Cenário Econômico Internacional – 10/12/2021

Cenário Econômico Internacional – 10/12/2021

Cenário Econômico Internacional – 10/12/2021 1200 800 Research Matarazzo & Cia. Investimentos

Confira os destaques do Cenário Internacional desta semana:

  • Chefe da ONU nomeia Stephanie Williams como conselheira da Líbia
  • ONU alerta sobre a incapacidade do mundo de restaurar a paz
  • As vacinas devem funcionar contra a variante Ômicron, diz a OMS
  • Após euforia de recuperação, economia mundial teme nova desaceleração
  • Mercado acionário dos EUA
  • Dólar
  • Governo dos EUA pode faltar com pagamentos a partir de 21 de dezembro, diz Think Tank
  • Argentina detecta primeiro caso da Ômicron, diz Ministério da Saúde do país
  • EUA confirmam boicote diplomático aos Jogos de Inverno de Pequim; atletas norte-americanos competirão
  • Conversas entre Biden e Putin não geram nenhum avanço nas tensões na Ucrânia
  • Câmara dos EUA apresenta legislação “acelerada” para aumentar limite da dívida
  • Zuckerberg e Chan investem até US$ 3,4 bilhões em avanços científicos
  • Grande interrupção na rede de computação em nuvem da Amazon interrompe negócios nos EUA
  • Biden critica a “recessão” da democracia na cúpula da Casa Branca
  • Mercado acionário europeu
  • Novas restrições a não vacinados entram em vigor na Itália
  • Notas de euro definidas para o primeiro redesenho completo em 20 anos
  • O novo chanceler alemão Scholz revela novos membros do gabinete
  • Bielo-Rússia impõe sanções retaliatórias às companhias aéreas da UE e do Reino Unido
  • Os planos do novo governo da Alemanha
  • O vice-ministro húngaro do Fidesz acusado de aceitar propina
  • Foguete russo decola levando bilionário japonês para a ISS
  • Banco Central francês eleva previsão de crescimento econômico de 2021 para 6,7%, diz Villeroy
  • Gazprom Neft espera produção recorde de hidrocarbonetos este ano, chegando a 100 milhões de toneladas
  • Mercado acionário na Ásia
  • Evergrande alerta para possível calote em meio a dificuldades para pagar dívida
  • Princesa Aiko, do Japão, tem primeira aparição pública após se tornar adulta
  • Alibaba anuncia reestruturação e troca comando da equipe financeira
  • China: Fitch corta rating da incorporadora China Aoyuan e cita default da dívida
  • China afirma que boicote dos EUA aos Jogos de Inverno de Pequim é preconceito ideológico
  • Ações da Kaisa são suspensas em Hong Kong após vencimento de dívida sem pagamento
  • Fitch afirma que Evergrande entrou em default e rebaixa rating da incorporadora
  • Coreia do Sul exibe protótipo de arma hipersônica semelhante às dos EUA
  • Presidente libanês, primeiro-ministro e porta-voz do parlamento expressam satisfação com o acordo saudita-francês
  • O governo dos Emirados Árabes Unidos muda o fim de semana para sábado a domingo a partir de 2022
  • Visão compartilhada, compromisso com a integração são a base dos acordos comerciais do Golfo
  • Produção industrial saudita atinge maior nível desde abril de 2020
  • Cortes de preços de vegetais ajudam a desacelerar a inflação do Egito em novembro

Chefe da ONU nomeia Stephanie Williams como conselheira da Líbia

O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, anunciou segunda-feira (06) a nomeação da diplomata norte-americana Stephanie Williams, que liderou as negociações que resultaram no acordo de cessar-fogo de outubro de 2020 na Líbia, para apoiar a realização de eleições presidenciais nos ricos em petróleo país do norte da África previsto para o final deste mês, que enfrenta muitos desafios.

Sua nomeação como conselheira especial do chefe da ONU para a Líbia, um novo cargo, segue o anúncio de 23 de novembro de que o enviado especial da ONU para a Líbia, Jan Kubis, estava demitindo-se após 10 meses no cargo. Kubis, baseado em Genebra, disse ao Conselho de Segurança que estava saindo para facilitar uma mudança que considera vital: transferir o cargo do chefe da missão para a capital da Líbia, Trípoli, para estar no terreno em um momento de alto risco para o país.

A Líbia deve realizar o primeiro turno das eleições presidenciais em 24 de dezembro, após anos de tentativas lideradas pela ONU de inaugurar um futuro mais democrático e encerrar a guerra civil no país.

O país mergulhou em turbulência depois que um levante apoiado pela OTAN em 2011 derrubou o ditador Moammar Gaddafi, que mais tarde foi morto. Em seguida, ficou dividido entre governos rivais, um no Leste, apoiado pelo comandante militar Khalifa Hifter, e um governo apoiado pela ONU na capital Trípoli. Cada lado é apoiado por diferentes milícias e potências estrangeiras.

Membro do Serviço de Relações Exteriores dos EUA com o posto de ministro-conselheiro, Williams é fluente em árabe e atuou como vice-representante especial da ONU na Líbia de 2018-2020, quando se tornou representante especial interina por quase um ano enquanto Guterres procurava para um representante especial.

O porta-voz da ONU, Stephane Dujarric, que anunciou sua nomeação, disse: “Sra. Williams fez um trabalho espetacular quando estava no cargo e estamos muito satisfeitos por ela ter aceitado a oferta de retorno.”

ONU alerta sobre a incapacidade do mundo de restaurar a paz

A crescente incapacidade da comunidade internacional de restaurar a paz em países como o Iêmen, a Líbia e a Etiópia estão forçando as organizações humanitárias e de refugiados a trabalhar cada vez mais durante conflitos que não podem resolver, apesar das expectativas de muitas pessoas apanhadas nessas crises.

Filippo Grandi lembrou ao Conselho de Segurança da ONU que, na ausência de soluções políticas para os conflitos, “e essas soluções políticas parecem cada vez mais escassas e distantes”, as consequências para as pessoas apanhadas nestes confrontos violentos “continuam a ser cada vez mais sério.”

O alto comissário da ONU para refugiados disse que seu escritório e outras organizações estão lidando com cerca de 84 milhões de refugiados que fugiram através das fronteiras e pessoas deslocadas dentro de seus próprios países, tentando fornecer apoio humanitário, abrigo e segurança.

Grandi falou ao conselho e aos correspondentes da ONU em Genebra, onde os doadores prometeram um recorde de mais de US$ 1 bilhão na terça-feira (07) para apoiar o trabalho do ACNUR em 2022. Embora tenha saudado seu apoio crucial, Grandi disse que as promessas não serão suficientes para apoiar os crescentes desafios da agência prevê o próximo ano, em grande parte impulsionada por conflitos, mudanças climáticas e Covid-19.

As vacinas devem funcionar contra a variante Ômicron, diz a OMS

As vacinas existentes ainda devem proteger as pessoas que contraem a variante Ômicron de casos graves de Covid, disse um funcionário da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Ele vem como os primeiros testes de laboratório da nova variante na África do Sul sugerem que ela pode escapar parcialmente do jab da Pfizer.

Os pesquisadores dizem que houve uma “queda muito grande” na capacidade de neutralização da nova cepa pelos anticorpos da vacina.

Mas o Dr. Mike Ryan, da OMS, disse que não havia sinal de que a Ômicron seria melhor para fugir das vacinas do que outras variantes.

“Temos vacinas altamente eficazes que se mostraram eficazes contra todas as variantes até agora, em termos de doença grave e hospitalização, e não há razão para esperar que não fosse assim para a Ômicron, Dr. Ryan, diretor de emergências da OMS, disse à agência de notícias AFP.

Ele disse que os dados iniciais sugeriam que o Ômicron não deixava as pessoas mais doentes do que o Delta e outras cepas. “Na verdade, a direção é para menos severidade”, disse ele.

Após euforia de recuperação, economia mundial teme nova desaceleração

Depois do cataclismo econômico de 2020, a recuperação da economia mundial tem sido vigorosa, mas a escassez de produtos essenciais, a inflação e a situação sanitária provocada pela covid trazem à tona os temores de uma desaceleração em 2022.

Da China aos Estados Unidos, da Europa à África, a pandemia paralisou as economias do mundo de maneira quase simultânea em março de 2020.

Dois anos e 5 milhões de mortes depois, a recuperação acontece de forma mais dispersa.

Os países ricos se beneficiaram do acesso privilegiado às vacinas: os Estados Unidos já deixaram para trás as marcas de sua pior recessão desde a Grande Depressão dos anos 1930 e a zona do euro poderia fazer o mesmo no fim deste ano. Contudo, o rápido aumento de uma nova onda epidêmica e a descoberta de uma nova variante acendem o sinal de alerta.

