Cenário Econômico Internacional – 07/01/2021

Cenário Econômico Internacional – 07/01/2021

Cenário Econômico Internacional – 07/01/2021 1200 800 Research Matarazzo & Cia. Investimentos

Confira os destaques do Cenário Internacional desta semana:

  • Ômicron causa mais de 4.000 cancelamentos de voos na largada de 2022
  • Mundo registra recorde de 2,4 milhões de casos de Covid em 24 horas
  • OTAN realizará reunião especial de ministros das Relações Exteriores sobre tensões na Ucrânia
  • Ômicron pode ser menos grave, mas não é leve, diz chefe da OMS
  • Mercado acionário dos EUA
  • Dólar
  • Biden conversou com Manchin sobre gastos sociais após senador rejeitar projeto
  • Forças dos EUA e aliados derrubam dois drones armados no Iraque
  • Os EUA vão agir ‘decisivamente’ se a Rússia invadir a Ucrânia, diz o presidente Biden
  • Elizabeth Holmes, fundadora de empresa de biotecnologia, é condenada por fraude nos EUA
  • Argentina estende suspensão das exportações de carne bovina até o fim de 2023
  • Aumento de casos de Covid nos EUA afeta funcionamento de empresas e órgãos públicos
  • Em ata, Fed diz que pode ser preciso elevar juros mais cedo e a ritmo mais rápido
  • Epidemiologista é nova presidente da constituinte do Chile
  • Mercado acionário europeu
  • França proíbe embalagens plásticas para frutas e legumes a fim de reduzir lixo
  • Reino Unido se prepara para ausência de até 25% dos funcionários por Covid
  • Inflação da Turquia atinge alta de 36% em 19 anos
  • Frank-Walter Steinmeier deve ser eleito para um segundo mandato como presidente da Alemanha
  • Irlanda impõe preço mínimo para bebidas alcoólicas a fim de reduzir consumo de jovens
  • Proposta ambiental da UE é primeiro teste do governo alemão
  • O líder da máfia italiana preso na Espanha graças a imagem do Google
  • Deputados da França aprovam projeto de novo passe da vacina
  • Mercado acionário na Ásia
  • China implementa novos planos para bancos apoiarem pequenas empresas
  • RCEP: formada em torno da China, zona de livre comércio pode se tornar a maior do mundo
  • Os preços das residências privadas em Cingapura aumentaram 10,6% em 2021
  • China Evergrande tem queda de 39% nas vendas contratadas de 2021
  • Coreia do Norte dispara projétil não identificado, diz exército sul-coreano
  • Ômicron se espalha nas grandes cidades da Índia, mas as hospitalizações ainda são baixas
  • Aeroporto de Xi’an na China suspende voos internacionais de passageiros
  • A Arábia Saudita prevê gastos com energia e projetos renováveis ​​de US$ 293 bilhões
  • Crise política tunisiana se aprofunda
  • Líder do Líbano deve convocar Gabinete dentro de alguns dias, pela primeira vez desde outubro
  • Ministros sauditas e gregos reafirmam oposição às ambições nucleares do Irã
  • Emirados Árabes Unidos anunciam compromissos para 2022/2023 no primeiro dia no Conselho de Segurança da ONU

Ômicron causa mais de 4.000 cancelamentos de voos na largada de 2022

Mais de 4.000 voos foram cancelados pelo mundo no domingo (02), mais de metade deles nos Estados Unidos, acrescentando ao número de interrupções da semana de festas de final de ano que teve eventos climáticos adversos e um surto no número de casos de Coronavírus causado pela variante Ômicron.

Os voos cancelados até às 17h (horário de Brasília) no domingo incluíram 2.400 chegando, partindo, ou internos nos Estados Unidos, de acordo com o website de rastreamento de voos FlightAware.com. No mundo todo, mais de 11.200 voos foram adiados.

Entre as companhias aéreas com mais cancelamentos estavam a SkyWest e a SouthWest, com 510 e 419 cancelamentos respectivamente, mostrou o FlightAware.

Os feriados de Natal e Ano Novo são normalmente uma época de picos para as viagens aéreas, mas a rápida propagação da variante Ômicron, altamente transmissível, levou a um aumento brusco nas infecções por Covid-19, forçando as companhias aéreas a cancelarem voos enquanto pilotos e equipes de tripulação entravam em quarentena.

As agências de Transporte pelos Estados Unidos também estavam suspendendo e reduzindo serviços devido à escassez de funcionários por conta do Coronavírus.

A Ômicron trouxe um número recorde de casos e afetou as festividades de Ano Novo em grande parte do planeta.

Mundo registra recorde de 2,4 milhões de casos de Covid em 24 horas

O mundo registrou um recorde de 2,4 milhões de novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, dia (03), impulsionado pelos Estados Unidos, que pela primeira vez desde o início da pandemia registrou mais de 1 milhão de infectados em apenas 1 dia (1,08 milhão).

Foi também a primeira vez que o mundo registrou mais de 2 milhões de novos casos (o recorde anterior havia sido registrado em 30 de dezembro de 2021, quando foram contabilizados 1,95 milhão). Os dados são do “Our World in Data”, projeto ligado à Universidade de Oxford.

Apesar da explosão no número de infectados devido à variante Ômicron do novo Coronavírus, que é altamente contagiosa, o número de mortes segue em queda.

Com o avanço da vacinação contra a Covid-19 pelo mundo, a média de óbitos nos últimos 7 dias caiu abaixo de 6 mil pela primeira vez desde outubro de 2020. O recorde de mortes em 24 horas no mundo segue sendo de 20 de janeiro de 2020: 18.062.

O dia marca também o recorde de óbitos nos Estados Unidos (4.442) e também o dia em que o atual presidente do país, Joe Biden, assumiu a Casa Branca. Atualmente, os EUA têm registrado uma média de 1,2 mil mortes por dia.

OTAN realizará reunião especial de ministros das Relações Exteriores sobre tensões na Ucrânia

A Otan afirma que realizará uma reunião virtual de chanceleres na sexta-feira (07) para avaliar a situação na Ucrânia e as próximas negociações com a Rússia.

A reunião extraordinária dos 30 membros da aliança dará início a uma semana de intensa diplomacia sobre a escalada militar da Rússia nas fronteiras da Ucrânia e iniciativas para aliviar as tensões.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, alertou o presidente russo, Vladimir Putin, que Washington poderia impor novas sanções contra Moscou se empreender novas ações militares contra a Ucrânia.

Putin respondeu que tal movimento poderia levar a uma ruptura completa dos laços entre os dois países.

Putin e Biden falaram duas vezes no mês passado, antes das conversas programadas entre altos funcionários dos EUA e da Rússia para os dias 9 e 10 de janeiro em Genebra.

Essas negociações serão seguidas por uma reunião do Conselho Rússia-OTAN em 12 de janeiro e negociações na Organização para a Segurança e Cooperação na Europa em Viena em 13 de janeiro.

O principal diplomata da União Europeia, Josep Borrell, voou para a Ucrânia na terça-feira para uma viagem de dois dias para mostrar apoio a Kiev, que aspira ingressar no bloco e na Otan.

Moscou quer garantias de que a Otan interromperá sua expansão para o leste e encerrará a cooperação militar com a Ucrânia e a Geórgia.

Ômicron pode ser menos grave, mas não é leve, diz chefe da OMS

A variante Ômicron do Coronavírus, que é mais infecciosa, parece provocar formas menos graves da doença do que a delta, mas não deve ser classificada como “leve”, disse o chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS) na quinta-feira (06).

Durante uma entrevista coletiva, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, também repetiu seu apelo por uma maior equidade global na distribuição e acesso às vacinas contra o Coronavírus.

Ele alertou que, com base na taxa atual de distribuição de vacinas, 109 países não cumprirão a meta da OMS de que 70% da população mundial seja totalmente vacinada até julho. Esse objetivo é visto como uma ajuda fundamental para encerrar a fase aguda da pandemia.

Falando na mesma coletiva em Genebra, o conselheiro da OMS, Bruce Aylward, disse que 36 nações nem mesmo alcançaram 10% de cobertura de vacinação. Entre os pacientes graves em todo o mundo, 80% não foram vacinados, acrescentou.

Mercado acionário dos EUA e câmbio ao longo da semana

Na segunda-feira (03), as bolsas de valores de Nova York fecharam em alta, buscando estender a recuperação do mercado do choque da pandemia para o novo ano, enquanto os papéis da Tesla (NASDAQ:TSLA) saltavam depois que a montadora de veículos elétricos divulgou números surpreendentemente altos de entrega. O índice Dow Jones teve alta de 0,68%, a 36.585,06 pontos. O índice S&P 500 teve alta de 0,64%, a 4.796,56 pontos. E o índice Nasdaq teve alta de 1,11%, a 16.501,77 pontos.

