Cenário Econômico Internacional – 12/03/2021

Cenário Econômico Internacional – 12/03/2021

Cenário Econômico Internacional – 12/03/2021 1200 800 Research Matarazzo & Cia. Investimentos

Confira os destaques do Cenário Internacional desta semana:

  • O Coronavírus continua a se espalhar pelo mundo, com mais de 118.771,381 milhões de casos confirmados em 200 países e 2,6 milhões de mortes.
  • 10 anos da tragédia em Fukushima.
  • Mercado acionário dos EUA e câmbio ao longo da semana.
  • EUA batem recorde de vacinação em um único dia.
  • EUA concede aos imigrantes venezuelanos status de proteção temporária.
  • Preços ao consumidor nos EUA sobem 0,4% em fevereiro.
  • Secretários de Estado e Defesa dos EUA, viajarão para o Japão e Coreia do Sul na próxima semana.
  • Novo sistema online visa combater atrasos e acúmulos de casos nos tribunais de Ontário.
  • Mercado acionário europeu.
  • Parlamentar alemão renuncia em meio a alegações de que usou a pandemia para enriquecer.
  • Parlamento da UE retira imunidade de ex-presidente catalão Carles Puigdemont, e ex-ministros Antoni Comín e Clara Ponsatí.
  • Ativistas do Greenpeace protestam contra empréstimos do Banco Central Europeu para indústrias altamente poluentes.
  • Alemanha vê negócios em queda no Reino Unido após Brexit.
  • Mercado acionário na Ásia.
  • China acusa EUA de desestabilizar o mundo em nome da democracia.
  • Investidores de Cingapura dão as boas-vindas à nova Lei Omnibus da Indonésia.
  • A China deve aumentar suas capacidades militares para se preparar para um possível conflito com os EUA.
  • China e Rússia concordam em construir estação lunar de pesquisa.
  • Recuperação econômica do Japão está em risco devido a variante da Covid-19.
  • Coalizão liderada pela Arábia Saudita bombardeou capital do Iêmen.
  • Peregrinos do Iraque desafiam protocolos Covid-19 à medida que o número de casos aumenta.

O Coronavírus continua a se espalhar pelo mundo, com mais de 118 milhões de casos confirmados em 200 países e 2,6 milhões de mortes

A pandemia de Coronavírus atingiu mais de 118.771.381 pessoas, de acordo com contagens oficiais. Na manhã de quinta-feira (11), pelo menos 2.634.451 pessoas morreram de Coronavírus. Os casos confirmados têm aumentado vertiginosamente desde meados do ano passado.

Mais de 325,5 milhões de doses de vacina foram administradas em todo o mundo, o equivalente a 4,2 doses para cada 100 pessoas.

Já existe uma grande lacuna entre os programas de vacinação em diferentes países, com muitos ainda não relatando uma única dose.

As variantes do Reino Unido, África do Sul e Brasil podem ser muito mais contagiosas ou fáceis de pegar.

Todas as três sofreram alterações em sua proteína de pico — a parte do vírus que se liga às células humanas.

Como resultado, eles parecem ser melhores para infectar células e se espalhar.

10 anos da tragédia em Fukushima

Dez anos atrás, em 11 de março de 2011, o maior terremoto registrado na história do Japão atingiu a costa nordeste do país.

Foi seguido por um ‘tsunami’ que viajou 10 quilômetros para o interior, atingindo alturas de mais de 43 metros em algumas áreas e varrendo cidades inteiras em segundos.

Este desastre deixou quase 20.000 pessoas mortas ou desaparecidas. Também destruiu a Central Nuclear de Fukushima Daiichi e liberou materiais radioativos em uma grande área. O acidente provocou evacuações generalizadas, grandes perdas econômicas e o eventual fechamento de todas as usinas nucleares no Japão. Uma década depois, a indústria nuclear ainda precisa resolver as preocupações de segurança expostas por Fukushima.

