Cenário Econômico Internacional – 26/02/2021

Cenário Econômico Internacional – 26/02/2021

Cenário Econômico Internacional – 26/02/2021 1200 800 Research Matarazzo & Cia. Investimentos

/Confira os destaques do Cenário Econômico Internacional desta semana:

  • O Coronavírus continua a se espalhar pelo mundo, com mais de 112 milhões de casos confirmados em 200 países e 2,4 milhões de mortes
  • Mercado acionário dos EUA e câmbio ao longo da semana
  • Estados Unidos ultrapassa 500.000 mortos desde o início da pandemia
  • Preços do petróleo sobem com perspectivas econômicas
  • EUA apresentam candidatura para voltar ao Conselho de Direitos Humanos da ONU
  • Joe Biden vai cortar importações chinesas
  • Venezuela expulsa embaixadora da UE e dá a ela 72 horas para deixar o país
  • Revisão confirma queda de 3,5% no PIB dos EUA em 2020
  • Chile conseguiu vacinar 16% de sua população contra o coronavírus em apenas três semanas
  • Mercado acionário na Europa
  • UE prepara medidas contra líderes do golpe militar em Mianmar
  • Grã-Bretanha desafiará China, na ONU, sobre acesso a Xinjiang
  • França diz que não há chance de assinar acordo comercial do Mercosul
  • Embaixador da Itália, na República Democrática do Congo, é morto em ataque ao comboio da ONU
  • Primeiro-ministro da Armênia Nikol Pashinyan denuncia ‘tentativa de golpe militar’
  • Reino Unido aprovou mais de 331.000 pedidos de residência portuguesa
  • Mercado acionário na Ásia
  • Manifestantes em Mianmar desafiam aviso militar com greve em massa
  • China pede retomada de relações com EUA
  • Hong Kong gastará US $ 15,4 bilhões para estabilizar economia
  • China declara vitória no fim da pobreza extrema
  • Índia introduz novas regras para regular o conteúdo online
  • Iraque pede apoio da OTAN contra o grupo terrorista Daesh
  • Refugiados protestam na Faixa de Gaza contra decisão da UNRWA de reduzir os cupons de alimentos

O Coronavírus continua a se espalhar pelo mundo, com mais de 112 milhões de casos confirmados em 200 países e 2,4 milhões de mortes

A pandemia de coronavírus atingiu mais de 112.521.900 pessoas, de acordo com contagens oficiais. Na manhã de quinta-feira (25), pelo menos 2.496.900 pessoas morreram de coronavírus. Os casos confirmados têm aumentado vertiginosamente desde meados do ano passado.

O coronavírus continua afetando todas as regiões do mundo, alguns países estão enfrentando altas taxas de infecção, enquanto outros parecem ter controlado o vírus.

Mercado acionário dos EUA e câmbio ao longo da semana

Na segunda (22), as bolsas de valores de Nova York fecharam mistas, em sessão com forte atenção para os rendimentos dos Treasuries. A retomada econômica, e a aprovação do pacote fiscal nos Estados Unidos deram impulso a alguns setores, com ações ligadas a viagens em alta. O índice Dow Jones teve alta de 0,09%, a 31.521,69 pontos. O índice S&P 500 teve queda de 0,77%, a 3.876,49 pontos. E o índice Nasdaq teve queda de 2,46%, a 13.533,05 pontos.

Já na terça (23), as bolsas de valores de Nova York fecharam mistas, após operar grande parte do dia em baixa, com grande atenção aos Treasuries. O índice Dow Jones teve alta de 0,05%, a 31.537,35 pontos. O índice S&P 500 teve alta de 0,13%, a 3.881,37 pontos. E o índice Nasdaq teve queda de 0,50%, a 13.465,20 pontos.

Já na quarta (24), as bolsas de valores de Nova York fecharam em alta, os investidores focaram na perspectiva de melhora econômica por meio da redução gradual das restrições adotadas para conter a pandemia de Covid-19. O índice Dow Jones teve alta de 1,35%, a 31.961,86 pontos. O índice S&P 500 teve alta de 1,14%, a 3.925,43 pontos. E o índice Nasdaq teve alta de 0,99% a 13.597,97 pontos.