“A Covid-19 continuará sendo uma ameaça”, adverte a agência de classificação de risco Moody’s em comunicado.

E essa ameaça já está se materializando em regiões com baixos índices de vacinação, como a África Subsaariana, onde apenas 2,5% da população estava vacinada em outubro e que, segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI), está condenada a uma recuperação econômica mais lenta.

Até 2024, é provável que a maioria dos países emergentes e em desenvolvimento não consiga alcançar as previsões de crescimento feitas antes da pandemia, de acordo com o FMI.

Muitos bancos centrais, como os de Brasil, Rússia e Coreia do Sul, aumentaram as taxas básicas de juros para tentar evitar uma inflação galopante, o que poderia atrapalhar a recuperação.

Inclusive na China, a locomotiva do crescimento mundial, a recuperação está desacelerando na medida em que se acumulam os riscos, advertiu recentemente o FMI.

Na potência asiática, o consumo luta por voltar aos níveis anteriores à pandemia, há temores pelas dificuldades da incorporadora Evergrande e os cortes de eletricidade prejudicam a atividade empresarial.

“A maior surpresa de 2021 foi o aumento da inflação”, escrevem os analistas do Goldman Sachs em suas previsões para 2022.

O aumento dos preços foi impulsionado pela desorganização das cadeias de suprimentos e pela escassez de produtos essenciais para o comércio internacional, como os semicondutores, uma consequência da explosão da demanda durante e depois da crise.

Mas, também, pelo desânimo de muitos atores do comércio mundial, como estivadores nos portos, motoristas de caminhão e caixas de supermercados que não voltaram ao trabalho após os confinamentos e provocaram escassez de mão de obra.

A inflação também se explica pelo aumento do preço das matérias-primas (madeira, cobre, aço) e da energia (gasolina, gás, eletricidade).

O aumento nos preços, considerado “temporário” pelos bancos centrais, preocupa as lideranças políticas, inclusive o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que assinalou em novembro que é “uma prioridade absoluta” inverter essa tendência.

“A questão é se realmente saímos da crise”, disse à AFP Roel Beetsma, professor de economia da Universidade de Amsterdã.

Por ora, o FMI continua esperando um crescimento mundial de 4,9% para o próximo ano.

Mercado acionário dos EUA e câmbio ao longo da semana

Na segunda-feira (06), as bolsas de valores de Nova York fecharam em alta, com as preocupações em torno da variante Ômicron do Coronavírus cedendo espaço para a busca por barganhas, após quedas acumuladas nos últimos dias. Setores mais ligados ao quadro pandêmico, com aéreas e petroleiras, tiveram ganhos importantes. O índice Dow Jones teve alta de 1,87%, a 35227,03 pontos. O índice S&P 500 teve alta de 1,17%, a 4591,67 pontos. E o índice Nasdaq teve alta de 0,93%, a 15.225,15 pontos.

Na terça-feira (07), as bolsas de valores de Nova York fecharam em alta, em mais uma sessão de avanços impulsionados por um menor temor com a variante Ômicron do Coronavírus. Com indícios de uma menor gravidade das infecções causadas pela mutação, os mercados de risco vêm se recuperando. O índice Dow Jones teve alta de 1,40%, a 35.719,43 pontos. O índice S&P 500 teve alta de 2,07%, a 4.686,75 pontos. E o índice Nasdaq teve alta de 3,03%, a 15.686,92 pontos.

Na quarta-feira (08), as bolsas de valores de Nova York fecharam em alta, com os três principais índices acionários marcando seu terceiro dia consecutivo de ganhos, depois que testes mostraram que as vacinas contra a Covid-19 da Pfizer e BioNTech oferecem alguma proteção contra a variante Ômicron. O índice Dow Jones teve alta de 0,1%, a 35.754,75 pontos. O índice S&P 500 teve alta de 0,31%, a 4.701,21 pontos. E o índice Nasdaq teve alta de 0,64%, a 15.786,99 pontos.

Na quinta-feira (09), as bolsas de valores de Nova York operavam em queda, enquanto o foco se voltava para dados econômicos, conforme investidores buscavam pistas sobre a próxima decisão de política monetária do Federal Reserve. Por volta das 14h31, o índice Dow Jones registrava queda de 0,052%, a 35.736,09 pontos. O índice S&P 500 registrava queda de 0,33%, a 4.685,64 pontos. E o índice Nasdaq registrava queda de 0,71%, a 16.278,54 pontos.

DÓLAR

Fechando a semana, na sexta-feira 03.12.21 – O dólar comercial encerrou a sexta-feira (03) cotado a R$ 5,6798 com alta de 0,35%. A instabilidade marcou os negócios no mercado de câmbio doméstico na sexta-feira (03), com o dólar trocando de sinal ao longo de todo pregão, influenciado em grande medida pelo mau humor externo.

Na segunda (06) – O dólar à vista registrou alta de 0,18%, cotado a R$ 5,6903 na venda. Em um pregão de liquidez reduzida e certa instabilidade, sobretudo pela manhã, o dólar subiu mais um degrau, flertando novamente com o nível de R$ 5,70. O dólar oscilou entre R$ 5,7020 na máxima e R$ 5,6380 na mínima.

Na terça-feira (07) – O dólar à vista registrou queda de 1,27%, cotado a R$ 5,6183 na venda. Depois de dois pregões seguidos de alta, em que esboçou voltar ao patamar de R$ 5,70, o dólar à vista fechou em queda firme na sessão de terça-feira (07), dia marcado por forte apetite global por ativos de risco. O dólar oscilou entre R$ 5,6730 na máxima e R$ 5,6150 na mínima.

Na quarta-feira (08) – O dólar à vista registrou queda de 1,49%, cotado a R$ 5,5364 na venda. O principal indutor para a apreciação do real veio do exterior, em dia marcado por enfraquecimento do dólar tanto em relação a divisas fortes quanto emergentes, na esteira da redução dos temores relacionados aos impactos da variante Ômicron sobre a economia global. O dólar oscilou entre R$ 5,6360 na máxima e R$ 5,5270 na mínima.

Na quinta-feira (09) – Por volta das 15h19, o dólar operava em alta de 1,1% cotado a R$ 5,5910 na venda. Com a redução do apetite por risco no exterior ofuscando a decisão do Banco Central do Brasil de elevar os juros básicos em 1,50 ponto percentual pela segunda vez consecutiva e sinalizar aumento na mesma magnitude em sua próxima reunião de política monetária.

Governo dos EUA pode faltar com pagamentos a partir de 21 de dezembro, diz Think Tank

Um Think Tank bipartidário alertou na sexta-feira (06) que o governo norte-americano poderia começar a faltar com alguns pagamentos a partir de 21 de dezembro se o Congresso não aumentar o limite da dívida, enquanto democratas e republicanos do alto escalão buscam uma solução para essa calamidade financeira.

A projeção do Centro de Política Bipartidária, baseada em dados oficiais atualizados sobre receitas fiscais e gastos do governo, ressalta a crescente pressão sobre o Partido Democrata do presidente Joe Biden para encontrar uma maneira de elevar o limite da dívida, atualmente de 28,9 trilhões de dólares, e evitar as pesadas repercussões econômicas que os pagamentos perdidos poderiam causar.

Líderes do Congresso, incluindo o líder da maioria no Senado, Chuck Schumer, e seu par republicano, Mitch McConnell, exploram a possibilidade de vincular o teto da dívida ao Ato de Autorização de Defesa Nacional (NDAA, na sigla em inglês), de acordo com uma pessoa familiarizada com o assunto.

O Congresso aprovou uma legislação na quinta-feira (05) para financiar o governo até meados de fevereiro, evitando, por enquanto, risco de uma paralisação parcial. Mas a tarefa de superar diferenças partidárias sobre o teto da dívida pode ser mais difícil e apresentar riscos muito mais severos.

Assim que o Departamento do Tesouro atingir seu limite de endividamento, terá apenas receitas fiscais para pagar suas contas e, uma vez que toma emprestado quase 40 centavos de dólar para cada dólar que gasta, começaria a deixar de pagar valores devidos a credores, cidadãos ou ambos.

Ondas de choque afetariam os mercados financeiros globais, e os cortes de gastos internos empurrariam a economia dos EUA para uma recessão, com o governo deixando de pagar tudo desde benefícios da Previdência Social a soldos.

Argentina detecta primeiro caso da Ômicron, diz Ministério da Saúde do país

A Argentina detectou seu primeiro caso da variante Ômicron do Coronavírus em uma pessoa que tinha viajado à África do Sul, disse o Ministério da Saúde do país sul-americano no final do domingo (05).