Em mensagem sobre a data, o secretário-geral da ONU, António Guterres, disse que este é “um dia solene em memória das 18,4 mil pessoas que morreram ou ainda estão desaparecidas” como resultado do desastre natural.

Mercado acionário dos EUA e câmbio ao longo da semana

Na segunda (08), as bolsas de valores de Nova York fecharam mistas, o índice Dow Jones fechou em alta, liderado por ações que devem se beneficiar mais de uma recuperação econômica. Com as ações de tecnologia derrubando os índices S&P 500 e Nasdaq. O índice Dow Jones teve alta de 0,97%, a 31.802,44 pontos. O índice S&P 500 teve queda de 0,54%, a 3.821,35 pontos. E o índice Nasdaq teve queda de 2,92%, a 12.299,08 pontos.

Já na terça (09), as bolsas de valores de Nova York fecharam em alta, com a expectativa pela aprovação no Congresso do novo pacote fiscal. As ações da Tesla registraram um salto de quase 20%, impulsionando o índice Nasdaq. O índice Dow Jones teve alta de 0,10%, a 31.832,74 pontos. O índice S&P 500 teve alta de 1,42%, a 3.875,44 pontos. E o índice Nasdaq teve alta de 3,69%, a 13.073,82 pontos.

Já na quarta (10), as bolsas de valores de Nova York fecharam a maioria em alta, estimuladas pela aprovação do pacote fiscal nos Estados Unidos e observando a movimentação nos rendimentos dos Treasuries. O índice Dow Jones teve alta de 1,46%, a 32.297,02 pontos. O índice S&P 500 teve alta de 0,60%, a 3.898,81 pontos. E o índice Nasdaq fechou praticamente estável, ligeira queda de 0,04%, a 13.068,83 pontos.

Na quinta (11), os principais índices operavam em alta, com menor receio sobre inflação, enquanto uma queda maior do que a esperada nos pedidos semanais de seguro-desemprego reforçou expectativas de uma recuperação do mercado de trabalho. Por volta das 14h10, o índice Dow Jones registrava alta de 1,08%, a 32.644,98 pontos. O índice S&P 500 registrava alta de 1,46%, a 3.955,74 pontos. E o índice Nasdaq registrava alta de 2,62%, a 13.086,80 pontos.

Por volta das 11h30, o dólar operava em queda de 0,82%, a R$ 5,6063 na venda, após intervenção do Banco Central, que disponibilizou até US$ 1 bilhão no mercado cambial para conter o recente avanço da moeda americana.

EUA batem recorde de vacinação em um único dia

Os EUA bateram um recorde no sábado (06), em um único dia foram administradas 2,9 milhões de doses. Autoridades da Casa Branca, que supervisionavam o esforço de vacinação no país, anunciaram na segunda-feira (08).

Andy Slavitt, consultor sênior da equipe de resposta do Covid-19 da Casa Branca, afirmou que o ritmo é o mais rápido do mundo.

“Esta é uma função de todos que cumprem ao máximo e depende da abertura tardia dos locais de vacinação e do grande esforço dos vacinadores”, afirmou.

O país agora está vacinando uma média de quase 2,2 milhões de americanos por dia, contra 900 mil quando o governo Biden assumiu.

EUA concede aos imigrantes venezuelanos status de proteção temporária

O governo dos EUA está concedendo aos venezuelanos, que vivem nos EUA, o status de proteção temporária.

A decisão permitirá que centenas de milhares de venezuelanos tenham a oportunidade de ficar e trabalhar legalmente nos Estados Unidos.

Ela se aplicará aos venezuelanos que já residem nos Estados Unidos a partir de 8 de março de 2021 e terá vigência de 18 meses.

O secretário de Segurança Interna, Alejandro Mayorkas, disse que as condições de vida na Venezuela revelam “um país em turbulência”.

A concessão do status de proteção temporária aos venezuelanos foi uma das promessas de campanha do presidente dos EUA, Joe Biden.

