Como tirar certificado de vacina da Covid-19 para viagem

Como tirar certificado de vacina da Covid-19 para viagem

Como tirar certificado de vacina da Covid-19 para viagem 1200 800 Research Matarazzo & Cia. Investimentos

Como tirar certificado de vacina da Covid-19 para viagem

Brasileiros que já completaram ciclo de vacinação com a dose única ou as duas doses dos imunizantes já podem solicitar o certificado de vacinação contra a Covid-19.

Os certificados de vacinação são emitidos online, pela internet. Na Europa, os Ministérios da Saúde de cada país têm a responsabilidade de emiti-los, conforme as regras decididas pela União Europeia, e o documento é gratuito.

Já no Brasil, o Certificado Nacional de Vacinação (CNV) é emitido pelo Ministério da Saúde.

O documento serve como comprovação legal e pode ser útil, por exemplo, para viajantes que planejam ir a países que permitem a entrada de brasileiros mediante a apresentação de comprovante de vacinação.

A emissão do certificado está disponível na plataforma do Sistema Único de Saúde (ConecteSUS).

O certificado não tem validade internacional, ficando a critério de cada país decidir sobre sua aceitação. O mais recomendado é que quem pretende viajar para fora do Brasil consulte as informações mais atualizadas junto à embaixada do país que pretende visitar.

A seguir, veja um passo a passo para tirar o documento:

1. Cadastro na plataforma gov.br

O primeiro passo é fazer um cadastro nesta plataforma do governo federal: https://www.gov.br/pt-br/servicos/criar-sua-conta-meu-gov.br.

2. Entre no Conecte SUS

Ao ingressar na plataforma, clique em “Cidadão” e, depois, em “Entrar com gov.br”.

Ao fazer isso, você será direcionado para uma página onde deverá colocar seu número de CPF e a senha criada no passo 1.

3. Acesse as informações da sua vacina

Ao clicar no ícone “Vacinas”, você terá acesso a informações fundamentais sobre sua vacinação, como a data da aplicação, o nome do fabricante do imunizante, o número do lote e a unidade de saúde onde a vacina foi aplicada.

Mas importante: neste momento, antes de acessar as informações da vacina, o Conecte SUS informa que “os registros de vacina podem estar disponíveis em até 10 dias após a entrada nos sistemas de informação”.

4. Baixe o Certificado de Vacinação

Depois de entrar no ícone “Vacinas” citado acima e clicar nas informações sobre sua vacina, você verá a vacina que tomou e, logo abaixo, as doses. Ao clicar em qualquer uma delas, aparece o botão “Certificado de Vacinação”.

Ao clicar nele, irá aparecer na tela o “Certificado Nacional de Vacinação Covid-19”, que trará seus dados pessoais (como nome completo, data de nascimento e CPF) e informações da sua vacina, além de um QR Code.

Dica

Você pode deixar este certificado em inglês ou espanhol (alguns países estrangeiros exigem que este documento esteja em uma destas línguas estrangeiras para aceitá-lo como comprovante de vacinação do turista). Basta clicar, no topo da página, no ícone da bandeira brasileira (BRA). Surgirão as opções “English” (com a bandeira dos EUA, para inglês) e “Espanol” (bandeira da Espanha, para espanhol).

5. Fique atento

Neste momento, está a critério de cada país aceitar (ou não) este Certificado Nacional de Vacinação como prova de que o turista brasileiro está totalmente vacinado.

E trata-se de uma situação extremamente dinâmica: há países que podem começar a aceitá-lo (ou deixar de aceitá-lo) como documento válido de uma hora para outra.

Por isso, antes de fazer qualquer viagem internacional, verifique primeiramente se o destino que você quer visitar está aceitando turistas vindos do Brasil (muitos ainda não estão).

E, caso o local esteja aberto a viajantes vacinados vindos do território brasileiro, informe-se se o Certificado Nacional de Vacinação é um dos documentos pedidos pelas autoridades.

FONTES

Infomoney | R7 | G1 | Euro News | UOL | Reuters | BBC | Catraca Livre

Research Matarazzo & Cia. Investimentos
www.matarazzo-cia.com/blog
27/10/2021