Cenário Econômico Internacional – 18/06/2021

Cenário Econômico Internacional – 18/06/2021

Cenário Econômico Internacional – 18/06/2021 1200 800 Research Matarazzo & Cia. Investimentos

Confira os destaques do Cenário Econômico Internacional desta semana:

  • OTAN assume postura firme em relação à China na primeira cúpula de Biden com aliança
  • AstraZeneca encontra obstáculos no desenvolvimento de medicamentos para a COVID-19
  • Plano de infraestrutura global do G7 enfrenta obstáculos como alternativa chinesa
  • Grandes bancos e companhias aéreas atingem nova paralisação online global
  • Mercado acionário dos EUA
  • Dólar
  • Eleições no Peru
  • Cúpula de Biden e Putin
  • EUA e UE resolvem disputa comercial Boeing-Airbus de 17 anos
  • Enviado dos EUA à Coreia do Norte visitará a Coreia do Sul para encontro triplo
  • Biden e Putin elogiam negociações positivas, mas EUA alertam sobre guerra cibernética
  • Relatório culpa soldas ruins pelo colapso do metrô da Cidade do México
  • Mercado acionário europeu
  • Ex-presidente francês Sarkozy nega irregularidade em julgamento de financiamento de campanha
  • União Europeia: Novas regras para comércio eletrônico e IVA
  • União Europeia adiciona os EUA à sua lista de destinos seguros para viagens
  • Grécia atingida por greves
  • Irlanda do Norte obtém novos líderes após alívio da crise de divisão de poder
  • Turismo francês busca novo impulso com a reabertura da Disneylândia
  • Mercado acionário na Ásia
  • Pequim acusa a OTAN de exagerar na ‘teoria da ameaça da China’
  • Japão enviará 1 milhão de doses de vacina COVID-19 para o Vietnã
  • Tropas militares de Mianmar queimam vila em escalada de violência
  • Índia critica Twitter por não cumprir as novas regras de TI
  • Japão emitirá passaporte de vacina COVID-19 para viagens ao exterior
  • Hospital sírio destruído em ataques com bombas em Afrin
  • Novo governo de Israel enfrenta teste inicial com marcha de extrema direita
  • Israel atinge Gaza em resposta a balões incendiários
  • Enquanto o Irã se prepara para votar, economia e inflação são as principais preocupações

OTAN assume postura firme em relação à China na primeira cúpula de Biden com aliança

Os líderes da OTAN advertiram na segunda-feira (14) que a China apresenta “desafios sistêmicos”, assumindo uma postura enérgica em relação a Pequim em um comunicado na primeira cúpula de Joe Biden com uma aliança que Donald Trump abertamente desacreditou.

O presidente dos EUA exortou seus colegas líderes da OTAN a enfrentar o autoritarismo e o crescente poderio militar da China, uma mudança de enfoque para uma aliança criada para defender a Europa da União Soviética durante a Guerra Fria.

A linguagem no comunicado final da cúpula, que definirá o caminho para a política de alianças, veio um dia depois que o Grupo das Sete (G7) nações ricas emitiu uma declaração sobre direitos humanos na China e em Taiwan, segundo a qual Pequim caluniou sua reputação.

“As ambições declaradas e o comportamento assertivo da China apresentam desafios sistêmicos à ordem internacional baseada em regras e a áreas relevantes para a segurança de alianças”, disseram os líderes da OTAN no comunicado.

AstraZeneca encontra obstáculos no desenvolvimento de medicamentos para a COVID-19

A fabricante de vacinas AstraZeneca na terça-feira (15) revelou que teve um revés nos testes de um tratamento para o coronavírus.

A droga, feita a partir de uma combinação de dois anticorpos, falhou em seu objetivo principal de tratar os sintomas da COVID-19 em pacientes expostos, disse a AstraZeneca em um comunicado.

O tratamento está em fase 3 ou ensaios clínicos finais para avaliar sua segurança e eficácia.

A AstraZeneca informou que 1.121 adultos não vacinados foram expostos a uma pessoa infectada como parte do ensaio.

O tratamento AZD7442 reduziu o risco de desenvolver sintomas em apenas 33% – o que “não foi estatisticamente significativo”, acrescentou.

Plano de infraestrutura global do G7 enfrenta obstáculos como alternativa chinesa

O plano de infraestrutura global anunciado pelos líderes do G7 visa oferecer aos países em desenvolvimento uma alternativa confiável a Belt and Road Initiative da China – mas enfrenta grandes obstáculos no terreno.