Preços ao consumidor nos EUA sobem 0,4% em fevereiro

Os preços ao consumidor nos EUA aumentaram 0,4% em fevereiro, o maior ganho em seis meses, puxado por uma forte alta nos preços da gasolina. Mas o núcleo da inflação, excluindo alimentos e energia, registrou um ganho muito menor de 0,1%, amenizando os temores sobre uma possível aceleração sustentada da inflação.

O Departamento do Trabalho disse, na quarta-feira (10), que o avanço de fevereiro em seu índice de preços ao consumidor seguiu um aumento de 0,3% em janeiro e foi o maior avanço desde um aumento semelhante de 0,4% em agosto.

Os preços ao consumidor subiram 1,7% em relação ao ano passado, um desempenho ainda moderado para a inflação, que está abaixo da meta de 2% do Federal Reserve para aumentos de preços. O núcleo da inflação, que exclui alimentos e energia voláteis, subiu apenas 1,3% nos últimos 12 meses.

Secretários de Estado e Defesa dos EUA viajarão para o Japão e Coreia do Sul na próxima semana

O secretário de Estado Anthony Blinken e o secretário de Defesa Lloyd Austin viajarão ao Japão e à Coreia do Sul na próxima semana, disseram o Departamento de Estado e o Pentágono na quarta-feira (10), na primeira viagem ao exterior, e com membros do alto escalão do Gabinete da Administração de Biden.

Blinken e Austin manterão diálogos “2 mais 2” com secretários japoneses e sul-coreanos de 15 a 18 de março, disse o Departamento de Estado em um comunicado. A viagem de Austin começará mais cedo em 13 de março e incluirá também o Havaí e a Índia, disse o Pentágono.

A escolha da Ásia, como destino para a primeira visita de Blinken e Austin, reflete a prioridade do governo Biden em reforçar alianças no Indo-Pacífico, em face das crescentes preocupações sobre uma China cada vez mais assertiva.

Novo sistema online visa combater atrasos e acúmulos de casos nos tribunais de Ontário

O governo de Ontário, no Canadá, diz que tornará seus tribunais, incluindo um encarregado de lidar com disputas entre proprietários e inquilinos, mais acessíveis e online, em um esforço para combater atrasos e acúmulos de casos agravados pela pandemia Covid-19.

A província deve anunciar, na quinta-feira (11), planos para modernizar ainda mais o sistema de justiça, incluindo um novo sistema digital de gerenciamento de casos para os 14 tribunais judiciais de Ontário.

O procurador-geral Doug Downey diz que o novo sistema, baseado em um similar na Colúmbia Britânica, irá além de simplesmente preencher documentos online e permitirá a resolução virtual de disputas que pode reduzir significativamente o número de casos que requerem uma audiência.

Ele diz que o sistema estará acessível 24 horas por dia e estará em funcionamento no Conselho de Locadores e Inquilinos e no Tribunal de Direitos Humanos — dois dos tribunais mais ocupados — até o final do verão.

O governo diz que a implantação dos tribunais restantes será implementada gradualmente e deverá ser concluída até dezembro de 2023.

Mercado acionário europeu

Na segunda (08), as bolsas europeias fecharam em alta, as ações de bancos e montadoras impulsionaram os mercados europeus. O índice Stoxx 600 teve alta de 2,18%, a 417,59 pontos. O índice CAC 40 teve alta de 2,08%, a 5.902,99 pontos. O índice DAX teve alta de 3,31%, a 14.380,91 pontos. O PSI 20 teve alta de 0,35%, a 4.688,10 pontos. O índice FTSE 100 teve alta de 1,34%, a 6.730,34 pontos.