O passageiro é um morador de 38 anos da província argentina ocidental de San Luís, que chegou em 30 de novembro vindo da África do Sul em um voo que fez escala nos Estados Unidos e tem se isolado desde então.

A variante Ômicron assustou os mercados globais e levou a novas restrições fronteiriças.

A Argentina se juntou a Brasil, México e Chile na lista de países latino-americanos onde foram detectados casos da nova variante.

O paciente envolvido, que foi totalmente vacinado, tinha feito um teste PCR negativo antes da viagem e outro teste de antígeno negativo ao chegar em Buenos Aires, disse o ministério. A pessoa realizou um novo teste após descobrir que colegas em um evento de trabalho na África do Sul haviam testado positivo para a Covid-19.

“O objetivo epidemiológico atualmente é conter e retardar a possível transmissão comunitária de novas variantes de preocupação”, disse o ministério, acrescentando que continuaria a aumentar a cobertura vacinal e a reforçar outras medidas de prevenção.

EUA confirmam boicote diplomático aos Jogos de Inverno de Pequim; atletas norte-americanos competirão

Os EUA não enviarão uma delegação oficial diplomática, portanto, não vão mandar representantes políticos ou personalidades de peso aos Jogos Olímpicos de Inverno na China no início do próximo ano, anunciou a Casa Branca na segunda-feira (06), citando o histórico de direitos humanos da China.

O boicote diplomático significa que, apesar de não haver o envio dessa delegação de representantes, atletas norte-americanos ainda vão competir nos jogos, que começam em Pequim em fevereiro, segundo informações da rede ABC News.

O governo chinês condenou a decisão do presidente Joe Biden, dizendo que as Olimpíadas não deveriam ser “um palco para shows políticos” e alertando para “contramedidas resolutas”.

O governo Biden disse que não enviaria altos funcionários do governo dos EUA por causa dos campos de detenção em massa e da campanha de esterilização forçada da China contra uigures e outras minorias étnicas muçulmanas na província ocidental do país, políticas que o governo dos EUA considera genocídio e crimes contra a humanidade.

Biden vem sofrendo crescente pressão para tomar algum tipo de medida contra os jogos de Pequim por causa das políticas internas cada vez mais autoritárias da China e das ações agressivas de Pequim em toda a região. A decisão de não enviar uma delegação é mais amena, no entanto, do que um boicote absoluto aos jogos, já que atletas norte-americanos participarão.

“Os atletas da equipe dos EUA têm todo o nosso apoio. Estaremos 100% em seu apoio, torcendo de casa”, disse a secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, mas o governo não achou “que fosse o passo certo para penalizar os atletas que estão treinando, preparando-se para este momento.”

Conversas entre Biden e Putin não geram nenhum avanço nas tensões na Ucrânia

Os presidentes Joe Biden e Vladimir Putin ainda estavam distantes depois de duas horas de negociações sobre a crise crescente causada pela concentração de dezenas de milhares de soldados russos perto de sua fronteira com a Ucrânia.

Biden entregou uma mensagem simples durante a videochamada com Putin: invadir a Ucrânia novamente e enfrentar sanções dolorosas que causarão danos retumbantes à sua economia. Putin teve sua própria visão contundente, de acordo com seu conselheiro estrangeiro Yuri Ushakov, dizendo ao presidente dos EUA que “as tropas russas estão em seu próprio território e não ameaçam ninguém”.

Sem nenhum avanço imediato para aliviar as tensões na questão da Ucrânia, os EUA enfatizaram a necessidade de diplomacia e redução da escalada, enquanto faziam ameaças severas à Rússia sobre os altos custos de uma incursão militar.

Biden disse diretamente ao presidente Putin que se a Rússia invadir ainda mais a Ucrânia, os Estados Unidos e nossos aliados europeus responderão com fortes medidas econômicas, disse o conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Jake Sullivan. Ele acrescentou que Biden disse que os EUA também “forneceriam material defensivo adicional aos ucranianos, e fortaleceríamos nossos aliados da OTAN no flanco oriental com capacidades adicionais em resposta a tal escalada”.

Funcionários da Casa Branca deixaram claro que Biden não está interessado em colocar as tropas americanas em perigo para defender a Ucrânia. Mas Sullivan acrescentou que os esforços potenciais para apoiar os aliados regionais podem levar a deslocamentos adicionais de tropas dos EUA para os aliados da OTAN da Europa de Leste.

Uma importante enviada dos EUA, Victoria Nuland, disse que uma invasão russa da Ucrânia também colocaria em risco um polêmico gasoduto entre a Rússia e a Alemanha conhecido como Nord Stream 2. Ela disse ao Comitê de Relações Exteriores do Senado na terça-feira que, se a Rússia invadisse, “nossa expectativa é que o oleoduto será suspenso.”

Ushakov rejeitou a ameaça de sanções durante seus próprios comentários aos repórteres após a reunião dos líderes.

“Enquanto o presidente dos EUA falava sobre possíveis sanções, nosso presidente enfatizou o que a Rússia precisa”, disse Ushakov. “As sanções não são uma novidade, já existem há muito tempo e não terão qualquer efeito.”

O Kremlin, em um comunicado pós-chamada, disse que a Otan tem “feito tentativas perigosas de expandir sua presença no território ucraniano e tem expandido seu potencial militar perto das fronteiras russas”.

Câmara dos EUA apresenta legislação “acelerada” para aumentar limite da dívida

Os democratas da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos faziam esforço para avançar nesta terça-feira com uma legislação que estabelece tramitação rápida de um aumento na capacidade de empréstimos do governo federal, para evitar um calote da dívida do país.

Na tarde de terça-feira (07), o Comitê de Regras da Câmara começou a considerar um projeto de lei para contornar obstáculos processuais que podem atrasar a aprovação de legislação no Senado, permitindo que um aumento do limite da dívida seja aprovado por maioria simples na Casa.

O valor em dólares para o novo limite legal proposto para o endividamento ainda deve ser determinado.

A estratégia, mediada por líderes congressistas democratas e republicanos, estabeleceria uma abordagem em duas etapas para aumentar a autoridade de endividamento do Departamento do Tesouro dos EUA.

Primeiro, o projeto de lei que acelera os processos no Senado será votado pelas duas Casas do Congresso, possivelmente ainda na terça-feira (07).

Um segundo projeto de lei que realmente aumentaria o limite da dívida, sob o procedimento acelerado, seria então debatido por um máximo de 10 horas, em vez do debate aberto que pode atrasar ou acabar com a maioria das matérias do Senado.

O plano permite um caminho rápido para aprovação no Senado por maioria simples de votos na Câmara de 100 membros, em vez dos 60 votos normalmente exigidos para a maioria das legislações.

O líder da maioria no Senado dos Estados Unidos, Chuck Schumer, disse nesta terça-feira que os parlamentares fizeram progresso na elaboração de uma legislação para aumentar a capacidade de tomada de empréstimos do governo federal e está otimista de que um calote do governo norte-americano será evitado.

“Fizemos bons progressos nessa questão e estou otimista de que seremos capazes de evitar a terrível perspectiva de os EUA deixarem de pagar sua dívida soberana um dia”, disse Schumer em discurso ao Senado.

Na segunda-feira (06), o líder da maioria na Câmara dos Deputados, Steny Hoyer, disse esperar que a Casa vote o mais rápido possível nesta semana sobre o projeto de lei que aumenta o limite da dívida, antes de 15 de dezembro, prazo da secretária do Tesouro, Janet Yellen, para que o Congresso o faça.

Zuckerberg e Chan investem até US$ 3,4 bilhões em avanços científicos

A empresa que administra a filantropia do CEO do Facebook Mark Zuckerberg e sua esposa, Priscilla Chan, está investindo até US$ 3,4 bilhões para o avanço da saúde humana em 10 a 15 anos, de acordo com um porta-voz da organização.

A Chan Zuckerberg Initiative, ou CZI, anunciou na terça-feira (07) que seu novo esforço visa “observar, medir e analisar qualquer processo biológico em todo o corpo humano, em escalas espaciais e em tempo real”.

A filantropia, que tem a missão de curar, prevenir ou controlar todas as doenças até o final do século, disse em seu anúncio que vai concentrar seu trabalho científico nos próximos 10 anos no desenvolvimento de novas pesquisas, institutos e tecnologias que possam ajudar a sua missão.

Jeff MacGregor, porta-voz do CZI, disse que US$ 500 milhões serão doados para estabelecer um instituto na Universidade de Harvard que se concentra em inteligência artificial. O instituto, que receberá o financiamento nos próximos 15 anos, terá o nome de Karen Kempner Zuckerberg, a mãe de Zuckerberg.

