Alta recorde do dólar passa longe da previsão de muitos economistas

Alta recorde do dólar passa longe da previsão de muitos economistas

Alta recorde do dólar passa longe da previsão de muitos economistas 1200 800 Research Matarazzo & Cia. Investimentos

Você deve ter ouvido falar que o dólar cairia até o final de 2019, não é mesmo? Mas o contrário pegou muitas pessoas desprevenidas, o dólar subiu e atingiu um novo recorde.

Até o momento, o dólar está em um valor recorde de R$ 4,26, algo surpreendente para muitos economistas que previam uma queda nos últimos meses de 2019.

O que acontece é que ninguém consegue prever se haverá uma alta ou queda do preço do dólar ou de qualquer outro mercado. É possível projetar determinados resultados, mas nunca prevê-los.

Há muitos fatores que influenciam nos mercados, sendo que alguns deles impactaram nessa alta do dólar que está acontecendo agora.

Entendendo o motivo da alta

Para entender o porquê dessa alta, é importante considerar como a taxa de câmbio oscila. Há um fator muito importante nessa oscilação que são as taxas de juros.

Se um governo reduz a taxa de juros, mas o outro mantém, isso reflete em uma variação na taxa de câmbio. E podemos observar isso nessa alta do dólar.

Veja Também: Entenda como funciona o Pix

O Banco Central do Brasil reduziu drasticamente a taxa de juros da economia, porém, os Estados Unidos mantiveram sua taxa elevada, o que só poderia resultar em uma desvalorização do real frente ao dólar.

Claro que esse não é o único fator que faz o câmbio entre real e dólar oscilar. As inseguranças econômicas, políticas e até mesmo a lei de oferta e demanda entre as moedas faz com que o câmbio oscile a todo momento.