradas para o setor de energia. Outro investimento no valor de SR2,14 bilhões será feito pela Makeen Energy em Ras Al-Khair.

A Baosteel, sediada na China, prometeu SR15 bilhões para estabelecer uma instalação integrada de fabricação de chapas de aço em Ras Al-Khair.

Superávit da balança comercial do Catar atinge US$ 6 bilhões em abril

O Catar registrou um superávit comercial de 22 bilhões de riais do Catar (US$ 6 bilhões) em abril de 2023, de acordo com um relatório divulgado pela Autoridade de Planejamento e Estatística do país.

Os dados refletem um aumento de 3,5% em relação a março, enquanto um declínio de 35,6% em uma base anual.

O valor das importações de mercadorias em abril de 2023 também caiu 6,3% em relação ao ano anterior e 9,3% em relação ao mês anterior, atingindo cerca de 8,7 bilhões de riais.

Enquanto isso, o valor das exportações de petróleo, gás e condensado do Qatar caiu em abril para 18,6 bilhões de riais, refletindo uma queda de 33,2% em uma base anual.

O relatório mostrou que a China e a Coreia do Sul responderam por mais de um terço das exportações do Catar em abril.

A China liderou as exportações com 5,6 bilhões de riais, respondendo por 18,3% do valor total.

A Coreia do Sul, por outro lado, ficou em segundo lugar com 5,1 bilhões de riais, representando 16,6% de todo o bolo.

Lucros dos bancos sauditas sobem 3,4% em abril, para US$ 1,55 bilhão

O lucro agregado dos bancos que operam na Arábia Saudita aumentou 3,4% ano a ano em abril, atingindo SR5,78 bilhões (US$ 1,55 bilhão), de acordo com os últimos números divulgados pelo Banco Central Saudita, também conhecido como SAMA.

O relatório, no entanto, observou que os lucros agregados dos bancos sauditas caíram SR1,65 bilhão mês a mês em abril. Em março, os bancos da Arábia Saudita relataram um lucro agregado de SR7,43 bilhões.

De acordo com o relatório da SAMA, os ativos agregados dos bancos que operam na Arábia Saudita também aumentaram 10,81% ano a ano em abril, atingindo SR3,75 trilhões.

O relatório acrescentou que os depósitos combinados em bancos sauditas testemunharam um aumento de 10,38% em relação ao ano anterior, para SR2,40 trilhões até o final de abril.

Destacando o crescimento do setor privado não petrolífero no Reino, o relatório observou que os empréstimos concedidos a empresas privadas aumentaram 9,67% ano a ano em abril, para SR2,36 trilhões.

O boletim estatístico mensal da SAMA cobre os resultados dos bancos listados na bolsa saudita e alguns bancos estrangeiros que operam na Arábia Saudita.

O relatório acrescentou que os investimentos do Banco Central em títulos estrangeiros, que representam cerca de 56% de seus ativos totais, caíram mais de 9%, ano a ano, para cerca de SR1,01 trilhão em abril.

Supremo Tribunal do Iraque invalida decisões do parlamento curdo

A Suprema Corte do Iraque declarou inconstitucional a prorrogação do mandato do parlamento autônomo do Curdistão, tornando inválidos os votos da Câmara desde o ano passado.

É a mais recente controvérsia entre as autoridades federais do Iraque e do Curdistão, cujos líderes denunciaram no sábado emendas no orçamento federal que afetam as vendas de petróleo da região no norte do Iraque.

As eleições no Curdistão iraquiano estavam marcadas para o final de 2022, mas as disputas entre seus dois principais partidos, o Partido Democrático do Curdistão (KDP) e a União Patriótica do Curdistão (PUK), obrigaram a assembleia a estender seu mandato por mais um ano.

Novas eleições foram marcadas para novembro deste ano.

Em sua decisão, o juiz Jassem Mohammed Aboud, presidente do mais alto tribunal federal de Bagdá, considerou inconstitucional a extensão de um ano do mandato da câmara.

Como resultado, as decisões tomadas pelo parlamento do Curdistão desde outubro de 2022 “são constitucionalmente inválidas”, disse Aboud.

Sua decisão veio depois que alguns legisladores da oposição do Curdistão, que ficaram chateados com a extensão do mandato, levaram seu caso ao tribunal.

Na semana passada, deputados do parlamento do Curdistão entraram em conflito depois que o KDP agendou uma votação tardia para ativar a comissão organizadora das eleições. Os legisladores do PUK queriam que a votação fosse adiada.

O KDP atualmente detém o maior bloco de 45 assentos, seguido pelo PUK com 21 na câmara de 111 assentos.

Shivan Fazil, pesquisador do Stockholm International Peace Research Institute, disse que a decisão do tribunal “é sem precedentes” porque também anula “o governo que foi empossado” perante o parlamento regional.

Ministros da Jordânia e do Reino Unido discutem o fortalecimento das relações bilaterais

Ahmed Safadi, presidente da câmara baixa da Jordânia, encontrou-se com Tariq Ahmad, ministro de estado do Reino Unido para o Oriente Médio, Norte da África, Sul da Ásia e ONU, para ajudar a impulsionar as relações bilaterais nos campos parlamentares, informou a Agência de Notícias da Jordânia.

Safadi falou da amizade “profundamente enraizada” entre a Jordânia e o Reino Unido e enfatizou a importância da cooperação conjunta para servir a interesses comuns para alcançar a segurança e estabilidade regional e aumentar o apoio ao direito do povo palestino de estabelecer um estado independente.

Safadi disse que a Jordânia está dando passos “confiantes” para melhorar seus sistemas político, administrativo e econômico, e que o país empreendeu um projeto nacional “abrangente” para atingir suas metas de desenvolvimento.

Ahmad disse que o Reino Unido atribuiu uma importância “notável” ao papel da Jordânia na região, destacando o papel “central e importante” de Amã na obtenção de segurança e estabilidade no Oriente Médio.

Ele também enfatizou o apoio de seu país à custódia hachemita dos locais sagrados de Jerusalém, bem como a visão da Jordânia baseada na solução de dois estados para alcançar a paz abrangente.

Ahmad enfatizou o entusiasmo de seu país pela expansão da cooperação bilateral enquanto expressava “grande” apreço pelos esforços da Jordânia para ajudar os refugiados.

FONTES

CNBC | World 24 | CNN | ADVFN | Reuters | BBC | News24 | G1 | Investing | TC | Arab | Associated Press | Euro News | CNA Asia | Istoé Dinheiro | NYT | Valor Econômico | Brasil 247

Research Matarazzo & Cia. Investimentos
www.matarazzo-cia.com/blog
02/06/2023