MacGregor disse que US$ 600 a 900 milhões irão para um novo instituto de imagem biomédica no CZI. Outro US$ 1 bilhão será dado à Chan Zuckerberg Biohub Network, uma nova iniciativa que busca reunir instituições científicas para buscar “grandes desafios científicos”.

Outros US$ 800 milhões a US$ 1 bilhão serão doados ao longo de 10 anos para o Chan Zuckerberg Biohub, que visa desenvolver tecnologias que tratam doenças.

A outra empresa de Zuckerberg, o Facebook, mudou recentemente seu nome e logotipo, renomeando-se Meta Platforms Inc.

O anúncio do rebranding veio em meio a um escrutínio legislativo e regulatório mais intenso do Facebook em muitas partes do mundo por causa dos Facebook Papers, os documentos internos que geraram críticas sobre os danos que os produtos da empresa estão causando à sociedade. Zuckerberg considerou o furor injusto.

Grande interrupção na rede de computação em nuvem da Amazon interrompe negócios nos EUA

Uma grande interrupção na rede de computação em nuvem da Amazon interrompeu gravemente os serviços em uma ampla gama de empresas americanas por mais de cinco horas, o mais recente sinal de quão concentrado se tornou o negócio de manter a internet funcionando.

O incidente na Amazon Web Services afetou principalmente o leste dos Estados Unidos, mas ainda impactou tudo, desde reservas de passagens aéreas e concessionárias de automóveis a aplicativos de pagamento e serviços de streaming de vídeo até a própria operação maciça de e-commerce da Amazon. Isso incluía a Associated Press, cujo sistema de publicação ficou inoperante durante grande parte do dia, limitando muito sua capacidade de publicar seu relatório de notícias.

A Amazon ainda não disse nada sobre o que, exatamente, deu errado. Na verdade, a empresa limitou suas comunicações a explicações técnicas concisas em um painel da AWS e uma breve declaração entregue pelo porta-voz Richard Rocha que reconheceu que a interrupção afetou o próprio armazém e operação de entrega da Amazon, mas disse que a empresa estava “trabalhando para resolver o problema como o mais rápido possível.”

Cerca de cinco horas depois que várias empresas e outras organizações começaram a relatar problemas, a empresa disse em uma postagem na página de status da AWS que havia “mitigado” o problema subjacente responsável pela interrupção, que não descreveu. Algumas empresas afetadas demoraram mais horas para verificar completamente seus sistemas e reiniciar seus próprios serviços.

Biden critica a “recessão” da democracia na cúpula da Casa Branca

O presidente Joe Biden está pronto para exortar os participantes da primeira Cúpula da Casa Branca para a Democracia a reverter uma “recessão” da democracia que está ocorrendo em um momento de autoritarismo crescente em todo o mundo e tensões extraordinárias sobre os fundamentos instituições nos EUA.

A cúpula virtual de dois dias que começa quinta-feira (09) foi anunciada como uma oportunidade para líderes e especialistas da sociedade civil de cerca de 110 países colaborarem no combate à corrupção e na promoção do respeito aos direitos humanos. Mas a reunião já atraiu reações dos principais adversários dos Estados Unidos e de outras nações que não foram convidadas a participar.

Os embaixadores da China e da Rússia para os EUA escreveram um ensaio conjunto no jornal de política de interesse nacional, descrevendo o governo Biden como exibindo uma “mentalidade da Guerra Fria” que “gerará confronto ideológico e uma cisão no mundo”. O governo também tem enfrentado escrutínio sobre como decidiu quais países convidar.

O governo Biden, por sua vez, diz que a reunião virtual é uma reunião crítica em um momento em que uma profunda diminuição das liberdades está ocorrendo em todo o mundo. Biden disse que enfrentar essa dinâmica é “o desafio de nosso tempo”.

A porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, disse que Biden, que deve se dirigir à cúpula em sua abertura na quinta-feira (09) e novamente na sexta-feira (10), pedirá aos participantes que se dediquem a “reverter a recessão democrática e garantir que as democracias cumpram o prometido por seu povo”.

Biden também planeja falar sobre a importância dos direitos de voto em casa, assim como fez na celebração do aniversário do Memorial Martin Luther King Jr. na capital, de acordo com um alto funcionário do governo que previu o evento para repórteres sob condição de anonimato. Na época, o presidente considerou o voto um “direito fundamental” e condenou os esforços para restringi-lo como “a coisa mais antiamericana” que se possa imaginar.

A cúpula ocorre em um momento em que a democracia dos Estados Unidos enfrenta graves desafios às suas instituições e tradições.

Mercado acionário europeu

Na segunda-feira (06), as bolsas europeias fecharam em alta, no final do pregão, a aceleração das bolsas de Nova York deu novo impulso aos índices europeus. Durante o dia, predominou nos mercados uma maior positividade com relação aos impactos da variante Ômicron na economia. O índice pan-europeu Stoxx 600 teve alta de 1,28%, a 468,71 pontos. Na bolsa de Paris, o índice CAC 40 teve alta de 1,48%, a 6.865,78 pontos. Em Frankfurt o índice DAX teve alta de 1,39%, a 15.380,79 pontos. O índice PSI 20 de Lisboa teve alta de 1,72%, a 5.510,33 pontos. Em Madri, o IBEX 35 teve alta de 2,40%, a 8.439,70 pontos. O índice FTSE 100 teve alta de 1,54%, a 7.232,28 pontos.

Na terça-feira (07), as bolsas europeias fecharam em alta, com os mercados em uma busca generalizada por risco. Os investidores estão mais aliviados com relação à Ômicron, diante de dados iniciais que mostram que a cepa provoca casos leves da doença. Além disso, indicadores macroeconômicos positivos na região potencializaram as altas. O índice pan-europeu Stoxx 600 teve alta de 2,45%, a 480,18 pontos. Na bolsa de Paris, o índice CAC 40 teve alta de 2,91%, a 7.065,39 pontos. Em Frankfurt o índice DAX teve alta de 2,82%, a 15.813,94 pontos. O índice PSI 20 de Lisboa teve alta de 1,49%, a 7.339,90 pontos. Em Madri, o IBEX 35 teve alta de 1,42%, a 8.559,50 pontos. O índice FTSE 100 teve alta de 1,49%, a 7.339,90 pontos.

Na quarta-feira (08), as bolsas europeias fecharam em queda, com papéis de empresas de tecnologia e artigos de luxo devolvendo fortes altas enquanto investidores avaliavam a capacidade de vacinas conseguirem evitar a adoção de novas restrições contra a Covid-19. O índice pan-europeu Stoxx 600 teve queda de 0,50%, a 477,77 pontos. Na bolsa de Paris, o índice CAC 40 teve queda de 0,72%, a 7.014,57 pontos. Em Frankfurt o índice DAX teve queda de 0,80%, a 15.687,09 pontos. O índice PSI 20 de Lisboa teve queda de 0,97%, a 5.513,40 pontos. Em Madri, o IBEX 35 teve queda de 0,95%, a 8.478,40 pontos. O índice FTSE 100 teve queda de 0,035%, a 7.337,35 pontos.

Na quinta-feira (09), as bolsas europeias fecharam a maioria em queda, enquanto os investidores seguem em compasso de espera antes dos dados de inflação ao consumidor nos Estados Unidos, que serão divulgados na sexta-feira (10). O índice pan-europeu Stoxx 600 teve queda de 0,094%, a 476,91 pontos. Na bolsa de Paris, o índice CAC 40 teve queda de 0,090%, a 7.008,23 pontos. Em Frankfurt o índice DAX teve queda de 0,30%, a 15.639,26 pontos. O índice PSI 20 de Lisboa teve alta de 0,15%, a 5.521,93 pontos. Em Madri, o IBEX 35 teve queda de 0,93%, a 8.399,60 pontos. O índice FTSE 100 teve queda de 0,22%, a 7.321,26 pontos.

Novas restrições a não vacinados entram em vigor na Itália

A partir de segunda-feira (06), as pessoas na Itália que não foram vacinadas não podem mais ir a restaurantes fechados, cinemas ou ir a shows e apresentações.

Também será preciso mostrar comprovante de vacinação em transporte público, museus e hotéis.

Até o domingo (05), era possível aos não vacinados entrar nesses recintos se apresentassem um teste negativo de Covid-19.

A imunização também ficará obrigatória para servidores da segurança pública, militares e funcionários de escolas, além de funcionários da saúde, em que a vacina já era exigida.

De acordo com a plataforma Our World in Data, 73% das pessoas na Itália receberam as doses completas de vacina contra a Covid-19, e 5,4% receberam uma dose.

A Itália relatou 43 mortes relacionadas ao Coronavírus no domingo (05), em comparação com 75 no dia anterior, disse o Ministério da Saúde, enquanto a contagem diária de novas infecções caiu de 16.632 para 15.021.