Na terça-feira (04), as bolsas de valores de Nova York fecharam mistas, o índice Dow Jones alcançou uma máxima recorde de fechamento pelo segundo dia consecutivo. O S&P 500 ficou quase estável, com quedas em papéis de grandes empresas de crescimento, entre as quais Tesla (NASDAQ:TSLA), pesando sobre o índice e o Nasdaq. O índice Dow Jones teve alta de 0,59%, a 36.799,65 pontos. O índice S&P 500 teve queda de 0,063%, a 4.793,54 pontos. E o índice Nasdaq teve queda de 1,35%, a 16.279,73 pontos.

Na quarta-feira (05), as bolsas de valores de Nova York fecharam em queda, movimento ampliado pela divulgação da ata referente à última reunião de política monetária do Federal Reserve, considerada “hawkish” pelo mercado diante das sinalizações de retirada de estímulos e aperto de juros. As ações de empresas intensivas em tecnologia foram mais penalizadas, com a perspectiva de alta nos juros pesando sobre as projeções de custos de investimentos. O índice Dow Jones teve queda de 1,07%, a 36.407,11 pontos. O índice S&P 500 teve queda de 1,94%, a 4.700,58 pontos. E o índice Nasdaq teve queda de 3,34%, a 15.100,17 pontos.

Na quinta-feira (06), as bolsas de valores de Nova York operavam mistas, depois que a ata da última reunião do Federal Reserve mostrou um tom mais agressivo contra a inflação, derrubando ações de grandes empresas de tecnologia e impulsionando setores cíclicos sensíveis à economia. Por volta das 13h23, o índice Dow Jones registrava queda de 0,21%, a 36.332,06 pontos. O índice S&P 500 registrava alta de 0,14%, a 4.707,19 pontos. E o índice Nasdaq registrava alta de 0,14%, a 15.794,31 pontos.

DÓLAR

Fechando a semana, na quinta-feira 30.12.21 – O dólar comercial encerrou a quinta-feira (30) cotado a R$ 5,5759 com queda de 2,06%. O câmbio encontrou espaço para não só devolver a alta do dólar, mas reverter o quadro para o mês e garantir uma valorização do real em dezembro. No mês, o dólar caiu 1,06% frente a divisa brasileira.

Na segunda (03) – O dólar à vista registrou alta de 1,56%, cotado a R$ 5,6627 na venda. Em dia marcado por fortalecimento global da moeda norte-americana, na expectativa por alta de juros nos EUA, e cautela diante do ambiente fiscal e político interno. O dólar oscilou entre R$ 5,6727 na máxima e R$ 5,5607 na mínima.

Na terça-feira (04) – O dólar à vista registrou alta de 0,48%, cotado a R$ 5,6900 na venda. Após uma primeira etapa de negócios de instabilidade e troca de sinais, o dólar à vista se consolidou em terreno positivo ao longo da tarde e, com aceleração dos ganhos no fim da sessão. O dólar oscilou entre R$ 5,7113 na máxima e R$ 5,6382 na mínima.

Na quarta-feira (05) – O dólar à vista registrou alta de 0,39%, cotado a R$ 5,7121 na venda. O dólar à vista registrou alta de 1,56%, cotado a R$ 5,6627 na venda. Em dia marcado por fortalecimento global da moeda norte-americana, na expectativa por alta de juros nos EUA, e cautela diante do ambiente fiscal e político interno. O dólar oscilou entre R$ 5,6727 na máxima e R$ 5,5607 na mínima. O dólar oscilou entre R$ 5,7131 na máxima e R$ 5,6428 na mínima.

Na quinta-feira (06) – Por volta das 15h25, o dólar operava em queda de 0,27% cotado a R$ 5,6970 na venda. os patamares elevados acabaram por atrair ordens de venda, com investidores realizando lucros recentes antes de uma possível intervenção do Banco Central, o que ainda não ocorreu este ano.

Biden conversou com Manchin sobre gastos sociais após senador rejeitar projeto

O presidente dos EUA, Joe Biden, e o senador Joe Manchin discutiram sobre o projeto de lei “Build Back Better” um dia após o senador democrata rejeitar publicamente os planos de gastos sociais do presidente, afirmou na sexta-feira (31) um conselheiro da Casa Branca.

“Ele (Biden) tem alguma confiança nesse (projeto de lei), incluindo as discussões que teve com o senador Manchin”, disse Jared Bernstein, membro do conselho de assessores econômicos da Casa Branca, em entrevista à CNN na sexta-feira (31).

“O presidente e o senador Manchin, no dia seguinte ao anúncio em que o senador disse que não poderia votar o projeto como estava – conversavam novamente.”

A Reuters havia publicado que Biden e Manchin não fizeram nenhum progresso significativo nas negociações após a rejeição de Manchin ao plano no início de dezembro, mas os assessores se sentiram seguros de que as linhas de comunicação ainda estavam abertas e cordiais. Biden disse a repórteres esta semana que os dois não se falaram desde então.

A rejeição de Manchin coloca o projeto de lei em risco, pois seu apoio é crucial no Senado, onde os democratas têm menor margem e os republicanos estão unidos em sua oposição ao projeto. O líder da maioria no Senado, Chuck Schumer, disse que a Câmara votaria em um pacote no início de 2022.

A ação de Manchin levou o Goldman Sachs a reduzir a previsão para o crescimento econômico dos EUA, porque ameaça reduzir centenas de bilhões de dólares em financiamento para medidas de combate às mudanças climáticas e cumprimento das metas do governo Biden no setor.

Manchin expressou preocupação com uma série de propostas no projeto de lei, incluindo várias propostas climáticas. Após a rejeição de Manchin, Biden disse a repórteres que ele e o senador “fariam algo” sobre o projeto.

Forças dos EUA e aliados derrubam dois drones armados no Iraque

A coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos que combate extremistas islâmicos no Iraque abateu dois drones armados na segunda-feira (03) que tinham como alvo o aeroporto de Bagdá, segundo um militar que pediu para não ser identificado. Não houve nenhum dano.

O aeroporto é de uso civil, e um ataque poderia implicar grandes perdas. Também há lá uma base de soldados da coalizão, que não têm função de combate.

O drone foi interceptado por volta de 4h30 por baterias de defesa C-RAM.

Há imagens com os restos de um dos projéteis. Um pedaço de metal preto traz a inscrição “Operações de vingança dos comandantes”.

O ataque, cuja autoria ainda não foi reivindicada, coincidiu com o segundo aniversário da morte do general iraniano Qassem Soleimani e de seu lugar-tenente (uma espécie de vice-general). Ambos foram mortos por um drone americano na estrada que leva ao Aeroporto Internacional de Bagdá.

Segundo os militares dos EUA, os iraquianos abriram uma investigação.

Nos últimos meses, dezenas de foguetes e drones armados tiveram tropas e interesses dos Estados Unidos no Iraque como alvo. Washington atribui tais ataques, que nunca são reivindicados, às facções iraquianas pró-Irã.

Nas últimas semanas, porém, o número de tais incidentes diminuiu.

Os EUA vão agir ‘decisivamente’ se a Rússia invadir a Ucrânia, diz o presidente Biden

O presidente dos EUA, Joe Biden, disse a Volodymyr Zelenskyy que o Ocidente agirá “decisivamente” se a Rússia invadir a Ucrânia.

Biden também prometeu apoiar Kiev em meio a um aumento de tropas russas perto da fronteira oriental da Ucrânia nas últimas semanas.

O telefonema também ocorreu antes de uma série de reuniões diplomáticas em Genebra entre altos funcionários dos EUA e da Rússia para tentar desacelerar a crise.

“O presidente Biden deixou claro que os Estados Unidos e seus aliados e parceiros responderão de forma decisiva se a Rússia invadir ainda mais a Ucrânia”, disse o secretário de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, em um comunicado posterior.

Em um tweet no domingo (02), Zelenskyy acrescentou que a Ucrânia aprecia o “apoio inabalável”.

“Discutimos ações conjuntas da Ucrânia, dos Estados Unidos e de seus parceiros para manter a paz na Europa e evitar uma escalada futura”, acrescentou.

Os EUA já cogitaram atingir a Rússia com sanções que prejudicam a economia caso ela se mova no território ucraniano, mas Biden disse no mês passado que a ação militar dos EUA estava fora de questão.

O Kremlin exigiu que qualquer expansão futura da OTAN deveria excluir a Ucrânia e outros ex-países soviéticos. Moscou também exigiu que a aliança militar remova o armamento ofensivo dos países da região.

