Cenário Econômico Internacional – 05/03/2021

Cenário Econômico Internacional – 05/03/2021

Cenário Econômico Internacional – 05/03/2021 1200 800 Research Matarazzo & Cia. Investimentos

Confira os destaques do Cenário Econômico Internacional desta semana:

  • O Coronavírus continua a se espalhar pelo mundo, com mais de 114 milhões de casos confirmados em 200 países e 2,5 milhões de mortes
  • ONU adverte que Iêmen pode se tornar ‘estado inviável’
  • Mercado acionário dos EUA e câmbio, ao longo da semana
  • Preço do petróleo sobe por otimismo com vacinas e estímulos nos EUA
  • Presidente argentino pede ao Congresso a reforma do poder judiciário
  • Representante dos EUA visita o Afeganistão para promover negociações de paz
  • Partido do governo de El Salvador está pronto para vitória no parlamento
  • Joe Biden promete vacinas para todos os adultos dos EUA até o final de maio
  • Sessão na Câmara dos EUA está suspensa após alerta de ameaça
  • Mercado acionário europeu
  • UE vai propor legislação para criar passaporte digital de vacinação este mês
  • Ex-presidente francês Nicolas Sarkozy é condenado a 3 anos de prisão por corrupção
  • Estados membros da UE avançam com novas regras de transparência tributária
  • Terremoto de magnitude 6,3 atinge a Grécia
  • Aumento da dívida na zona do euro pode igualar PIB
  • Mercado acionário na Ásia
  • China acusa 47 pessoas de ‘subversão’
  • China aumenta distância dos EUA em pedidos de patentes internacionais
  • Relações comerciais e de investimento crescentes entre Vietnã e Índia
  • Polícia de Mianmar interrompe protestos com pelo menos nove mortos
  • Vacinas falsas contra a Covid-19 são confiscadas na China e na África do Sul
  • Irã rejeita proposta da UE e dos EUA para negociações diretas sobre acordo nuclear
  • Príncipe da Arábia Saudita é denunciado na Alemanha por crimes contra a humanidade

O Coronavírus continua a se espalhar pelo mundo, com mais de 114 milhões de casos confirmados em 200 países e 2,5 milhões de mortes

A pandemia de Coronavírus atingiu mais de 114.078.673 pessoas, de acordo com contagens oficiais. Na manhã de quinta-feira (04), pelo menos 2.531.004 pessoas morreram de coronavírus. Os casos confirmados têm aumentado vertiginosamente desde meados do ano passado.

O coronavírus continua afetando todas as regiões do mundo, alguns países estão enfrentando altas taxas de infecção, enquanto outros parecem ter controlado o vírus.

Os EUA, Índia e Brasil registraram o maior número de casos confirmados, seguidos pela Rússia, Reino Unido e vários países europeus.

ONU adverte que Iêmen pode se tornar ‘estado inviável’

Milhares de pessoas já morreram em decorrência do conflito, que começou em 2014 e levou a uma das piores crises humanitárias do planeta, segundo a ONU. “A guerra deve acabar agora. Os iemenitas já sofreram o suficiente”, disse Lootsma.

O país mais pobre da Península Arábica enfrenta “a pior crise de desenvolvimento do mundo” e o diretor destacou que o sistema de saúde local foi devastado e muitas crianças não têm acesso à educação. “Se continuarmos assim, o Iêmen será um país de reconstrução muito difícil. Se outros bens forem destruídos e as pessoas ficarem cada vez mais pobres, isso se tornará um estado inviável”.

Lootsma pediu a potenciais doadores que forneçam assistência financeira considerável durante a conferência que a ONU, Suíça e Suécia vão organizar na segunda-feira (01).

Forças pró-governo, apoiadas por uma coalizão regional, liderada pela Arábia Saudita, enfrentam rebeldes iemenitas no Iêmen, que são apoiados pelo Irã.

Mercado acionário dos EUA e câmbio, ao longo da semana

Na segunda (01), as bolsas de valores de Nova York fecharam em alta, impulsionadas pela aprovação do pacote fiscal e o otimismo com a aprovação da vacina Johnson & Johnson que requer apenas uma dose, o que pode levar a uma retomada mais rápida da economia. O índice Dow Jones teve alta de 1,95%, a 31.535,51 pontos. O índice S&P 500 teve alta de 2,38%, a 3.901,82 pontos. E o índice Nasdaq teve alta de 3,01%, a 13.588,83 pontos.