O presidente dos EUA, Joe Biden, conseguiu convencer o G7 a assinar a iniciativa, atraindo aliados para a rivalidade estratégica de Washington com Pequim, sob um plano intitulado “Build Back Better World” (B3W) que visa fornecer centenas de bilhões em investimentos em infraestrutura para o desenvolvimento nações.

É um projeto que tira uma página do livro da China, com Pequim já tentando exercer influência e fazer amizade com bilhões de dólares através de sua Belt and Road Initiative, embora às vezes sem grande sucesso.

O plano de Pequim “não cumpriu muitas de suas promessas e gerou resistência contra a China de muitos países, criando uma abertura para a iniciativa B3W”, disse Eswar Prasad, especialista da Universidade Cornell.

A China lançou o projeto em 2013, com o objetivo de desenvolver infraestrutura terrestre e marítima que ligaria a Ásia, Europa e África à China.

Grandes bancos e companhias aéreas atingem nova paralisação online global

Grandes bancos e companhias aéreas estavam entre as empresas atingidas por uma nova paralisação online global na quinta-feira (17), com o problema rastreado até a fornecedora de tecnologia americana Akamai.

Um blecaute de uma hora atingiu várias companhias aéreas dos Estados Unidos e várias firmas financeiras australianas, bem como outras empresas espalhadas pelo mundo, com clientes irritados incapazes de acessar sites e aplicativos móveis.

“Estamos cientes do problema e trabalhando ativamente para restaurar os serviços o mais rápido possível”, disse um porta-voz da Akamai.

As companhias aéreas American, Delta, United e Southwest estavam entre as afetadas, enquanto o problema parecia ser mais prolongado na Austrália – onde os problemas ocorreram no meio da tarde enquanto o resto do mundo dormia.

Eleições no Peru

Os peruanos ainda esperavam na segunda-feira (14) pela confirmação de seu próximo presidente, mais de uma semana depois de um segundo turno polarizador, com o socialista Pedro Castillo agarrado a uma estreita vantagem que levaria o país firmemente à esquerda.

A contagem da eleição, que aumentou menos de 0,02% desde sábado e está em 99,953%, mostrou o ex-professor com 50,14% dos votos, menos de 50.000 votos à frente do rival de direita Keiko Fujimori.

Fujimori alegou fraude eleitoral, sem oferecer nenhuma prova concreta para sua reivindicação.

Castillo, 51, pouco conhecido antes de uma vitória surpresa no primeiro turno em abril, abalou a elite política e empresarial do país andino rico em cobre com planos de reformular a constituição e aumentar drasticamente os impostos sobre a mineração.

Ele disse que os peruanos já “escolheram seu caminho” e que seu partido de extrema-esquerda, o Peru Livre, saudou a vitória, apesar das tentativas de Fujimori de anular alguns votos que foram contra ela, impedindo a confirmação oficial do resultado.

Ainda não está claro quando o órgão eleitoral do país anunciará formalmente o vencedor, embora Castillo tenha pedido que a contagem seja encerrada rapidamente para acabar com a incerteza.

Cúpula de Biden e Putin

O presidente Joe Biden desembarcou na terça-feira (15) em Genebra, na véspera de sua primeira cúpula com Vladimir Putin, uma reunião que a Casa Branca espera estabelecer “linhas vermelhas” claras, evitando que o relacionamento EUA-Rússia se deteriore ainda mais.

“Estou sempre pronto”, disse Biden aos repórteres com um sorriso, quando questionado se estava preparado para o confronto tenso.

Biden e Putin ficarão reunidos por horas na quarta-feira (16) em um elegante complexo de vilas em Genebra, um cenário que lembra a cúpula Reagan-Gorbachev da Guerra Fria na cidade suíça em 1985.

Uma das poucas coisas em que ambos os lados podem concordar é que as relações Rússia-EUA estão em seu ponto mais baixo desde os dias distantes do impasse da superpotência EUA-Soviética.

EUA e UE resolvem disputa comercial Boeing-Airbus de 17 anos

Os Estados Unidos e a União Europeia disseram na terça-feira (15) que resolveram uma disputa de 17 anos sobre os subsídios às aeronaves, concordando em suspender as tarifas por cinco anos decorrentes da disputa Boeing – Airbus.

“Esta reunião começou com um avanço nas aeronaves”, disse a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, que se encontrou com o presidente Joe Biden em uma cúpula EUA-UE em Bruxelas. “Isso realmente abre um novo capítulo em nosso relacionamento porque passamos do litígio para a cooperação em aeronaves – após 17 anos de disputa.”

