Cenário Econômico Internacional – 14/04/2022

Cenário Econômico Internacional – 14/04/2022

Cenário Econômico Internacional – 14/04/2022 1200 800 Research Matarazzo & Cia. Investimentos

Confira os destaques do Cenário Internacional desta semana:

Otimismo com crescimento global atinge mínima histórica, mostra pesquisa de gestores de fundos

O otimismo entre os gestores de fundos sobre o crescimento econômico global atingiu o menor nível histórico, enquanto as preocupações com uma possível estagflação aumentaram para a máxima desde agosto de 2008, mostrou uma pesquisa mensal do banco de investimento BoFA Securities.

A pesquisa, que considerou as opiniões de empresas que administram um total de mais de 833 bilhões de dólares, é um dos maiores testes regulares das opiniões dos gestores de fundos e ocorre em um momento em que as pressões inflacionárias aumentam, mesmo com a elevação do risco de recessão nas principais economias.

Questionados sobre suas expectativas para o crescimento global nos próximos meses, 71% dos entrevistados na pesquisa estavam pessimistas sobre as perspectivas, o maior percentual desde o início dos registros da pesquisa no começo dos anos 1990.

A edição europeia da pesquisa constatou que os investidores continuam reduzindo suas projeções para o crescimento europeu, com 81% dos entrevistados prevendo enfraquecimento da economia da região no próximo ano, em comparação com 69% na edição de março.

Embora as carteiras de dinheiro dos gestores de fundos – tradicionalmente um indicador de cautela do investidor, tenham diminuído para 5,5% na edição de abril da pesquisa, ante 5,9% no mês anterior, as perspectivas de uma recessão global continuam sendo o principal risco para os mercados globais, segundo a pesquisa.

O conflito Rússia-Ucrânia recuou para o quarto lugar, após ações agressivas relacionadas a juros por bancos centrais e inflação.

A pesquisa foi realizada entre 1º e 7 de abril.

Sofrimento de mulheres e crianças ucranianas pode ‘destruir uma geração’, diz especialista da ONU

Sima Bahous, diretora executiva da ONU Mulheres, alertou o Conselho de Segurança que o trauma vivido por mulheres e crianças ucranianas desde o início da guerra no país pode prejudicar uma geração.

Em particular, ela destacou as alegações de estupro e outras violências sexuais, juntamente com o risco de tráfico de seres humanos, ao pedir uma investigação independente na tentativa de garantir que os perpetradores enfrentem a justiça.

“Mulheres jovens que deixaram suas casas à noite, famílias separadas, o medo constante do futuro, esse trauma corre o risco de destruir uma geração”, disse Bahous ao pedir à comunidade internacional que continue seus esforços para fornecer apoio a civis na Ucrânia e avançar a causa da paz.

“A combinação de deslocamento em massa com a grande presença de recrutas e mercenários e a brutalidade exibida contra civis ucranianos levantou todas as bandeiras vermelhas.”

Bahous falava durante uma reunião do Conselho de Segurança solicitada pelos EUA e Albânia para discutir os efeitos da guerra sobre mulheres e crianças, particularmente em termos de educação e participação política das mulheres.

A reunião foi presidida por Lord Ahmad de Wimbledon, o ministro de Estado do Reino Unido para o Sul da Ásia, Norte de África, a ONU e a Commonwealth, e o representante especial do primeiro-ministro britânico para a prevenção da violência sexual em conflitos. O Reino Unido detém a presidência rotativa do Conselho de Segurança este mês.

A reunião ocorreu em meio a preocupações com a situação dos civis após a intensificação das hostilidades na região leste de Donbas e nos oblasts de Khersonska, Kharkivska e Dnipropetrovska, ou distritos administrativos.

Guerra na Ucrânia pode conter comércio e crescimento econômico este ano

A Organização Mundial do Comércio previu na terça-feira (12) que o comércio de bens crescerá muito menos do que o esperado anteriormente neste ano, dizendo que as perspectivas para a economia global diminuíram desde o início da guerra da Rússia na Ucrânia.

Nas últimas perspectivas econômicas sombrias a surgir, o órgão de comércio com sede em Genebra apontou várias incertezas em sua previsão nos próximos dois anos, porque as exportações russas e ucranianas de itens como alimentos, petróleo e fertilizantes estão ameaçadas pela guerra. Também citou o impacto persistente da pandemia de Covid-19, principalmente dos bloqueios na China.

“Agora está claro que o duplo golpe da pandemia e da guerra interrompeu as cadeias de suprimentos, aumentou as pressões inflacionárias e reduziu as expectativas de crescimento da produção e do comércio”, disse a diretora-geral da OMC, Ngozi Okonjo-Iweala, a repórteres.