Já na terça (02), as bolsas de valores de Nova York fecharam em queda, impulsionadas pelo setor de tecnologia, e por um movimento massivo de venda com as expectativas de avanço da inflação. O índice Dow Jones teve queda de 0,46%, a 31.391,52 pontos. O índice S&P 500 teve queda de 0,81%, a 3.870,29 pontos. E o índice Nasdaq teve queda de 1,69%, a 13.358,79 pontos.

Já na quarta (03), as bolsas de valores de Nova York fecharam em nova queda, com nova alta nos juros dos Treasuries e perdas generalizadas em ações do setor de tecnologia. O índice Dow Jones teve queda de 0,39%, a 31.270,09 pontos. O índice S&P 500 teve queda de 1,31%, a 3.819,72 pontos. E o índice Nasdaq teve queda de 2,70%, a 12.997,75 pontos.

Na quinta (04), os principais índices operavam em queda, enquanto investidores aguardavam comentários sobre o aumento dos rendimentos dos títulos. Por volta das 15h28, o índice Dow Jones registrava queda de 1,33%, a 30.855,22 pontos. O índice S&P 500 registrava queda de 1,46%, a 3.763,90 pontos. E o índice Nasdaq registrava queda de 1,58%, a 12.483,38 pontos.

Por volta das 12h15, o dólar registrava queda de 0,57%, a R$ 5,6323 na venda, refletindo a reação positiva dos investidores à aprovação em primeiro turno da PEC Emergencial, que além de estabelecer condições para a concessão do auxílio emergencial, traz gatilhos fiscais.

Preço do petróleo sobe por otimismo com vacinas e estímulos nos EUA

O preço do petróleo subiu na segunda-feira (01), impulsionado pelo otimismo com as campanhas de vacinação contra a Covid-19 e por um pacote de estímulo nos EUA, bem como pela crescente atividade industrial na Europa, apesar das restrições associadas ao Coronavírus.

O petróleo Brent subia $ 0,81, ou 1,26%, para $ 65,23 o barril. O petróleo dos Estados Unidos avançou US $ 0,79, ou 1,28%, para US $ 62,29 o barril.

Ambos os contratos encerraram fevereiro com alta de 18%.

A aprovação, no sábado (27), de um pacote de estímulo relacionado ao Coronavírus de 1,9 trilhão de dólares nos EUA também apoiou os preços.

Presidente argentino pede ao Congresso a reforma do poder judiciário

O presidente argentino Alberto Fernández pediu uma ampla reforma do poder judiciário, ao qual criticou por considerá-lo um setor politizado e com privilégios, em seu discurso de instalação, na segunda-feira (01), das sessões ordinárias no Congresso.

“A reforma do Judiciário em sua dimensão mais ampla também é uma demanda urgente da sociedade como um todo”, disse o presidente Alberto Fernández, que já havia apresentado projeto de reforma do foro federal no ano passado, ainda pendente de debate na Câmara dos Deputados.

“Não gostaria que ninguém visse rancor ou desejo de fortalecer alguém em minhas críticas ao sistema de justiça. Falo como sou, um homem que cresceu no mundo do direito”, disse Fernández.

“Vivemos tempos de judicialização da política e de politização da justiça, que acabam prejudicando a democracia e a confiança do cidadão, porque tudo está subvertido”, afirmou.

Representante dos EUA visita o Afeganistão para promover negociações de paz

Esta é a primeira visita oficial de Zalmay Khalilzad desde a eleição de Joe Biden como Presidente dos Estados Unidos.

“Como sempre, estamos satisfeitos com o encontro com Zalmay Khalilzad e a delegação que os acompanhou. Discutimos o processo de paz, as negociações de Doha, a posição atual dos Estados Unidos e os próximos passos”, disse o presidente do Conselho Superior para a Reconciliação, na rede social Twitter.

Abdullah disse que pediu “o fim imediato da violência e uma aceleração das negociações de paz” durante o encontro com Zalmay Khalilzad.

De acordo com a embaixada dos Estados Unidos em Cabul, Zalmay Khalilzad planeja outros encontros com altos funcionários afegãos e viajar para vários países da região, como o Catar, onde as negociações entre o governo afegão e o Taleban acontecem desde setembro passado.

Partido do governo de El Salvador está pronto para vitória no parlamento

O partido do governo de El Salvador, e seu aliado, devem obter uma maioria de dois terços na assembleia legislativa, segundo resultados preliminares.

