Nova mínima histórica é alcançada com corte para 5,5% na Selic

Nova mínima histórica é alcançada com corte para 5,5% na Selic

Nova mínima histórica é alcançada com corte para 5,5% na Selic 1200 800 Research Matarazzo & Cia. Investimentos

O Comitê de Política Monetária do Banco Central, Copom, realizou um novo corte na taxa básica de juros (Selic) registrando uma nova mínima histórica no país.

Antes do corte de 5,5% ao ano, a taxa Selic tinha sua mínima concentrada em 6%, que é um percentual determinado pelo Banco Central como o limite de cortes.

Segundo o próprio Banco Central, o novo corte tem como objetivo aquecer a economia. Há vários meses, diversos economistas têm comentado sobre a desaceleração da economia global.

Além disso, indicadores econômicos do Brasil têm apontado níveis confortáveis, o que indica que é necessário cortar ainda mais os juros.

A maior preocupação em torno do corte de juros da Selic é sobre as opções de investimento. Vale a pena ainda investir em renda fixa?

Muitos investimentos de renda fixa deixaram de ser lucrativos com o novo corte da Selic. Porém, quando comparados a investimentos tradicionais como a poupança, vários ativos ainda se mostram mais interessantes.

Com essa redução da rentabilidade, é esperado que investidores diversifiquem seus investimentos e concentrem parte da carteira em renda variável.

E isso poderá proporcionar como consequência mais opções de investimentos, mais opções de corretoras e uma melhor oferta de taxas para quem deseja investir.

Poupança rende menos

Desde setembro de 2017, a poupança passou a render menos devido a uma regra criada em 2012. Quando a Selic está acima de 8,5% ao ano, a rentabilidade da poupança é de 6,17% ao ano (0,5% ao mês) mais TR (Taxa Referencial).

Porém, quando a Selic é igual ou menor que 8,5%, a poupança passa a render 70% da Selic mais TR.

Créditos da Imagem: Enildo Amaral