As próximas conversações em Genebra serão seguidas de reuniões no Conselho OTAN-Rússia e na Organização para a Segurança e Cooperação na Europa.

Elizabeth Holmes, fundadora de empresa de biotecnologia, é condenada por fraude nos EUA

A fundadora da empresa americana de biotecnologia Theranos, Elizabeth Holmes, foi considerada culpada de fraude na segunda-feira (03) em um tribunal da Califórnia, em um caso que pôs em xeque a cultura empresarial do Vale do Silício.

Holmes, de 37 anos, pode ser sentenciada a até 20 anos de prisão, em um caso que estabelece uma linha entre a inovação tecnológica e a desonestidade criminosa.

O júri concluiu que Holmes foi culpada de quatro acusações, incluindo enganar investidores para que colocassem dinheiro em sua startup, com sede nessa região da Califórnia, que prometia revolucionar os exames de sangue com ferramentas mais rápidas e baratas do que as utilizadas por laboratórios tradicionais.

Os jurados, além disso, inocentaram a executiva de outras acusações e não conseguiram chegar a um acordo sobre várias das onze acusações que ela enfrentava.

A ex-promessa do Vale do Silício fundou a Theranos aos 19 anos. Ela garantia que a empresa revolucionaria a indústria de testes diagnósticos com máquinas que poderiam entregar resultados rápidos com apenas algumas gotas de sangue, um projeto que atraiu grandes investidores e a tornou uma bilionária aos 30 anos.

A mulher chegou a ser considerada a próxima personalidade do mundo da tecnologia, mas seu império ruiu depois que o jornal “Wall Street Journal” publicou que suas máquinas de diagnóstico não funcionavam como prometido.

Argentina estende suspensão das exportações de carne bovina até o fim de 2023

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Pesca da Argentina anunciou que vai estender a suspensão das exportações de sete cortes de carne bovina até o final de 2023. De acordo com o decreto 911/21 fica reservado para o mercado interno os cortes de costela com ou sem osso, coxão mole, paleta e vazia, limitando as exportações até 31 de dezembro.

Até a data informada também fica suspensa a exportação definitiva e/ou suspensiva de carcaças inteiras, meias-carcaças, quartos dianteiros com osso, quartos traseiros com osso, meias-carcaças incompletas com osso e quartos dianteiros incompletos com osso.

O presidente da Argentina, Alberto Fernandez, tinha suspendido temporariamente todas as exportações da proteína em maio de 2021. O governo também pretende criar um conselho consultivo para orientar produtores e ter aumento na produtividade e propor ajustes na cadeia produtiva.

A suspensão dos embarques é uma medida para conter a inflação dos alimentos na Argentina, na qual o governo local busca gerar um equilíbrio entre o mercado argentino e a exportação de carnes.

Aumento de casos de Covid nos EUA afeta funcionamento de empresas e órgãos públicos

O aumento de casos de Covid nos Estados Unidos afetou o funcionamento de empresas e órgãos públicos.

Oficialmente, Nova York não está em lockdown. Mas a realidade, em muitos bairros da cidade, várias lojas e restaurantes estão fechados. Nos Estados Unidos, três pessoas testam positivo a cada segundo. Em Nova York, mais de 36 mil pegaram Covid por dia nas últimas duas semanas, e a cidade voltou a ser o epicentro da pandemia nos Estados Unidos.

Atualmente, um terço dos paramédicos de Nova York está com o Coronavírus, enquanto 21% dos policiais e 18% dos bombeiros também se encontram afastados. No metrô, duas linhas estão fechadas porque os funcionários ficaram doentes.

Uma rede de clínicas de saúde da cidade, conhecida por fazer exames rápidos e PCR, tem dezenas de unidades fechadas, com médicos e enfermeiras em quarentena depois de testarem positivo.

No Brooklyn, a região mais populosa de Nova York, 60% dos negócios têm funcionários doentes em casa; 20% tiveram que fechar durante os feriados por falta de mão de obra. Alguns ainda não reabriram.

O consultor Stephen Zagor diz que para a maior parte dos restaurantes da cidade, o terceiro trimestre representa até 45% da receita anual: “A nova onda de Covid obrigou as pessoas a ficarem em casa. Os restaurantes reclamam que não estão tendo o volume que teriam se não fosse a piora da pandemia”, diz.

Em ata, Fed diz que pode ser preciso elevar juros mais cedo e a ritmo mais rápido

Os dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) avaliaram que uma alta de juros mais cedo e rápida do que o esperado anteriormente pode ser necessária, levando em conta especialmente os panoramas para a economia, incluindo perspectivas para inflação e emprego nos Estados Unidos, de acordo com a ata da última reunião da autoridade, divulgada na quarta-feira (05). O documento diz ainda que, para alguns dirigentes, pode ser apropriado reduzir o balanço patrimonial do Fed logo após a alta de juros.

Os dirigentes concordaram em reduzir o ritmo mensal da compra de ativos líquidos à luz da evolução da inflação e da melhoria adicional no mercado de trabalho, com uma diminuição de aquisições de US$ 20 bilhões para títulos do Tesouro e US$ 10 bilhões para aqueles ligados à hipotecas (MBS), destaca a ata.

Segundo o documento, os participantes do encontro também avaliaram que reduções semelhantes no ritmo de compras provavelmente seriam apropriadas nos meses subsequentes, de forma que o tapering termine em meados de março.

O documento lembra que sob a perspectiva do Comitê do Fed, o fim do processo ocorreria assim alguns meses antes do que o previsto na reunião anterior. Os dirigentes também notaram que as compras em curso de ativos do Fed e as detenções de títulos “continuariam a promover o funcionamento regular do mercado e as condições financeiras acomodatícias, apoiando assim o fluxo de crédito”, diz a ata.

Além disso, os membros da reunião observaram que a autoridade estava preparada para ajustar o ritmo das compras em caso de mudanças na perspectiva econômica, e que era importante manter a “flexibilidade para ajustar a postura da política conforme apropriado”, segundo o documento.

Os dirigentes do Federal Reserve afirmaram que, com inflação elevada por mais tempo que o previsto nos Estados Unidos, decidiram remover o termo ‘transitória’ de sua avaliação sobre o fenômeno.

Observaram que os desequilíbrios de oferta e demanda continuavam a contribuir para a inflação elevada. “Os membros também concordaram que, com o surgimento da Ômicron, era apropriado observar o risco de novas variantes em sua avaliação dos riscos para as perspectivas econômicas”, diz o documento.

Epidemiologista é nova presidente da constituinte do Chile

A epidemiologista María Elisa Quinteros foi eleita a nova presidente da Convenção Constitucional do Chile, encarregada de redigir uma nova Carta Magna para substituir a atual, herdada da ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990).

Após dois dias de sessão e nove turnos de votação, os primeiros oito da manhã de terça-feira (04) até a madrugada de quarta-feira (05), Quinteros, representante do distrito 17, no centro-sul do país, conseguiu exatamente os 78 votos necessários para substituir no cargo a linguista mapuche Elisa Loncon, que inaugurou a Convenção em 4 de julho.

“Esperamos poder conduzir esse processo com sabedoria”, disse a presidente eleita do órgão constituinte após assumir o posto.

Dentista formada pela Universidade de Talca e doutora em Saúde Pública pela Universidade do Chile, ela é acadêmica na Universidade de Talca e trabalha desde 2015 como epidemiologista ambiental, perinatal e reprodutiva.

Quinteros atraiu o apoio de uma maioria de independentes como ela, de diferentes movimentos cidadãos, representantes indígenas e convencionais do Partido Comunista.

Ela substituirá Loncon na presidência, que junto com o advogado constitucionalista Jaime Bassa como vice-presidente, liderou os primeiros seis meses de funcionamento da Convenção.

A Convenção tem nove meses – prorrogáveis apenas uma vez por mais três – para redigir o novo texto, que deverá ser validado em plebiscito de votação obrigatória a ser convocado pelo governo do presidente eleito, o esquerdista Gabriel Boric, que assumirá a presidência em 11 de março.

Os 155 constituintes foram eleitos nos dias 15 e 16 de maio do ano passado, de forma paritária e com a inclusão de 17 cadeiras reservadas aos povos originários.

A redação da nova Constituição surgiu como uma solução institucional para os protestos sociais que eclodiram em todo o Chile desde 18 de outubro de 2019, que apontavam a atual Carta Magna como a origem da desigualdade no país.