Na quinta (25), os principais índices operavam em queda, as ações relacionadas a tecnologia continuavam sob pressão de um aumento nos rendimentos dos Treasuries, levando investidores a embolsar lucros em algumas ações de alto crescimento. Por volta das 13h30, o índice Dow Jones registrava queda de 0,56%, a 31.782,79 pontos. O índice S&P 500 registrava queda de 0,92% a 3.889,22. E o índice Nasdaq registrava queda de 1,56% a 13.095,27 pontos.

Por volta das 12h45, o dólar registrava alta de 1,46%, a R$ 5,5010 na venda, com a escalada de rendimentos de títulos levando investidores a deixar ativos mais arriscados.

Estados Unidos ultrapassa 500.000 mortos desde o início da pandemia

Cerca de um ano após o primeiro caso de Coronavírus ser detectado nos Estados Unidos, o país ultrapassou meio milhão de mortes.

O número total de mortes nos EUA corresponde a 20% de todas as mortes causadas pela pandemia no mundo, sendo que o volume de pessoas representa apenas 4% da população mundial, e é mais que o dobro do segundo país mais afetado, o Brasil, que acumulou 247.000 mortos.

O número de mortos é o dobro do que foi inicialmente previsto por especialistas, cerca de um em cada 670 americanos morreu de Covid-19, uma doença que se tornou uma das principais causas de morte no país, junto com doenças cardíacas e câncer, e reduziu significativamente a expectativa média de vida.

Preços do petróleo sobem com perspectivas econômicas

Os preços do petróleo registravam alta na manhã de terça-feira (23), sustentados pela expectativa de alívio em restrições associadas à Covid-19 pelo mundo, perspectivas econômicas positivas e menor oferta nos Estados Unidos, onde a produção tem sido prejudicada após impactos de uma onda de frio no Texas que paralisou operações.

O petróleo Brent registrava alta de 0,62 dólar, ou 0,95%, a 65,86 dólares por barril. O petróleo dos Estados Unidos avançava 0,55 dólar, ou 0,89%, a 62,25 dólares por barril.

EUA apresentam candidatura para voltar ao Conselho de Direitos Humanos da ONU

“Tenho o prazer de anunciar que os Estados Unidos vão se candidatar a uma vaga no Conselho de Direitos Humanos para o mandato 2022-2024”, disse o secretário de estado norte-americano Antony Blinken, durante uma intervenção por videoconferência naquele órgão das Nações Unidas.

“Pedimos humildemente a todos os Estados membros das Nações Unidas que apoiem nosso desejo de retornar a um lugar nesta instituição”, acrescentou.

O governo Trump anunciou em junho de 2018 que abandonaria a instituição, que constitui o órgão máximo da ONU no campo da defesa dos direitos humanos, acusando-a de hipocrisia e de prejudicar Israel.

“Os Estados Unidos colocam a democracia e os direitos humanos no centro de sua política externa, porque são essenciais para a paz e a estabilidade”, disse Blinken.

Joe Biden vai cortar importações chinesas

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, assinará, na quarta-feira (24), um decreto que será o primeiro passo na revisão do plano de importação de diversos setores cruciais para a economia americana, incluindo automotivo, farmacêutico, tecnológico e de energia verde.

O pedido de hoje não terá como alvo as importações de nenhum país específico, mas é “mais do que perceptível para a maioria dos economistas” que este é “o primeiro passo no esforço para conter a ascensão econômica da China, reforçando o crescimento do industrial americano”, em linha com o decreto executivo “Compre americano”, assinado pelo presidente no mês passado, segundo a imprensa americana.

Joe Biden quer “seis setores a serem revisados ​​durante o ano” e “uma revisão de 100 dias de quatro classes de produtos dos quais os fabricantes dos EUA dependem das importações: chips de computador, baterias de alta capacidade, produtos farmacêuticos e seus ingredientes, e minerais cruciais e estratégicos”.

Venezuela expulsa embaixadora da UE e dá a ela 72 horas para deixar o país

A Venezuela informou, na quarta-feira (24), que Isabel Brilhante, embaixadora da União Europeia em Caracas, é persona non grata e a expulsou do território. O governo venezuelano disse que ela tem 72 horas para deixar o país.

A expulsão foi anunciada pelo ministro das Relações Exteriores Jorge Arreaza. Ele falou com Brilhante e depois deu uma entrevista coletiva.