A OMC disse que suas projeções para o comércio mundial levam em conta fatores como o impacto da guerra, as sanções à Rússia e a retração da demanda mundial em meio à menor confiança dos negócios e do consumidor.

Ela disse que o volume de comércio mundial de mercadorias deve crescer 3% este ano, abaixo da previsão de 4,7% antes do início da guerra. Para 2023, espera-se um aumento de 3,4%.

O órgão de comércio também projeta que o produto interno bruto global a taxas de câmbio de mercado crescerá 2,8% este ano, abaixo dos 4,1% previstos anteriormente.

Okonjo-Iweala disse que a guerra causou “imenso sofrimento humano” na Ucrânia e seu efeito se espalhou pelo mundo, principalmente nos países mais pobres, acrescentando: “Uma potencial crise alimentar está se aproximando”.

Ela disse que os altos preços dos combustíveis e os fertilizantes caros representam uma ameaça para os rendimentos das colheitas futuras, e que a guerra prejudicou ainda mais as cadeias de suprimentos globais já sob pressão.

A OMC faz parte de um comitê diretor criado pelo secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, para analisar a possível crise alimentar. O painel discutiu, entre outras coisas, se os países com “estoques adicionais” de grãos poderiam liberar alguma oferta nos mercados internacionais, disse Okonjo-Iweala.

FMI quer mobilizar US$ 45 bilhões em novo fundo para ajudar gama mais ampla de países

O Fundo Monetário Internacional espera mobilizar cerca de 45 bilhões de dólares num novo fundo para ajudar uma gama mais ampla de países, incluindo algumas economias de renda média, a lidar com as mudanças climáticas e outros desafios de longo prazo, mostrou um documento preparado pelo corpo técnico do FMI e visto pela Reuters.

O conselho executivo do FMI deve aprovar nesta quarta-feira os planos para o novo Fundo de Resiliência e Sustentabilidade (RST, na sigla em inglês), elaboradospela equipe do FMI depois que o Grupo dos 20 de grandes economias apoiou a criação do instrumento em outubro.

Quase três quartos dos 190 membros do FMI seriam elegíveis para empréstimos sob o novo fundo, a primeira linha de crédito do credor global criada expressamente para ajudar os países a gerenciar riscos causados por desafios de longo prazo, disse o FMI no documento.

“Hoje, mesmo que os países membros do FMI enfrentem os desafios imediatos do aumento da inflação, do espaço fiscal limitado e da recuperação da pandemia, agravados pelos riscos associados à guerra na Ucrânia, eles também estão pedindo ao Fundo que ajude a responder a desafios de longo prazo, como mudanças climáticas e preparação para pandemias”, mostrou o documento.

O RST, proposto pela primeira vez pela diretora-gerente do FMI, Kristalina Georgieva, em junho, preencheria a falta de instrumentos com foco no investimento de prazo maior e ofereceria aos países, financiamento acessível por longos períodos de pagamento. O FMI disse que planeja começar a emprestar sob o programa até outubro.

Ele estaria disponível para países de baixa renda e de renda média vulneráveis, incluindo Estados pequenos, muitos dos quais foram particularmente atingidos pela pandemia e seu impacto econômico.

Para se qualificar para empréstimos sob o novo RST, os países ainda precisariam desenvolver “políticas confiáveis e medidas de reforma”, ter dívida sustentável e capacidade adequada para reembolsar o FMI, além de fazer parte de um programa de financiamento concorrente ou não financiado pelo FMI, disse o documento.

Membros mais ricos do FMI poderiam contribuir para o fundo doando direitos especiais de saque (SDRs, na sigla em inglês) não utilizados de uma alocação de 650 bilhões de dólares aprovada em agosto passado.

Mercado acionário dos EUA e câmbio ao longo da semana

Na segunda-feira (11), as bolsas de valores de Nova York fecharam em queda, em um cenário no qual a inflação segue preocupando investidores nos Estados Unidos. Os desdobramentos da guerra na Ucrânia seguem sendo avaliados na medida em que o conflito persiste, enquanto a postura da China para lidar com a Covid-19 aumenta receios sobre a cadeia global de suprimentos. O índice Dow Jones teve queda de 1,19%, a 34.308,08 pontos. O índice S&P 500 teve queda de 1,69%, a 4.412,53 pontos. E o índice Nasdaq teve queda de 2,18%, a 13.411,96 pontos.