A Constituição do Chile em vigor foi criada em 1980 durante a ditadura de Pinochet e estabeleceu um modelo neoliberal que, embora tenha garantido um desenvolvimento econômico e social por mais de três décadas, aprofundou as diferenças entre ricos e pobres no país.

Mercado acionário europeu

Na segunda-feira (03), as bolsas europeias fecharam em alta, começando o ano em clima otimista com a esperança de uma recuperação econômica estável, apesar do aumento nos casos de Covid-19 devido à variante Ômicron. O índice pan-europeu Stoxx 600 teve alta de 0,45%, a 489,99 pontos. Na bolsa de Paris, o índice CAC 40 teve alta de 0,90%, a 7.217,22 pontos. Em Frankfurt o índice DAX teve alta de 0,86%, a 16.020,73 pontos. O índice PSI 20 de Lisboa teve alta de 1,23%, a 5.637,91 pontos. Em Madri, o IBEX 35 teve alta de 0,54%, a 8.761,20 pontos. O índice FTSE 100 não teve operações.

Na terça-feira (04), as bolsas europeias fecharam em alta, lideradas por papéis de viagens e bancos, sensíveis à economia, em meio a novos sinais de que a variante Ômicron do Coronavírus pode ser menos grave do que inicialmente temido. O índice pan-europeu Stoxx 600 teve alta de 0,82%, a 494,02 pontos. Na bolsa de Paris, o índice CAC 40 teve alta de 1,39%, a 7.317,41 pontos. Em Frankfurt o índice DAX teve alta de 0,82%, a 16.152,61 pontos. O índice PSI 20 de Lisboa teve alta de 0,58%, a 5.670,45 pontos. Em Madri, o IBEX 35 teve alta de 0,39%, a 8.795,80 pontos. O índice FTSE 100 teve alta de 1,63%, a 7.505,15 pontos.

Na quarta-feira (05), as bolsas europeias fecharam mistas, ganhos nos papéis de montadoras levaram as ações europeias a nova máxima recorde nesta quarta-feira (05), mesmo com o rali de fim de ano parecendo ter perdido força devido às preocupações com a Covid-19 e uma desaceleração do crescimento econômico. O índice pan-europeu Stoxx 600 teve alta de 0,067%, a 494,35 pontos. Na bolsa de Paris, o índice CAC 40 teve alta de 0,81%, a 7.376,37 pontos. Em Frankfurt o índice DAX teve alta de 0,74%, a 16.271,75 pontos. O índice PSI 20 de Lisboa teve queda de 0,31%, a 5.652,68 pontos. Em Madri, o IBEX 35 teve queda de 0,057%, a 8.790,80 pontos. O índice FTSE 100 teve alta de 0,16%, a 7.516,87 pontos.

Na quinta-feira (06), as bolsas europeias fecharam em queda, uma vez que sinais de postura dura contra a inflação na ata da reunião de dezembro do Federal Reserve afetaram os papéis de tecnologia com a perspectiva de juros mais altos. O índice pan-europeu Stoxx 600 teve queda de 1,25%, a 488,16 pontos. Na bolsa de Paris, o índice CAC 40 teve queda de 1,72%, a 7.249,66 pontos. Em Frankfurt o índice DAX teve queda de 1,35%, a 16.052,03 pontos. O índice PSI 20 de Lisboa teve queda de 1,00%, a 5.595,94 pontos. Em Madri, o IBEX 35 teve queda de 0,01%, a 8.789,90 pontos. O índice FTSE 100 teve queda de 0,88%, a 7.450,37 pontos.

França proíbe embalagens plásticas para frutas e legumes a fim de reduzir lixo

A partir de sábado (01), está proibida na França a venda de frutas e legumes em embalagens plásticas. Esta é mais uma medida tomada pelo governo para reduzir a produção de resíduos plásticos no país.

Com a decisão, legumes como pepinos ou brócolis não poderão mais ser vendidos nos supermercados embrulhados em celofane. As frutas, como maçãs ou kiwis, não poderão ser vendidas em sacos ou recipientes de plástico.

A medida deve mudar a venda de cerca de 30 tipos de frutas e legumes, comercializados principalmente por grandes distribuidores. De acordo com a fundação Heinrich Boll, 37% das frutas e dos legumes consumidos na França são embalados em plástico.

A decisão faz parte da lei antirresíduos aprovada no início de 2020, que, entre outras medidas, proibiu a venda ou a entrega de talheres e copos de plástico descartável.

A indústria alimentícia teve dois anos para se adaptar à nova regra. A empresa “Lou Légumes”, que produz 8.000 toneladas de cogumelos por ano na Bretanha (oeste da França), teve que reorganizar toda a cadeia para mudar sua embalagem.

“Os cogumelos são um produto muito úmido, por isso fizemos três anos de testes até encontrar uma bandeja de papelão apropriada”, explica Emmanuelle Roze, diretora do negócio familiar.

“O papelão é quatro vezes mais volumoso. Nossos cogumelos são colhidos e colocados diretamente nas bandejas. Portanto, fomos forçados a mudar nosso método de coleta de cogumelos. Temos um aumento no custo de embalagem, temos um aumento no custo de mão de obra e isto ainda não acabou, porque temos que encontrar uma solução para remover o plástico-filme que está lá”, diz Roze.

As multas para quem não respeitar a regra podem chegar a 15 mil euros (R$ 95 mil).

O decreto presidencial, no entanto, abre exceções: os produtos vendidos em embalagens com mais de 1,5 kg poderão continuar a usar plástico. Frutas sensíveis, que precisam de proteção extra, como amoras, também estarão protegidas da medida agora. Nesses casos, a indústria vai ganhar um prazo extra para se adaptar que pode ir até 2026, segundo o jornal econômico JDD.

Reino Unido se prepara para ausência de até 25% dos funcionários por Covid

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, pediu aos responsáveis de órgãos do setor público para que façam “planos de contingência” devido à possível ausência de até 25% dos funcionários por causa da Covid-19, informou o governo britânico. Com os números diários recordes de infecção nos últimos dias devido à variante Ômicron e as pessoas precisando se isolar por pelo menos sete dias, o governo espera que as empresas e os serviços públicos enfrentem interrupções nas próximas semanas.

Os diretores devem fazer “preparativos sólidos” diante do “pior cenário” e antecipar ter que cobrir 10%, 20% ou até 25% dos funcionários, principalmente em setores nos quais não é possível trabalhar de casa, como saúde e educação. Johnson pediu aos ministros que trabalhem em estreita colaboração com seus respectivos setores para desenvolver planos robustos.

Entre as alternativas levantadas estão, por exemplo, pedir que voluntários, como professores aposentados, voltem ao trabalho.

O Reino Unido registou recordes de infeções pelo Coronavírus nos últimos dias, chegando a quase 190 mil casos na véspera de Ano Novo, com os especialistas prevendo que o pico dos números pode ser alcançado em breve. No entanto, as hospitalizações e mortes permaneceram em níveis muito mais baixos do que nas ondas anteriores.

O impacto da Ômicron na força de trabalho em cadeias de abastecimento, serviços públicos e escolas está sendo monitorado de perto, disse Johnson. “Há um trabalho em andamento para identificar possíveis mudanças regulatórias, políticas ou operacionais que possam minimizar ou aliviar possíveis interrupções”, informou o governo.

Inflação da Turquia atinge alta de 36% em 19 anos

A inflação anual da Turquia subiu pelo ritmo mais rápido em 19 anos, saltando para 36,08% em dezembro, segundo dados oficiais divulgados na segunda-feira (03).

O Instituto de Estatística da Turquia disse que o índice de preços ao consumidor aumentou 13,58% em dezembro em relação ao mês anterior, reduzindo ainda mais o poder de compra das pessoas. O aumento anual dos preços dos alimentos foi de 43,8%, mostraram os dados.

A taxa de inflação anual foi a mais alta desde setembro de 2002.

A inflação tem subido no país, enquanto a lira turca vem caindo para níveis recordes depois que o banco central do país, sob pressão do presidente Recep Tayyip Erdogan, cortou a taxa básica de juros em 5 pontos percentuais em setembro.

A lira enfraquecida tornou as importações, combustível e itens de uso diário mais caros e deixou muitos no país, com cerca de 84 milhões, lutando para comprar alimentos e outros bens básicos. Muitos têm comprado moedas estrangeiras e ouro para proteger suas economias.

No mês passado, Erdogan anunciou medidas para proteger os depósitos de liras contra a volatilidade, depois que a moeda turca atingiu a maior baixa de todos os tempos em 18,36 em relação ao dólar. A lira se recuperou após o anúncio, mas desde então perdeu alguns desses ganhos. A lira desvalorizou-se cerca de 44% em relação ao dólar no ano passado.