Jorge Arreaza disse que “hoje, por decisão do Presidente da República Nicolás Maduro, o Governo entregou à Sra. Isabel Brilhante, que nos últimos anos foi chefe da delegação da União Europeia na Venezuela, a declaração como persona non grata”.

A aprovação ocorreu a pedido do presidente parlamentar Jorge Rodríguez, depois que a UE acrescentou na segunda-feira (22) 19 pessoas à lista de sanções contra personalidades do Governo venezuelano, decisão que Caracas considera “errática” e atribui ao “fracasso dos planos intervencionistas europeus”.

Com a adição dessas 19 pessoas, o pacote de sanções contra a Venezuela agora visa um total de 55 personalidades, que estão proibidas de viajar para a Europa e têm seus bens congelados no espaço europeu.

Revisão confirma queda de 3,5% no PIB dos EUA em 2020

A revisão dos dados, divulgados na quinta-feira (25), confirmou que a economia dos Estados Unidos teve queda de 3,5% em relação ao ano passado. A queda, relatada pelo escritório oficial de estatísticas (BEA) do Departamento de Comércio do país, é a maior desde 1946.

O relatório do governo estimou que o produto interno bruto do país – sua produção total de bens e serviços – desacelerou drasticamente no trimestre outubro-dezembro de um aumento recorde de 33,4% no trimestre julho-setembro. Esse ganho se seguiu a uma queda recorde anual de 31,4% no trimestre abril-junho, quando a economia entrou em queda livre.

Chile conseguiu vacinar 16% de sua população contra o Coronavírus em apenas três semanas

O Chile começou a vacinar sua população contra a Covid-19 no dia 3 de fevereiro e na última terça-feira (23), mais de três milhões de pessoas já receberam pelo menos uma dose, o equivalente a 16% da população do país.

O percentual não só supera seus vizinhos maiores, como Argentina (1,65%) e Brasil (3,43%), mas também está acima de países como a Espanha (9,59% da população vacinada) e muito perto dos Estados Unidos (19,44%).

A quantidade de vacinas disponíveis e a rapidez da operação, com pelo menos 1.300 postos em seu extenso território, fazem do país sul-americano um exemplo mundial no combate a Covid-19.

Mercado acionário na Europa

Na segunda (22), as bolsas europeias fecharam em queda, em meio ao crescente foco no avanço das expectativas de inflação. O movimento tende a impulsionar os juros dos títulos soberanos, o que desestimula a busca por ações. O índice Stoxx 600 teve queda de 0,44%, a 413,06 pontos. O índice CAC 40 teve queda de 0,11%, a 5.767,44 pontos. O índice DAX teve queda de 0,31%, a 13.950,04 pontos. O PSI 20 teve queda de 0,91%, a 4.774,28 pontos. O índice FTSE 100 teve queda de 0,18%, a 6.612,24 pontos.

Já na terça (23), as bolsas europeias fecharam mistas, as ações de tecnologia lideraram as perdas pela segunda sessão consecutiva. O índice Stoxx 600 teve queda de 0,42%, a 411 pontos. O índice CAC 40 teve alta de 0,21%, a 5.779,84 pontos. O índice DAX teve queda de 0,61%, a 13.864,81 pontos. O PSI 20 teve queda de 0,94%, a 4.729,51 pontos. O índice FTSE 100 teve alta de 0,21%, a 6.625,94 pontos.

Já na quarta (24), as bolsas europeias fecharam em alta, apesar das preocupações dos investidores com o aumento nas expectativas de inflação. O índice Stoxx 600 teve alta de 0,46%, a 413,21 pontos. O índice CAC 40 teve alta de 0,31%, a 5.797,98 pontos. O índice DAX teve alta de 0,80%, a 13.976,00 pontos. O PSI 20 teve alta de 0,11%, a 4.734,57 pontos. O índice FTSE 100 teve alta de 0,35% a 6.682,25 pontos.

Na quinta (25), as bolsas europeias fecharam a maioria em queda, balanços fracos do Standard e da Anheuser-Busch contribuíram para o resultado negativo. A expectativas de aumento da inflação pesou sobre os principais setores dos mercados de ações. O índice Stoxx 600 teve queda de 0,36%, a 412 pontos. O índice CAC 40 teve queda de 0,24%, a 5.783,89 pontos. O índice DAX teve queda de 0,69%, a 13.879,33 pontos. O PSI 20 teve alta de 1,12%, a 4.787,35 pontos. O índice FTSE 100 teve queda de 0,11% a 6.651,96 pontos.

