Índice de Confiança do Empresário do Comércio registra alta de 0,5% em novembro

Índice de Confiança do Empresário do Comércio registra alta de 0,5% em novembro

Índice de Confiança do Empresário do Comércio registra alta de 0,5% em novembro 1200 800 Research Matarazzo & Cia. Investimentos

Medido e divulgado pela CNC (Confederação Nacional do Comércio, Bens, Serviços e Turismo), o Icec (Índice de Confiança do Empresário do Comércio) apresentou alta de 0,5% na passagem do mês de outubro para novembro de 2019.

O indicador chegou aos 122,5 pontos, considerando uma escala que vai de zero a 200 pontos. De acordo com a confederação, a alta é ainda maior quando comparada com o mesmo mês de 2018, sendo equivalente a 11,6%.

Terceiro mês consecutivo de alta

A economista da confederação, Catarina Carneiro da Silva, avalia que o terceiro mês consecutivo de alta tem como fatores as melhores condições observadas na economia atual.

De acordo com Catarina, essas condições também apresentaram crescimento pelo terceiro mês consecutivo, por isso, esse é um dos fatores que está contribuindo para uma melhor confiança entre os empresários do comércio.

Veja Também: Como declarar fundos de investimento

Segundo os dados divulgados pela CNC, as condições atuais do empresário apresentaram uma alta de 2,5% no mesmo período. Para a CNC, essa alta foi puxada pelo indicador da avaliação econômica, que apresentou crescimento de 3,5% em novembro.

Já o índice que mede as expectativas do empresário do comércio para o futuro, apresentou alta de apenas 0,1% em novembro.

Sobre a confiança do futuro da empresa, houve uma alta de 0,5% no indicador. Por outro lado, a confiança em relação a economia do país nos próximos meses apresentou uma queda de 0,4% no mesmo período.

Outros dois indicadores muito importantes também apresentaram queda: a intenção de investimentos e a intenção de contratação de funcionários, com quedas de 0,3% e 1,5%, respectivamente.