A Itália registrou 134.195 óbitos relacionados a Covid-19 desde o início do surto da doença no país, em fevereiro do ano passado, o segundo maior número na Europa depois do Reino Unido e o nono maior do mundo.

Notas de euro definidas para o primeiro redesenho completo em 20 anos

O Banco Central Europeu (BCE) irá selecionar um novo desenho para as notas de euro até 2024.

A moeda da zona do euro foi introduzida pela primeira vez em 1999, com moedas e notas sendo lançadas em 2002.

“Depois de 20 anos, é hora de revisar a aparência de nossas notas para torná-las mais identificáveis ​​para os europeus de todas as idades e origens”, disse a presidente do BCE, Christine Lagarde, em um comunicado.

“Elas são um símbolo tangível e visível de que estamos juntos na Europa, especialmente em tempos de crise, e ainda há uma forte demanda por eles.”

As notas são atualmente baseadas em “um tema de ‘idades e estilos’, representado por janelas, portas e pontes”, disse o BCE.

O banco sedeado em Frankfurt criará grupos de discussão para recolher opiniões de pessoas de toda a área do euro sobre possíveis temas para futuras notas de banco.

Um grupo consultivo com um especialista de cada país da zona do euro apresentará uma lista de novos temas. Os especialistas vêm de áreas como história, ciências naturais e sociais, artes visuais e tecnologia.

Em seguida, o banco solicitará a opinião do público sobre os temas selecionados. Um concurso de design acontecerá antes que o público seja consultado novamente.

O conselho do BCE tomará uma decisão final antes da emissão das novas notas.

“Queremos desenvolver notas de euro com as quais os cidadãos europeus possam se identificar e que tenham orgulho de usar como seu dinheiro”, disse o membro do Conselho Executivo do BCE, Fabio Panetta, em um comunicado.

“O processo de redesenho das notas de euro ocorrerá em paralelo com nossa investigação sobre um euro digital. Ambos os projetos visam cumprir nosso mandato de fornecer dinheiro seguro e protegido aos europeus.”

Uma porta-voz disse que esta foi a primeira reformulação completa das notas de euro em duas décadas.

“Desde o lançamento das notas de euro, é a primeira vez que lançamos o processo de reformulação dos temas e do design das notas de euro”, afirmou.

“Anteriormente, com o Europa Series 2, nós apenas atualizávamos o design para acomodar uma gama de recursos de segurança novos e aprimorados, o que também tornaria mais fácil diferenciar entre as duas séries existentes.”

O novo chanceler alemão Scholz revela novos membros do gabinete

O novo chanceler alemão designado Olaf Scholz apresentou os ministros de seu Partido Social-Democrata, para o novo governo alemão, preparando o cenário para ele suceder a chanceler de longa data Angela Merkel no final desta semana.

Isso aconteceu depois que os Verdes disseram que seus membros aprovaram o acordo alcançado no mês passado, com 86% dos votos a favor.

Os outros dois partidos, os social-democratas de centro-esquerda de Scholz e os democratas livres pró-negócios, apoiaram de forma esmagadora o acordo nas convenções de fim de semana.

A nomeação mais observada foi a do ministro da Saúde, enquanto a Alemanha luta para reduzir as taxas mais altas de infecção por Coronavírus da pandemia até agora. Scholz escolheu Karl Lauterbach, um epidemiologista e legislador experiente em mídia que carece de experiência executiva, mas tem sido uma das vozes mais proeminentes da Alemanha pedindo cautela e medidas rígidas contra a Covid-19.

“A pandemia está longe de terminar”, disse Scholz. “A maioria das pessoas neste país certamente queria que o próximo ministro da saúde fosse um especialista que realmente pudesse fazer isso bem e que se chamasse Karl Lauterbach.”

Líderes federais e estaduais alemães anunciaram na semana passada novas restrições severas que visam principalmente pessoas não vacinadas. Em um movimento de longo prazo, o parlamento irá considerar um mandato geral de vacina.

Questionado sobre as férias de Natal, Lauterbach disse que “um objetivo importante deve ser reduzir o número de casos a ponto de podermos recomendar viagens sem colocar as pessoas em perigo”.

Ao anunciar suas escolhas para os portfólios de interior e defesa, Scholz disse que a “segurança da Alemanha estará nas mãos de mulheres fortes”.

Nancy Faeser, advogada que chefia a filial do partido no estado central de Hesse, foi uma escolha inesperada para se tornar a primeira mulher ministra do interior da Alemanha, um cargo que inclui a supervisão das forças da polícia federal e da agência de inteligência doméstica.

Faeser disse que um dos principais focos será o combate ao extremismo de extrema direita, que ela chamou de “a maior ameaça” ao país.

A ex-ministra da Justiça, Christine Lambrecht, se tornará a nova ministra da Defesa.

Os Verdes e os Democratas Livres já nomearam seus ministros. O vice-chanceler de Scholz será Robert Habeck, que lidera os Verdes junto com Annalena Baerbock. Ele chefiará um ministério de economia e clima, uma nova combinação.

Baerbock deve se tornar a primeira mulher ministra das Relações Exteriores da Alemanha.

Os cinco membros do Gabinete dos Verdes também incluem Cem Ozdemir, que se tornará o primeiro ministro federal de origem turca seis décadas desde que trabalhadores convidados começaram a vir da Turquia para a Alemanha após a Segunda Guerra Mundial.

Bielo-Rússia impõe sanções retaliatórias às companhias aéreas da UE e do Reino Unido

A Bielo-Rússia afirma que vai impor restrições de retaliação às companhias aéreas da União Europeia e do Reino Unido.

Minsk anunciou que também iria introduzir uma proibição de importação de certos produtos de países que impuseram sanções ao país.

A medida ocorre depois que a UE, o Reino Unido, os Estados Unidos e o Canadá impuseram sanções simultâneas a dezenas de autoridades e organizações bielorrussas.

O bloco tinha como alvo empresas de viagens – incluindo a companhia aérea estatal Belavia, acusadas de ajudar a facilitar o aumento da migração ilegal para a UE.

A UE também impôs proibições de viagens e congelamento de bens a mais 17 pessoas da Bielorrússia, incluindo guardas de fronteira e oficiais militares, representantes do governo e juízes.

Bruxelas acusou o presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, de travar uma “guerra híbrida” e de encorajar os migrantes a entrar na UE para desestabilizar o Ocidente.

A Bielo-Rússia negou as acusações e, por sua vez, acusou a UE de não garantir a passagem segura dos migrantes.

O Ministério de Relações Exteriores da Bielo-Rússia disse que as últimas sanções foram “ilegais” e “visam minar a soberania da Bielo-Rússia e deteriorar o bem-estar dos cidadãos bielorrussos”.

O presidente da Bielo-Rússia, Alexander Lukashenko, disse que as sanções não farão nenhum dano tangível.

Os planos do novo governo da Alemanha

O novo governo alemão que assumiu na quarta-feira (08), sob a liderança do social-democrata Olaf Scholz, encerrando a era Angela Merkel, delineou planos ambiciosos nas áreas ambiental, migratória e habitacional.

Scholz assume com a missão de lidar com a quarta pandemia de Coronavírus e de modernizar a infraestrutura do país. Seu governo será formado por uma coalizão tripartite entre o Partido Social-Democrata (SPD), o Partido Verde e o Partido Liberal Democrático (FDP, na sigla em alemão).

Ideologicamente, verdes e social-democratas têm mais pontos em comum, especialmente na área social, já os liberais alemães têm uma visão mais pró-mercado.

Os partidos negociaram por oito semanas para chegar a um acordo comum e estabelecer uma divisão nos ministérios. O documento resultante tem 177 páginas, e prevê conciliar diferentes visões e também transformar em prática o que os partidos têm em comum.

Dessa forma, a Alemanha será governada pela primeira vez em nível federal por uma “coalizão semáforo”, em alusão às cores dos partidos social-democrata (vermelho), liberal (amarelo) e verde.

Aumento do salário mínimo, legalização da maconha, construção de novas habitações, busca por fontes limpas de energia. Novo governo alemão formado por social-democratas, verdes e liberais assume com uma agenda ambiciosa.

O salário mínimo deve subir para 12 euros por hora, hoje ele é de 9,6 euros. Essa era uma bandeira dos social-democratas.

Restabelecer o chamado “freio da dívida”, que limita o valor que o Estado pode tomar emprestado, até 2023. O mecanismo havia sido suspenso para permitir gastos públicos extras durante a pandemia. A medida era uma das bandeiras do Partido Liberal Democrático.