Já na terça (09), as bolsas europeias fecharam em alta, as ações de bancos e montadoras impulsionaram os mercados europeus. O índice Stoxx 600 teve alta de 0,76%, a 420,41 pontos. O índice CAC 40 teve alta de 0,37%, a 5.924,97 pontos. O índice DAX teve alta de 0,40%, a 14.437,94 pontos. O PSI 20 teve alta de 1,04%, a 4.737,02 pontos. O índice FTSE 100 fechou em ligeira queda de 0,070%, a 6.730,34 pontos.

Já na quarta (10), as bolsas europeias fecharam a maioria em alta, a bolsa de Londres contrariou o otimismo e fechou em baixa, sob impacto das quedas registradas em ações de mineradoras. O índice Stoxx 600 teve alta de 0,40%, em 422,11 pontos. O índice CAC 40 teve alta de 1,11%, a 5.990,55 pontos. O índice DAX teve alta de 0,71%, a 14.540,25 pontos. O PSI 20 teve alta de 0,55%, a 4.763,23 pontos. O índice FTSE 100 fechou em ligeira queda de 0,07%, a 6.725,60 pontos.

Na quinta (11), as bolsas europeias fecharam em alta, o Banco Central Europeu tranquilizou os mercados dizendo que está pronto para acelerar a impressão de dinheiro para conter os custos dos empréstimos da zona do euro. O índice Stoxx 600 teve alta de 0,49%, a 424,17 pontos. O índice CAC 40 teve alta de 0,72%, a 6.033,76 pontos. O índice DAX teve alta de 0,20%, a 14.569,39 pontos. O PSI 20 teve alta de 2,31%, a 4.873,31 pontos. O índice FTSE 100 fechou em alta de 0,17%, a 6.736,96 pontos.

Parlamentar alemão renuncia em meio a alegações de que usou a pandemia para enriquecer

Um parlamentar alemão, do partido da chanceler Angela Merkel, renunciará devido a um escândalo de que se beneficiou da compra de máscaras.

Nikolas Löbel, um parlamentar de base, foi criticado por membros de sua própria União Democrática Cristã (CDU), de centro-direita, depois que as alegações surgiram na sexta-feira (05).

Foi alegado que uma empresa, administrada por Löbel, havia recebido comissões de 250.000 € por intermediar contratos de máscara facial entre fabricantes e autoridades alemãs.

O deputado admitiu no domingo que cometeu um erro e deveria ter sido “mais sensível”.

Löbel anunciou que deixaria o comitê de relações exteriores do parlamento imediatamente e desistiria de seu assento no final de agosto.

Parlamento da UE retira imunidade de ex-presidente catalão Carles Puigdemont, ex-ministros Antoni Comín e Clara Ponsatí

O Parlamento Europeu votou pelo cancelamento da imunidade do ex-presidente catalão Carles Puigdemont e de dois de seus ministros, levando-os a um passo mais perto da extradição e processo na Espanha.

Os deputados votaram por 400 a 248 com 45 abstenções no caso de Puigdemont e 404 a 247 com 42 abstenções em relação a Antoni Comín e Clara Ponsatí, respectivamente os ex-ministros da Saúde e da Educação no governo de Puigdemont.

Os três fugiram para a Bélgica, em 2017, para evitar prisão devido ao seu papel na organização de um referendo de independência de 2017, considerado ilegal por um tribunal espanhol, e foram objeto de mandados de prisão europeus emitidos pela Espanha.

O ministro das Relações Exteriores da Espanha Arancha González Laya, disse que a decisão mostra que “um deputado europeu não pode usar sua posição para evitar a justiça em seu país de origem e demonstra a solidez do sistema judicial espanhol”.

Os três disseram, em uma entrevista coletiva no parlamento em Bruxelas, que apelariam contra a votação no tribunal de justiça europeu, o mais alto tribunal da UE. A mudança pode adiar os procedimentos legais por pelo menos um ano. Ponsatí disse que eles têm bases legais sólidas.

