Relatório de Estabilidade Financeira BC

Relatório de Estabilidade Financeira BC

Relatório de Estabilidade Financeira BC 1200 800 Research Matarazzo & Cia. Investimentos

BC divulga o Relatório de Estabilidade Financeira

O Banco Central do Brasil (BC) divulgou, no dia 27 de abril de 2021, o Relatório de Estabilidade Financeira (REF) referente ao segundo semestre de 2020. O REF é uma publicação semestral destinada a apresentar o panorama da evolução recente e as perspectivas para a estabilidade financeira no Brasil.

O BC avalia que o Sistema Financeiro Nacional (SFN) está preparado para enfrentar as incertezas relativas aos desdobramentos da pandemia. Ao longo de 2020, o SFN alcançou o maior valor histórico de provisões para ativos problemáticos, melhorou a capitalização e manteve liquidez confortável.

Ao longo do segundo semestre de 2020, os programas emergenciais geraram relevante crescimento do crédito para as micro, pequenas e médias empresas, enquanto o estoque de crédito a grandes empresas ficou estável. O crédito às pessoas físicas voltou a crescer no ritmo anterior ao da pandemia. A redução nas taxas e os novos indexadores ofertados aos clientes impulsionaram as concessões do crédito imobiliário.

O risco de crédito arrefeceu, mas o cenário requer cautela diante da incerteza quanto ao prolongamento e aos desdobramentos da pandemia sobre a renda e o emprego.

A rentabilidade dos bancos diminuiu com a crise sanitária, mas não representa risco para a estabilidade financeira. A pandemia inverteu a sequência de recuperação da rentabilidade que ocorria desde a recessão de 2015-2016. A expectativa para 2021 é de melhora. Mantida a perspectiva de recuperação, as despesas com provisões tendem a ser menores, e as receitas de serviço, a se recuperar.

O teste de estresse específico para a Covid-19 apresentou o melhor resultado desde a primeira vez em que foi publicado, em abril de 2020. A recuperação da atividade econômica no segundo semestre de 2020, assim como a melhora no capital, arrefeceram os efeitos da pandemia no sistema financeiro. Os resultados continuam corroborando a capacidade de o sistema absorver choques, sem desenquadramentos relevantes.

O REF também traz avaliações sobre o sistema financeiro internacional e as infraestruturas do mercado financeiro, apresenta o resultado da pesquisa de estabilidade financeira, e os seguintes temas que foram selecionados para esta edição: Programa de aprimoramento da resiliência cibernética do SFN e do Sistema de Pagamentos Brasileiro; Mecanismos de segurança do Pix; e um primeiro estudo sobre o impacto de eventos climáticos nos resultados do sistema financeiro no Brasil.

Clique para ler o Relatório de Estabilidade Financeira do 2º semestre de 2020.

Clique para acessar a página do REF.

Clique para assistir a coletiva com o Diretor de Fiscalização, Paulo Souza.

Clique para ver a apresentação do Diretor de Fiscalização, Paulo Souza.

Fonte: Banco Central do Brasil

Research Matarazzo & Cia. Investimentos 
http://matarazzo-cia.com/blog/
05/05/2021