Cenário Econômico Internacional – 11/02/2022

Cenário Econômico Internacional – 11/02/2022

Cenário Econômico Internacional – 11/02/2022 1200 800 Research Matarazzo & Cia. Investimentos

Confira os destaques do Cenário Internacional desta semana:

  • FMI: emergentes com dívida elevada precisam pensar em solução antes de subir juro
  • Chefe da ONU enfatiza solidariedade global em mensagem à África
  • Desaceleração da economia Chinesa ameaça commodities, mas não deve ser risco global
  • Otan diz que Rússia enfrenta escolha: solução diplomática ou sanções
  • Mercado acionário dos EUA
  • Dólar
  • Primeiro-ministro do Peru renuncia após denúncias de agressão doméstica
  • Embargo dos EUA contra Cuba completa 60 anos sem perspectiva de suspensão
  • Canadá recua contra apoio do Partido Republicano aos protestos contra Covid
  • Principal conselheiro científico do governo norte-americano renuncia após denúncia de intimidação
  • EUA pedem à Coreia do Norte que se concentre nas necessidades de seu povo, não em mísseis
  • SpaceX perde 40 satélites para tempestade geomagnética um dia após lançamento
  • Milhares de pessoas protestam na Argentina contra acordo para pagamento ao FMI
  • Canadá e EUA alertam que protestos de caminhões podem causar sérios danos econômicos
  • Mercado acionário europeu
  • Sob pressão, primeiro-ministro britânico nomeia novos chefes de comunicação e gabinete
  • Volkswagen não vê fim da crise da chips em 2022
  • Kazaks, do BCE, diz ser improvável alta de juros em julho
  • Reguladores da UE pedem ação rápida para acompanhar o financiamento digital
  • Ucrânia anuncia exercícios militares em resposta a tropas da Rússia na Bielorrússia
  • BCE pode aumentar juros em 2022, diz novo presidente do BC alemão
  • UE diz que nova extensão de permissão para serviços de compensação britânicos será a última
  • Crise na Ucrânia: Hungria não aceitará mais tropas da OTAN em seu solo, diz ministro das Relações Exteriores Szijjártó
  • Mercado acionário na Ásia
  • China e Egito têm ‘visões e estratégias semelhantes’, diz Xi
  • O primeiro-ministro japonês Kishida pede para duplicar as doses de reforço Covid-19 para 1 milhão por dia
  • Índia luta para conter os preços do vegoil enquanto a Indonésia restringe as exportações
  • Plano da China reforça pagamentos internacionais e yuan digital
  • Gigante chinesa WuXi Biologics interrompe as negociações enquanto movimento dos EUA desencadeia queda das ações
  • Japão oferece gás à Europa por medo da Ucrânia
  • Filipinas recebe turistas estrangeiros pela primeira vez em dois anos
  • Coreia do Sul alerta para crise se Norte retomar testes de mísseis de longo alcance
  • Moody’s atribui classificação A1 ao PIF da Arábia Saudita em sua primeira classificação
  • Dubai introduz taxa para sacolas plásticas de uso único a partir de 1º de julho
  • Primeiro-ministro de Israel promete ação à medida que escândalo de espionagem da polícia Pegasus se amplia
  • Mercado imobiliário de Dubai pode ter ganhos maciços quando a Expo 2020 terminar
  • Presidente da Tunísia vai mudar conselho judiciário

FMI: emergentes com dívida elevada precisam pensar em solução antes de subir juro

Diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, afirmou que os países emergentes com dívidas elevadas precisam pensar em solucionar essa situação antes do aumento das taxas de juros como medida de política monetária para lidar com a inflação alta.

De acordo com Kristalina Georgieva, 2022 será um ano com vários desafios em que os países em geral vão precisar lidar com a inflação, sem deixar a recuperação econômica de lado.

“Países vão precisar de habilidade para lidar com as políticas econômica e fiscal”, destacou Kristalina, durante painel moderado por Eleni Giokos, da CNN.

A diretora destacou que o FMI não deve deixar de olhar para os países de baixa renda e vulneráveis, sendo que deve aumentar o suporte financeiro para esses países.

Chefe da ONU enfatiza solidariedade global em mensagem à África

António Guterres enviou vídeo à 35ª Cimeira da União Africana; discurso menciona quatro motores de recuperação: entrega de vacinas, estímulo às economias, recuperação sustentável para mitigar alterações do clima e inclusão nos processos de paz.

O secretário-geral das Nações Unidas ressaltou que é preciso reforçar o apoio à África com maior solidariedade global. António Guterres enviou um discurso virtual para a 35ª Cimeira de líderes da União Africana, UA.

Nas sessões presenciais do evento que arrancou este sábado, em Adis Abeba, participa a vice-secretária-geral, Amina Mohammed.

No discurso, Guterres aborda a pacificação de países da região e a atuação contra o novo Coronavírus, mudança climática, os conflitos e o deslocamento. Ele falou em inglês, francês e português.

“Excelências, não é fácil alcançar a paz. Mas a paz é absolutamente necessária. Continuemos a trabalhar juntos; com um objetivo comum em mente; com e para os povos de África. Vamos dar vida às palavras do falecido Bispo Desmond Tutu: “A minha humanidade está dependente da vossa, porque apenas juntos somos humanos.” Ao iniciar-se esta Cimeira, reitero que as Nações Unidas se orgulham de percorrer este caminho convosco, na luta pela dignidade, igualdade, paz e justiça para todos. Com solidariedade e sempre guiados por um espírito de humanidade e de esperança!”

O chefe da ONU apontou ainda que “desigualdades antiéticas” afetam a África e alimentam conflitos armados, tensões políticas, econômicas, étnicas e sociais, violações dos direitos humanos, violência contra as mulheres, terrorismo, golpes militares e um sentimento de impunidade.

Ele disse que dezenas de milhões de pessoas estão deslocadas e as instituições democráticas em perigo no continente. Em “um mundo precisando de solidariedade”, o representante destacou que a região pode contar com a família da ONU para dar apoio em quatro motores de recuperação.

Desaceleração da economia Chinesa ameaça commodities, mas não deve ser risco global

Uma desaceleração prolongada no crescimento da economia chinesa pode afetar algumas empresas multinacionais e produtoras de commodities nos próximos anos, pesando sobre a recuperação mundial da pandemia, mas provavelmente sem tirá-la completamente dos trilhos.

A perda de força da economia chinesa, que representa cerca de 15% do comércio internacional e 25% do crescimento econômico global projetados nos cinco anos até 2026, já pesa sobre o preço de commodities como o minério de ferro. Um possível lado positivo nessa desaceleração pode ser uma redução das pressões inflacionárias globais.

Depois de inicialmente liderar o mundo para fora da recessão no fim de 2020 e início de 2021, a economia chinesa perdeu força nos últimos tempos. Medidas governamentais para esfriar o superaquecido mercado imobiliário impactaram a atividade na construção civil. Fábricas sofreram com interrupções temporárias na eletricidade, causadas em parte por medidas do governo para reduzir as emissões de carbono. O crescimento do consumo tem sido fraco, contido pelas restrições sociais da rigorosa política chinesa de “covid zero” e pelo baixo crescimento na renda do consumidor.

As estimativas para a segunda maior economia do mundo agora são de crescimento de 4,8% em 2022 e de 5,2% em 2023, segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI). São números bem inferiores à expansão anual média de cerca de 8% observada entre 2014 e 2019.O crescimento econômico mundial deve desacelerar de 5,9% em 2021 para 4,4% em 2022, segundo o FMI, em parte pela redução dos estímulos nos EUA e pela desaceleração chinesa. Ainda assim, o crescimento global será superior ao dos anos pré-pandemia.

Louis Kuijs, ex-chefe da área de economia asiática na Oxford Economics, diz que um dos maiores impactos da desaceleração da China será sobre os produtores de commodities, especialmente os mercados emergentes que dependem da demanda chinesa.

Embora os preços de alguns metais, como níquel e alumínio, tenham se mantido altos, graças à oferta limitada e à forte demanda por bens como veículos elétricos, o preço do minério de ferro, que a China importa principalmente da Austrália e do Brasil, caiu mais da metade desde meados de julho.

Por sua vez, com a desaceleração da China, o mundo tem um motor inflacionário a menos, segundo analistas. Se a economia da China estivesse muito aquecida, isso empurraria os preços ainda mais para cima, pois aumentaria a pressão sobre as cadeias de abastecimento, que já não dão conta da demanda ocidental por chips e outros bens.