Na terça-feira (12), as bolsas de valores de Nova York fecharam em queda, Wall Street guinou de um rali para uma liquidação, revertendo ganhos de mais cedo no pregão, conforme o aperto monetário iminente do Banco Central dos Estados Unidos mais uma vez puxou as ações de crescimento de volta a território negativo. O índice Dow Jones teve queda de 0,26%, a 34.220,36 pontos. O índice S&P 500 teve queda de 0,34%, a 4.397,45 pontos. E o índice Nasdaq teve queda de 0,3%, a 13.371,57 pontos.

Na quarta-feira (13), as bolsas de valores de Nova York operavam em alta, com a recuperação de papéis de crescimento e fortes resultados da Delta Air Lines compensando perdas no JPMorgan, depois que o banco divulgou uma queda em seu lucro trimestral. Por volta das 13h40, o índice Dow Jones registrava alta de 0,60%, a 34.426,64 pontos. O índice S&P 500 registrava alta de 0,83%, a 4.434,09 pontos. E o índice Nasdaq registrava alta de 1,74%, a 14.182,26 pontos.

DÓLAR

Fechando a semana, na sexta-feira 08.04.22 – O dólar comercial encerrou a sexta-feira (01) cotado a R$ 4,7118 com queda de 0,611%. O dólar buscou as mínimas do dia já na reta final dos negócios, enquanto saltavam nas telas de notícias informações de fontes do governo sobre reajustes a servidores públicos.

Na segunda-feira (11) – O dólar à vista registrou queda de 0,43%, cotado a R$ 4,6915 na venda. Seguindo um alívio que beneficiou outras moedas emergentes, antes da divulgação de dados de inflação nos Estados Unidos. O dólar oscilou entre R$ 4,7399 na máxima e R$ 4,6789 na mínima.

Na terça-feira (12) – O dólar à vista registrou queda de 0,29%, cotado a R$ 4,6767 na venda. Os juros altos no Brasil seguraram as tensões no mercado externo e fizeram o dólar cair pela terceira vez seguida. O dólar oscilou entre R$ 4,6954 na máxima e R$ 4,6229 na mínima.

Na quarta-feira (13) – Por volta das 13h40, o dólar operava em alta de 0,054% cotado a R$ 4,6792 na venda. O dólar passava a subir contra o real, que acompanhava a movimentação de seus pares de países emergentes diante da força internacional da moeda norte-americana na quarta-feira (13), enquanto investidores digeriam dados domésticos muito mais fortes que o esperado sobre o setor varejista.

Amazon pede nova votação após trabalhadores decidirem por criação de 1º sindicato nos EUA

A Amazon.com convocou uma nova eleição depois que os trabalhadores de um centro de distribuição da cidade de Nova York votaram pela criação do primeiro sindicato da empresa nos Estados Unidos. A empresa afirma que um conselho trabalhista dos EUA e os organizadores de trabalhadores suprimiram a participação dos funcionários.

O Sindicato dos Trabalhadores da Amazon (ALU, na sigla em inglês) rejeitou as alegações feitas pelo varejista, que é a segunda maior empregadora privado dos EUA.

A Amazon fez a demanda uma semana após a vitória histórica do trabalho organizado, que há anos busca oferecer proteção aos trabalhadores da empresa. Cerca de 55% dos funcionários que votaram no armazém JFK8 da Amazon em Staten Island optaram por ingressar na ALU, que defende salários mais altos e segurança no emprego. A participação foi de cerca de 58%.

A porta-voz da Amazon, Kelly Nantel, disse em um comunicado: “Queremos que nossos funcionários tenham suas vozes ouvidas e, neste caso, isso não aconteceu – menos de um terço dos funcionários do local votaram no sindicato.”

A Amazon também acusou a ALU de intimidar trabalhadores e distribuir maconha para ganhar votos a seu favor, de acordo com um documento da empresa na sexta-feira (08).

Derrick Palmer, vice-presidente da ALU, disse que a Amazon está tentando “rebaixar nosso caráter e minar nossos esforços”.

O Conselho Nacional de Relações Trabalhistas dos EUA (NLRB) agora deve processar as objeções da Amazon antes de certificar o resultado da eleição. O momento para isso não ficou imediatamente claro.

Energia restaurada em Porto Rico quase 5 dias após blecaute

Uma empresa privada anunciou na segunda-feira (11) que a energia havia sido totalmente restaurada para quase 1,5 milhão de clientes de Porto Rico quase cinco dias depois que um incêndio em uma usina principal provocou um apagão em toda a ilha e levou escolas públicas e governo agências para fechar.

As autoridades estão agora focadas em investigar o que causou exatamente  a falha de um disjuntor em uma subestação na usina Costa Sur, no sul de Porto Rico, uma das quatro principais usinas no território dos EUA.