Em uma entrevista coletiva subsequente, von der Leyen acrescentou: “O acordo que encontramos agora realmente abre um novo capítulo em nosso relacionamento, porque passamos do litígio para a cooperação”.

Como parte do acordo, a UE e os EUA concordaram em fornecer financiamento para pesquisa e desenvolvimento através de um processo aberto e transparente, bem como em não dar apoio específico, como incentivos fiscais, a seus próprios produtores que prejudicaria o outro lado.

A ideia é também colaborar no tratamento de práticas não mercantis conduzidas por outros países, incluindo a China, que está desenvolvendo suas próprias aeronaves civis.

Enviado dos EUA à Coreia do Norte visitará a Coreia do Sul para encontro triplo

O recém-nomeado enviado dos Estados Unidos para a Coreia do Norte, Sung Kim, fará sua primeira visita à vizinha Coreia do Sul nesta semana para um possível encontro triplo com contrapartes de Seul e Tóquio, disse a agência de notícias Kyodo na quarta-feira (16).

A visita, de sábado a 24 de junho, ocorre depois que o presidente Joe Biden e o presidente sul-coreano Moon Jae-in realizaram sua primeira cúpula em maio, injetando uma nova urgência nos esforços para envolver o Norte nas negociações sobre suas armas nucleares.

Takehiro Funakoshi, diretor-geral do Escritório de Assuntos Asiáticos e Oceânicos do Ministério das Relações Exteriores do Japão, participará, assim como Noh Kyu-duk, o representante especial do Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Sul para assuntos de paz e segurança da península coreana.

Sung Kim, nomeado por Biden no mês passado, é um diplomata coreano-americano que teve o mesmo papel no governo do presidente Barack Obama e ajudou a organizar as cúpulas do ex-presidente Donald Trump com o líder do Norte, Kim Jong Un.

Biden e Putin elogiam negociações positivas, mas EUA alertam sobre guerra cibernética

Joe Biden e Vladimir Putin buscaram esfriar as tensões na relação EUA-Rússia em sua primeira cúpula em Genebra na quarta-feira (16), com o presidente dos EUA dizendo que Putin não quer uma nova Guerra Fria.

Os dois líderes mostraram-se cautelosamente positivos após mais de três horas de negociações, incluindo duas horas a sós apenas com o ministro das Relações Exteriores da Rússia e o secretário de Estado dos EUA.

“A conversa foi absolutamente construtiva”, disse Putin a repórteres, acrescentando que eles concordaram que seus embaixadores reassumissem seus cargos em um gesto de cura diplomática.

Biden qualificou a sessão, conduzida em uma elegante vila às margens do Lago de Genebra, de “boa”.

No entanto, Biden alertou enfaticamente o Kremlin contra quaisquer ataques cibernéticos no que ele disse serem 16 áreas claramente definidas da infraestrutura crítica dos EUA.

Essas áreas, que ele não divulgou, “deveriam ser proibidas”. As violações, advertiu Biden, levariam a uma resposta dos EUA na mesma moeda – “cibernética”.

Relatório culpa soldas ruins pelo colapso do metrô da Cidade do México

Um relatório preliminar de especialistas sobre o colapso de uma linha elevada de metrô da Cidade do México que matou 26 pessoas atribuiu grande parte da culpa na quarta-feira (16) às soldas ruins em pregos que uniam vigas de aço a uma camada de concreto que sustentava a via cama.

O governo da cidade contratou a empresa de certificação norueguesa DNV para estudar as possíveis causas do acidente de 3 de maio, em que um vão da linha elevada se dobrou ao solo, arrastando dois vagões do metrô.

O relatório também disse que aparentemente não havia vigas suficientes e que o concreto derramado sobre elas pode estar com defeito; as soldas entre trechos de vigas de aço também parecem ter sido malfeitas.

“Os pinos apresentavam deficiências no processo de soldagem”, afirma o relatório.

A existência de defeitos de construção quando a linha foi construída entre 2010 e 2012 pode ser um grande golpe para a carreira política do principal diplomata mexicano, que era prefeito na época, e para o homem mais rico do México, cuja empresa construiu parte da linha do metrô.

Mercado acionário dos EUA e câmbio ao longo da semana

Na segunda-feira (14), as bolsas de valores de Nova York fecharam mistas, em meio a expectativa dos investidores pela decisão de política monetária do Federal Reserve na quarta (16). As ações do setor de tecnologia foram responsáveis pelos principais ganhos no dia. O índice Dow Jones teve queda de 0,25%, a 34.392,75 pontos. O índice S&P 500 teve alta de 0,18%, a 4.255,15 pontos. E o índice Nasdaq teve alta de 0,74%, a 14.174,14 pontos.