Ativistas do Greenpeace protestam contra empréstimos do Banco Central Europeu para indústrias altamente poluentes

Ativistas do Greenpeace pousaram no telhado de um prédio do Banco Central Europeu na quarta-feira (10), para lançar uma faixa de protesto contra a política de empréstimos da instituição financeira, que ativistas do clima dizem favorecer indústrias altamente poluentes.

Os ativistas usaram um parapente motorizado para alcançar o telhado do prédio da recepção na sede do BCE em Frankfurt antes de abrir sua faixa dizendo “Pare de financiar assassinos do clima”.

O Greenpeace disse que um estudo recente mostrou que o banco dá às empresas, que produzem grandes quantidades de gases de efeito estufa, melhores classificações de risco, enquanto as indústrias favoráveis ​​ao clima são sobrecarregadas com uma margem maior entre o valor de mercado de seus ativos e o valor atribuído a ele pelo BCE.

Alemanha vê negócios em queda no Reino Unido após Brexit

As exportações da Alemanha aumentaram em janeiro devido ao comércio robusto com a China, mas o comércio com outro parceiro comercial importante, a Grã-Bretanha, despencou depois que a Grã-Bretanha deixou a UE.

A precipitação do Brexit continuou a prejudicar o comércio com o Reino Unido, com o escritório de estatísticas federal Destatis registrando uma queda de 29% nas exportações alemãs através do Canal da Mancha.

Enquanto isso, a demanda por produtos do Reino Unido na Alemanha, caiu mais de 56%.

Os exportadores da Cross-Channel tiveram que se adaptar às novas exigências alfandegárias, a partir de 1º de janeiro, após a decisão da Grã-Bretanha de deixar a União Europeia em 2016.

Desde então, empresas de ambos os lados reclamaram do aumento da burocracia e dos atrasos nas remessas enquanto lutam com as novas regras.

“O comércio exterior com a Grã-Bretanha entrou em colapso”, segundo o economista do banco LBBW, Jens-Oliver Niklasch.

Mercado acionário na Ásia

Na segunda (08), as bolsas asiáticas fecharam em queda, o receio de que a inflação ganhe força vem em meio à tendência de alta dos juros dos Treasuries. O índice Xangai teve queda de 2,30%, a 3.421,41 pontos. O índice Nikkei teve queda de 0,42%, a 28.743,25 pontos. O índice Hang Seng teve queda de 1,92%, a 28.540,83 pontos. O índice CSI300 teve queda de 3,47%, a 5.080,02 pontos.

Já na terça (09), as bolsas asiáticas fecharam mistas, com os investidores preocupados com a perspectiva da política monetária, e a desaceleração da recuperação econômica. O índice Xangai teve queda de 1,82%, a 3.359,29 pontos. O índice Nikkei teve alta de 0,99%, a 29.027,94 pontos. O índice Hang Seng teve alta de 0,81%, a 28.773,23 pontos. O índice CSI300 teve queda de 2,15%, a 4.971,00 pontos.

Já na quarta (10), as bolsas asiáticas fecharam praticamente estáveis, os investidores continuam atentos ao comportamento dos juros dos Treasuries. O índice Xangai teve queda de 0,05%, a 3.357,74 pontos. O índice Nikkei teve alta de 0,03%, a 29.036,56 pontos. O índice Hang Seng teve alta de 0,47%, a 28.907,52 pontos. O índice CSI300 teve alta de 0,66%, a 5.003,61 pontos.

Na quinta (11), as bolsas asiáticas fecharam em alta, com temor menor sobre a inflação, e com a queda nos juros dos Treasuries. O índice Xangai teve alta de 2,36%, a 3.436,83 pontos. O índice Nikkei teve alta de 0,60%, a 29.211,64 pontos. O índice Hang Seng teve alta de 1,65%, a 29.385,61 pontos. O índice CSI300 teve alta de 2,49%, a 5.128,22 pontos.