Erdogan insiste em reduzir os custos dos empréstimos para impulsionar o crescimento, embora os economistas argumentem que taxas de juros mais altas são a maneira de domar a alta dos preços.

Enquanto isso, o independente Inflation Research Group, formado por acadêmicos e ex-funcionários do governo, estimou a taxa de inflação anual em 83%. A empresa informou que os preços ao consumidor subiram 19,35% em dezembro em comparação com novembro.

Frank-Walter Steinmeier deve ser eleito para um segundo mandato como presidente da Alemanha

O presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, deve ser eleito para um segundo mandato após receber o apoio dos Verdes.

Todos os três partidos da coalizão no governo alemão agora endossaram Steinmeier, um social-democrata de longa data – para servir mais cinco anos no cargo.

O presidente será eleito em 13 de fevereiro por uma assembleia especial composta pelos membros do Bundestag do parlamento e por representantes dos 16 estados da Alemanha.

Espera-se que os sociais-democratas, os verdes e o Partido Democrático Livre, pró-negócios, tenham a maioria na assembleia.

Em um comunicado na terça-feira, os Verdes descreveram Steinmeier como “um presidente muito bom e altamente considerado que prestou um grande serviço ao nosso país”.

Steinmeier anunciou que buscaria um segundo mandato em maio passado, antes da eleição parlamentar que trouxe a nova coalizão da Alemanha ao poder, e prometeu ajudar a curar as divisões ampliadas pela pandemia do Coronavírus.

O presidente da Alemanha tem pouco poder executivo, mas é considerado uma autoridade moral importante.

Antes de se tornar presidente em 2017, Steinmeier serviu por duas passagens como ministro das Relações Exteriores da chanceler Angela Merkel e foi anteriormente chefe de gabinete do chanceler Gerhard Schroeder.

Algumas figuras da oposição de centro-direita de Merkel, CDU, pediram que seu partido indicasse uma mulher para se tornar a primeira mulher chefe de estado na Alemanha.

Se eleito, Steinmeier, de 65 anos, servirá até 2027 antes de completar os dois mandatos no máximo.

Irlanda impõe preço mínimo para bebidas alcoólicas a fim de reduzir consumo de jovens

Uma nova lei na República da Irlanda, em vigor a desde a terça-feira (04), determina que uma garrafa de vinho não pode custar menos de 7,40 euros (o equivalente a R$ 47) e uma lata de cerveja de 500 ml, 1,70 euro (R$ 10) em supermercados e lojas especializadas. A garrafa de 330 ml de cerveja custa 1,12 euro (R$ 7,20).

O governo irlandês defende a legislação como uma medida de saúde pública. A medida visa coibir também o consumo desenfreado (binging) de álcool por jovens.

Segundo números do órgão irlandês de assuntos alfandegários, o consumo de álcool puro no país foi de 10,07 litros por pessoa em 2020. Isso equivale a 116 garrafas de vinho ou mais de 250 litros de cerveja por ano por pessoa.

A quantidade foi apenas 6,6% menor do que no ano anterior, apesar do fechamento de bares e restaurante durante a maior parte de 2020, por causa das restrições ligadas à pandemia.

Um estudo realizado em 21 países europeus mostra que a Irlanda foi um dos apenas dois países onde o consumo de bebidas alcoólicas não seguiu a tendência de baixa durante a primeira fase de restrições, no primeiro semestre de 2020.

Outra pesquisa, divulgada em junho de 2021 pelo governo, revela que mais mulheres do que homens disseram ter aumentado a ingestão de álcool durante o início da pandemia (28% e 22%, respectivamente).

Os preços mínimos para bebidas alcoólicas devem ser adotados em lojas especializadas e supermercados.

Uma garrafa de gim ou vodca de 700ml, que agora custa entre 13 e 14 euros (cerca de R$ 90), custará 20,71 euros (R$ 133) pelo sistema. Uma garrafa de uísque vai custar pelo menos 22,09 euros (cerca de R$ 142).

A Escócia adotou medida similar em 2018 e no ano seguinte o consumo de bebidas alcoólicas caiu para o menor patamar observado em mais de duas décadas.

Proposta ambiental da UE é primeiro teste do governo alemão

Em dezembro, o novo governo alemão, formado por social-democratas, verdes e liberais, apresentou uma pauta ambiental um tanto ambiciosa, focada em aumentar a produção de energias renováveis e diminuir as emissões de CO2. Menos de um mês após ter sido formada, a coalizão enfrenta seu primeiro grande teste: apresentar uma postura unificada perante a controversa proposta divulgada pela Comissão Europeia na véspera do réveillon.

O órgão executivo da União Europeia pretende classificar o gás natural e a energia nuclear como favoráveis ao meio ambiente, e busca também incluir investimentos nessas fontes de energia em sua tão aguardada lista de taxonomia, um sistema de classificação verde focado em investimentos do setor energético.

A lista faz parte dos planos do bloco para descarbonizar a economia europeia e construir usinas de energia limpa, o que exigirá investimento de bilhões de euros. A classificação de atividades econômicas pela Comissão Europeia segundo a taxonomia também visa permitir que investidores dirijam seus recursos para tecnologias e empresas mais sustentáveis.

Conforme a proposta preliminar, as usinas nucleares e a gás precisam preencher determinados critérios para entrar na lista. Por exemplo, os investimentos em novas centrais nucleares em países como França, Holanda e Polônia só pode ser considerado sustentável se atenderem os mais modernos padrões tecnológicos e for apresentado um plano concreto para eliminação de grande quantidade de resíduos radioativos.

As usinas de gás natural também poderiam receber um selo verde por um período predeterminado. Para tal, os países devem respeitar certos limites de emissão de gases de efeito estufa ou mesmo provar que as usinas também podem ser operadas com hidrogênio verde ou gás com baixo teor de carbono.

O principal ponto de discórdia na Alemanha é a inclusão de usinas a gás no projeto da Comissão Europeia. Inicialmente, um porta-voz do governo alemão saudou os planos da UE, dizendo que o gás natural é “uma importante tecnologia de transição rumo à neutralidade de gases-estufa, com a eliminação gradual da energia nuclear e produzida a partir de carvão”.

O fato suscitou duras críticas foram muito fortes por parte de diversos ministros do Partido Verde, o segundo maior na coalizão de governo da Alemanha.

O vice-chanceler alemão e ministro do Clima e da Economia, Robert Habeck, disse à agência de notícias alemã DPA que a proposta da UE “dilui o bom rótulo de sustentabilidade”, acrescentando ser “questionável se essa ‘onda verde’ será aceita pelo mercado financeiro”. A ministra do Meio Ambiente Steffi Lemke, também do Partido Verde, igualmente classificou a proposta da UE como “questionável”.

O Partido Liberal Democrático (FDP), pró-mercado livre, recuou ante as críticas dos parceiros verdes. O vice-presidente do partido, Wolfgang Kubicki, declarou ao jornal Bild que “não é um bom europeu quem só aceita o que lhe convém”, e advertiu que a coalizão precisa “chegar a um consenso sobre como alcançar um equilíbrio entre os objetivos de redução de CO2 e um fornecimento estável de energia”.

O ministro das Finanças e líder do FDP, Christian Lindner, disse ao jornal Süddeutsche Zeitung que, do ponto de vista realista, a Alemanha “precisa de usinas de gás natural como uma tecnologia de transição, já que estamos eliminando carvão e a energia nuclear”. Ele sugeriu, ainda, que as usinas de gás natural mais modernas podem ser futuramente convertidas para operar com hidrogênio.

Por fim, o Partido Social-Democrata, o maior da coalizão, já havia afirmado que o gás natural desempenhará um papel fundamental na transição energética, e isso deveria se refletir na taxonomia verde da UE.

O líder da máfia italiana preso na Espanha graças a imagem do Google

Um líder de máfia italiana que ficou foragido por anos foi preso após ser flagrado no aplicativo Google Maps.

Gioacchino Gammino, de 61 anos, foi encontrado em Galapagar, a cerca de 40 km de Madri, na Espanha, onde vivia com o nome de Manuel.

Uma foto do Google Street View, que mostra um homem parecido com Gammino parado em frente a uma mercearia, foi fundamental para rastrear o fugitivo, disseram os investigadores.

Gammino escapou de sua cela em Roma em 2002 e foi condenado à prisão perpétua por assassinato no ano seguinte.

Ele era membro de um grupo mafioso siciliano conhecido como Stidda e um dos gangsters mais procurados da Itália.

A polícia siciliana suspeitou que Gammino estava na Espanha, mas foi a foto de um homem conversando na frente de uma mercearia que desencadeou uma investigação imediata.