Na terça-feira (15), as bolsas de valores de Nova York fecharam em queda, com dados mostrando uma inflação mais forte e com vendas mais fracas no varejo. O índice Dow Jones teve queda de 0,27%, a 34.301,8 pontos. O índice S&P 500 teve queda de 0,19%, a 4.246,86 pontos. E o índice Nasdaq teve queda de 0,71%, a 14.072,86 pontos.

Na quarta-feira (16), as bolsas de valores de Nova York fecharam em queda, após anúncio do Federal Reserve indicar um possível aumento das taxas de juros em 2023. O índice Dow Jones teve queda de 0,77%, a 34.033,67 pontos. O índice S&P 500 teve queda de 0,54%, a 4.223,7 pontos. E o índice Nasdaq teve queda de 0,24%, a 14.039,68 pontos.

Na quinta-feira (17), as ações do setor de tecnologia operavam em alta, devido ao otimismo em torno de uma rápida recuperação econômica. Por volta das 13h05, o índice Dow Jones registrava queda de 0,67%, a 33.807,01 pontos. O índice S&P 500 registrava queda de 0,13%, a 4.218,33 pontos. E o índice Nasdaq registrava alta de 1,07%, a 14.132,27 pontos.

DÓLAR

Na segunda (14) – O dólar fechou em queda de 1,02%, cotado a R$ 5,0707. A moeda chegou a R$ 5,11 na máxima do dia.

Na terça-feira (15) – O dólar à vista fechou em queda de 0,55%, cotado a R$ 5,0428.

Na quarta-feira (16) – O dólar à vista teve alta de 0,34%, cotado a R$ 5,0600. O banco central dos Estados Unidos sinalizou a primeira alta de juros prevista para 2023, o que fez o dólar se fortalecer.

Na quinta-feira (17) – Por volta das 14h04, o dólar operava em queda de 0,61% cotado a R$ 5,028. Na máxima do dia até o momento chegou a R$ 5,076 e na mínima a R$ 5,009. Os investidores repercutiam sobre a sinalização do Federal Reserve de que pode começar a elevar os juros a um ritmo mais rápido do que o esperado.

O ex-presidente francês Sarkozy nega irregularidade em julgamento de financiamento de campanha

O ex-presidente francês Nicolas Sarkozy compareceu ao tribunal na terça-feira (15), negando irregularidades e mostrando raiva pelas acusações durante um julgamento sobre o financiamento supostamente ilegal de sua tentativa malsucedida de reeleição em 2012.

Sarkozy, de 66 anos, enfrenta alegações de que gastou quase o dobro do valor máximo legal de 22,5 milhões de euros na corrida presidencial que perdeu para o socialista François Hollande.

Sarkozy fez sua primeira aparição no julgamento que começou no mês passado. O tribunal de Paris está tentando determinar se ele estava ciente do sistema de faturas falsas que visava cobrir os gastos excessivos.

“Você tem diante de si alguém cuja vida se dedica à política há 40 anos”, disse ele ao tribunal, descrevendo como participou de mais de 40 comícios, além de entrevistas em jornais e programas de televisão entre meados de fevereiro e maio de 2012.

O processo começou menos de três meses depois que Sarkozy foi condenado por corrupção e tráfico de influência em outro caso. Ele apelou desse veredicto.

União Europeia: Novas regras para comércio eletrônico e IVA

A partir de 1 de julho, novas regras do IVA entrarão em vigor na União Europeia, que facilitam o cumprimento das obrigações existentes relacionadas com o IVA e reduzirá os encargos administrativos para as empresas que realizam vendas online transfronteiriças.

Para as compras online, foi desenvolvido um portal eletrônico, onde as empresas que efetuam vendas online podem registar-se eletronicamente para efeitos de IVA num Estado-Membro para todas as vendas à distância intracomunitárias de bens e prestações de serviços fornecidos aos clientes finais.

 Até agora, essas empresas foram obrigadas a se registrar em qualquer país da UE, antes de poderem fazer vendas a clientes finais nos países da UE em questão. O regime de balcão único (OSS) pode ser usado para declarar aos clientes finais o IVA devido sobre bens e serviços vendidos online em toda a UE.

A importante alteração que entrará em vigor a partir de 1 de julho dá às empresas búlgaras que operam no mercado europeu a possibilidade de declarar e pagar eletronicamente o IVA para todas as vendas intra-união, apresentando uma declaração trimestral de IVA às autoridades búlgaras, mesmo no caso de vendas transfronteiriças.