UE prepara medidas contra líderes do golpe militar em Mianmar

Os chanceleres da União Europeia encarregaram, na segunda-feira (22), o principal diplomata do bloco e sua ala executiva de traçar uma série de medidas para atingir os responsáveis ​​pelo golpe militar em Mianmar, enquanto as pessoas se reuniam nas ruas da maior cidade do país em protesto.

“A União Europeia apela à redução da atual crise através do fim imediato do estado de emergência, a restauração do governo civil legítimo e a abertura do parlamento recém-eleito”, afirmaram os ministros em comunicado durante o encontro em Bruxelas.

“Em resposta ao golpe militar, a União Europeia está pronta para adotar medidas restritivas dirigidas aos responsáveis ​​diretos. Todas as outras ferramentas à disposição da União Europeia e seus Estados-Membros serão mantidas sob revisão”, afirmaram os ministros.

Essas sanções envolvem o congelamento dos bens e a proibição de viagens para a Europa.

Grã-Bretanha desafiará China na ONU sobre acesso a Xinjiang

A Grã-Bretanha fará, na segunda-feira (22), um apelo para que as Nações Unidas tenham acesso “urgente e irrestrito” a Xinjiang, para investigar relatos de abusos na região chinesa.

O secretário de Relações Exteriores Dominic Raab também marcará o retorno da Grã-Bretanha ao Conselho de Direitos Humanos da ONU, como membro votante, condenando o histórico de direitos dos membros do conselho China e Rússia, além de levantar preocupações sobre Mianmar e Bielo-Rússia, disse seu gabinete.

Dominic Raab fará referência a relatos de abusos em Xinjiang, incluindo tortura, trabalho forçado e esterilização forçada de mulheres. “Estão ocorrendo em escala industrial”, dirá ele, segundo seu gabinete.

França diz que não há chance de assinar acordo comercial do Mercosul

Não há chances, no momento, de a França ratificar um acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul, disse uma autoridade do palácio presidencial do país na segunda-feira (22).

“As condições para repensarmos são numerosas e drásticas, e de momento, não vemos chance de essas exigências serem cumpridas pelos países em questão”, disse a autoridade.

A França citou preocupações com o risco de um aumento nas exportações agrícolas da América do Sul para a Europa e o impacto que o acordo pode causar sobre as florestas e o clima.

A França é o maior produtor agrícola da União Europeia e tem sido um dos opositores mais fortes da versão atual do acordo com o Mercosul, que reúne Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai; o quarto maior bloco comercial do mundo.

Embaixador da Itália na República Democrática do Congo é morto em ataque a comboio da ONU

O embaixador da Itália, na República Democrática do Congo, seu guarda-costas e um motorista do Programa Mundial de Alimentos foram mortos na segunda-feira (22), quando seu comboio foi atacado no leste do país.

O comboio foi atacado por volta das 10h15 em uma tentativa de sequestro perto da cidade de Kanyamahoro, cerca de 25 km ao norte da capital regional Goma, disse um porta-voz do Parque Nacional de Virunga.

As mortes do embaixador Luca Attanasio, do policial militar italiano Vittorio Iacovacci e de um motorista congolês, cujo nome não foi divulgado, foram confirmadas pelo governo italiano em comunicado.

Primeiro-ministro da Armênia, Nikol Pashinyan, denuncia ‘tentativa de golpe militar’

O primeiro-ministro da Armênia Nikol Pashinyan, alertou sobre uma “tentativa de golpe militar”, depois que as forças armadas do país disseram que ele e seu gabinete deveriam renunciar.

Mais tarde, ele foi visto marchando com apoiadores na capital Yerevan.

O Exército disse anteriormente que o primeiro-ministro “não era mais capaz de tomar decisões razoáveis” depois de demitir um comandante militar.

Pashinyan enfrentou protestos em massa depois de perder o conflito do ano passado com o Azerbaijão por causa de Nagorno-Karabakh.

Em uma postagem de vídeo no Facebook, Pashinyan disse que considerava uma declaração dos militares, na quinta-feira (25), uma “tentativa de golpe militar”.