Com 80% dos votos apurados, o partido Nuevas Ideas e seu parceiro de coalizão, Gana, esperam obter 56 de 84 cadeiras.

Os resultados preliminares são um golpe para a esquerda FMLN e os partidos de direita Arena, que dominaram a política salvadorenha por décadas.

É a primeira vez que o partido Nuevas Ideas, que só foi registrado como partido em 2018, disputa uma eleição legislativa.

Se os resultados preliminares forem confirmados, e a coalizão conquistar dois terços das cadeiras – conhecida como supermaioria – o presidente Nayib Bukele terá liberdade para escolher novos juízes para a Suprema Corte e um novo procurador-geral sem ter que negociar com legisladores rivais.

Joe Biden promete vacinas para todos os adultos dos EUA até o final de maio

O presidente Joe Biden informou que os EUA terão vacinas contra o coronavírus para cada adulto até o final de maio.

Isso acontecerá dois meses antes do esperado, mas Biden disse que a campanha de vacinação também deve ser estendida, e as pessoas devem ser convencidas a tomá-la.

Sua cautela está em desacordo com alguns estados, que estão relaxando as restrições para impulsionar suas economias.

Houve uma queda acentuada nos casos confirmados desde o início do ano – e o número de novos casos de 68.000 por dia agora está bem abaixo do pico de 8 de janeiro de 300.000 casos – essa queda se estabilizou na semana passada, alimentando o medo de uma nova onda.

Mais de 76 milhões de doses de vacinação foram administradas, e cerca de 1,74 milhões de doses estão sendo administradas todos os dias.

Sessão na Câmara dos EUA está suspensa após alerta de ameaça

Em um comunicado, a polícia do Capitólio disse que “está ciente e está preparada para qualquer ameaça potencial aos membros do Congresso ou ao complexo do Capitólio”. “Obtivemos relatórios de inteligência que mostram uma possível conspiração para violar o Capitólio por um grupo de milícia na quinta-feira, 4 de março.”

Após o alerta, os deputados transferiram para quarta-feira (10) uma votação que estava marcada para hoje.

A conspiração parece ter sido inspirada pela teoria da conspiração pró-Trump, conhecida como QAnon. Conversas online de apoiadores do QAnon, que acreditam que 4 de março seria o dia em que Trump retornaria à presidência do país e “renovaria sua cruzada contra os inimigos da América”, foram rastreadas.

O chefe da Polícia do Capitólio, Yogananda D. Pittman, disse aos legisladores que recebeu informações “preocupantes” sobre ameaças potenciais ao Capitólio na quinta-feira (04) e que as ameaças contra políticos “dispararam”.

Mercado acionário europeu

Na segunda (01), as bolsas europeias fecharam em alta, os dados positivos da zona do euro ajudaram a dar força aos índices acionários. As ações dos setores de turismo e lazer lideraram os ganhos. O índice Stoxx 600 teve alta de 1,84%, a 412,44 pontos. O índice CAC 40 teve alta de 1,57%, a 5.792,79 pontos. O índice DAX teve alta de 1,64%, a 14.012,82 pontos. O PSI 20 teve alta de 1,95%, a 4.793,97 pontos. O índice FTSE 100 teve alta de 1,62%, a 6.588,53 pontos.

Já na terça (02), as bolsas europeias fecharam a maioria em alta, com recuperação do setor de commodities revertendo perdas. O índice Stoxx 600 teve alta de 0,19%, a 413 pontos. O índice CAC 40 teve alta de 0,29%, a 5.809,73 pontos. O índice DAX teve alta de 0,19%, a 14.039,80 pontos. O PSI 20 teve queda de 0,41%, a 4.774,53 pontos. O índice FTSE 100 teve alta de 0,38%, a 6.613,75 pontos.

Já na quarta (03), as bolsas europeias fecharam sem direção única, as ações do segmento de automóveis e viagens tiveram o melhor desempenho. O índice Stoxx 600 fechou estável a 413,21 pontos. O índice CAC 40 teve alta de 0,35%, a 5.830,06 pontos. O índice DAX teve alta de 0,29%, a 14.080,03 pontos. O PSI 20 teve queda de 2,11%, a 4.673,70 pontos. O índice FTSE 100 teve alta de 0,93%, a 6.675,47 pontos.