Mas o papel da China em ajudar a reduzir a inflação não é algo garantido. Qualquer disseminação adicional da variante Ômicron, que já foi detectada em várias cidades chinesas, pode levar a mais lockdowns e elevar os preços das exportações chinesas. Um aumento de 10% nos preços das exportações chinesas que venha a ser causado por problemas de oferta pode reduzir o crescimento global em 0,7 ponto percentual, estima a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Otan diz que Rússia enfrenta escolha: solução diplomática ou sanções

A Rússia deve escolher entre uma solução diplomática para a crise sobre a Ucrânia ou enfrentar sanções econômicas do Ocidente e uma maior presença das forças da aliança militar ocidental Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) nos países mais ao leste do bloco, disse o secretário-geral da Otan na quinta-feira (10).

“A Rússia tem uma escolha: eles podem escolher uma solução diplomática, e nós estamos prontos para sentar, mas se eles escolherem o confronto, pagarão um preço mais alto”, disse Jens Stoltenberg.

“Haverá sanções econômicas. Haverá um aumento da presença militar da Otan na parte oriental da aliança, e o Reino Unido é realmente uma parte importante disso”, disse ele em uma entrevista coletiva conjunta com o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, em Bruxelas.

Mercado acionário dos EUA e câmbio ao longo da semana

Na segunda-feira (07), as bolsas de valores de Nova York fecharam a maioria em queda, com investidores digerindo recentes balanços trimestrais de Amazon, Meta Platforms e de outras gigantes de tecnologia, enquanto a fabricante de bicicletas ergométricas Peloton saltou após notícias de interesse de compradores em potencial, incluindo a Amazon. O índice Dow Jones teve alta de 0,0040%, a 35.091,13 pontos. O índice S&P 500 teve queda de 0,37%, a 4.483,87 pontos. E o índice Nasdaq teve queda de 0,58%, a 14.015,67 pontos.

Na terça-feira (08), as bolsas de valores de Nova York fecharam em alta, com impulso da Apple e Microsoft, enquanto um salto nos rendimentos dos títulos do governo norte-americano elevou ações de bancos antes da divulgação de um importante indicador de inflação nesta semana. O índice Dow Jones teve alta de 1,06%, a 35.462,78 pontos. O índice S&P 500 teve alta de 0,84%, a 4.521,54 pontos. E o índice Nasdaq teve alta de 1,28%, a 14.194,46 pontos.

Na quarta-feira (09), as bolsas de valores de Nova York fecharam em alta, com ações de grandes empresas com perfil de crescimento impulsionadas em dia de pausa na elevação das taxas de juros de mercado, enquanto balanços corporativos animadores também encorajaram investidores a ir às compras. O índice Dow Jones teve alta de 0,86%, a 35.768,06 pontos. O índice S&P 500 teve alta de 1,45%, a 4.587,18 pontos. E o índice Nasdaq teve alta de 2,08%, a 14.490,37 pontos.

Na quinta-feira (10), as bolsas de valores de Nova York operavam em queda, com os índices chegando a operar em alta antes de retornarem a baixas moderadas, enquanto grandes empresas de tecnologia sentiam a pressão do rali nas taxas dos títulos do Tesouro dos EUA após dados de inflação mais fortes que o esperado levantarem temores de alta mais agressiva nos juros. Por volta das 14h25, o índice Dow Jones registrava queda de 0,15%, a 35.712,63 pontos. O índice S&P 500 registrava queda de 0,30%, a 4.573,20 pontos. E o índice Nasdaq registrava queda de 0,53%, a 14.976,64 pontos.

DÓLAR

Fechando a semana, na sexta-feira 04.02.22 – O dólar comercial encerrou a sexta-feira (04) cotado a R$ 5,3249 com alta de 0,51%. O mercado de câmbio no Brasil mais uma vez sentiu o peso dos movimentos externos, e o dólar terminou o pregão de sexta-feira (04) em alta, voltando a superar 5,30 reais, em dia de força global da moeda norte-americana ainda por expectativas quanto a elevações de juros nos Estados Unidos.

Na segunda-feira (07) – O dólar à vista registrou queda de 1,26%, cotado a R$ 5,2547 na venda. Menor patamar em quase cinco meses, com o real liderando os ganhos no dia entre as principais moedas globais, repercutindo um movimento de ajuste e contínuos fluxos diante do atrativo juro brasileiro. O dólar oscilou entre R$ 5,3229 na máxima e R$ 5,2507 na mínima.

Na terça-feira (08) – O dólar à vista registrou alta de 0,11%, cotado a R$ 5,2606 na venda. Mas chegou ao fim da sessão em tom mais fraco e longe das máximas do dia, com operadores reduzindo a demanda pela moeda norte-americana na esteira da melhora do sentimento externo e após interpretações de que os juros no Brasil poderão subir ainda mais, provendo assim um escudo mais forte para a taxa de câmbio. O dólar oscilou entre R$ 5,2887 na máxima e R$ 5,2517 na mínima.

Na quarta-feira (09) – O dólar à vista registrou queda de 0,64%, cotado a R$ 5,2269 na venda. O dólar à vista perdeu força à tarde no mercado local de câmbio, alinhando-se ao movimento de enfraquecimento da moeda norte-americana em relação a divisas emergentes, em meio a forte apetite ao risco no exterior. O dólar oscilou entre R$ 5,2902 na máxima e R$ 5,2133 na mínima.

Na quinta-feira (10) – Por volta das 14h28, o dólar operava em queda de 0,23% cotado a R$ 5,2149 na venda. O dólar oscilou e caiu com uma realização pontual no câmbio em meio ao avanço das commodities. O dado mostra que a economia norte-americana está em ritmo forte de recuperação, o que pode obrigar o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) a ser mais agressivo na alta de juros já na reunião de março.

Primeiro-ministro do Peru renuncia após denúncias de agressão doméstica

O primeiro-ministro do Peru, Héctor Valer, entregou sua renúncia ao presidente Pedro Castillo, apenas três dias após uma renovação da equipe de governo.

Valer, um parlamentar conservador, deixou o cargo em meio a uma onda de críticas sobre as alegações de que ele espancou sua filha e sua falecida esposa, segundo relatórios policiais divulgados por vários meios de comunicação locais, algo que ele negou.

“Aceito a derrota, metralhado por jornais do Peru que pertencem a um grupo ligado à extrema direita do Peru que construiu uma imagem de agressor e violento”, disse Valer a jornalistas no sábado (05).

Com sua renúncia, Valer se tornou um dos primeiros-ministros mais curtos das últimas quatro décadas no país.

O presidente Castillo, em uma mensagem à nação na sexta-feira (04), anunciou a recomposição de seu terceiro gabinete pouco mais de seis meses após assumir mandato, mas não mencionou quando seriam divulgados os nomes dos novos ministros.

O próximo gabinete nomeado pelo presidente será o quarto em seus seis meses de mandato.

Partidos de oposição, grupos de direitos humanos, feministas, grupos indígenas e até o próprio partido no poder pediram a saída de Valer e de alguns membros do gabinete, como do ministro do Meio Ambiente Wilber Supo, professor de geografia sem experiência em questões ambientais.

Advogado e parlamentar de 62 anos, Valer se viu no olho do furacão depois que vários meios de comunicação de Lima publicaram na quinta-feira que sua esposa e filha universitária o denunciaram em 2016 por suposta violência familiar.

O político reagiu negando ser um “abusador”, frisando que nunca foi condenado por violência familiar.

Embargo dos EUA contra Cuba completa 60 anos sem perspectiva de suspensão

Ao completar 60 anos, o embargo dos Estados Unidos contra Cuba é uma realidade com a qual os habitantes da ilha se acostumaram, sem esperanças de suspensão ou flexibilização em um futuro próximo.

“Sei que tudo isto acontece pela situação econômica, pela falta de produtos, pelo bloqueio, por todas estas coisas”, afirma, resignado, Urbano Navarro, um carpinteiro aposentado de 62 anos, em uma rua de Havana, onde aguarda em uma das habituais filas diante de um mercado.

A entrada em vigor do embargo, em 7 de fevereiro de 1962, foi parte de uma espiral de confronto que atingiu o clímax na crise dos mísseis, em outubro do mesmo ano, que deixou o mundo à beira da guerra nuclear.

“O embargo surgiu como um instrumento dessa guerra, como uma ferramenta estratégico-militar”, declarou o cientista político Rafael Hernández.

