Corte na taxa de juros: Saiba onde investir

Corte na taxa de juros: Saiba onde investir

Corte na taxa de juros: Saiba onde investir 1200 800 Research Matarazzo & Cia. Investimentos

A nova mínima histórica da Selic registrada em 5,5% criou grande polêmica entre os investidores. Isso porque muitos investimentos de renda fixa dependem diretamente da taxa básica de juros. Se a taxa reduz, os investimentos passam a render menos.

Taxa básica de juros deverá continuar baixa

Segundo analistas de mercado, a taxa básica de juros deverá continuar baixa durante um tempo, podendo chegar em 2020 a incríveis 5% ao ano.

Se a Selic reduzir a esse percentual, os investidores mais conservadores terão que aprender a correr um pouco mais de risco para compensar a baixa rentabilidade dos investimentos de renda fixa.

Com a Selic em 5,5%, já não é mais possível multiplicar o valor investido através da renda fixa. Essa opção era vista anteriormente em títulos públicos que pagavam bem e tinham um retorno estimado em seis anos.

O investidor que busca um pouco mais de rentabilidade tem que considerar correr um pouco mais de riscos e oscilação.

Daniela Casabona, sócia-diretora da FB Wealth

Agora, com o novo corte feito pelo Banco Central os investidores terão esse mesmo retorno em 14 ou 16 anos de investimento, ou seja, um prazo muito longo.

Por isso, é aconselhado que os investidores diversifiquem seus investimentos, optando por opções com risco calculado e potencial de lucro maior.

Se há uma estimativa de corte ainda maior na Selic, é interessante que os investidores já comecem a concentrar parte da carteira em investimentos de renda variável.

Veja Também: O que é e como funciona o Pix

Investimentos em Renda Variável

Com o corte na taxa de juros os investimentos em renda variável ganham mais visibilidade, e não apenas as ações na Bolsa. Há outros produtos que podem ser considerados.

Para investidores de perfil moderado, que estão dispostos a correr algum risco, a sugestão é investir em:

  • Fundos de ações
  • Fundos imobiliários
  • COE (Certificado de Operação Estruturada)
  • ETF (“Exchange Traded Fund”, em inglês).

Também é recomendável incorporar à carteira de investimentos os multimercados, fundos que podem investir tanto em renda fixa quanto em renda variável, além de moedas (como dólar) e investimento no exterior.