União Europeia adiciona os EUA à sua lista de destinos seguros para viagens

A União Europeia decidiu adicionar os Estados Unidos à sua lista de viagens seguras, o que significa que será mais fácil para os cidadãos americanos tirarem férias em um dos 27 estados-membros, confirmaram duas fontes da UE à imprensa.

As viagens não essenciais dos Estados Unidos e de outros lugares foram proibidas na UE após a pandemia do coronavírus para evitar um contágio posterior. No entanto, à medida que as vacinações ganham força, os 27 embaixadores da UE baseados em Bruxelas recomendaram na quarta-feira (16) que a região permitisse viajantes não essenciais de oito novos países e territórios.

São eles os EUA, Albânia, Macedônia do Norte, Sérvia, Líbano, Taiwan, Macau e Hong Kong.

Esta nova recomendação da UE pode ir um passo além ao permitir que os turistas dos EUA façam uma visita com apenas um teste negativo e evitar a necessidade de um período de quarentena. Cabe agora a cada país da UE decidir como implementarão as diretrizes e permitir a entrada de turistas. Os viajantes devem confirmar as regras do destino pretendido antes de voar.

Grécia atingida por greves

O parlamento da Grécia deve aprovar uma polêmica reforma trabalhista, apesar das greves generalizadas.

Os trabalhadores de transporte público saíram as ruas na quarta-feira (16) pela segunda semana consecutiva para protestar contra o projeto de lei.

Os serviços de ferry para as ilhas gregas também foram paralisados ​​por 24 horas, enquanto vários outros serviços públicos foram encerrados.

O governo grego afirma que a nova lei vai introduzir a possibilidade de horários de trabalho flexíveis, permitindo uma jornada de 10 horas, bem como regras sobre o teletrabalho.

O projeto também visa prevenir o assédio sexual no local de trabalho e melhorar as condições de licença parental, acrescentou.

Mas os sindicatos descreveram o projeto de lei como uma “monstruosidade”, que dizem que negará aos trabalhadores o direito de greve.

A nova lei visa impor um serviço mínimo nos serviços públicos em caso de greve e responsabilizar criminalmente os sindicatos, com a introdução de multas, em caso de interrupção do serviço.

Irlanda do Norte obtém novos líderes após alívio da crise de divisão de poder

A Irlanda do Norte conseguiu novos líderes governamentais na quinta-feira (17), depois que os dois maiores partidos romperam um impasse que ameaçava afundar a administração de partilha de poder católico-protestante.

Paul Givan, do Partido Unionista Democrático pró-britânico, foi confirmado como primeiro-ministro, e Michelle O’Neill, do partido nacionalista irlandês Sinn Fein, foi reconduzida como vice-primeiro-ministro.

Aceitando a nomeação em uma sessão da Assembleia da Irlanda do Norte, Givan disse que os políticos “devem reconhecer que há mais em comum do que nos separa”.

O Sinn Fein havia ameaçado não preencher o cargo de deputado devido a uma contenda sobre proteções para a língua irlandesa. Isso teria desativado o governo – sob os acordos de divisão de poder estabelecidos como parte do acordo de paz da Irlanda do Norte, um governo não pode ser formado a menos que ambas as funções sejam preenchidas.

Turismo francês busca novo impulso com a reabertura da Disneylândia

O setor de turismo da França está dando mais um passo em direção à normalidade com a reabertura da Disneyland Paris, duas semanas depois que o país reabriu suas fronteiras para visitantes vacinados de todo o mundo.

O parque temático mais frequentado da Europa em Marne-la-Vallee, a leste da capital francesa, abriu suas portas na quinta-feira (17), após quase oito meses de fechamento.

Uma multidão de visitantes sorridentes foi recebida por personagens da Disney dançando ao som de música alegre.

“Não podíamos perder a reabertura”, disse Elodie Piedfort, da região de Haute-Loire, no centro da França. “Porque eu sou enfermeira, tem sido um ano muito difícil e estar aqui, junto com meu filho, é ótimo. E a reabertura, seguir em frente também é ótimo.”

Mercado acionário europeu

Na segunda-feira (14), as bolsas europeias fecharam a maioria em alta, impulsionadas pela alta dos contratos da commodity energética no mercado futuro. O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em alta de 0,18%, a 458,32 pontos. Na bolsa de Paris, o índice CAC 40 teve alta de 0,24%, a 6.616,35 pontos. Em Frankfurt o índice DAX teve queda de 0,13%, a 15.673,64 pontos. O índice PSI 20 de Lisboa teve alta de 1,01%, a 5.198,63 pontos. Em Madri, o IBEX 35 teve alta de 0,83%, a 9.281,10 pontos. O índice FTSE 100 teve alta de 0,18%, a 7.146,68 pontos.

