Quarto corte consecutivo na Selic leva a mínima histórica de 4,5%

Quarto corte consecutivo na Selic leva a mínima histórica de 4,5%

Quarto corte consecutivo na Selic leva a mínima histórica de 4,5% 1200 800 Research Matarazzo & Cia. Investimentos

Nova mínima histórica é alcançada pela taxa Selic em sua quarta redução seguida. De acordo com o Comitê de Política Monetária (Copom), de responsabilidade do Banco Central, a taxa básica de juros foi reduzida novamente em 11 de dezembro de 2019 para 4,5%.

A redução de 0,5 ponto percentual (anteriormente estava em 5%) é a quarta redução neste ano. A redução fez com que a Selic atingisse uma nova mínima histórica.

Veja Também: Saiba onde investir com o corte na taxa de juros

Como essa foi a última reunião realizada pelo Copom no ano, isso significa que não haverá aumento e nem uma nova redução da Selic em 2019.

O próximo encontro do Copom ocorrerá entre 4 e 5 de fevereiro de 2020, quando será decidido novamente se haverá aumento, redução ou se a Selic irá se manter em 4,5%.

Com toda essa queda, investimentos em renda fixa se tornaram ainda mais inviáveis. Por isso, opções mais rentáveis como fundos de investimentos que são gerenciados por profissionais competentes e oferecem bons rendimentos são soluções viáveis para os investidores que perderam a rentabilidade na renda fixa.

Redução na Taxa Selic
A taxa Selic influencia o comportamento de outros indexadores, como o CDI e o IPCA. Imagem: Banco Central do Brasil

Recuperação da economia ganhou tração

A partir do segundo trimestre, os dados de atividade econômica indicam que o processo de recuperação econômica do país ganhou tração, em relação ao primeiro trimestre de 2019.

O cenário do Copom supõe que essa recuperação seguirá em ritmo gradual.

Ainda de acordo com avaliação do Copom, as diversas medidas de inflação subjacente encontram-se em níveis confortáveis. A expectativa de inflação para 2020 encontra-se em torno de 3,6% de acordo com a pesquisa Focus.