Ele pediu a seus apoiadores que se reunissem na Praça da República, no coração de Yerevan, e foi visto logo depois andando com um alto-falante cercado por centenas de apoiadores nas ruas da cidade.

Reino Unido aprovou mais de 331.000 pedidos de residência portuguesa

Aproximadamente 331.200 pedidos de cidadãos portugueses, residentes no Reino Unido, já foram aprovados no sistema de registo de cidadãos pós-Brexit União Europeia.

Estes foram os dados divulgados na quinta-feira (25), pelo Ministério do Interior britânico, ao qual se junta o relatório trimestral também divulgado na quinta-feira (25), que revela que foram apresentadas 354.190 candidaturas de cidadãos portugueses e 331.200 concluídas.

Destes, 190.520 (58%) receberam o estatuto de residência permanente e 130.720 (39%) residência provisória.

Mercado acionário na Ásia

Na segunda (22), as bolsas asiáticas fecharam mistas, em meio a temores de que o banco central chinês volte a apertar sua política monetária. O índice Xangai teve queda de 1,45% a 3.642,44 pontos. O índice Nikkei teve alta de 0,46% a 30.156,03 pontos. O índice Hang Seng teve queda de 1,06% a 30.319,83 pontos. O índice CSI300 teve queda de 3,14%, a 5.597 pontos.

Já na terça (23), as bolsas asiáticas fecharam em queda na maioria, a política monetária pesando sobre setores com altas valorizações, embora as perdas tenham sido limitadas por ganhos em ações do setor financeiro. O índice Xangai teve queda de 0,17%, a 3.636 pontos. O índice Hang Seng teve alta de 1,03%, a 30.632 pontos. O índice CSI300 teve queda de 0,32%, a 5.579 pontos.

A Bolsa de Valores de Tóquio permaneceu fechada em virtude de feriado.

Já na quarta (24), as bolsas asiáticas fecharam em forte queda, em meio a temores sobre o recente aumento nos juros dos Treasuries. O índice Xangai teve alta de 0,59%, a 3.585,05 pontos. O índice Nikkei teve queda de 1,61% a 29.671,70 pontos. O índice Hang Seng teve queda de 2,99%, a 29.718,24 pontos. O índice CSI300 teve queda de 2,55%, a 5.437,57 pontos.

Na quinta (25), as bolsas asiáticas fecharam em alta, os fortes ganhos no mercado imobiliário ajudaram as bolsas a se recuperar das perdas do dia anterior. O índice Xangai teve alta de 0,59%, a 3.585,05 pontos. O índice Nikkei teve alta de 1,67% a 30.168,27 pontos. O índice Hang Seng teve alta de 1,20% a 30.074,17 pontos. O índice CSI300 teve alta de 0,59% a 5.469,56 pontos.

Manifestantes em Mianmar desafiam aviso militar em greve em massa

Milhares de manifestantes saíram às ruas de Mianmar em uma das maiores manifestações já feitas contra o golpe militar do país.

As empresas fecharam quando os funcionários aderiram à greve geral, apesar de uma declaração militar que dizia que os manifestantes estavam arriscando suas vidas ao comparecer.

A polícia dispersou a multidão na capital, Nay Pyi Taw, na segunda-feira (22).

Os líderes militares derrubaram o governo eleito de Aung San Suu Kyi e a colocaram em prisão domiciliar, acusando-a de possuir walkie-talkies ilegais e violar a Lei de Desastres Naturais do país.

Os manifestantes estão exigindo o fim do regime militar e querem a libertação de San Suu Kyi, junto com membros importantes de seu partido Liga Nacional para a Democracia.

China pede retomada de relações com EUA

O diplomata chinês Wang Yi disse na segunda-feira (22) que os Estados Unidos e a China poderiam trabalhar juntos em questões como a mudança climática e a pandemia do coronavírus se consertassem sua relação bilateral enfraquecida.

O assessor do governo e ministro das Relações Exteriores chinês Wang Yi, disse que Pequim está pronta para reabrir o diálogo construtivo com Washington depois que as relações entre os dois países caíram ao ponto mais baixo em décadas com o ex-presidente Donald Trump.

Wang pediu a Washington que remova as tarifas sobre produtos chineses e abandone o que ele disse ser uma supressão irracional do setor de tecnologia chinês, medidas que criariam as “condições necessárias” para a cooperação.