Na terça-feira (15), as bolsas europeias fecharam a maioria em alta, impulsionadas pelo otimismo em relação à recuperação econômica. O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em alta de 0,11%, a 459 pontos. Na bolsa de Paris, o índice CAC 40 teve alta de 0,35%, a 6.639 pontos. Em Frankfurt o índice DAX teve alta de 0,36%, a 15.729 pontos. O índice PSI 20 de Lisboa teve alta de 0,05%, a 5.201 pontos. Em Madri, o IBEX 35 teve queda de 0,54%, a 9.230 pontos. O índice FTSE 100 teve alta de 0,53%, a 6772,12 pontos.

Na quarta-feira (16), as bolsas europeias fecharam a maioria em alta, apesar da cautela dos investidores antes da reunião do Federal Reserve. O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em alta de 0,23%, a 459,86 pontos. Na bolsa de Paris, o índice CAC 40 teve alta de 0,20%, a 6.652 pontos. Em Frankfurt o índice DAX teve leve queda de 0,12%, a 15.710 pontos. O índice PSI 20 de Lisboa teve alta de 0,46%, a 5.225 pontos. Em Madri, o IBEX 35 teve queda de 0,31%, a 9.202 pontos. O índice FTSE 100 teve alta de 0,17%, a 7.184,95 pontos.

Na quinta-feira (17), as bolsas europeias fecharam a maioria em queda, com investidores avaliando o comunicado do Federal Reserve sinalizando a possível alta de juros para 2023. As ações do setor de energia estiveram pressionadas, em jornada negativa para o petróleo. O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em queda de 0,12%, a 459,33 pontos. Na bolsa de Paris, o índice CAC 40 teve alta de 0,20%, a 6.666,26 pontos. Em Frankfurt o índice DAX teve leve alta de 0,11%, a 15.727,67 pontos. O índice PSI 20 de Lisboa teve queda de 0,83%, a 5.181,95 pontos. Em Madri, o IBEX 35 teve queda de 0,07%, a 9.195,90 pontos. O índice FTSE 100 teve queda de 0,44%, a 7.153,43 pontos.

Pequim acusa a OTAN de exagerar na ‘teoria da ameaça da China’

Pequim acusou na terça-feira (15) a OTAN de exagerar a ameaça da China e “criar confronto”, após uma promessa dos aliados ocidentais de trabalharem juntos para combater os “desafios sistêmicos” colocados por suas políticas.

Os líderes da OTAN assumiram o compromisso na segunda-feira (14), quando o presidente dos EUA, Joe Biden, renovou os laços transatlânticos de Washington em sua primeira cúpula com os aliados.

Em uma ampla declaração de intenções, os líderes disseram que as ações cada vez mais assertivas da China na construção de um arsenal nuclear e capacidades de guerra espacial e cibernética ameaçam a ordem internacional.

Em resposta, uma declaração da missão chinesa à União Europeia pediu que a OTAN “visse o desenvolvimento da China de forma racional, pare de exagerar várias formas da ‘teoria da ameaça da China’ e não use os interesses legítimos e direitos legais da China como desculpa para manipular o grupo política (enquanto) cria confrontos artificialmente “.

Acrescentou que as acusações da OTAN eram uma “difamação do desenvolvimento pacífico da China, um erro de avaliação da situação internacional e do seu próprio papel, e é a continuação de uma mentalidade da Guerra Fria e da psicologia política do grupo em funcionamento”.

Japão enviará 1 milhão de doses de vacina COVID-19 para o Vietnã

O Japão enviará 1 milhão de doses de vacina COVID-19 para o Vietnã, disse o ministro das Relações Exteriores, Toshimitsu Motegi, na terça-feira (15), enquanto o Vietnã busca acelerar sua campanha de compra de vacinas para enfrentar uma onda mais obstinada de infecções.

O embarque de vacinas AstraZeneca produzidas no Japão deve chegar ao Vietnã na quarta-feira (16), disse Motegi.

O Vietnã, com uma população de cerca de 98 milhões, registrou um total de 10.241 casos de coronavírus, com apenas 58 mortes, desde o início da pandemia.

O Japão está considerando doações adicionais de vacinas para o Vietnã e Taiwan, e está planejando embarques semelhantes para a Indonésia, Malásia, Filipinas e Tailândia a partir do início de julho, acrescentou Motegi.

Taiwan recebeu 1,24 milhão de doses de AstraZeneca do Japão no início deste mês para conter o ressurgimento de casos de COVID-19 na ilha. O governo taiwanês agradeceu ao Japão pelo embarque e por sua consideração em relação à ajuda adicional.