Sua identidade foi confirmada quando a polícia encontrou uma página no Facebook de um restaurante agora fechado, chamado Cocina de Manu, que ficava próximo ao estabelecimento visto no Google Maps.

Fotos de Gammino com roupas de chef foram postadas no perfil e ele foi identificado por uma cicatriz no queixo.

Gammino está detido na Espanha e a polícia italiana espera extraditá-lo até o fim de fevereiro, disse Nicola Altiero, vice-diretor da unidade policial antimáfia do país europeu, à agência de notícias Reuters.

Deputados da França aprovam projeto de novo passe da vacina

O Parlamento da França aprovou, na quinta-feira (06) o plano de Emmanuel Macron para um passe de vacina para tentar controlar os contágios pelo Coronavírus. O debate foi tumultuado por comentários do próprio Macron, que afirmou que queria encher o saco das pessoas não vacinadas.

Macron disse ao jornal “Le Parisien” nesta semana que quer tornar a vida das pessoas que se recusam a tomar vacina tão complicada que elas terminarão aceitando a vacina. Ele empregou palavras consideradas grosseiras em sua entrevista, o que foi interpretado na França como uma ação calculada, para ser usada nas eleições presidenciais em cerca de três meses.

Mais de 90% das pessoas com mais de 12 anos receberam ao menos duas doses, de acordo com dados do governo. O ministro da Saúde, Oivier Veran, disse que na quarta-feira houve um alto número de pessoas que receberam a primeira dose, desde outubro não havia tanta gente que recebia a primeira injeção.

Os deputados aprovaram uma proposta de lei às 5h de Paris. A votação foi de 214 votos a favor do texto e 93 contrários (a extrema-direita e a extrema-esquerda são contrárias ao passe).

Agora, o texto será encaminhado ao Senado do país e, depois, para uma votação final na Assembleia Nacional.

Há meses as pessoas na França já são obrigadas a mostrar uma prova de vacinação ou um teste negativo de Covid-19 antes de entrar em recintos como cafés ou salas de cinema ou vagões de trem.

Com as variantes Delta e Ômicron, o governo decidiu que não vai mais aceitar o teste negativo, mas só a prova de vacinação.

Mercado acionário na Ásia

Na segunda-feira (03), as bolsas asiáticas fecharam mistas, as bolsas asiáticas encerraram o primeiro pregão de 2022 sem direção única, mas os principais mercados da região permaneceram fechados após as celebrações do ano-novo. O índice Xangai não teve operações. O índice japonês Nikkei não teve operações. O índice Hang Seng de Hong Kong teve queda de 0,53%, a 23.274,745 pontos. O índice CSI300 não teve operações.

Na terça-feira (04), as bolsas asiáticas fecharam mistas, após dados encorajadores da manufatura chinesa. Pesquisa da IHS Markit e da Caixin Media revelou que o índice de gerentes de compras (PMI) industrial da China subiu para 50,9 em dezembro, alcançando o maior patamar desde junho e indicando que o setor manufatureiro voltou a se expandir após dois meses de contração. O índice Xangai teve queda de 0,20%, a 3.632,33 pontos. O índice japonês Nikkei teve alta de 1,77%, a 29.301,79 pontos. O índice Hang Seng de Hong Kong teve alta de 0,06%, a 23.289,84 pontos. O índice CSI300 teve queda de 0,46%, a 4.917,76 pontos.

Na quarta-feira (05), as bolsas asiáticas fecharam a maioria em queda, à medida que ações de tecnologia recuaram na esteira de multas impostas pela China a gigantes do setor e do salto recente nos juros dos Treasuries. O índice Xangai teve queda de 1,02%, a 3.595,18 pontos. O índice japonês Nikkei teve alta de 0,10%, a 29.332,16 pontos. O índice Hang Seng de Hong Kong teve queda de 1,64%, a 22.907,25 pontos. O índice CSI300 teve queda de 1,01%, a 4.868,12 pontos.

Na quinta-feira (06), as bolsas asiáticas fecharam a maioria em queda, seguindo os mercados acionários de Nova York, que ontem caíram de forma significativa após o Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) sinalizar que poderá elevar suas taxas de juros antes do esperado. O índice Xangai teve queda de 0,25%, a 3.586,08 pontos. O índice japonês Nikkei teve queda de 2,88%, a 28.487,87 pontos. O índice Hang Seng de Hong Kong teve alta de 0,72%, a 23.072,86 pontos. O índice CSI300 teve queda de 1,02%, a 4.818,23 pontos.

China implementa novos planos para bancos apoiarem pequenas empresas

O banco central da China confirmou, no sábado (01), que implementará novos planos com o objetivo de encorajar as instituições financeiras a conceder empréstimos para pequenas empresas sob pressão devido ao impacto da Covid-19.

As medidas foram anunciadas pelo Conselho de Estado, ou gabinete, em 15 de dezembro.

O Banco Popular da China (PBOC) fornecerá capital a instituições bancárias qualificadas para estimulá-las a conceder mais empréstimos a pequenas e microempresas em um esquema que vigorará até junho de 2023, de acordo com um comunicado publicado em seu site.

As autoridades também estão renovando uma cota de repasse de 400 bilhões de iuanes para apoiar o financiamento inclusivo para pequenas empresas.

RCEP: formada em torno da China, zona de livre comércio pode se tornar a maior do mundo

A Regional Comprehensive Economic Partnership (RCEP), tratado entre dez países da Ásia e do Pacífico em torno da China que entrou em vigor no sábado (01), torna-se o acordo comercial mais importante do mundo em termos de produto interno bruto. Um novo peso pesado na economia global que pode dar origem à maior área de livre comércio do planeta.

Dez países já estão no jogo: Austrália, Brunei, Camboja, China, Japão, Laos, Nova Zelândia, Cingapura, Tailândia e Vietnã. E, juntos, estes representam 30% da população e do PIB mundial. O tratado prevê a eliminação de 90% das tarifas alfandegárias entre os países signatários nos próximos 20 anos.

A Coreia do Sul pode vir a aderir a partir de fevereiro. Malásia, Filipinas e Birmânia aguardam a ratificação do tratado, que também chama a atenção por seus principais ausentes: os Estados Unidos, no lado do Pacífico, a Índia, no sul da Ásia, e a Europa.

Para o ministro chinês do Comércio, Pequim se preparou por muito tempo para cumprir as mais de 700 obrigações contratuais do acordo, de forma a absorver o impacto negativo na economia chinesa. Um acordo comercial e político que a China também vê como uma oportunidade de estabelecer seu sistema normativo na região, enquanto protege seus interesses nos arredores.

De acordo com a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), a Parceria Econômica Integral Regional (RCEP) será o “novo centro de gravidade” do comércio mundial quando operar com força total. Pelo seu tamanho, será o “maior bloco econômico do mundo”.

O acordo também define regras comuns para o comércio de bens e serviços, propriedade intelectual, comércio eletrônico e concorrência. Por outro lado, o texto não contém nenhuma norma vinculativa ou qualquer cláusula sobre meio ambiente, mercado de trabalho ou mesmo subsídios públicos.

Os preços das residências privadas em Cingapura aumentaram 10,6% em 2021

Os preços das residências privadas em Cingapura aumentaram 10,6% em 2021, acelerando de um aumento de 2,2% no ano anterior, de acordo com estimativas instantâneas da Urban Redevelopment Authority (URA) na segunda-feira (03).

Este foi o maior crescimento anual desde 2010, quando os preços das casas privadas subiram 17,6%, disse Christine Sun, vice-presidente sênior de pesquisa e análise da OrangeTee and Tie.

No geral, o índice da propriedade residencial privada ganhou 8,3 pontos em relação ao terceiro trimestre, para chegar a 173,6 pontos no quarto trimestre de 2021.

“Isso representa um aumento de 5%, em comparação com o aumento de 1,1% no trimestre anterior”, disse a URA.

Este também foi o maior aumento trimestral desde o segundo trimestre de 2010, quando os preços subiram 5,3%, disse Sun.

China Evergrande tem queda de 39% nas vendas contratadas de 2021

A China Evergrande disse na terça-feira (04) que suas vendas contratadas sofreram queda de 39% em 2021, a 443,02 bilhões de yuans (US$ 69,7 bilhões). O resultado ficou bem abaixo da meta de 750 bilhões de yuans da gigante do setor imobiliário chinês, que vem enfrentando graves dificuldades financeiras há vários meses.

Em comunicado para a Bolsa de Hong Kong, a Evergrande informou também que recebeu ordem de autoridades de Danzhou, na província de Hainan, para demolir 39 prédios de um projeto local.