Na quinta (04), as bolsas europeias fecharam em queda, com papéis dos setores de mineração e tecnologia que lideraram as perdas. O índice Stoxx 600 fechou em queda de 0,38%, a 411,85 pontos. O índice CAC 40 fechou estável, a 5.830,65 pontos. O índice DAX teve queda de 0,17%, a 14.056,34 pontos. O PSI 20 teve queda de 0,54%, a 4.648,64 pontos. O índice FTSE 100 teve queda de 0,37%, a 6.650,88 pontos.

UE vai propor legislação para criar passaporte digital de vacinação este mês

A presidente da Comissão Europeia Ursula von der Leyen anunciou, na segunda-feira (01), que será apresentada uma proposta para a criação de um passaporte digital de vacinação para todos os estados membros da União Europeia ainda este mês.

Em sua rede social do Twitter, a presidente anunciou que a Comissão Europeia irá “apresentar este mês uma proposta legislativa para um trânsito digital gratuito”.

O objetivo é fornecer evidências de que uma pessoa foi vacinada, resultados de testes para aqueles que ainda não conseguiram obter a vacina e informações sobre a recuperação da Covid-19, explicou o responsável.

Ursula von der Leyen também garantiu que este certificado digital “respeitará a proteção, segurança e privacidade dos dados”.

A ideia de criar este certificado digital, para permitir a recuperação do setor de viagens e turismo, começou a ser discutida no início deste ano.

Ex-presidente francês Nicolas Sarkozy é condenado a 3 anos de prisão por corrupção

Um tribunal francês considerou Sarkozy culpado por acusações de corrupção e tráfico de influência, aplicando uma sentença de prisão de três anos, dos quais dois são suspensos.

A advogada de Sarkozy, Jacqueline Laffont, qualificou o veredicto de “extremamente severo” e “totalmente infundado e injustificado”, acrescentando que o ex-presidente estava “calmo, mas determinado a continuar a provar sua inocência”.

Sarkozy foi acusado de se oferecer para ajudar um juiz a obter um emprego sênior em Mônaco em troca de informações privilegiadas sobre uma investigação sobre as finanças de sua campanha.

O ex-presidente francês Nicolas Sarkozy vai apelar de sua condenação por corrupção e tráfico de influência, que o levou a ser condenado a três anos de prisão, disse seu advogado.

Levando em consideração os dois anos de suspensão, a sentença de um ano de prisão significa que é improvável que Sarkozy vá fisicamente para a prisão, uma punição que na França geralmente se aplica a penas de prisão superiores a dois anos.

Estados membros da UE avançam com novas regras de transparência tributária

Os Estados membros da UE concordaram, na semana passada, com novas regras de transparência para empresas multinacionais, que relatam pagamentos de impostos em todo o bloco.

A legislação, aprovada pelo Conselho de Competitividade da UE, visa forçar a transparência entre as maiores multinacionais do mundo.

Espera-se que a legislação atue como um impedimento contra a evasão fiscal agressiva por parte de multinacionais e governos da UE.

“Um dos maiores obstáculos para a justiça tributária é a falta de transparência. E a evasão fiscal prospera com os cidadãos, os governos e a mídia não sendo capazes de ver exatamente o que as multinacionais estão fazendo”, disse Sorley McCaughey, chefe de política e defesa da Christian Aid.

O regulamento será aplicado apenas a empresas com volume de negócios consolidado anual superior a 750 milhões de euros, o que exclui nove em cada dez multinacionais. Portanto, apenas atingirá as maiores empresas do mundo – como Apple, Facebook e Google.

As multinacionais evitam impostos transferindo os lucros de jurisdições com impostos mais elevados para jurisdições com impostos mais baixos. A decisão irá para o Parlamento Europeu e será debatida pelos embaixadores da UE nas próximas semanas.

Terremoto de magnitude 6,3 atinge a Grécia

Um terremoto de magnitude 6,3 na escala Richter atingiu a Grécia na quarta-feira (03).

Segundo o Centro Sismológico Euro-Mediterrânico, o epicentro localizava-se a 10 quilômetros de profundidade, e a 16 quilômetros ao sul da cidade de Elasona, no distrito de Larisa.

O epicentro, ocorrido às 12h15 (hora local), foi sentido em diversas cidades, como Atenas, Patras, Mesolóngi e Salónica.

Inúmeros tremores secundários foram relatados, com magnitudes entre 4,2 e 4,9.

Aumento da dívida na zona do euro pode igualar PIB

Pela primeira vez na história, a dívida dos países da zona do euro provavelmente se tornará igual a sua riqueza combinada, disse o chefe da economia da UE.

A relação dívida / PIB de 100% será o legado dos enormes empréstimos feitos para amortecer o impacto das restrições do coronavírus.