Mas nunca obteve nenhuma concessão de Havana, empenhada em ser comunista “no nariz do império”, como afirmava Fidel Castro.

Embora muito tenha mudado desde então, uma conversa telefônica recente entre os presidentes de Cuba, Miguel Díaz-Canel, e da Rússia, Vladimir Putin, na qual falaram sobre a “cooperação estratégica” entre os dois países, recordou o mundo do período da Guerra Fria.

O vice-ministro russo das Relações Exteriores, Serguei Riabkov, não descartou uma presença militar em Cuba em caso de aumento da tensão no conflito com Washington sobre a Ucrânia.

Havana também tem o apoio de aliados, como China, Vietnã e um número crescente de governos de esquerda na América Latina.

O desenvolvimento da ilha foi frustrado pelo embargo. “O bloqueio também é um vírus”, afirmam as autoridades há vários meses, organizando caravanas de carros, bicicletas e motocicletas em todo o país para denunciar as sanções.

Atualmente, ainda são “os interesses geopolíticos” dos Estados Unidos que determinam o endurecimento ou a flexibilização do cerco”, explica Rafael Hernández, ao recordar que Barack Obama foi o presidente americano que mais estimulou a flexibilização.

Canadá recua contra apoio do Partido Republicano aos protestos contra Covid

O ministro da Segurança Pública do Canadá disse que as autoridades dos EUA devem ficar de fora dos assuntos domésticos de seu país, juntando-se a outros líderes canadenses na oposição a republicanos proeminentes que ofereceram apoio aos protestos das restrições da Covid-19 que sitiaram o centro de Ottawa por mais de uma semana.

Um dia depois que a cidade declarou estado de emergência, o prefeito pediu quase 2.000 policiais extras para ajudar a reprimir as estridentes manifestações noturnas organizadas pelo chamado Freedom Truck Convoy, que usou centenas de caminhões estacionados para paralisar os negócios da capital canadense distrito. Os protestos também enfureceram as pessoas que moram no centro da cidade, incluindo bairros próximos ao Parliament Hill, sede do governo federal.

“Os indivíduos estão tentando bloquear nossa economia, nossa democracia e a vida cotidiana de nossos concidadãos”, disse o primeiro-ministro Justin Trudeau em um debate de emergência no Parlamento, enquanto o protesto continuava do lado de fora. “Tem que parar.”

Trudeau disse que todos estão cansados ​​da Covid-19, mas esse não é o caminho. Ele disse que as restrições não durarão para sempre e observou que o Canadá tem uma das maiores taxas de vacinação do mundo. “Os canadenses confiam na ciência”, disse Trudeau.

“Algumas pessoas gritando e acenando com suásticas não definem quem são os canadenses.”

Os protestos se desdobraram em outros lugares também. Um protesto de caminhão-comboio perto da Ponte Ambassador, a passagem de fronteira mais movimentada entre o Canadá e os EUA, causou longos atrasos no tráfego ao longo do trecho do lado de Detroit do rio Detroit. E no Alasca, mais de 100 caminhoneiros se uniram em apoio a seus colegas no Canadá, dirigindo os 16 quilômetros de Anchorage a Eagle River, informou o Anchorage Daily News.

Principal conselheiro científico do governo norte-americano renuncia após denúncia de intimidação

O principal conselheiro científico do governo dos Estados Unidos, Eric Lander, que ajudou a mapear o genoma humano, renunciou após ser acusado de intimidar funcionários, um comportamento que o presidente Joe Biden prometeu que não toleraria quando assumiu o cargo.

“Estou devastado porque provoquei danos a colegas do passado e presente pela maneira como falei com eles”, escreveu Lander em sua carta de renúncia.

“Eu tentei me pressionar e a meus colegas para alcançar nossos objetivos em comum, inclusive às vezes desafiando e criticando”, acrescentou o cientista, antes de admitir: “Cruzei a linha às vezes ao ser desrespeitoso e humilhante”.

Lander foi nomeado diretor do Escritório de Política Científica e Tecnológica em janeiro do ano passado, após a posse de Biden.

O presidente americano também elevou o posto de conselheiro científico da Casa Branca ao nível de gabinete, o equivalente a um ministro no Brasil, uma mudança em relação ao seu antecessor, o ex-presidente Donald Trump, enquanto o país lutava contra a pandemia de Covid-19.

Biden também prometeu ser diferente da administração Trump ao assumir o compromisso de manter um ambiente de trabalho respeitoso e profissional.

Lander renunciou após uma revisão interna da Casa Branca encontrar “evidências confiáveis” de que o principal conselheiro científico dos EUA estava intimidando vários funcionários de sua equipe. A investigação foi feita devido a uma reclamação apresentada ainda em 2021.

EUA pedem à Coreia do Norte que se concentre nas necessidades de seu povo, não em mísseis

Os Estados Unidos pediram à Coreia do Norte que desfinancie seus programas nucleares e de mísseis balísticos e priorize as necessidades de seu próprio povo, enquanto a Rússia e a China culpam as sanções pelo agravamento da situação humanitária no estado asiático eremita.

A Rússia colocou as sanções sob os holofotes no Conselho de Segurança da ONU como parte de sua presidência do órgão de 15 membros em fevereiro. No entanto, o embaixador da Rússia na ONU, Vassily Nebenzia, não pôde presidir a reunião porque testou positivo para Covid-19, disseram diplomatas.

“Pedimos à RPDC que demonstre um compromisso com o bem-estar de seu próprio povo, respeitando os direitos humanos, desfinanciando seu programa ilegal de armas de destruição em massa e mísseis balísticos, e priorizando as necessidades de seu próprio povo, o vulnerável Norte coreanos”, disse a embaixadora dos EUA nas Nações Unidas, Linda Thomas-Greenfield.

O nome formal da Coreia do Norte é República Popular Democrática da Coreia. Está sob sanções da ONU desde 2006 por causa de seus programas nucleares e de mísseis balísticos.

A situação humanitária da Coreia do Norte “continua a piorar”, de acordo com um trecho de um relatório confidencial da ONU visto no sábado pela Reuters. O relatório disse que isso provavelmente se deveu principalmente ao bloqueio Covid-19 de Pyongyang.

SpaceX perde 40 satélites para tempestade geomagnética um dia após lançamento

A SpaceX perdeu dezenas de satélites depois que foram atingidos por uma tempestade geomagnética um dia após o lançamento, fazendo com que eles caíssem da órbita e queimem.

Essas “tempestades” solares são causadas por poderosas explosões na superfície do sol, que cuspiam plasma e campos magnéticos que podem atingir a Terra.

A empresa, de propriedade do bilionário Elon Musk, disse que até 40 dos 49 satélites do lançamento da semana passada foram atingidos.

Eles deveriam se juntar ao projeto de internet via satélite Starlink.

Starlink é a proposta de Musk para fornecer internet de alta velocidade usando milhares de satélites em órbita.

O sistema é relativamente caro, mas pode ser usado em locais onde as conexões com fio não podem. Por exemplo, em Tonga, onde o terremoto de janeiro cortou o cabo de dados submarinos da ilha, uma estação Starlink está sendo construída nas proximidades de Fiji para ajudar a restaurar o acesso.

Os últimos 49 satélites foram implantados a cerca de 210 km (130 milhas) acima da superfície da Terra. A SpaceX disse que “cada satélite alcançou um voo controlado” depois de ser enviado em 3 de fevereiro.

No entanto, um dia depois, a tempestade geomagnética atingiu a Terra. É o mesmo tipo de mecanismo que cria auroras como a aurora boreal, mas também pode ter efeitos perigosos.

Essa tempestade aqueceu a atmosfera e a tornou muito mais densa do que o esperado.

Milhares de pessoas protestam na Argentina contra acordo para pagamento ao FMI

Milhares de pessoas manifestaram-se em Buenos Aires em protesto contra o acordo para o pagamento pelo Governo ao Fundo Monetário Internacional (FMI) de 370 milhões de dólares de juros sobre uma dívida de 44 bilhões de dólares.

Os manifestantes percorreram a capital argentina com cartazes e palavras de ordem a protestar que o país não pode pagar, e alertando que os pobres é que vão sofrer, com cortes nas pensões, nos empregos e nos apoios sociais.

No início deste mês, o Presidente Alberto Fernández, do centro-esquerda, disse que o acordo não vai condicionar as políticas econômicas da Argentina e não exigirá um corte abrupto na despesa pública.