O vice-ministro húngaro do Fidesz acusado de aceitar propina

Um vice-ministro húngaro do partido Fidesz, no governo, está enfrentando acusações de ter aceitado subornos.

As acusações foram feitas a Pal Volner, um parlamentar conservador que atua como vice-ministro da justiça da Hungria.

Volner também serviu como comissário responsável pela Câmara de Oficiais Judiciais da Hungria e como secretário de Estado do Ministério da Justiça desde 2019.

Ele é suspeito de concordar em lidar com casos específicos em troca de subornos do presidente da câmara.

Na terça-feira (07), o promotor-chefe da Hungria apresentou uma moção ao parlamento, pedindo a revogação da imunidade de Volner.

O primeiro-ministro do Fidesz está sendo investigado por receber regularmente pagamentos entre 2 milhões e 5 milhões de forints húngaros (€ 5.465 – € 13.660), disse o promotor-chefe Peter Polt em um comunicado.

Polt disse que a conduta de Volner “levanta uma suspeita bem fundada” de que ele aceitou subornos e “abusou de sua posição oficial para obter vantagens”.

Volner negou ter cometido qualquer crime, mas anunciou que renunciou ao cargo de secretário de Estado parlamentar do Ministério da Justiça.

Os políticos da oposição há muito acusam Polt de não perseguir casos de corrupção envolvendo legisladores e funcionários do governo de seu partido.

Mas a ação para revogar a imunidade de um oficial de alto escalão na Hungria é um caso raro. Volner também pode enfrentar um processo penal se o pedido do promotor for concedido.

Foguete russo decola levando bilionário japonês para a ISS

Um foguete russo decolou na quarta-feira (08) levando um bilionário japonês para a Estação Espacial Internacional, marcando o retorno do país ao turismo espacial após uma pausa de uma década que viu o aumento da concorrência de empresas americanas privadas.

O magnata da moda online Yusaku Maezawa e seu assistente de produção Yozo Hirano decolaram do cosmódromo de Baikonur alugado pela Rússia no Cazaquistão.

A viagem a bordo da nave espacial Soyuz de três pessoas pilotada pelo cosmonauta Alexander Misurkin levará pouco mais de seis horas, coroando um ano marcante que muitos viram como um ponto de viragem para viagens espaciais privadas.

No dia do lançamento, Maezawa e sua tripulação deixaram seu hotel em Baikonur ao som de uma música da era soviética tocada para todos os cosmonautas antes de seus voos. A música, sobre cosmonautas perdendo casa, foi cantada parcialmente em japonês.

A família e os amigos de Maezawa, alguns segurando bandeiras japonesas, acenaram para ele enquanto ele era levado para colocar seu traje espacial.

“Sonho tornado realidade”, tuitou o magnata na manhã de quarta-feira (08).

Os companheiros bilionários Elon Musk, Jeff Bezos e Richard Branson fizeram voos de turismo comercial revolucionários este ano, despontando em um mercado que a Rússia deseja defender.

Após atracar no módulo Poisk do segmento russo da ISS, o trio ficará 12 dias na estação. Os turistas japoneses planejam documentar sua vida diária a bordo da ISS para compartilhar no popular canal de Maezawa no YouTube.

Banco Central francês eleva previsão de crescimento econômico de 2021 para 6,7%, diz Villeroy

O banco central da França elevou novamente sua previsão de crescimento econômico para 2021, a 6,7%, de 6,3% em setembro e 5,8% em junho, já que o surgimento da nova variante Ômicron do Coronavírus não parece impactar as perspectivas econômicas, disse na quarta-feira (08) o presidente do BC do país, Francois Villeroy de Galhau.

“O crescimento francês continua robusto. Os chefes das empresas estão um pouco mais cautelosos em relação ao futuro, mas recuperamos os níveis pré-crise desde setembro passado e agora estamos acima deles”, disse Villeroy à rádio RTL, dando uma prévia das previsões trimestrais do banco central, a serem divulgadas oficialmente em 20 de dezembro.

“Deixe-me dar um número bastante impressionante nesta manhã: publicaremos o conjunto completo de nossas previsões em 20 de dezembro, e o crescimento francês de 2021 ficará em 6,7% em nossas previsões”, disse Villeroy.

Gazprom Neft espera produção recorde de hidrocarbonetos este ano, chegando a 100 milhões de toneladas

A Gazprom Neft, braço de petróleo da gigante russa do gás Gazprom, espera que sua produção de hidrocarbonetos ultrapasse 100 milhões de toneladas de óleo equivalente este ano, atingindo um recorde, disse na quinta-feira (09) em comunicado.

A Gazprom Neft pretendia atingir a meta de 100 milhões de toneladas até 2020, mas teve de adiá-la devido a restrições de produção acordadas pelo grupo OPEP + dos principais países produtores de petróleo.

A empresa tem desenvolvido ativamente as regiões do norte da Rússia, principalmente a região de Yamal, à medida que seus principais campos de petróleo no oeste da Sibéria estão se esgotando cada vez mais.

A Gazprom Neft disse na quinta-feira (09) que os maiores volumes de produção em 2021 foram apoiados pelo comissionamento do campo Tazovskoye na região de Yamal-Nenets, bem como o lançamento de uma nova planta de tratamento de gás integrada no campo Vostochno-Messoyakhskoye.

A empresa também disse que aumentaria os investimentos no próximo ano.

“Em 2022, o investimento total da Gazprom Neft deverá aumentar em mais de 10%, com o financiamento do programa de investimento estimado em mais de 500 bilhões de rublos (US$ 6,8 bilhões)”, informou.

Mercado acionário na Ásia

Na segunda-feira (06), as bolsas asiáticas fecharam em queda, com o retorno das preocupações quanto à solvência do mercado imobiliário chinês, depois que a Evergrande alertou que pode não ter dinheiro suficiente para pagar uma nova rodada de dívidas. O índice Xangai teve queda de 0,50%, a 3.589,31 pontos. O índice japonês Nikkei teve queda de 0,36%, a 27.927,37 pontos. O índice Hang Seng de Hong Kong teve queda de 1,76%, a 23.349,38 pontos. O índice CSI300 teve queda de 0,17%, a 4.892,62 pontos.

Na terça-feira (07), as bolsas asiáticas fecharam em alta, após o Banco Central da China cortar a taxa de compulsório bancário para injetar liquidez na segundo maior economia do planeta. Dados chineses positivos também ajudaram a empurrar ao segundo plano as preocupações sobre a Ômicron e o mercado imobiliário do país asiático. O índice Xangai teve alta de 0,16%, a 3.595,09 pontos. O índice japonês Nikkei teve alta de 1,89%, a 28.455,60 pontos. O índice Hang Seng de Hong Kong teve alta de 2,72%, a 23.983,66 pontos. O índice CSI300 teve alta de 0,60%, a 4.922,10 pontos.

Na quarta-feira (08), as bolsas asiáticas fecharam em alta, um dia após um pregão firme em Wall Street. Investidores digeriram o noticiário sobre a variante Ômicron do Coronavírus e deixaram de lado as persistentes incertezas sobre a crise de liquidez no mercado imobiliário da China. O índice Xangai teve alta de 1,18%, a 3.637,57 pontos. O índice japonês Nikkei teve alta de 1,42%, a 28.860,62 pontos. O índice Hang Seng de Hong Kong teve alta de 0,06%, a 23.996,87 pontos. O índice CSI300 teve alta de 1,50%, a 4.995,93 pontos.

Na quinta-feira (09), as bolsas asiáticas fecharam a maioria em alta, após a Pfizer informar que a vacina produzida pela farmacêutica é eficaz na prevenção da variante Ômicron do Coronavírus quando aplicada em regime de três doses. A exceção ao movimento positivo foi Tóquio, pressionada por ações dos setores automotivo e eletrônico. O índice Xangai teve alta de 0,98%, a 3.673,04 pontos. O índice japonês Nikkei teve queda de 0,47%, a 28.725,47 pontos. O índice Hang Seng de Hong Kong teve alta de 1,08%, a 24.254,86 pontos. O índice CSI300 teve alta de 1,66%, a 5.078,69 pontos.

Evergrande alerta para possível calote em meio a dificuldades para pagar dívida

O China Evergrande Group alertou para um possível calote de títulos em dólares após ter sido chamado a pagar US$ 260 bilhões em obrigações de dívida. “À luz do atual status de liquidez do grupo, não há garantia de que o grupo terá fundos suficientes para continuar a cumprir suas obrigações financeiras”, disse a Evergrande, em um comunicado.

O período de carência de 30 dias para US$ 82 milhões em pagamentos de cupons de títulos onshore e offshore com vencimento em 6 de novembro também está expirando, de acordo com a empresa de pesquisa de dívidas CreditSights. A incorporadora listada em Hong Kong solicitou ajuda do governo chinês, com o governo da província de Guangdong enviando uma equipe de trabalho para ajudar a empresa a gerenciar seus riscos.