“Provavelmente teremos este ano cerca de 100% da dívida em relação ao PIB na área do euro, o que é muito alto e sem precedentes”, disse Paolo Gentiloni, o comissário da UE para a economia.

“Mas o problema do endividamento alto no médio prazo deve ser resolvido. Não é algo que, especialmente os países com dívidas muito altas, possam esquecer. O problema está lá.”

O comissário especificou que o aumento da dívida “envolve todos os estados membros”.

A dívida do governo na zona do euro nunca foi tão alta, nem mesmo durante os piores anos da crise da dívida soberana europeia, quando o próprio futuro do euro foi posto em dúvida. Naquela época, a proporção nunca ultrapassou a barreira de 90%.

Mercado acionário na Ásia

Na segunda (01), as bolsas asiáticas fecharam em alta, com os investidores comprando ações prejudicadas pela liquidação. O índice Xangai teve alta de 1,21%, a 3.551,40 pontos. O índice Nikkei teve alta de 2,41%, a 29.663 pontos. O índice Hang Seng teve alta de 1,63%, a 29.452 pontos. O índice CSI300 teve alta de 1,54%, a 5.418 pontos.

Já na terça (02), as bolsas asiáticas fecharam em queda, o aumento dos rendimentos dos títulos soberanos ao redor do mundo segue no foco dos investidores. O índice Xangai teve queda de 1,21%, a 3.508,59 pontos. O índice Nikkei teve queda de 0,86%, a 29.408,17 pontos. O índice Hang Seng teve queda de 1,21%, a 29.095,86 pontos. O índice CSI300 teve queda de 1,28%, a 5.349,63 pontos.

Já na quarta (03), as bolsas asiáticas fecharam em alta, após os rendimentos dos Treasuries recuarem. O índice Xangai teve alta de 1,95%, a 3.576,90 pontos. O índice Nikkei teve alta de 0,51%, a 29.559,10 pontos. O índice Hang Seng teve alta de 2,70%, a 29.880,42 pontos. O índice CSI300 teve alta de 1,92%, a 5.452,21 pontos.

Na quinta (04), as bolsas asiáticas fecharam em queda, as ações de tecnologia sofreram as maiores perdas. Com o índice de blue-chips registrando a maior queda. O índice Xangai teve queda de 2,05%, a 3.503,49 pontos. O índice Nikkei teve queda de 2,13%, a 28.930,11 pontos. O índice Hang Seng teve queda de 2,15%, a 29.236,79 pontos. O índice CSI300 teve queda de 3,15%, a 5.280,71 pontos.

China acusa 47 pessoas de ‘subversão’

A polícia de Hong Kong anunciou ações judiciais de “subversão” contra 47 membros do movimento pró-democracia, o maior grupo acusado em nome da lei de segurança nacional, um exemplo da repressão implacável de Pequim.

Os réus representam uma ampla exibição da oposição, incluindo ex-legisladores veteranos como James To e Claudia Mo, bem como acadêmicos como Benny Tai, advogados, assistentes sociais e muitos jovens ativistas como Joshua Wong. Eles fazem parte do grupo de 55 pessoas presas no início de janeiro.

Eles são acusados ​​de “conspiração para cometer um ato de subversão”, uma das qualificações previstas na lei de segurança nacional que Pequim impôs a Hong Kong no ano passado, em resposta a meses de protestos que abalaram o território em 2019.

Lei imposta sem debate na Assembleia Legislativa de Hong Kong e que aborda quatro tipos de crimes: subversão, secessão, terrorismo e conivência com forças estrangeiras, todos puníveis com prisão perpétua.

China aumenta distância dos EUA em pedidos de patentes internacionais

A China, que em 2019 se tornou o maior depositante internacional de patentes, ampliou a margem no ano passado em meio a uma crise global, segundo estatísticas da ONU divulgadas na terça-feira (02).

“A inovação continua forte”, disse o diretor-geral da WIPO, Daren Tamg, em entrevista coletiva.

China e Estados Unidos, tiveram um crescimento anual em depósitos de patentes.

A diferença entre as duas potências mundiais era de cerca de 1.000 pedidos em 2019, agora essa diferença nos pedidos é de cerca de 10.000.

A China, com 68.720 solicitações (+ 16,1% de crescimento anual), continua liderando, seguida pelos Estados Unidos (59.230 solicitações, + 3%), Japão (50.520 solicitações, -4,1%), Coreia (20.060 solicitações, + 5,2%) e Alemanha (18.643 aplicações, -3,7%).