O acordo alcançado entre o Governo e o Fundo Monetário Internacional em janeiro ainda carece de aprovação no Congresso argentino e no próprio FMI.

O Congresso argentino, onde o partido no poder é a maior força, mas não tem a maioria, deve dar sua aprovação final ao acordo com o FMI. O governo espera definir os termos do novo programa antes do vencimento, em 22 de março, de uma parcela de 2,85 bilhões de dólares que o país não pode mais pagar, disse o ministro da Economia, Martín Guzmán.

A Frente de Esquerda foi a terceira força nacional nas eleições legislativas de novembro de 2021, com 1,5 milhão de votos (6%), mas reúne apenas quatro dos 257 deputados. Sua posição não inclina a balança para nenhum lado.

Canadá e EUA alertam que protestos de caminhões podem causar sérios danos econômicos

Os governos canadense e norte-americano alertaram para os riscos de danos à economia pelo bloqueio de uma ponte entre os dois países por manifestantes que exigem o fim das restrições canadenses da Covid-19.

O protesto forçou o fechamento de uma fábrica na quarta-feira (09) e começou a ter implicações mais amplas para a indústria automobilística norte-americana.

O protesto de pessoas principalmente em picapes entrou em seu terceiro dia na Ambassador Bridge entre Detroit e Windsor, Ontário.

O tráfego foi impedido de atravessar para o Canadá, enquanto o tráfego com destino aos EUA ainda estava em movimento.

A ponte transporta 25% de todo o comércio entre os dois países, e as autoridades canadenses expressaram crescente preocupação com os efeitos econômicos.

A Ford disse na quarta-feira (09) que a escassez de peças a forçou a fechar sua fábrica de motores em Windsor e a operar uma fábrica de montagem em Oakville, Ontário, em um cronograma reduzido.

A General Motors e a Toyota também relataram interrupções. A Stellantis, antiga Fiat Chrysler, relatou operações normais depois de reduzir os turnos no dia anterior em sua fábrica de minivans de Windsor.

“O bloqueio representa um risco para as cadeias de suprimentos da indústria automobilística porque a ponte é um canal fundamental para veículos motorizados, componentes e peças, e atrasa o risco de interromper a produção de automóveis”, disse o porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki.

O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, manteve-se firme contra um afrouxamento das restrições diante da crescente pressão nas últimas semanas.

Um número crescente de províncias canadenses tomou medidas para suspender algumas de suas precauções à medida que o aumento do Ômicron se estabiliza, mas Trudeau defendeu as medidas pelas quais o governo federal é responsável, incluindo a que irritou muitos caminhoneiros: uma regra que entrou em vigor em 15 de janeiro. exigindo que os caminhoneiros que entram no Canadá sejam totalmente vacinados.

“A realidade é que os mandatos de vacinas e o fato de os canadenses terem se vacinado para quase 90% garantiram que essa pandemia não fosse tão forte aqui no Canadá quanto em outras partes do mundo”, disse Trudeau no Parlamento.

Cerca de 90% dos caminhoneiros no Canadá são vacinados, e associações de caminhoneiros e muitos operadores de grandes plataformas denunciaram os protestos. Os EUA têm a mesma regra de vacinação para caminhoneiros que entram no país, então faria pouca diferença se Trudeau suspendesse a restrição.

Mercado acionário europeu

Na segunda-feira (07), as bolsas europeias fecharam mistas, após cinco semanas consecutivas de perdas, com ganhos nos papéis de mineração e balanços positivos compensando preocupações sobre um ciclo de aperto monetário iminente e tensões geopolíticas. O índice pan-europeu Stoxx 600 teve alta de 0,68%, a 465,28 pontos. Na bolsa de Paris, o índice CAC 40 teve alta de 0,83%, a 7.009,25 pontos. Em Frankfurt o índice DAX teve alta de 0,71%, a 15.206,64 pontos. O índice PSI 20 de Lisboa teve queda de 0,01%, a 5.605,34 pontos. Em Madri, o IBEX 35 teve queda de 0,36%, a 8.558,40 pontos. O índice FTSE 100 teve alta de 0,76%, a 7.573,47 pontos.

Na terça-feira (08), as bolsas europeias fecharam a maioria em alta, em uma sessão de agenda esvaziada, investidores monitoram os resultados de balanços corporativos de grandes empresas do continente. Já o BNP Paribas também superou expectativas de lucro, mas a receita decepcionou. O índice pan-europeu Stoxx 600 teve alta de 0,01%, a 465,34 pontos. Na bolsa de Paris, o índice CAC 40 teve alta de 0,27%, a 7.028,41 pontos. Em Frankfurt o índice DAX teve alta de 0,24%, a 15.242,38 pontos. O índice PSI 20 de Lisboa teve alta de 0,68%, a 5.643,49 pontos. Em Madri, o IBEX 35 teve alta de 1,36% a 8.674,60 pontos. O índice FTSE 100 teve queda de 0,08%, a 7.567,07 pontos.

Na quarta-feira (09), as bolsas europeias fecharam em alta, e registraram o maior ganho diário em dois meses, impulsionadas por um conjunto de fortes balanços corporativos do quarto trimestre, enquanto a Volkswagen teve expressiva alta com a possível listagem de sua marca de luxo Porsche AG. O índice pan-europeu Stoxx 600 teve alta de 1,72%, a 473,33 pontos. Na bolsa de Paris, o índice CAC 40 teve alta de 1,46%, a 7.130,88 pontos. Em Frankfurt o índice DAX teve alta de 1,57%, a 15.482,01 pontos. O índice PSI 20 de Lisboa teve alta de 0,94%, a 5.696,59 pontos. Em Madri, o IBEX 35 teve alta de 1,98%, a 8.846,40 pontos. O índice FTSE 100 teve alta de 1,01%, a 7.643,42 pontos.

Na quinta-feira (10), as bolsas europeias fecharam mistas, após a divulgação dos dados de inflação dos Estados Unidos. O índice pan-europeu Stoxx 600 teve queda de 0,23%, a 472,24 pontos. Na bolsa de Paris, o índice CAC 40 teve queda de 0,41%, a 7.101,55 pontos. Em Frankfurt o índice DAX teve alta de 0,054%, a 15.490,44 pontos. O índice PSI 20 de Lisboa teve queda de 0,44%, a 5.671,70 pontos. Em Madri, o IBEX 35 teve alta de 0,45%, a 8.886,20 pontos. O índice FTSE 100 teve alta de 0,38%, a 7.672,40 pontos.

Sob pressão, primeiro-ministro britânico nomeia novos chefes de comunicação e gabinete

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, nomeou no sábado (05) o ministro Steve Barclay como seu novo chefe de gabinete, informa a Reuters.

Segundo a BBC, o primeiro-ministro também nomeou um novo chefe de comunicações, Guto Harri, um ex-correspondente da emissora britânica e conselheiro de Johnson durante seu mandato como prefeito de Londres.

As nomeações acontecem em meio a uma onda de renúncias de assessores de Johnson após a revelação de que o político participou de uma festa com cerca de 40 pessoas realizada em maio de 2020, período em que o Reino Unido enfrentava medidas duras de confinamento devido à pandemia de Covid-19.

“Barclay se tornará o novo chefe de gabinete do primeiro-ministro, trabalhando diretamente com seus colegas de gabinete para garantir que os planos do primeiro-ministro sejam realizados e entregues o mais rápido possível”, disse o comunicado de Downing Street.

Uma pesquisa divulgada em janeiro mostrou que a maioria da população quer a renúncia do primeiro-ministro. No final do mês, um relatório produzido por um comitê independente do governo também concluiu que “alguns dos comportamentos em torno destas reuniões são difíceis de se justificar”.

O documento foi entregue ao primeiro-ministro que prometeu divulgar o resultado das investigações.

A polícia britânica, a Scotland Yard, também anunciou que está realizando uma investigação sobre as festas e os encontros realizados na sede do governo.

Volkswagen não vê fim da crise da chips em 2022

A Volkswagen não espera que a escassez global de semicondutores termine neste ano, embora deva diminuir ainda mais no segundo semestre, disse um membro do conselho à revista Automobilwoche.

“A situação volátil nos afetará pelo menos após o primeiro semestre”, disse Murat Aksel, chefe de compras do conselho da Volkswagen, em entrevista.