Princesa Aiko, do Japão, tem primeira aparição pública após se tornar adulta

Princesa Aiko, do Japão, teve no domingo (05) sua primeira aparição pública no Palácio Imperial de Tóquio após atingir a idade adulta, informou a casa real japonesa.

Filha do atual imperador Naruhito e da imperatriz Masako, Aiko completou 20 anos na quarta-feira (01) em uma cerimônia privada.

Ao atingir a maioridade, ela passará a participar das atividades oficiais da monarquia. Por ser mulher, no entanto, ela não tem o direito de ocupar o Trono do Crisântemo.

Aiko foi apresentada à imprensa usando uma tiara e um longo vestido branco, roupas tradicionalmente usadas por membros mulheres da monarquia japonesa.

A princesa disse em um comunicado, divulgado pela agência oficial de notícias, que pretende se tornar, agora adulta, uma pessoa que “possa servir aos outros”.

“Eu sou profundamente grata a todos os que estiveram envolvidos em minha jornada até agora”, disse Aiko.

Não há, até o momento, informações que indiquem que ela possa seguir o mesmo caminho que a prima Mako, que se casou com um plebeu e abriu mão do status imperial.

Uma quase certeza é de que Keiko não será a primeira imperatriz reinante do Trono do Crisântemo. Isso porque a Lei de Sucessão considera apenas homens para o cargo.

Alibaba anuncia reestruturação e troca comando da equipe financeira

O Alibaba Group Holding anunciou, na segunda-feira (06), uma reestruturação na equipe de e-commerce e nomeou um novo diretor financeiro, à medida que a gigante de tecnologia enfrenta crescente pressão do governo chinês, desaceleração do crescimento e queda no preço das ações.

A empresa informou que suas várias unidades de e-commerce chinesas seriam combinadas em uma a partir do próximo ano e que formaria uma nova equipe internacional de comércio digital. A diretora financeira Maggie Wu deixará o cargo e Toby Xu, atualmente o vice-diretor financeiro, a sucederá a partir de 1º de abril, disse o Alibaba. Wu continuará como sócia e diretora executiva no conselho.

O CEO da companhia, Daniel Zhang, em uma carta a funcionários, destacou que a nova estrutura é um esforço para “capacitar a organização da empresa para se tornar mais ágil”.

A remodelação ocorre após um ano tumultuado para a empresa sediada em Hangzhou. American Depositary Receipts (ADRs) caíram ao nível mais baixo em mais de quatro anos. A nova estrutura parece estar de acordo com o que o Alibaba chama de seus três pilares estratégicos: consumo doméstico, globalização e computação em nuvem.

No início deste ano, o Alibaba pagou uma multa recorde de US$ 2,8 bilhões depois que uma investigação antitruste descobriu que a corporação havia abusado de sua posição dominante no mercado. A empresa também injetou mais dinheiro em negócios nascentes este ano, em busca de mais áreas de crescimento e para afastar rivais como o app de compras Pinduoduo, bem como empresas como a proprietária da TikTok, ByteDance Ltd., que está entrando no comércio eletrônico.

China: Fitch corta rating da incorporadora China Aoyuan e cita default da dívida

A Fitch Ratings rebaixou a nota de inadimplência de emissor em moeda estrangeira de longo prazo da incorporadora China Aoyuan Property Group Ltd (HK:3883) de “CCC-” para “C”.

Essa é a quarta vez em dois meses que o rating da endividada empresa chinesa é cortado pela agência.

Segundo a instituição, a revisão da nota reflete a visão de que um processo de default foi iniciado, depois que a companhia anunciou que não conseguiu honrar compromissos financeiros após ter sido chamada por credores a pagar principal de cerca de US$ 651 milhões.

A decisão da Fitch evidencia a persistente crise de liquidez no mercado imobiliário da China. Na última sexta-feira (03), a Evergrande, segundo maior incorporadora do país asiático, alertou que poderia não ser capaz de cumprir obrigações financeiras.

China afirma que boicote dos EUA aos Jogos de Inverno de Pequim é preconceito ideológico

A China afirmou na terça-feira (07) que os Estados Unidos tiveram preconceito ideológico ao decidir boicotar os Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, que estão marcados para fevereiro. Os chineses também disseram que os americanos têm intenções sinistras.

“A tentativa dos Estados Unidos de interferir nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim devido ao preconceito ideológico, com base em mentiras e rumores, expõe apenas suas intenções sinistras”, disse o porta-voz do ministério chinês das Relações Exteriores, Zhao Lijian.

A China ameaçou adotar represálias contra os Estados Unidos e afirmou que o evento esportivo não é um cenário para espetáculos políticos e manipulação política.

“Os Estados Unidos pagarão o preço de suas ações equivocadas, fiquem atentos”, afirmou Lijian ao ser questionado sobre eventuais contramedidas de Pequim.

Na segunda-feira (06), o governo americano anunciou que enviará os atletas, mas nenhum representante diplomático aos Jogos Olímpicos de 2022 devido às violações dos direitos humanos por parte da China, sobretudo na região de maioria muçulmana de Xinjiang (noroeste).

Ações da Kaisa são suspensas em Hong Kong após vencimento de dívida sem pagamento

As negociações dos papéis da incorporadora chinesa Kaisa (HK:1638) foram suspensas na Bolsa de Hong Kong na quarta-feira (08), após o vencimento, na terça-feira (07), de um título de US$ 400 milhões sem indícios de que a empresa terá recursos para pagar credores.

Em comunicado, a companhia informou que os negócios com as ações seriam paralisados “aguardando a liberação pela de empresa de um anúncio contendo informações privilegiadas”.

A medida põe em foco a crise de liquidez no mercado imobiliário da China. A Evergrande (HK:3333) também deixou de pagar US$ 82,5 milhões em juros que venceram no mês passado e admitiu que pode não ter fundos suficientes para honrar obrigações financeiras.

Fitch afirma que Evergrande entrou em default e rebaixa rating da incorporadora

A Fitch Ratings rebaixou na quinta-feira (09), a nota de crédito em moeda estrangeira de longo prazo (IDR, na sigla em inglês) da incorporadora China Evergrande Group e subsidiárias de “C” para “RD (SA:RADL3)” (Default Restrito), após a gigante do mercado imobiliário chinês deixar de honrar obrigações financeiras.

Segundo a agência, a empresa não pagou cupons com vencimento em 6 de novembro de títulos de 13% de US$ 645 milhões e papéis de 13,75% de US$ 590 milhões da subsidiária Tianji. A instituição explicou que não recebeu respostas aos questionamentos sobre o pagamento dos passivos. “Portanto, estamos assumindo que eles não foram pagos”, ressalta. A crise de liquidez da Evergrande se arrasta há meses e põe em evidência as dificuldades no setor imobiliário da China.

No início da semana, o Banco Central chinês decidiu liberar 1,2 trilhão de yuans na economia, por meio do corte de compulsório, para tentar mitigar os efeitos da crise.

Coreia do Sul exibe protótipo de arma hipersônica semelhante às dos EUA

Seul revelou um modelo de arma hipersônica semelhante em características à dos EUA e cujos testes pretende começar em 2022, sem revelar mais detalhes.

A Agência de Desenvolvimento da Defesa (ADD, na sigla em inglês) da Coreia do Sul desvendou a Hycore, um protótipo de arma hipersônica, relata o portal da empresa Aviation Week Network.

A arma, que deverá começar a ser testada em 2022 e cujo alcance potencial não foi revelado, é um míssil de cruzeiro lançado do solo a partir de veículo móvel, similar à LRHW (Arma Hipersônica de Longo Alcance, na sigla em inglês), e também tem uma forte semelhança com o veículo hipersônico X-51 Waverider da montadora Boeing.

As armas hipersônicas são capazes de voar a uma velocidade superior a Mach 5, ou cinco vezes a velocidade do som, e têm uma alta manobrabilidade que, junto com sua enorme velocidade, as tornam praticamente impermeáveis à maioria dos sistemas de defesa aérea mundiais. Elas podem ser lançadas do solo, de um submarino ou de uma aeronave, e têm frequentemente alcances extremamente longos.

A Coreia do Norte anunciou em setembro ter realizado seu primeiro teste hipersônico; tanto a Rússia como a China têm várias armas hipersônicas em serviço. Os EUA, por sua vez, têm mísseis e veículos com esta tecnologia em diferentes estágios de testes, mas diversos falhanços têm impedido sua entrega às Forças Armadas do país.