Relações comerciais e de investimento crescentes entre Vietnã e Índia

O comércio bilateral entre a Índia e o Vietnã tem aumentado constantemente nas últimas duas décadas, com um escopo significativo para o comércio de produtos farmacêuticos, petróleo e gás e serviços de TI.

O Vietnã surgiu como uma alternativa à China, mais um local para negócios, incluindo investidores indianos, para realocar seus centros de produção.

Como os dois países procuram se recuperar após a pandemia, a relação Índia-Vietnã permanece forte, com potencial significativo estimado em US $ 1,1 bilhão em volume de comércio bilateral.

A enorme volatilidade no ambiente de comércio global levou as empresas a diversificar suas cadeias de suprimentos para longe da China, o que aumentou a importância da rota comercial Índia-Vietnã para os negócios internacionais.

Polícia de Mianmar interrompe protestos com pelo menos nove mortos

As forças de segurança de Mianmar abriram fogo contra os manifestantes que estavam nos protestos contra o regime militar na quarta-feira (03), matando pelo menos nove pessoas. Essas informações foram relatadas por testemunhas e a mídia, um dia depois que países vizinhos pediram moderação e se ofereceram para ajudar Mianmar a resolver a crise.

Um adolescente foi morto em Myingyan, mas o maior número de vítimas foi em outra cidade central, Monywa, uma cidade em Saigang, onde cinco pessoas – quatro homens e uma mulher – foram mortas.

“Pelo menos 30 pessoas estão feridas, algumas ainda inconscientes.” Duas pessoas foram mortas na segunda maior cidade do país, Mandalay, disseram uma testemunha e relatos da mídia, e uma pessoa foi morta quando a polícia abriu fogo na principal cidade de Yangon.

Vacinas falsas contra a Covid-19 são confiscadas na China e na África do Sul

Policiais da China e da África do Sul apreenderam milhares de doses de vacinas falsas contra a Covid-19, informou a organização internacional Interpol na quarta-feira (03), que considera serem apenas “a ponta do iceberg”.

A organização, com sede na cidade francesa de Lyon, disse que 400 garrafas foram confiscadas, o equivalente a 2.400 doses, em um depósito fora de Joanesburgo (nordeste da África do Sul), onde máscaras falsas e três cidadãos chineses e um da Zâmbia também foram encontrados e presos.

Na China, a polícia desmantelou uma rede de vendas de vacinas falsas contra a Covid-19 em uma investigação conjunta com a Interpol.

A Interpol informou que 80 pessoas foram presas e que mais de 3.000 vacinas falsas foram apreendidas.

Irã rejeita proposta da UE e dos EUA para negociações diretas sobre acordo nuclear

O Irã não participará de uma reunião informal com signatários do acordo nuclear iraniano para discutir formas de reativar o documento. A informação foi divulgada pelo porta-voz do Ministério das Relações Exteriores iraniano, Saeed Khatibzadeh.

No início do domingo, duas fontes diplomáticas, relataram que o Irã recusou uma oferta da União Europeia e dos Estados Unidos para manter negociações diretas sobre um acordo nuclear nas próximas semanas.

“Considerando as recentes ações e declarações dos Estados Unidos e de três potências europeias, o Irã não considera este o momento de realizar um encontro informal com esses países, o que foi proposto pelo chefe de política externa da UE”, disse o porta-voz iraniano.

Príncipe da Arábia Saudita é denunciado pela RSF na Alemanha por crimes contra a humanidade

Na denúncia apresentada pela ONG Repórteres Sem Fronteiras (RSF) ao Procurador-Geral do Tribunal de Justiça Federal de Karlsruhe, compete nos “principais crimes internacionais”, e acusa o príncipe saudita de “perseguição generalizada e sistemática a jornalistas”.

Na denúncia apresentada, o Príncipe Herdeiro aparece como suspeito “de ter ordenado diretamente o assassinato” de Khashoggi. A organização também acusa o ex-conselheiro próximo do príncipe, Saud al-Qahtani, o ex-vice-diretor de inteligência Ahmed al-Assiri, bem como Mohammed Al-Otaibi, ex-cônsul geral em Istambul, e Maher Mutreb, oficial de inteligência à frente da “equipe que torturou e matou” o colunista do jornal Washington Post.

Research Matarazzo & Cia. Investimentos 
http://matarazzo-cia.com/blog/
05/03/2021