As montadoras de todo o mundo foram atingidas por uma escassez de semicondutores causada por interrupções na cadeia de suprimentos durante a Covid-19, bem como pela crescente demanda de semicondutores em empresas de eletrônicos de consumo.

Aksel disse que há claros problemas estruturais, com a demanda definida devendo continuar a aumentar na indústria automobilística. Assim, o foco será trabalhar em colaboração com fornecedores para garantir uma melhor disponibilidade, disse.

Deve ficar mais fácil fazer previsões confiáveis ​​em 2023, quando mais capacidade de produção de semicondutores entrar em operação, disse o executivo.

Kazaks, do BCE, diz ser improvável alta de juros em julho

O Banco Central Europeu pode encerrar seu programa de estímulo antes do planejado, mas é improvável que eleve sua taxa básica de juros em julho, como os investidores esperam, disse o membro do BCE Martins Kazaks à Reuters.

Investidores anteciparam suas apostas no primeiro aumento de juros do banco em mais de uma década depois que a presidente do BCE, Christine Lagarde, abriu as portas para o movimento na quinta-feira e reconheceu os riscos crescentes de inflação.

Mas Kazaks, que é presidente do banco central da Letônia, foi contrário às apostas do mercado de um movimento em julho porque isso implicaria uma redução completa, ou um “tapering”, das compras de títulos do BCE antes dessa data.

“Julho implicaria um ritmo extremamente rápido e improvável de redução”, disse Kazaks em entrevista. “Mas no geral, na atual conjuntura, mencionar um mês específico seria muito prematuro.”

Há muito o BCE tem dito que encerrará suas compras de títulos “pouco antes” de aumentar sua taxa de depósito de -0,5%, e Lagarde e colegas reafirmaram esse compromisso nos últimos dias.

Atualmente, as compras de ativos devem ocorrer pelo menos até outubro, embora fontes tenham dito à Reuters que o BCE deve antecipar essa data em sua reunião no dia 10 de março.

Com a inflação da zona do euro em um recorde de 5,1% em janeiro, mais que o dobro da meta de 2% do BCE, Kazaks também está aberto à ação.

“Se virmos que a inflação continua alta e o mercado de trabalho continua forte ou se fortalecendo ainda mais, se virmos que a economia continua andando, a direção é clara: podemos agir mais cedo do que imaginávamos no passado”, disse o economista de 48 anos.

Kazaks apontou uma potencial guerra entre a Rússia e a Ucrânia como o maior risco para a trajetória de política monetária do BCE.

“Se uma guerra estourar, Deus nos livre, reavaliaremos o cenário básico e agiremos de acordo”, disse ele.

Mercados monetários têm precificado um aumento de 15 pontos-base na taxa de depósito do BCE em julho, e mais uma alta de quase 40 pontos-base até dezembro.

Reguladores da UE pedem ação rápida para acompanhar o financiamento digital

É necessária uma ação rápida para atualizar como os serviços financeiros transfronteiriços são examinados e os consumidores são protegidos, à medida que o setor se torna digitalizado e as “Big Tech” desempenham um papel cada vez maior, disseram reguladores da União Europeia.

As pessoas estão recorrendo às mídias sociais e usando smartphones para comprar e vender ações, movimentar dinheiro em contas bancárias e fazer pagamentos, uma tendência acelerada pela pandemia da Covid-19, fazendo reguladores tentarem recuperar o atraso.

“As finanças digitais desbloquearam novas sinergias entre atividades financeiras e não financeiras que potencialmente introduzem risco sistêmico”, disse um relatório dos órgãos de fiscalização de bancos, seguros e mercados da União Europeia.

A quebra da empresa de pagamentos alemã Wirecard demonstrou que arranjos complexos dentro de um grupo que fornece serviços financeiros e não financeiros criam desafios específicos para os supervisores, segundo o relatório.

O relatório disse que a ação regulatória pode ser justificada, uma vez que algumas postagens nas mídias sociais são efetivamente anúncios.

“Nos mercados de valores mobiliários em particular, o crescimento das plataformas de negociação digital coincidiu com novas tendências, como negociação social ou conselhos de investimento compartilhados nas mídias sociais, o que traz novas oportunidades, mas também riscos”.

Ucrânia anuncia exercícios militares em resposta a tropas da Rússia na Bielorrússia

O Exército da Ucrânia realizará exercícios militares com drones e mísseis antitanque a partir de quinta-feira (10), anunciou o ministro da Defesa do país, Oleksii Reznikov, em resposta às atividades das tropas russas na vizinha Bielorrússia.

A Bielorrússia fica ao norte da Ucrânia e sua fronteira é perto da capital Kiev, o que tem sido considerado pelo país e por nações ocidentais como uma provocação da Rússia e uma possível rota de uma invasão. Os exercícios russos mobilizaram 30 mil soldados na região.

A Rússia já reuniu mais de 100 mil soldados perto da fronteira com a Ucrânia, mas nega que vá invadir o país e diz que quer apenas que os países ocidentais respeitem sua “área de influência”.

Os Estados Unidos, no entanto, afirmam que a Rússia pode invadir a Ucrânia a qualquer momento.

O ministro da Defesa ucraniano disse a uma televisão local que os soldados estão constantemente realizando exercícios militares e, a partir de 10 de fevereiro, começarão a usar drones Bayraktar e mísseis antitanque Javelin e NLAW fornecidos por aliados estrangeiros.

O anúncio ocorreu no mesmo dia em que o presidente da França, Emmanuel Macron, visitou o da Rússia, Vladimir Putin, em Moscou, antes de viajar a Kiev. Macron foi o maior líder ocidental a visitar a Rússia desde que o país começou a reunir tropas na fronteira, em dezembro.

BCE pode aumentar juros em 2022, diz novo presidente do BC alemão

O Banco Central Europeu pode aumentar as taxas de juros ainda este ano, já que a inflação elevada está se mostrando mais persistente do que se pensava, disse o presidente do banco central alemão, Joachim Nagel, ao jornal Die Zeit de quarta-feira (09).

Na semana passada, o BCE voltou atrás em uma promessa anterior de não aumentar os custos dos empréstimos em 2022, mas também tentou moderar expectativas sobre as altas dos juros, depois que os mercados rapidamente precificaram duas elevações que levariam sua taxa de depósito de volta a zero em dezembro.

Mantendo a linha historicamente conservadora do Bundesbank, Nagel, que assumiu o comando do banco central alemão em janeiro, disse em entrevista que agir tarde demais na normalização da política monetária pode sair especialmente caro.

“Se o quadro da inflação permanecer inalterado em março, serei a favor da normalização da política monetária”, disse Nagel ao Die Zeit. “O primeiro passo é descontinuar as compras líquidas de ativos ao longo de 2022. Então os juros podem ser aumentados antes deste ano acabar.”

Nagel se juntou ao presidente do banco central holandês, Klaas Knot, ao discutir abertamente um aumento de juros neste ano pelo BCE, que seria o primeiro desde 2011.

“Se agirmos tarde, teríamos que aumentar as taxas de juros de forma mais substancial e mais rápida. Os mercados financeiros responderiam então com maior volatilidade”, disse Nagel.

Nagel também disse que a inflação na Alemanha, a maior economia da zona do euro, deve ultrapassar os 4% “significativamente” em 2022, mais que o dobro da meta de taxa de 2% do BCE e também bem acima da projeção do próprio Bundesbank, de 3,6%.

“Há sinais de que o aumento dos preços da energia pode ser mais persistente, que está afetando os preços de outros bens e serviços e que a demanda crescente também está por trás disso”, disse ele ao jornal.

UE diz que nova extensão de permissão para serviços de compensação britânicos será a última

A União Europeia concordou em prolongar até 30 de junho de 2025 a permissão para as câmaras de compensação britânicas continuarem atendendo clientes no bloco econômico, com as autoridades dizendo que essa será a prorrogação final.

A compensação tornou-se um campo de batalha do Brexit entre o Reino Unido e a UE, à medida que o bloco busca o controle sobre as operações denominadas em euros de participantes do mercado na região.

A unidade LCH da Bolsa de Valores de Londres na capital inglesa compensa cerca de 90% dos derivativos de taxas de juros denominados em euro, tipo de contrato amplamente usado por empresas na UE para se proteger de movimentos inesperados nos custos dos empréstimos.

Mairead McGuinness, chefe de serviços financeiros da Comissão Europeia, disse que também proporá medidas para reduzir “nossa dependência excessiva” de grandes câmaras de compensação sediadas fora do bloco e melhorar a atratividade das câmaras de compensação da UE, buscando ainda aprimorar sua supervisão.