Presidente libanês, primeiro-ministro e porta-voz do parlamento expressam satisfação com o acordo saudita-francês

O primeiro-ministro libanês Najib Mikati afirmou o compromisso de seu governo em honrar seus compromissos de reforma.

Mikati disse que seu telefonema conjunto no sábado (04) com os líderes sauditas e franceses foi “um passo importante para restaurar relações fraternas históricas com Riad”.

Uma declaração conjunta saudita-francesa, após o telefonema entre o príncipe saudita Mohammed bin Salman e o presidente francês Macron com Mikati, vinculou “a ajuda econômica ao Líbano com a implementação das reformas necessárias.”

A declaração reiterou as demandas de que o Líbano deve “implementar reformas abrangentes, monitorar fronteiras, respeitar o Acordo de Taif, limitar as armas às instituições legítimas do estado e não ser uma plataforma de lançamento para quaisquer atos terroristas que desestabilizem a região (nem) uma fonte de tráfico de drogas.”

Mikati também disse: “Agradeço ao presidente Macron e ao príncipe herdeiro Mohammed bin Salman por sua dedicação em manter a amizade com o Líbano”.

Mikati ligou para o Presidente Michel Aoun e o Presidente do Parlamento Nabih Berri e os informou sobre o telefonema.

O escritório de mídia de Mikati disse que Aoun e Berri “expressaram sua satisfação e enfatizaram sua adesão às melhores relações com a Arábia Saudita e todos os países árabes irmãos, especialmente os países do Conselho de Cooperação do Golfo”.

Mikati pediu que “todas as partes no Líbano apreciem a sensibilidade da situação e das circunstâncias e não tomem qualquer ação ou interfiram em qualquer assunto que ofenda os irmãos árabes e prejudique os libaneses”.

Ele acrescentou: “É hora de nos comprometermos novamente com a política de dissociação e de não nos envolvermos e ao nosso país naquilo que não nos diz respeito”.

A posição saudita em relação ao Líbano deixou os libaneses ansiosamente aliviados sobre a extensão da seriedade da autoridade governante na implementação do que foi acordado em Jeddah entre o presidente francês Emmanuel Macron e o príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman.

Embora Macron tenha conseguido abrir a porta para uma solução para a crise diplomática e econômica do Líbano com a Arábia Saudita e, portanto, com os países do Conselho de Cooperação do Golfo, após a renúncia do Ministro da Informação George Kordahi do governo após suas declarações sobre o Reino, há um temor que o Hezbollah continuará a envolver o Líbano na política regional.

O governo dos Emirados Árabes Unidos muda o fim de semana para sábado a domingo a partir de 2022

O governo dos Emirados Árabes Unidos fará a transição para uma semana de trabalho de quatro dias e meio, com sexta à tarde, sábado e domingo formando o novo fim de semana começando em 1º de janeiro de 2022 para todos os departamentos federais, informou a agência de notícias estadual WAM.

O novo sistema será aplicado em todos os setores do governo federal com horário de funcionamento das 7h30 às 15h30, acrescentou.

O horário de trabalho às sextas-feiras começa às 7h30 e termina às 12h, com possibilidade de flexibilidade de horário ou opção de trabalho a partir de casa nesses dias. Os sermões e orações de sexta-feira serão depois das 13h15 durante todo o ano nos Emirados Árabes Unidos.

A decisão visa aumentar a produtividade e melhorar o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, relatou a WAM.

Visão compartilhada, compromisso com a integração são a base dos acordos comerciais do Golfo

A assinatura de novos acordos de investimento supostamente no valor de US$ 30 bilhões entre a Arábia Saudita e Omã é sem dúvida um desenvolvimento positivo para solidificar a cooperação entre os países membros do Conselho de Cooperação do Golfo. No entanto, as primeiras perguntas que vêm à mente são: Por que Omã e por que agora?

De uma perspectiva geopolítica, a mudança da Arábia Saudita é importante, pois o Reino agora está usando sua imensa influência econômica para apoiar seus vizinhos menores, começando com o Iraque ao norte e agora Omã ao sudeste.

É amplamente aceito que a futura estabilidade social e política da região requer estabilidade econômica. Muitos dos vizinhos da Arábia Saudita são países produtores de petróleo cujas jornadas no sentido de diversificar suas economias para abraçar outras indústrias e mercados estão apenas começando.

O investimento é visto como uma forma eficaz de ajudar esses países a abandonar o petróleo e gerar mais empregos em outros setores. Mas para que os investimentos sauditas tenham qualquer significado positivo de longo prazo, eles devem estar alinhados com os objetivos nacionais e estratégicos de ambos os países.

Assim como a Arábia Saudita, Omã tem sua própria agenda de reformas, conhecida como Oman Vision 2040, que visa transformar o Sultanato em uma potência econômica com uma base fiscal e econômica sustentável. O que Omã precisa para tornar essa visão ousada uma realidade é o acesso ao capital financeiro necessário para expandir sua economia.

Com seus poços e reservatórios antigos, a indústria de petróleo de Omã exigirá investimentos maciços para manter a capacidade atual. O sultanato está claramente ciente de que o petróleo não será sua única fonte de receita no futuro. Na verdade, seu orçamento para 2021 foi elaborado com base no preço do petróleo, insignificantes US$ 45 o barril.

Para ajudar Omã a realizar seu potencial pós-petróleo, as empresas da Arábia Saudita assinaram uma série de acordos comerciais e de infraestrutura com suas contrapartes de Omã que não apenas aumentarão os investimentos estrangeiros diretos no Sultanato, mas também aumentarão sua diversificação econômica.

Produção industrial saudita atinge maior nível desde abril de 2020

A produção industrial saudita se expandiu a uma taxa anual de 7,7% em outubro para atingir seu nível mais alto desde abril de 2020, mostraram dados publicados pela Gastat.

Os saltos na produção do setor de mineração e extração foram os principais responsáveis ​​pela expansão, que cresceu 9,1%. Este é o maior nível de produção do setor desde novembro de 2019.

A produção de petróleo passou de 8,9 milhões de barris por dia em outubro do ano passado para 9,7 milhões de bpd em outubro de 2021.

O setor de mineração e extração é responsável pela maior participação no índice de produção industrial, respondendo por 74,5% dele.

Além disso, as atividades de manufatura não petrolíferas cresceram a uma taxa anual de 4% em outubro, atingindo seu nível mais alto desde março de 2020.

Gastat disse que o setor se recuperou dos efeitos adversos da pandemia, que prejudicou o comércio internacional e as exportações do Reino.

O relatório acrescentou que 90 fábricas iniciaram a produção em outubro, citando dados do Ministério da Indústria e Recursos Minerais. O setor tem peso de 22,6% no índice.

Enquanto isso, a produção de eletricidade e gás aumentou 4,7% em comparação com o ano anterior, mas teve um efeito mínimo no índice devido ao seu pequeno peso de 2,9%.

Cortes de preços de vegetais ajudam a desacelerar a inflação do Egito em novembro

Uma queda nos preços dos vegetais ajudou a desacelerar a inflação do Egito em novembro, com a taxa caindo de 7,3% para 6,2%, mostraram dados da agência oficial de estatísticas do país, Capmas.

O custo dos gêneros alimentícios diminuiu 12,6% em comparação com o aumento de 22,8% que experimentou no mês anterior.

Paralelamente, os preços dos alimentos e bebidas em geral sofreram uma desaceleração, subindo a uma taxa anual de 9,3% em novembro, em comparação com 13,7% no mês anterior.

Os preços de roupas e calçados subiram a uma taxa anual de 2,2% em novembro, ante 1,9% em outubro.

O transporte também custou 4,3% a mais em novembro em comparação com o mesmo período do ano passado.

Em outubro, o aumento anual dos preços desse componente foi ligeiramente inferior a 4%.

Os preços de habitação, água, eletricidade, gás e combustíveis aumentaram 4,3 % com os custos mais elevados dos últimos três componentes.

Os custos da educação aumentaram notáveis ​​13,9%, enquanto o grupo de cultura e entretenimento aumentou 11,6%.

Enquanto isso, os preços ao consumidor no país do norte da África permaneceram estáveis ​​em novembro em relação ao mês anterior.

Os preços de alimentos e bebidas caíram 0,8% em relação ao mês anterior, enquanto o transporte ficou 0,3% mais alto.

Roupas e calçados registraram o maior aumento mensal, com os preços subindo 2,2%.

FONTES

CNBC | World 24 | CNN | ADVFN | Reuters | BBC | News24 | G1 | Investing | TC | Arab | Associated Press | Euro News | CNA Asia | Istoé Dinheiro | NYT

Research Matarazzo & Cia. Investimentos
www.matarazzo-cia.com/blog
10/12/2021