Sobre seus problemas de liquidez, a Evergrande disse que vai manter “comunicação de forma ativa com credores, se esforçar para superar riscos e salvaguardar os legítimos direitos e interesses de todas as partes”.

Suspensos ontem, os negócios com ações da Evergrande em Hong Kong foram retomados após a divulgação do comunicado. O papel fechou em alta de 1,26% na terça (04).

Coreia do Norte dispara projétil não identificado, diz exército sul-coreano

A Coreia do Norte disparou um projétil não identificado ao mar, informaram os militares sul-coreanos nesta quarta-feira (05), no que seria o primeiro teste militar de Pyongyang em 2022.

O projétil caiu no mar a leste desta península asiática, disse o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul em um comunicado, sem dar mais detalhes sobre o lançamento.

Entre setembro e outubro de 2021, o país comunista anunciou que havia realizado com sucesso testes de mísseis de cruzeiro de longo alcance, mísseis balísticos lançados de submarino e de trem, além do que definiu como teste de míssil hipersônico.

Desde então, a atividade militar de Pyongyang estagnou enquanto o regime comunista mantém o silêncio sobre os pedidos de negociações dos Estados Unidos.

Em uma importante reunião do partido na semana passada, o líder norte-coreano, Kim Jong-un, não mencionou os Estados Unidos e defendeu a continuação do desenvolvimento de suas capacidades militares, em linha com a estratégia implantada em seus dez anos de mandato, que lhe rendeu sanções internacionais significativas.

O país abandonou as negociações sobre seu programa nuclear desde que o diálogo entre Kim e o então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fracassou em 2019.

O sucessor de Trump, o democrata Joe Biden, afirmou repetidamente a disposição do novo governo de se reunir com representantes norte-coreanos.

Mas, até agora, Pyongyang menosprezou esta oferta e acusou Washington de manter sua política “hostil”.

Ômicron se espalha nas grandes cidades da Índia, mas as hospitalizações ainda são baixas

As megacidades indianas Delhi, Mumbai e Kolkata estão experimentando um aumento nos casos de Covid-19, embora sem um aumento correspondente nas hospitalizações, mas os temores estão crescendo sobre uma propagação para as áreas rurais nos próximos dias.

A Índia relatou 90.928 novos casos diários de Covid-19 na quinta-feira, quase quatro vezes maior desde o início do ano, principalmente em cidades onde as autoridades de saúde dizem que a variante Ômicron ultrapassou a Delta. A maior parte dos infectados não apresentou sintomas ou apresentou sintomas leves e se recuperou rapidamente em casa, disseram as autoridades.

O ministério federal da saúde identificou na quarta-feira (05) Delhi, Mumbai, Kolkata, Chennai e Bengaluru como algumas das principais regiões de preocupação, embora as autoridades estaduais temam que a doença logo se espalhe para o interior, onde as instalações de saúde são mais fracas.

Calcutá, uma cidade de cerca de 15 milhões de habitantes, era responsável por metade dos novos casos no estado oriental de Bengala Ocidental até poucos dias atrás, mas agora os casos estão aumentando nos distritos vizinhos. O estado relatou uma das maiores taxas de infecções na Índia.

“Estamos observando a situação nos distritos e cinturões rurais, onde os números também estão crescendo”, disse Ajay Chakraborty, diretor dos serviços de saúde de Bengala Ocidental que se isolou em casa após contrair o vírus.

Muitas camas Covid em Calcutá ainda estavam vazias, disse Chakraborty. No Hospital Geral de Doenças Infecciosas e Beliaghata, administrado pelo governo, apenas 75 admissões foram registradas na terça-feira (04), apesar de mais de 9.000 novos casos, acrescentou.

No Oeste, Mumbai registrou um novo pico de infecção diária de 15.166 na quarta-feira, bem acima do recorde anterior de pouco mais de 11.000 no ano passado. Quase 90 por cento dos novos pacientes não apresentaram sintomas e apenas 8 por cento foram hospitalizados, disseram autoridades municipais em um boletim diário de saúde.

Os casos de Covid-19 quase dobraram em um dia em Delhi para 10.665 na quarta-feira, mas o estado disse que apenas 7 por cento de seus leitos Covid estavam ocupados.

Autoridades federais de saúde, no entanto, alertaram que até mesmo um grande número de casos leves poderia pressionar o sistema de saúde.

A Índia confirmou pelo menos 2.135 casos de Ômicron e uma morte ligada à variante, em um homem idoso que sofria de diabetes.

As mortes diárias de Covid-19 aumentaram em 325 na quinta-feira (06), levando o total para 482.876. O total de infecções está em 35,11 milhões, atrás apenas da contagem dos Estados Unidos.

Muitas cidades já impuseram toques de recolher noturnos e bloqueios nos finais de semana, bem como escolas fechadas. Os comícios políticos, no entanto, continuaram em vários estados onde as eleições ocorrerão nas próximas semanas e meses.

Autoridades de saúde discutirão o assunto com funcionários da comissão eleitoral na quinta-feira (06) em meio a crescentes preocupações sobre esses comícios que levaram a uma segunda onda devastadora no país em abril e maio.

Aeroporto de Xi’an na China suspende voos internacionais de passageiros

A cidade de Xi’an, no noroeste da China, suspendeu todos os voos internacionais de passageiros desde quarta-feira (05) em seu aeroporto até novo aviso, disse a agência oficial de notícias Xinhua na quinta-feira (06).

O Aeroporto Internacional de Xi’an Xianyang também suspendeu todos os voos domésticos de passageiros, informou a Xinhua.

A China manteve uma abordagem rígida de eliminar os casos Covid-19 quando eles aparecem com rígidas restrições de fronteira e bloqueios direcionados desde que o vírus apareceu pela primeira vez no país no final de 2019.

A China relatou 189 casos confirmados de Covid-19 na quarta-feira (05), contra 91 no dia anterior, disse sua autoridade de saúde na quinta-feira (06).

Das novas infecções, 132 foram transmitidas localmente, de acordo com um comunicado da Comissão Nacional de Saúde, contra 41 no dia anterior.

A maioria dos novos casos locais ocorreu nas províncias de Henan e Shaanxi. Zhejiang também relatou novos casos. A China também relatou 45 novos casos assintomáticos, que classifica separadamente dos casos confirmados, em comparação com 71 no dia anterior.

A Arábia Saudita prevê gastos com energia e projetos renováveis ​​de US$ 293 bilhões

A Arábia Saudita espera que os gastos com energia e projetos de energia renovável cheguem a SR1,1 trilhões (US$ 293 bilhões) até 2030, de acordo com uma apresentação do ministério de energia do Reino.

O país vê a maior parte dos gastos sendo feitos em projetos de transmissão de energia com SR430 bilhões, mostrou a apresentação que foi apresentada nesta segunda-feira pelo ministro da Energia durante o fórum de orçamento saudita em Riad.

O ministro saudita da energia disse que o Reino planeja SR142 bilhões em distribuição de energia até 2030. O príncipe Abdulaziz disse que o país planeja investir SR380 bilhões em projetos de energia renovável até 2030.

O ministro da Energia, no entanto, disse que a infraestrutura de gás natural, incluindo dutos, será propriedade do Estado.

Crise política tunisiana se aprofunda

O ex-ministro da justiça tunisiano Noureddine Bhiri, do partido de inspiração islâmica Ennahda, que recusa alimentos ou medicamentos após sua transferência para o hospital, é suspeito de “terrorismo”, disse o ministro do Interior na segunda-feira (03).

Bhiri, vice-presidente do Ennahda, visto pelo presidente Kais Saied como um inimigo, foi preso por policiais à paisana na sexta-feira (31) e seu paradeiro era inicialmente desconhecido.

O Ennahda desempenhou um papel central na política tunisiana até a tomada de poder pelo presidente Kais Saied no ano passado. A Tunísia foi a única democracia a emergir das revoltas da Primavera Árabe de uma década atrás, mas grupos da sociedade civil e oponentes de Saied expressaram temor de um retrocesso ao autoritarismo uma década após a revolução que derrubou o ditador Zine El Abidine Ben Ali.

“Havia temores de atos de terrorismo visando a segurança do país e tivemos que agir”, disse o ministro do Interior, Taoufik Charfeddine, na noite de segunda-feira sobre a prisão.

Um membro de uma delegação que visitou Bhiri no hospital disse na segunda-feira que estava recusando comida ou medicamentos.

No domingo, ativistas e um ex-legislador do Ennahda disseram que Bhiri estava em estado crítico e enfrentava a morte.

Mas a fonte disse à AFP que Bhiri, 63, “não está em estado crítico por enquanto”.