Um fim abrupto da compensação transfronteiriça teria perturbado os mercados, mas as autoridades da UE acreditam que três anos serão tempo suficiente para transferir os negócios necessários sem precisar de mais uma extensão.

“É claramente o fim da estrada, não haverá prorrogação após esses três anos”, disse uma autoridade da UE.

Crise na Ucrânia: Hungria não aceitará mais tropas da OTAN em seu solo, diz ministro das Relações Exteriores Szijjártó

A Hungria não aceitará mais tropas da OTAN em seu solo como parte de manobras sobre a crise na Ucrânia, disse seu ministro das Relações Exteriores à Euronews.

Os EUA enviaram soldados extras para a Polônia e a Romênia, enquanto a Alemanha aumentou o número de tropas na Lituânia, as tropas da OTAN já estão estacionadas na Estônia, Letônia e Lituânia, bem como na Polônia.

Mas Péter Szijjártó disse que nenhuma tropa extra chegaria em solo húngaro.

“Não, não concordamos com isso e não vamos concordar porque já temos tropas da OTAN no território do país, que é o exército húngaro e as forças armadas húngaras, eles estão em condições de garantir a segurança do país. Portanto, não precisamos de tropas adicionais no território da Hungria.”

A Rússia reuniu tropas perto da fronteira com a Ucrânia e os EUA alertaram que estão se preparando para invadir. Moscou negou repetidamente as acusações.

Szijjártó aproveitou a entrevista para pedir aos EUA, Europa e Rússia que continuem conversando para evitar “o pior cenário” sobre a crise na Ucrânia, enfatizando que a Europa Central será o maior perdedor se um conflito irromper.

Ele disse que a crise atual traz de volta memórias da Guerra Fria e das “muitas décadas em que sofremos”.

“É por isso que não queremos que esses tempos voltem. Pedimos, instamos a comunidade internacional a fazer o melhor para evitar que a Guerra Fria volte, evite até que a psique da Guerra Fria volte porque aprendemos É da história, infelizmente, muito claro, que sempre que há um conflito Leste-Oeste, os países da Europa Central perdem e não queremos mais ser perdedores”, disse ele.

Mercado acionário na Ásia

Na segunda-feira (07), as bolsas asiáticas fecharam a maioria em alta, em meio à retomada dos negócios nos mercados chineses e com investidores digerindo robustos dados do mercado de trabalho dos Estados Unidos, que reforçaram as expectativas de aumentos dos juros norte-americanos na sexta-feira (04). O índice Xangai teve alta de 2,03%, a 3.429,58 pontos. O índice japonês Nikkei teve queda de 0,70%, a 27.248,87 pontos. O índice Hang Seng de Hong Kong teve alta de 0,03%, a 24.579,55 pontos. O índice CSI300 teve alta de 1,54%, a 4.634,09 pontos.

Na terça-feira (08), as bolsas asiáticas fecharam mistas, depois uma nova ofensiva dos EUA contra empresas chinesas. Um dia após o Departamento do Comércio dos EUA incluir 33 entidades chinesas em uma lista de companhias sujeitas a regras de exportação mais rigorosas. A WuXi Biologics, que teve unidades incluídas na lista, viu sua ação despencar mais de 20% em Hong Kong, antes de negócios com os papéis serem suspensos. O índice Xangai teve alta de 0,67%, a 3.452,63 pontos. O índice japonês Nikkei teve alta de 0,13%, a 27.284,52 pontos. O índice Hang Seng de Hong Kong teve queda de 1,02%, a 24.329,49 pontos. O índice CSI300 teve queda de 0,55%, a 4.608,77 pontos.

Na quarta-feira (09), as bolsas asiáticas fecharam em alta, impulsionadas por empresas de consumo conforme os investidores domésticos reconsideraram os altos valores das ações de crescimento em meio aos riscos externos, bem como por compras de investidores internacionais. O índice Xangai teve alta de 0,79%, a 3.479,95 pontos. O índice japonês Nikkei teve alta de 1,08%, a 27.579,87 pontos. O índice Hang Seng de Hong Kong teve alta de 2,06%, a 24.829,99 pontos. O índice CSI300 teve alta de 0,94%, a 4.652,06 pontos.

Na quinta-feira (10), as bolsas asiáticas fecharam a maioria em alta, após Wall Street acumular sólidos ganhos pelo segundo dia consecutivo ontem, com investidores à espera de novos dados de inflação dos EUA. O índice Xangai teve alta de 0,17%, a 3.485,91 pontos. O índice japonês Nikkei teve alta de 0,42%, a 27.696,08 pontos. O índice Hang Seng de Hong Kong teve alta de 0,38%, a 24.924,35 pontos. O índice CSI300 teve queda de 0,26%, a 4.639,86 pontos.

China e Egito têm ‘visões e estratégias semelhantes’, diz Xi

China e Egito “compartilham visões e estratégias semelhantes na defesa de seus próprios interesses”, disse o líder chinês Xi Jinping no sábado (05) em uma reunião com o presidente do Egito, Abdel Fattah El-Sisi.

O líder egípcio foi um dos pelo menos quatro chefes de Estado que se encontraram com Xi depois de participar da abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, buscando laços mais estreitos com a China.

Xi “saudou a confiança política reforçada” entre os países, citando a cooperação no combate à pandemia. Sua parceria estratégica abrangente é um modelo de “solidariedade China-Árabe, China-África e China em desenvolvimento mundial”, disse Xi, segundo a CGTN, o braço internacional da emissora estatal CCTV.

“A China e o Egito compartilham visões e estratégias semelhantes na defesa de seus próprios interesses, buscando o desenvolvimento comum, melhorando o bem-estar de seus povos e promovendo justiça e equidade no mundo, pois o mundo está passando por mudanças não vistas em um século”, disse Xi.

Os lados “continuarão a apoiar-se mutuamente em questões relacionadas a interesses centrais e grandes preocupações”, disse ele.

O Egito recebeu várias remessas gratuitas de vacinas contra o Coronavírus Sinopharm fabricadas na China e a China diz que ajudou a estabelecer a primeira produção de vacinas da África no país.

El-Sisi é um dos mais de 30 líderes mundiais e chefes de grandes organizações internacionais que voaram para Pequim para a abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno na sexta-feira.

Sem deixar a China desde 2019 em meio à pandemia, Xi está realizando uma série de reuniões à margem dos jogos com líderes cujos países estão ansiosos para fortalecer as relações com a superpotência em ascensão.

Por volta do meio-dia de sábado, Xi também se reuniu com chefes do Cazaquistão, Turcomenistão e Sérvia. Os líderes da Argentina, Equador, Catar, Polônia e também estão entre os presentes na cidade.

As reuniões seguem uma mini-cúpula entre Xi e o presidente russo, Vladimir Putin, na sexta-feira, que destacou o crescente alinhamento das posições de seus países autoritários à medida que eles se opõem à ordem mundial liberal dominada pelos EUA.

Os dois líderes supervisionaram a assinatura de mais de 20 acordos que abrangem comércio, energia e outros campos e emitiram uma declaração conjunta na qual a China apoiou a Rússia na oposição à expansão da OTAN.

O primeiro-ministro japonês Kishida pede para duplicar as doses de reforço Covid-19 para 1 milhão por dia

O primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, disse na segunda-feira (07) que quer acelerar o programa de reforço da Covid-19 do país para 1 milhão de doses por dia até o final do mês, cerca do dobro do ritmo atual.

Kishida disse em uma reunião do comitê de orçamento parlamentar televisionado que instruiu os ministros a trabalhar com os governos locais para acelerar as vacinas o máximo possível.

As infecções em todo o país ultrapassaram 100.000 no sábado (05) pela primeira vez. A maioria das regiões está agora sob medidas de controle de infecção para tentar conter a propagação da variante do Coronavírus Ômicron, que explodiu em uma população onde menos de 5% receberam doses de reforço da vacina.

Tóquio e outras 12 prefeituras estão em discussões finais para estender as restrições ao vírus por cerca de três semanas, informou o jornal Asahi no domingo (06).

Índia luta para conter os preços do vegoil enquanto a Indonésia restringe as exportações

As tentativas da Índia de reduzir os preços do óleo comestível antes de importantes eleições estaduais foram arruinadas por um aumento nos preços globais do óleo de palma para recordes depois que a Indonésia, o maior fornecedor do mundo, decidiu restringir as exportações.