China acusa EUA de desestabilizar o mundo em nome da democracia

A China acusou os Estados Unidos de desestabilizar o mundo em nome da promoção da democracia, mas pediu a Washington que ajudasse a levantar “restrições injustificáveis” às relações com Pequim para lidar com questões como a crise climática e a pandemia de Covid-19.

O formulador da exortação foi o chanceler chinês Wang Yi, que falou neste domingo (07), em entrevista coletiva na plenária anual do Congresso Nacional do Povo — as chamadas duas sessões, complementadas por uma reunião semelhante de chineses. Conferência consultiva política popular.

“Esperamos que os Estados Unidos e a China se encontrem na metade do caminho e retirem as várias restrições injustificáveis impostas à cooperação sino-americana até agora, o mais rápido possível, e não criem artificialmente novos obstáculos”, disse o chanceler.

Segundo Wang, os Estados Unidos usam os temas da democracia e dos direitos humanos como base para se intrometer em outros países. “Os Estados Unidos devem entender isso o mais rápido possível, caso contrário, o mundo continuará a experimentar instabilidade”, disse ele.

Na semana passada, Biden disse que a disputa com a China seria “o maior teste geopolítico do século”. Anteriormente, havia nomeado Pequim como seu concorrente estratégico mais sério no mundo.

Investidores de Cingapura dão as boas-vindas à nova Lei Omnibus da Indonésia

As empresas de Cingapura esperam que a nova “Lei Omnibus”, da Indonésia, traga reformas essenciais em uma ampla gama de áreas, desde autorizações de negócios a trabalho, permitindo que as empresas operem com mais eficiência na maior economia do Sudeste Asiático.

A lei visa simplificar os processos de obtenção de licenças de negócios e também introduz flexibilidade no mercado de trabalho do país, facilitando o recrutamento e a terceirização.

“A Lista de Investimentos Positivos, um regulamento emitido como parte da Lei Omnibus, abre setores como energia, telecomunicações, transporte e serviços de construção a 100 por cento de IED”, disse um porta-voz da Enterprise Singapore (ESG).

Cingapura é tradicionalmente o maior investidor estrangeiro na Indonésia. No ano passado, o investimento realizado por empresas sediadas em Cingapura, em 15.088 projetos, atingiu US $9,78 bilhões, respondendo por 34,1% do investimento estrangeiro, total da Indonésia de US $28,67 bilhões, mostram números do Conselho de Coordenação de Investimentos.

A China deve aumentar suas capacidades militares para se preparar para um possível conflito com os EUA

A China deve fortalecer suas capacidades militares para se preparar para um possível conflito com os Estados Unidos, disseram dois de seus principais generais, em um reconhecimento direto de que as tensões atuais podem se transformar em confrontos armados.

“Diante da ‘armadilha de Tucídides’ e dos distúrbios na fronteira, os militares precisam acelerar os esforços para aumentar suas capacidades”, disse o General Xu.

A frase “armadilha de Tucídides” é usada para sugerir que o conflito entre uma potência em ascensão e uma já estabelecida, é inevitável. Vem da explicação do historiador grego Tucídides da Guerra do Peloponeso como um conflito inevitável entre uma Esparta estabelecida e uma Atenas em ascensão. Os especialistas usaram a frase para descrever a rivalidade EUA-China.

Pequim “deve fortalecer, de forma abrangente, o treinamento e a preparação para a guerra e melhorar a capacidade estratégica de vencer inimigos fortes”, acrescentou o General Wei.

China e Rússia concordam em construir estação lunar de pesquisa

China e Rússia anunciaram que construirão uma estação de pesquisa lunar, possivelmente na superfície lunar, marcando o início de uma nova era na cooperação espacial entre os dois países.

Um comunicado, publicado no site da Administração Espacial Nacional da China na quarta-feira (10), disse que a Estação de Pesquisa Lunar Internacional também estaria aberta para uso por outros países, mas não deu prazo para sua construção.

O projeto como uma “base de experimento científico abrangente com a capacidade de operação autônoma de longo prazo.”