“Continuaremos a manter uma comunicação próxima com o lado japonês e esperamos uma chegada tranquila das vacinas em Taiwan o mais rápido possível”, disse o Ministério das Relações Exteriores de Taiwan em um comunicado.

Tropas militares de Mianmar queimam vila em escalada de violência

Tropas do governo em Mianmar queimaram grande parte de uma vila no centro do país, disse um morador na quarta-feira (16), confirmando relatos da mídia independente e de redes sociais.

A ação parecia ser uma tentativa de suprimir a resistência contra a junta militar governante.

O ataque é o exemplo mais recente de como a violência se tornou endêmica em grande parte de Mianmar nos últimos meses, enquanto a junta militar tentava subjugar uma incipiente insurreição em todo o país.

Depois que o exército tomou o poder em fevereiro, derrubando o governo eleito de Aung San Suu Kyi, um movimento não violento de desobediência civil surgiu para desafiar o regime militar, mas a tentativa da junta de reprimi-lo com força mortal alimentou em vez de reprimir a resistência.

Índia critica Twitter por não cumprir as novas regras de TI

O ministro de tecnologia da Índia disse que o Twitter desafiou deliberadamente e falhou em cumprir as novas regras de tecnologia da informação do país, que entraram em vigor no final de maio.

As novas regras ou as chamadas Diretrizes Intermediárias, anunciadas em fevereiro, visam regulamentar o conteúdo em empresas de mídia social como o Facebook, WhatsApp e Twitter, tornando-as mais responsáveis ​​pelos pedidos legais de remoção rápida de postagens e compartilhamento de detalhes sobre os originadores das mensagens.

As regras também exigem que as grandes empresas de mídia social estabeleçam mecanismos de reparação de reclamações e indiquem novos executivos para coordenar a aplicação da lei.

O Twitter não respondeu a um pedido de comentário, embora tenha dito na segunda-feira (14) que estava mantendo o ministério de tecnologia da Índia informado sobre as medidas que está tomando.

Japão emitirá passaporte de vacina COVID-19 para viagens ao exterior

O Japão disse na quinta-feira (17) que disponibilizará um passaporte de vacina a partir do próximo mês para viajantes japoneses, à medida que governos ao redor do mundo experimentam maneiras de relançar viagens de negócios e turismo.

“Estamos nos preparando para emitir um certificado de vacinação para aqueles que precisam de um, quando eles visitam países estrangeiros”, disse o porta-voz do governo Katsunobu Kato.

O certificado será em papel, em vez de digital, e será emitido pelos governos locais a partir do próximo mês, disse ele.

Mercado acionário na Ásia

Na segunda-feira (14), as bolsas asiáticas fecharam em alta, em dia de liquidez reduzida em meio a feriados que mantiveram fechados mercados da região da Ásia e do Pacífico, incluindo os da China, de Hong Kong, de Taiwan e Austrália. O índice japonês Nikkei teve alta de 0,74%, a 29.161,80 pontos. O índice Kospi da Coréia do Sul teve alta de 0,08%, a 3.252,13 pontos.

Na terça-feira (15), as bolsas asiáticas fecharam mistas, em meio a expectativa pela reunião do Federal Reserve na quarta (16). O índice Xangai teve queda de 0,92%, a 3.556,56 pontos. O índice japonês Nikkei teve alta de 0,96%, a 29.441,30 pontos. O índice Hang Seng de Hong Kong teve alta de 0,71%, a 28.638,53 pontos. O índice CSI300 teve queda de 1,1%, a 5.166,56 pontos.

Na quarta-feira (16), as bolsas asiáticas fecharam em baixa, com investidores atentos e cautelosos antes da decisão de política monetária do Federal Reserve. O índice Xangai teve queda de 1,07%, a 3.518,33 pontos. O índice japonês Nikkei teve queda de 0,51%, a 29.291,01 pontos. O índice Hang Seng de Hong Kong teve queda de 0,70%, a 28.436,84 pontos. O índice CSI300 teve queda de 1,67%, a 5.080,49 pontos.

Na quinta-feira (17), as bolsas asiáticas fecharam mistas, após anúncio do Federal Reserve sinalizando uma possível elevação nos juros mais cedo do que se imaginava. O índice Xangai teve alta de 0,21%, a 3.525,60. O índice japonês Nikkei teve queda de 0,93%, a 29.018,33 pontos. O índice Hang Seng de Hong Kong teve alta de 0,43%, a 28.558,59 pontos. O índice CSI300 teve alta de 0,42%, a 5.101,89 pontos.