Atento a um eleitorado altamente sensível à inflação dos preços dos alimentos, o governo da Índia tentou conter os preços internos reduzindo os impostos de importação, impondo limites aos estoques e suspendendo a negociação de futuros de óleos comestíveis e oleaginosas.

Esses esforços inicialmente renderam algum sucesso.

Mas como a Índia importa dois terços de seus óleos comestíveis, os benefícios do corte de impostos e outras medidas foram virtualmente apagados pelo aumento nos preços globais depois que a Indonésia ordenou que os produtores vendessem 20% de suas vendas ao mercado doméstico para esfriar a culinária local. preços do petróleo.

“O movimento da Indonésia complicou os esforços da Índia para reduzir os preços”, disse BV Mehta, diretor executivo da Associação de Extratores de Solventes da Índia (SEA), com sede em Mumbai.

Os preços spot do óleo de palma, o óleo comestível mais consumido no país, subiram mais de 12% até agora em 2022, para 1.228 rúpias por 10 kg, depois de atingir um recorde de 1.280,75 rúpias em maio de 2021.

O preço de óleos rivais, como óleo de soja e óleo de girassol, saltou à medida que os compradores lutavam para substituir os volumes perdidos de óleo de palma, aumentando as contas de importação para o maior importador de óleo comestível do mundo e tornando difícil para Nova Déli conter os custos para os consumidores.

Anteriormente, o óleo de palma era de longe o óleo mais importado na Índia, mas “no nível de preço atual, não há vantagem em comprar óleo de palma“, disse uma refinaria indiana, que não quis ser identificada.

O óleo de palma bruto (CPO) está sendo oferecido por cerca de US$ 1.450 a tonelada, incluindo custo, seguro e frete (CIF), na Índia para embarques de março, em comparação com US$ 1.490 para óleo de soja bruto e US$ 1.455 para óleo de girassol bruto, disseram traders.

Plano da China reforça pagamentos internacionais e yuan digital

A China fortalecerá seu sistema de pagamentos internacionais em yuan e explorará a criação de padrões de infraestrutura para uma moeda fiduciária digital como parte de um plano de cinco anos para padronização financeira.

O plano, a ser implementado durante o período 2021-2025, foi publicado por quatro agências governamentais, incluindo o banco central da China e o órgão regulador de valores mobiliários, na terça-feira (08), mas foi datado de 25 de novembro de 2021.

O yuan digital da China está prestes a estrear no cenário global nesta semana, com atletas estrangeiros e outros nas Olimpíadas de Pequim podendo usá-lo pela primeira vez.

As pessoas podem acessar o yuan digital por meio de um aplicativo em seu smartphone, por exemplo, mas é diferente de outros aplicativos de pagamento por ser uma versão digital do renminbi, emitida pelo Banco Popular da China.

A moeda digital já foi testada em várias cidades chinesas e foi usada em transações que totalizam mais de US$ 8 bilhões no segundo semestre de 2021.

Os esforços da China também estimularam outros países a ponderar suas próprias moedas digitais. Quase 90 países, responsáveis ​​por mais de 90% do PIB global, estão explorando ativamente uma moeda digital do banco central (CBDC), de acordo com o Atlantic Council.

Gigante chinesa WuXi Biologics interrompe as negociações enquanto movimento dos EUA desencadeia queda das ações

A WuXi Biologics suspendeu as negociações em Hong Kong na terça-feira (08) após uma queda recorde no preço de suas ações, depois que Washington adicionou a gigante farmacêutica chinesa a uma lista que poderia restringir suas operações nos EUA.

O Departamento de Comércio disse que a empresa está entre as 33 entidades chinesas adicionadas à sua lista não verificada, o que pode forçá-la a obter licenças adicionais para fazer negócios com empresas americanas.

A WuXi Biologics, que produz vacinas e medicamentos sob contrato para empresas farmacêuticas, disse que a medida “não terá impacto” em seus negócios e que está “em conformidade com todas as regulamentações de controle de exportação dos EUA”.

Mas suas ações caíram até 32% em Hong Kong na terça-feira (08), antes de suspender as negociações em queda de 23% a 62,25 dólares de Hong Kong.

A empresa se expandiu agressivamente nos últimos anos com uma instalação de produção de 1,3 milhão de pés quadrados programada para ser inaugurada na cidade chinesa de Chengdu no próximo ano, de acordo com seu site.

Ela assinou um acordo com a GlaxoSmithKline e a Vir Biotechnology para produzir o tratamento de anticorpos Covid-19 Sotrovimab em 2020 e assumiu uma fábrica da Bayer na Alemanha no ano passado para produzir vacinas Covid-19.

Os Estados Unidos adicionaram várias empresas chinesas às listas oficiais nos últimos anos, reduzindo sua capacidade de fazer negócios em um momento de tensões crescentes entre as duas maiores economias do mundo.

Japão oferece gás à Europa por medo da Ucrânia

O Japão está oferecendo à Europa parte de suas importações de gás natural liquefeito por temores de que o fornecimento seja interrompido por tensões em torno de uma possível invasão russa da Ucrânia, disse o ministro do Comércio de Tóquio na quarta-feira (09).

Vários carregamentos de gás já estão sendo desviados para a Europa por empresas privadas japonesas, disse Koichi Hagiuda, recusando-se a dar detalhes de quantos barcos ou quanto GNL está envolvido.

Mais navios irão para a Europa em março, mas os suprimentos serão estritamente dependentes de garantir que a demanda doméstica seja atendida, disse ele a repórteres.

Crescem os temores de que um conflito na Ucrânia possa causar uma crise energética na Europa, que depende fortemente do gás russo.

Hagiuda disse que recebeu pedidos dos embaixadores dos EUA e da UE “para acomodar a necessidade” do combustível na Europa.

“Comunicamos aos EUA e à UE que esta cooperação deve ser realizada apenas na medida em que não afete o fornecimento de eletricidade e gás do Japão”, disse ele.

O Japão era o maior importador de GNL do mundo até o ano passado e é fortemente dependente do combustível. Os relatórios sugerem que pode não ter muito a oferecer, com estoques baixos, mesmo quando a neve recorde atinge partes do país, segundo a Bloomberg.

Um funcionário do Ministério do Comércio disse que as empresas japonesas de gás receberão o preço de mercado do combustível.

Filipinas recebe turistas estrangeiros pela primeira vez em dois anos

As Filipinas receberam mais de 200 turistas estrangeiros na quinta-feira (10), tornando-se o mais recente país do Sudeste Asiático a reabrir em uma tentativa de reviver um setor de turismo combalido depois que suas fronteiras fecharam para visitantes há quase dois anos devido à pandemia.

Popular por suas praias de areia branca e rica vida marinha, as Filipinas tiveram uma queda acentuada nos casos de Coronavírus.

Autoridades de turismo no aeroporto de Manila receberam passageiros vindos de países como Estados Unidos e China para visitar praias ou se reunir com familiares e amigos.

“Acho que será um bom impulso para o turismo e a economia filipina”, disse Shawn James Stickney, 31, um influenciador de mídia social da Malásia que mora na Austrália e que voou para surpreender sua namorada.

Na cidade murada de Intramuros, em Manila, motoristas de carruagens e operadores de aluguel de bicicletas estavam se preparando para o que esperavam ser um fluxo constante de turistas para reviver suas rendas.

“Metade de nossos hóspedes são estrangeiros que estão de férias aqui, então estamos muito felizes em saber que nosso país finalmente está aberto a turistas estrangeiros”, disse Russel Leyco, gerente de aluguel de bicicletas.

Os novos casos de Coronavírus nas Filipinas caíram de um pico de mais de 33.000 em setembro para pouco mais de 3.500 por dia, enquanto mais da metade dos 110 milhões de habitantes do país já foram totalmente vacinados.

Os turistas precisam apresentar comprovante de vacinação, mas não precisam ficar em quarentena e as empresas de viagens esperam que o fluxo de chegadas se transforme em uma inundação para impulsionar o setor.

As Filipinas tiveram 8,26 milhões de visitantes em 2019, mas isso caiu 82% em 2020, quando as fronteiras foram fechadas.

Coreia do Sul alerta para crise se Norte retomar testes de mísseis de longo alcance

O presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, advertiu na quinta-feira (10) que a península pode entrar em “estado de crise” se o Norte cumprir a ameaça de retomar os testes de mísseis de longo alcance.

