Taxa SELIC

Taxa SELIC

Taxa SELIC 1200 800 Research Matarazzo & Cia. Investimentos

A Taxa SELIC

Certamente muito conhecida, a Taxa Selic percorre o país sem que as pessoas saibam, a fundo sua história, funcionalidades, o impacto na economia e em seu bolso.

Porém, a partir de hoje, será possível conhecer – nos mínimos detalhes – a Taxa Selic.

O que é a Taxa Selic?

Resumidamente, ela é a taxa básica de juros do Brasil. Ela é uma referência na economia brasileira, qualquer alteração em sua porcentagem movimenta todo o mercado econômico do país. A partir dela, também são definidas outras taxas praticadas em todo território brasileiro.

Para ter uma ideia de sua importância e alcance, é por meio dela, por exemplo, que é definida a quantidade de dinheiro em circulação na economia e, por consequência, a rentabilidade de investimentos, os juros cobrados na concessão de crédito e o consumo por parte da população.

A Selic tem esse nome por conta do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia, um sistema administrado pelo Banco Central em que são negociados títulos públicos federais. A taxa média registrada nas operações feitas diariamente nesse sistema equivale à taxa Selic Over.

Devido a todo esse impacto na economia, a cada 45 dias o Comitê de Política Monetária (Copom), vinculado ao Banco Central, se reúne para definir se mantém ou altera a meta anual para a Selic.

Quando a taxa Selic foi criada?

Criada em 1979, pela Andima (Associação Nacional das Instituições do Mercado Aberto) e o Banco Central, ela passou a existir com o intuito de tornar a negociação de títulos públicos mais segura e transparente. Porém, somente em 1996 que o Banco Central, juntamente com o Comitê de Política Monetária (COPOM), começaram com o sistema de banda de juros, que tinha o objetivo de analisar os diversos aspectos para a definição de diversas taxas.

E em março de 1999, com o sistema de banda de juros extinto pelo Banco Central, o governo decidiu usar apenas uma taxa para indicar os juros do país, e por isso, a taxa referencial Selic foi criada.

Como a Selic impacta a economia?

Como já visto anteriormente, a Selic é a taxa – básica – de juros do país, ou seja, é a taxa – base – que é utilizada por instituições financeiras para definir, por exemplo, os juros de empréstimos e financiamentos.

A partir disso, ela causa alguns impactos significativos na economia, veja abaixo alguns casos:

Selic e inflação

O Banco Central trabalha com uma meta de inflação; quando o limite corre o risco de ser ultrapassado, uma estratégia de contenção pode ser a elevação dos juros. Isso porque a Selic maior representa uma inibição ao consumo, o que diminui a pressão de alta sobre os preços.

De outro lado, quando a inflação está sob controle e o governo deseja incentivar a economia, pode fazer isso reduzindo a Taxa Selic. Taxas de juros menores estimulam o crédito e o consumo. Assim, funciona como estímulo para movimentar a economia.

A Selic, portanto, é uma ferramenta do governo para manejar a inflação. Se a taxa é alta, significa que há menos crédito no mercado. Logo, existe menos dinheiro circulando e a procura por produtos e serviços é menor.

Se a demanda é mais baixa, os preços caem. Há momentos também em que o governo paga o preço da inflação para estimular o crescimento da economia.

Selic e taxas de juros

Resumidamente, se a taxa básica sobe, os juros praticados por instituições financeiras também se tornam maiores.

E a partir disso, os bancos e instituições financeiras emprestam dinheiro a taxas mais altas, e com o crédito caro, é esperado uma retração na economia, pois há maior dificuldade para circular dinheiro e consumir.

Selic e câmbio

Quando a Taxa Selic está alta, muitos investidores e especuladores externos fazem aplicações no Brasil para aproveitar os juros. Assim, circulam mais dólares na nossa economia e, consequentemente, faz o Real ganhar força.

Agora que foi possível verificar toda a importância e impacto desta taxa na economia, acompanhe os índices dos últimos 10 anos e os 10 primeiros analisados:

Últimos 10 anos da Taxa Selic

10 primeiras taxas Selic

Selic meta x Selic over

Quando os jornais informam que a taxa Selic subiu ou caiu, estão se referindo à Selic Meta; já a Selic Over, é uma taxa efetivamente praticada pelo mercado e apurada pelo Sistema Selic, com base nas operações ponderadas e ajustadas dos títulos públicos federais realizadas durante o dia. São operações envolvendo, principalmente, bancos que compram, vendem e usam títulos públicos como garantias (lastro) para empréstimos entre si. Outra diferença é que a Selic Over é ligeiramente menor que a Selic Meta.

E para saber mais informações sobre a taxa Selic e demais notícias do mercado, acompanhe o Cenário Nacional, publicado toda segunda-feira, aqui em nosso blog e nas redes sociais!

Blog: www.matarazzo-cia.com/blog

Instagram: @matarazzoinvestimentos

Facebook: @matarazzoinvestimentos

Twitter: @matarazzo_cia

LinkedIn: Matarazzo & Cia. Investimentos

Fonte:

www.bcb.gov.br | www.infomoney.com.br | www.valoreconomico.com.br | www.investing.com.br

Research Matarazzo & Cia. Investimentos
www.matarazzo-cia.com/blog/
12/05/2021