A estação seria “construída na superfície lunar e / ou na órbita lunar que realizará atividades de pesquisa científica, como exploração e utilização lunar, observação lunar, experimento científico básico e verificação técnica”, segundo comunicado.

A China e a Rússia irão “aderir ao princípio de ‘co-consulta, construção conjunta e benefícios compartilhados’, facilitar uma ampla cooperação no ILRS, aberta a todos os países interessados e parceiros internacionais, fortalecer o intercâmbio de pesquisa científica e promover a exploração e o uso da humanidade do espaço sideral para fins pacíficos”, disse o comunicado chinês.

Recuperação econômica do Japão em risco devido a variante da Covid-19

Economistas alertaram que a possível disseminação de infecções por cepas variantes do novo coronavírus, e um atraso nas vacinações, podem colocar mais pressão para baixo na economia japonesa.

O produto interno bruto do país cresceu a uma taxa anual de 11,7% em relação ao trimestre anterior, em termos reais ajustados aos preços entre outubro e dezembro de 2020, mantendo um crescimento de dois dígitos após um ganho de 22,8% entre julho a setembro, de acordo com um relatório revisado do PIB divulgado pelo Cabinet Office.

Entre janeiro e março, no entanto, é amplamente visto como inevitável que a economia encolherá, já que o governo demorou a responder a uma nova onda de infecções por COVID-19, que vem afetando o país desde o final do outono do ano passado.

A taxa de crescimento do PIB, de outubro a dezembro, foi revisada para baixo em relação ao aumento preliminar de 12,7%, principalmente devido a uma redução nos estoques do setor privado, principalmente de matérias-primas.

Coalizão liderada pela Arábia Saudita bombardeou capital do Iêmen

Doze alvos foram bombardeados na capital, no domingo (07), de acordo com residentes. Nenhuma morte foi relatada, mas o canal de TV al-Masirah relatou que quatro pessoas ficaram feridas.

“O objetivo da operação militar era as instalações militares dos Houthis em Sana e várias outras províncias”, informou a Agência de Imprensa Saudita (SPA).

O ataque aconteceu depois que a coalizão disse haver cortado os ataques de drones dos rebeldes apoiados pelo Irã. Doze drones e dois foguetes foram interrompidos e deveriam atacar alvos civis na Arábia Saudita, informou o SPA.

Os rebeldes Houthi, por sua vez, anunciaram no domingo (07), que realizaram ataques bem-sucedidos contra instalações de petróleo na Arábia Saudita. No início do domingo (07), duas fontes diplomáticas, relataram que o Irã recusou uma oferta da União Europeia e dos Estados Unidos para manter negociações diretas sobre um acordo nuclear nas próximas semanas.

Peregrinos do Iraque desafiam protocolos da Covid-19 à medida que o número de casos aumenta

Milhares de peregrinos, vestidos de preto, caminharam pelas ruas de Bagdá na quarta-feira (10), parte de uma procissão de uma semana até um santuário reverenciado, contornando o arame farpado instalado pelas forças de segurança e gerando temores de outra onda de coronavírus.

Multidões de homens e mulheres desafiaram as rígidas medidas de segurança, estabelecidas pelas autoridades iraquianas, para conter a propagação do vírus durante a peregrinação anual, que deve atingir seu pico de número de fiéis na quarta-feira (10) para comemorar a morte de Imam al-Kadhim, uma figura reverenciada no Islã xiita.

O Iraque está no meio de uma segunda onda do coronavírus, estimulado principalmente por uma cepa mais infecciosa que foi descoberta pela primeira vez no Reino Unido. O país impôs um bloqueio total de sexta a domingo, e toque de recolher parcial começando às 20h e terminando às 5h, pelo resto da semana. Negócios não essenciais, como escolas e mesquitas, devem ser fechados durante este período, de acordo com as regras.

Research Matarazzo & Cia. Investimentos 
http://matarazzo-cia.com/blog/
12/03/2021