A fonte, que pediu para não ser identificada, disse que uma equipe conjunta do grupo anti-tortura independente da Tunísia INPT e da comissão de direitos das Nações Unidas visitou Bhiri no hospital na cidade de Bizerte, no norte do país, no domingo. Ele está “animado e lúcido”, sendo mantido sob observação em uma sala privada da enfermaria de cardiologia do hospital.

Desde sexta-feira, no entanto, Bhiri “se recusou a comer qualquer alimento ou medicamento, o que o levou a ser transferido para o hospital” dois dias depois, disse a fonte.

Samir Dilou, advogado e ex-parlamentar do Ennahda, condenou a prisão de Bhiri como “política” e um abuso do sistema de justiça. Ele disse em uma entrevista coletiva em Túnis que está apresentando uma acusação de “sequestro” contra Saied e o ministro do Interior, Charfeddine.

O ministro do interior disse na segunda-feira que evidências foram enviadas ao Ministério da Justiça sobre as atividades de Bhiri, mas que a promotoria “atrasou” a ação sobre o assunto.

Isso, disse Charfeddine, o levou a “aplicar rapidamente controle judicial” sobre Bhiri, em um contexto em que era suspeito de “falsificar” documentos de identidade, inclusive para uma mulher síria.

O ministro disse que havia “verificado pessoalmente” se o detido estava sendo “bem tratado”.

A esposa de Bhiri, Saida Akremi, também advogada, disse aos repórteres que ele havia sofrido “um ataque cardíaco” e que seu acesso a ele foi negado porque ela se recusou a assinar documentos exigidos pelos serviços de segurança.

Mondher Ounissi, médico e membro do bureau executivo do Ennahdha, disse no domingo que Bhiri sofre de várias doenças crônicas, incluindo diabetes e hipertensão.

Ele foi “privado de sua medicação” e “sua vida está ameaçada”, disse Ounissi, acrescentando que Bhiri geralmente toma 16 comprimidos por dia.

O Ministério do Interior disse na sexta-feira que dois indivíduos foram condenados à prisão domiciliar, sem identificá-los.

Ele disse que a mudança foi uma “medida preventiva ditada pela necessidade de preservar a segurança nacional.”

O grupo anti-tortura INPT identificou a segunda pessoa detida como Fathi Baldi, um ex-funcionário do Ministério do Interior.

O presidente “tem total responsabilidade pela vida de Bhiri”, disse o grupo anti-Saied “Cidadãos contra o golpe” no domingo (02) no Twitter.

Líder do Líbano deve convocar Gabinete dentro de alguns dias, pela primeira vez desde outubro

O primeiro ministro libanês Najib Mikati disse na quarta-feira (05) que convocará o Gabinete dentro de dias pela primeira vez em quase três meses, potencialmente encerrando um impasse que paralisou o governo durante uma crise financeira.

“Convocaremos o Gabinete assim que receber o orçamento (2022)”, disse Mikati após uma reunião com o presidente Michel Aoun, acrescentando que isso deve acontecer “nos próximos dois dias”.

O poderoso grupo Hezbollah apoiado pelo Irã e seu aliado, o movimento Amal, recusam-se a permitir que o Gabinete se reúna desde 12 de outubro, exigindo a remoção de um juiz que investigava a devastadora explosão de 2020 no porto de Beirute. Mikati disse que o Poder Executivo não tem voz no assunto.

O fracasso do Conselho de Ministros em se encontrar impediu medidas para enfrentar uma crise descrita por organismos internacionais como um dos colapsos financeiros mais severos da história mundial. A moeda nacional atingiu a maior baixa de todos os tempos de 30.000 libras por dólar dos EUA durante a noite de quarta-feira (05), uma perda de 95% em comparação com seu valor em 2019.

Mikati disse que a aprovação do orçamento de 2022 pelo Gabinete e pelo Parlamento, já adiada, foi uma das principais demandas de o Fundo Monetário Internacional em meio a negociações para um programa de apoio visto como a chave para a recuperação econômica do Líbano.

“Acho que a agenda (do Gabinete) e a presença do orçamento tornam mais do que o necessário para que o Gabinete se reúna, e não acho que ninguém falhe em seus (deveres) nacionais”, disse ele.

Ministros sauditas e gregos reafirmam oposição às ambições nucleares do Irã

O ministro das Relações Exteriores da Arábia Saudita e seu homólogo grego se reuniram em Atenas na terça-feira (04) e reafirmaram seu compromisso com os esforços para evitar que o Irã tenha acesso a armas nucleares.

O príncipe Faisal bin Farhan disse que ele e Nikos Dendias falaram sobre as hesitantes negociações nucleares que ocorrem em Viena entre o Irã e os países P5 + 1: EUA, Reino Unido, França, Rússia, China e Alemanha.

“Discutimos a importância de apoiar os esforços internacionais para evitar que o Irã adquira armas nucleares e enfrente as transgressões iranianas que contradizem seu declarado programa nuclear pacífico”, disse ele.

O príncipe Faisal, que fazia sua segunda visita à Grécia em menos de um ano, disse que ele e Dendias conversaram sobre uma ampla gama de questões que preocupam os dois países, incluindo a situação no Iêmen. O ministro saudita destacou sua preocupação com a ameaça que os rebeldes Houthi no país representam para a região e seus ataques em curso contra alvos civis no Reino e em outros lugares, incluindo o recente sequestro de um navio civil no Mar Vermelho, e sua recusa consistente para se envolver em um processo de paz.

A Arábia Saudita e a Grécia continuarão a fortalecer os laços diplomáticos, econômicos e militares, acrescentou o príncipe, e ele reafirmou seu compromisso conjunto para garantir a paz e a estabilidade na região e combater o terrorismo.

Os ministros também analisaram os recentes acontecimentos no Afeganistão e a necessidade de apoiar o povo afegão durante o agravamento da crise humanitária no país.

“Apelamos aos esforços internacionais para aumentar a ajuda a estabilizar a crise no Afeganistão o mais rápido possível”, disse o Príncipe Faisal.

As relações bilaterais nas áreas de defesa, economia e investimento, à luz do programa de desenvolvimento e diversificação Visão 2030 da Arábia Saudita, e a cooperação em organismos internacionais também fizeram parte das discussões dos ministros.

Eles disseram que também falaram sobre as oportunidades oferecidas pelas iniciativas Saudi Green e Middle East Green do Reino para ajudar a alcançar o desenvolvimento global e as metas de sustentabilidade.

O primeiro-ministro grego Kyriakos Mitsotakis fez uma visita oficial ao Reino em outubro, enquanto Dendias e o ministro da defesa Nikos Panagiotopoulos visitaram o país em abril.

Emirados Árabes Unidos anunciam compromissos para 2022/2023 no primeiro dia no Conselho de Segurança da ONU

Os Emirados Árabes Unidos anunciaram seus compromissos para seu segundo mandato no Conselho de Segurança da ONU pelos próximos dois anos, um dia depois de assumir formalmente o cargo como membro não permanente do órgão mundial.

Os compromissos mais fortes dos Emirados Árabes Unidos incluem trabalhar para garantir a paz, promover a inclusão, construir resiliência e estimular a inovação, e guiará o envolvimento dos Emirados Árabes Unidos com o Conselho de Segurança e os estados membros da ONU ao longo de seu mandato, informou a Emirates News Agency (WAM).

Os Emirados Árabes Unidos, junto com Albânia, Brasil, Gabão e Gana, foram eleitos pela Assembleia Geral da ONU em junho para servir como membros não permanentes do conselho de 15 membros para o mandato de 2022-2023.

“A conduta dos Emirados Árabes Unidos no Conselho de Segurança da ONU refletirá quem somos como país e como povo, tolerantes, inclusivos e limitados pela crença de que somos mais unidos”, disse Lana Nusseibeh, representante permanente dos Emirados na ONU.

“Diplomacia significa diálogo, busca de pontos de vista diversos e traçando um caminho para o consenso”, disse ela, acrescentando: “Buscaremos uma convergência de pontos de vista e uma voz unificada do conselho para que suas decisões sejam atendidas com o mais amplo apoio possível.” Nusseibeh disse que está ansiosa para trabalhar com o conselho e todos os membros da ONU “para construir pontes, fortalecer o multilateralismo e cumprir o mandato do conselho”.

FONTES

CNBC | World 24 | CNN | ADVFN | Reuters | BBC | News24 | G1 | Investing | TC | Arab | Associated Press | Euro News | CNA Asia | Istoé Dinheiro | NYT

Research Matarazzo & Cia. Investimentos
www.matarazzo-cia.com/blog
07/101/2022