Hong Kong gastará US $ 15,4 bilhões para estabilizar economia

Hong Kong vai introduzir o equivalente a US $ 15,4 bilhões em medidas fiscais para ajudar as empresas e residentes afetados pela pandemia do Coronavírus, com vistas ao crescimento econômico ainda este ano, após uma recessão em 2020.

As medidas – que incluem desoneração fiscal, empréstimos para desempregados e cupons de consumo – visam estabilizar a economia, disse o ministro das Finanças de Hong Kong, Paul Chan, em discurso sobre orçamento na quarta-feira (24).

Ele previu que a economia deverá crescer 3,5% a 5,5% este ano, em comparação com a contração econômica de 6,1% em 2020.

O Orçamento para 2021 “visa aliviar as dificuldades e a pressão causadas pela crise econômica e pela epidemia”, disse Chan.

China declara vitória no fim da pobreza extrema

O presidente chinês, Xi Jinping, diz que seu país realizou o “milagre” de erradicar a pobreza extrema. Seu governo afirma que, em um período de oito anos, quase 100 milhões de pessoas foram retiradas da pobreza.

Falando em uma cerimônia em Pequim, Xi Jinping disse que foi uma “vitória completa” que “entraria para a história”.

Mas alguns especialistas questionaram a forma como isso foi medido. Na China, a pobreza extrema é definida como ganhando menos de $ 620 (£ 440) por ano.

Em seu discurso na quinta-feira, Xi Jinping disse que “a árdua tarefa de erradicar a pobreza extrema foi cumprida”.

“De acordo com os critérios atuais, todos os 98,99 milhões da população rural pobre foram retirados da pobreza, e 832 condados atingidos pela pobreza, bem como 128.000 aldeias foram removidos da lista de pobreza”, disse o presidente chinês.

Índia introduz novas regras para regular o conteúdo online

A Índia lançou, na quinta-feira (25), novas regulamentações para empresas de mídia social e sites de streaming digital para torná-los mais responsáveis ​​pelo conteúdo online compartilhado em suas plataformas, dando ao governo mais poder para policiá-lo.

O Ministério de Tecnologia da Informação disse que os novos regulamentos exigiriam plataformas de mídia social como Facebook e Twitter, para apagar rapidamente as autoridades de conteúdo consideradas ilegais. Os regulamentos incluem um mecanismo de supervisão estrito que permitiria ao governo proibir conteúdo que afetasse “a soberania e integridade da Índia”.

Iraque pede apoio da OTAN contra o grupo terrorista Daesh

O Iraque planeja cooperar com forças da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) para beneficiar-se de sua experiência no combate contra o grupo terrorista Estado Islâmico (Daesh), anunciou na segunda-feira (22) Qasim al-Araji, conselheiro de Segurança Nacional.

“O Iraque não faz parte de nenhum problema regional, mas sim parte da solução”, alegou al-Araji a repórteres após reunião com Pierre Olson, comandante da missão da OTAN no país.

Olsen afirmou que a missão se apresentou para auxiliar no problema com base em um pedido do governo iraquiano e reiterou que qualquer expansão militar será coordenada com Bagdá.

O governo iraquiano declarou vitória contra o Daesh em dezembro de 2017, mas células dormentes continuam a operar por todo o país. Ataques incitaram temores de que a organização possa reagrupar-se e recuperar-se como ameaça regional mais outra vez.

Refugiados protestam na Faixa de Gaza contra decisão da UNRWA de reduzir os cupons de alimentos

Dezenas de refugiados palestinos na Faixa de Gaza, protestaram contra a recente decisão da UNRWA de reduzir os cupons de alimentos.

Organizado por um comitê popular afiliado à OLP, o protesto foi realizado em frente ao centro de distribuição de alimentos da UNRWA no Campo de Refugiados Al-Shati. Estiveram presentes representantes das facções nacionais, associações e instituições comunitárias nos campos de refugiados.

Os manifestantes expressaram sua rejeição à decisão da UNRWA de impor cortes em seus serviços. Eles acusaram a agência de dar os primeiros passos práticos para cortar seus serviços essenciais para os refugiados.

Research Matarazzo & Cia. Investimentos 
http://matarazzo-cia.com/blog/
26/02/2021