Hospital sírio destruído em ataques com bombas em Afrin

Pelo menos 18 pessoas morreram, incluindo médicos, depois que bombas atingiram o hospital al Shiifa em Afrin, norte da Síria, no domingo, deixando a maternidade e o pronto-socorro em ruínas.

“Houve um ataque à cidade perto do hospital e os feridos foram trazidos para cá”, explica o diretor do hospital, Hussam Adnan. “Uma hora depois, um foguete o atingiu. Destruiu tanto a maternidade quanto aqui, o pronto-socorro”.

Não está claro quem estava por trás do ataque que também feriu dezenas e veio de áreas onde tanto as tropas do governo sírio quanto os combatentes liderados por curdos estão destacados.

Novo governo de Israel enfrenta teste inicial com marcha de extrema direita

O novo governo de Israel enfrentou um teste na terça-feira (15), enquanto ultranacionalistas judeus se preparavam para marchar sobre Jerusalém oriental anexada, alimentando tensões que a ONU alertou e ameaçam um frágil cessar-fogo em Gaza.

As manifestações de grupos judeus de extrema-direita em bairros árabes aumentaram as tensões nos últimos meses, levando a uma intervenção policial no complexo da mesquita de Al-Aqsa, que desencadeou o surto mais mortal de violência israelense-palestina desde 2014.

A chamada Marcha das Bandeiras, que comemora o aniversário da ocupação israelense de 1967 no setor leste da cidade, estava originalmente marcada para quinta-feira passada, mas foi adiada devido à oposição da polícia israelense à rota e aos avisos dos governantes islâmicos de Gaza, Hamas.

O ex-governo do veterano primeiro-ministro Benjamin Netanyahu adiou a marcha para terça-feira (15), uma decisão confirmada na segunda-feira (14) pelo novo governo do primeiro-ministro Naftali Bennett.

“O direito de manifestar-se é um direito em todas as democracias”, disse o ministro da Segurança Interna, Omer Bar-Lev.

Israel atinge Gaza em resposta a balões incendiários

Israel realizou ataques aéreos na Faixa de Gaza na manhã de quarta-feira (16) depois que militantes em território palestino enviaram balões incendiários ao sul do país, no primeiro grande conflito entre os dois lados desde um surto em maio em que centenas foram mortos.

As greves foram as primeiras sob o novo governo de coalizão liderado por Naftali Bennett, que assumiu no domingo após destituir o ex-primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.

Enquanto mais de mil manifestantes ultranacionalistas carregando bandeiras israelenses invadem a cidade velha de Jerusalém, com dezenas de policiais destacados e monitores internacionais pedindo calma.

De acordo com fontes palestinas, a Força Aérea de Israel teve como alvo pelo menos um local a leste de Khan Yunis, no sul da Faixa de Gaza, que abriga cerca de dois milhões de pessoas.

A Força de Defesa de Israel disse que em resposta aos “balões incendiários”, seus “aviões de combate atingiram complexos militares pertencentes à organização terrorista Hamas”.

Enquanto o Irã se prepara para votar, economia e inflação são as principais preocupações

Os iranianos vão às urnas na sexta-feira (18) para eleger o sucessor do presidente Hassan Rouhani. Mas muitos eleitores se absterão, para se concentrar em fazer face às despesas em meio a uma crise econômica devastadora.

A agência de votação estudantil iraniana, vinculada ao estado, projetou mais recentemente uma participação de 42% dos 59 milhões de eleitores qualificados do país, o que seria uma baixa histórica.

Quem quer que ganhe a corrida presidencial enfrentará a tarefa nada invejável de tentar reformar a economia amplamente controlada pelo Estado do Irã, que foi atingida especialmente por anos de sanções ocidentais, a pandemia COVID-19 e a alta inflação.

Desde que o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, retirou unilateralmente os Estados Unidos do acordo nuclear de Teerã com potências mundiais em 2018 e impôs sanções esmagadoras ao país, a já debatida economia iraniana entrou em queda livre.

O mesmo aconteceu com a moeda nacional, o rial.

Em 2015, logo depois que Teerã concordou em restringir seu programa nuclear em troca de sanções, U$ 1 comprou cerca de 32.000 riais. Hoje, U$1 compra cerca de 238.000 riais.

O colapso da moeda fez com que o valor do dinheiro que os iranianos mantinham no banco diminuísse drasticamente, enquanto o custo de bens básicos e importados disparou.

Research Matarazzo & Cia. Investimentos
www.matarazzo-cia.com/blog
18/06/2021