Em uma entrevista a meios de comunicação internacionais, incluindo a AFP, Moon afirmou que qualquer ação de Pyongyang para retomar o lançamento dos mísseis apagaria anos de esforços e negociações de paz.

“Se a série de lançamentos de mísseis da Coreia do Norte eliminar a moratória sobre o lançamento de mísseis de longo alcance, a península coreana poderia cair de maneira instantânea no estado de crise que enfrentamos há cinco anos”, acrescentou.

Pyongyang executou sete testes em janeiro, um número sem precedentes, incluindo o míssil mais potente desde 2017, quando o dirigente norte-coreano líder Kim Jong Un provocou o então presidente americano Donald Trump com uma onda de lançamentos.

Kim e Trump iniciaram negociações, mas estas fracassaram em 2019 e, desde então, permanecem estagnadas, diante da insistência norte-coreana de prosseguir com o desenvolvimento armamentista.

Moon, que insistiu em negociar acordos de paz com o Norte durante os cinco anos de mandato, deixará o cargo em maio. Seu sucessor será eleito em 9 de março.

Apesar da estagnação do diálogo nuclear, o presidente sul-coreano disse que a “comunicação necessária” prosseguiu entre ele e Kim.

Moody’s atribui classificação A1 ao PIF da Arábia Saudita em sua primeira classificação

A Moody’s Investors Service atribuiu uma classificação de emissor de longo prazo A1 ao Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita, marcando a primeira classificação da agência para o fundo saudita.

“Alcançar uma classificação de crédito é um passo importante para o PIF, pois continuamos a aumentar nosso portfólio de investimentos e alcançamos nossos objetivos”, comentou o Governador do PIF, Yasir Al-Rumayyan.

A agência de classificação de crédito também atribuiu um rating Aaa.sa na escala nacional de emissor de longo prazo e uma avaliação de crédito de linha de base A1 ao fundo soberano do Reino, refletindo sua forte solidez de crédito fundamental.

Alinhado com o governo da Arábia Saudita, o rating de emissor A1 do PIF reflete sua qualidade de crédito e o nível ‘muito alto’ de interdependência entre o Reino e o PIF, de acordo com a Moody’s.

“Nossa classificação é uma conquista significativa e um reflexo de vários fatores, incluindo nossa governança de classe mundial, forte perfil financeiro e a diversidade de nossos negócios e portfólio”, disse Al-Rumayyan.

“Esse resultado vai melhorar ainda mais nosso acesso aos mercados de capitais internacionais e continuar a diversificar nossas fontes de financiamento, o que está alinhado com a estratégia do PIF”, acrescentou.

A perspectiva de todos os ratings é estável.

Como um dos maiores fundos soberanos do mundo, o Saudi PIF é um dos principais veículos para aumentar a economia não petrolífera do Reino e reduzir sua dependência do setor de hidrocarbonetos.

Em linha com a Visão 2030, o fundo lançou em 2018 o seu Programa de Realização da Visão, que envolve quatro pilares, nomeadamente o crescimento dos ativos do Fundo, o desbloqueio de novos setores no Reino, a localização de tecnologia e conhecimento de ponta e a construção de parcerias estratégicas a nível nacional e internacional.

Dubai introduz taxa para sacolas plásticas de uso único a partir de 1º de julho

Dubai anunciou na segunda-feira (07) que introduzirá uma taxa de 25 fils para sacolas plásticas de uso único a partir de 1º de julho.

De acordo com a agência de notícias estatal WAM, a medida está alinhada com o aprimoramento da sustentabilidade ambiental e o incentivo às pessoas a reduzir o uso excessivo de plásticos.

O Conselho Executivo de Dubai aprovou a política, que será implementada em todas as lojas do emirado, incluindo entregas online e e-commerce.

Com a sustentabilidade se tornando uma prioridade global, a nova política será avaliada em várias etapas até que as sacolas descartáveis ​​sejam completamente banidas em um período de dois anos.

As mudanças visam melhorar o ambiente a fim de melhorar a qualidade de vida dos moradores, pois estudos têm demonstrado uma correlação direta entre os dois.

Paralelamente, entidades governamentais em Dubai implementaram programas que ajudarão a melhorar a proteção ambiental e a conservação de recursos.

Isso inclui estratégias integradas de gestão de resíduos para o emirado; reduzir as práticas de pesca nocivas, como a proibição do uso de redes; e a cobrança de taxas para destinação de resíduos, que foi implementada no início do ano. 

O governo de Dubai também investiu em diversos projetos que visam transformar resíduos em recursos.

O público em geral também foi incentivado por funcionários do governo a praticar a segregação e eliminação de resíduos.

Primeiro-ministro de Israel promete ação à medida que escândalo de espionagem da polícia Pegasus se amplia

O escândalo de espionagem doméstica de Israel se ampliou, com o primeiro-ministro Naftali Bennett prometendo ação do governo após novos relatos de que a polícia usou ilegalmente o malware Pegasus para hackear telefones de dezenas de figuras proeminentes.

A última notícia bombástica do diário de negócios Calcalist alegou que Pegasus foi usado contra um filho do ex-primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e seus assessores, bem como ativistas, altos funcionários do governo, empresários e outros.

O Calcalist havia relatado anteriormente que o polêmico malware, que pode transformar um telefone em um dispositivo de espionagem de bolso, foi usado pela polícia contra líderes de um movimento de protesto anti-Netanyahu.

Depois que o relatório surgiu, Bennett prometeu que seu governo “não deixará isso sem uma resposta”.

“Os relatórios aparentemente descrevem uma situação muito grave que é inaceitável em uma democracia”, disse Bennett.

“Essas ferramentas cibernéticas foram projetadas para combater o terrorismo e crimes graves, não para serem usadas contra cidadãos. Faremos uma investigação transparente, profunda e rápida.”

Como Bennett prometeu ação, o ministro da Segurança Pública Omer Barlev, que supervisiona a polícia, disse que buscaria autorização para uma comissão de inquérito do governo.

O Pegasus, um produto de malware fabricado pela empresa israelense NSO Group, está no centro de um escândalo internacional de meses após revelações de que foi usado por governos em todo o mundo para espionar ativistas, políticos, jornalistas e até chefes de estado.

Mercado imobiliário de Dubai pode ter ganhos maciços quando a Expo 2020 terminar

O mercado imobiliário de Dubai deve se beneficiar quando a Expo 2020 se transformar em uma comunidade de uso misto, disse a Zoom Property.

Chamada de “Distrito 2020”, a nova comunidade reutilizará e reterá pelo menos 80% da infraestrutura usada para a World Expo, que o portal espera gerar altos níveis de interesse de compradores e investidores.

“Esta mudança não vai impactar apenas o setor imobiliário, mas a economia em geral, pois dará um impulso às atividades comerciais nas áreas mais próximas do local da Expo”, disse Ata Shobeiry, CEO da Zoom Property.

O setor imobiliário do emirado já viu o impacto da exposição, disse o portal, principalmente para aluguéis de curto prazo em bairros próximos ao local.

Presidente da Tunísia vai mudar conselho judiciário

O presidente da Tunísia, Kais Saied, mudará o Conselho Supremo da Justiça, mas não o abolirá, disse a ministra da Justiça, dias depois de seu plano declarado de dissolver o órgão ter recebido intensas críticas.

A ministra da Justiça, Leila Jaffel, disse na televisão que Saied manterá o conselho como instituição constitucional, mas mudará a lei que o regula e criará uma autoridade judicial temporária.

Jaffel não deu detalhes sobre como a composição ou função do conselho mudaria, ou sobre a composição, função ou mandato da autoridade temporária.

O anúncio de Saied no domingo (06) de que dissolveria o órgão provocou críticas imediatas de juízes, grupos de direitos humanos, partidos da oposição e doadores ocidentais, cuja ajuda é necessária para evitar uma crise nas finanças públicas.

Eles disseram que a abolição do conselho prejudicaria a independência judicial e poderia ajudar Saied a consolidar o governo de um homem só após sua suspensão do Parlamento e a tomada de amplos poderes no ano passado, o que os críticos chamam de golpe.

FONTES

CNBC | World 24 | CNN | ADVFN | Reuters | BBC | News24 | G1 | Investing | TC | Arab | Associated Press | Euro News | CNA Asia | Istoé Dinheiro | NYT

Research Matarazzo & Cia. Investimentos
www.matarazzo-cia.com/blog
11/02/2022