“Sei que muitos em Porto Rico estão perguntando: ‘Como é que isso aconteceu?’”, disse Wayne Stensby, CEO da Luma, uma empresa que assumiu a transmissão e distribuição da Autoridade de Energia Elétrica de Porto Rico no ano passado. “Não há dúvida de que a rede elétrica em Porto Rico é incrivelmente frágil.”

O apagão indignou e preocupou muitos na ilha de 3,2 milhões de pessoas, incluindo aqueles que não podem pagar geradores e têm condições médicas como diabetes e problemas respiratórios que dependem de eletricidade para seus tratamentos.

A interrupção prejudicou o tráfego, fechou negócios e forçou algumas pessoas a dormir ao ar livre devido ao calor.

Os clientes irritados com a interrupção prolongada notaram que foram atingidos pelos recentes aumentos em suas contas de energia, e as pessoas reclamaram que o apagão danificou os aparelhos elétricos e os forçou a jogar fora os mantimentos enquanto a ilha luta para emergir de uma crise econômica de mais de uma década.

Treze feridos em tiroteio, dispositivos não detonados encontrados na estação de metrô de Nova York

Várias pessoas foram baleadas e feridas na terça-feira (12) em uma estação de metrô na cidade de Nova York durante um ataque matinal na hora do rush que deixou passageiros feridos sangrando em uma plataforma de trem.

Os relatórios iniciais eram de que cinco pessoas haviam sido baleadas, disseram fontes policiais.

Bombeiros que responderam a relatos de fumaça na estação da 36th Street, no bairro de Sunset Park, no Brooklyn, por volta das 8h30, encontraram pelo menos 13 pessoas feridas, mas, além dos cinco tiros, não havia detalhes sobre o que esses ferimentos implicavam.

De acordo com várias fontes policiais informadas sobre a investigação, informações preliminares indicaram que um suspeito fugiu usando um colete de construção e uma máscara de gás.

Fotos e vídeos da cena mostraram pessoas atendendo passageiros ensanguentados deitados no chão da estação e o ar cheio de fumaça. Bombeiros e policiais estavam investigando relatos de que houve uma explosão, mas o departamento de polícia twittou que “não havia dispositivos explosivos ativos no momento”. Vários dispositivos de fumaça foram encontrados no local, disse o porta-voz do prefeito Fabien Levy.

“A porta do meu metrô se abriu em uma calamidade. Era fumaça, sangue e pessoas gritando”, disse a testemunha ocular Sam Carcamo à estação de rádio 1010 WINS, dizendo que viu uma gigantesca nuvem de fumaça saindo do trem N assim que a porta se abriu.

Um vídeo de um espectador mostra pessoas deitadas na plataforma do metrô em meio ao que pareciam ser pequenas poças de sangue, enquanto um anúncio no alto-falante dizia a todos na plataforma nebulosa de fumaça para pegar um trem. Dentro de um vagão do metrô, uma pessoa estava deitada no chão, cercada por outras. Do lado de fora da delegacia, um policial gritou: “Vamos! Saia do caminho!”

Os trens que atendem a essa estação estavam atrasados ​​durante a hora do rush da manhã.

O gabinete do prefeito de Nova York, Eric Adams, não teve mais detalhes imediatamente. Adams estava na residência do prefeito na manhã de terça-feira (12) e estava sendo informado.

O incidente aconteceu em uma linha de metrô que atravessa o sul do Brooklyn em um bairro a cerca de 15 minutos de trem de Manhattan. Escolas locais, incluindo a Sunset Park High School, do outro lado da rua, foram fechadas.

Práticas governamentais à moda antiga vistas em votação de recall no México

Analistas no México disseram na segunda-feira que o esforço bem-sucedido do presidente Andrés Manuel López Obrador para realizar a votação revogatória do fim de semana pode, paradoxalmente, deixar a democracia mexicana mais fraca.

López Obrador declarou o referendo de domingo, em que foi fortemente apoiado pelos poucos eleitores mexicanos que participaram, como “um sucesso completo” e “um evento histórico”.

Ele descreveu a votação como uma vitória para a “democracia participativa”, observando que os mexicanos nunca haviam sido autorizados a votar se um presidente deveria ser destituído do cargo.

Mas seu partido Morena usou táticas eleitorais ilegais e antiquadas para obter o voto para o que era um voto amplamente simbólico.

López Obrador nunca teve dúvidas de perder o referendo de domingo, com seus índices de aprovação girando atualmente em torno de 60%. A contagem de votos quase final na segunda-feira mostrou que cerca de 92% dos votos expressos disseram que ele deveria permanecer no cargo.

Ainda assim, o presidente viu que conseguir um grande número de eleitores era a medida real de seu movimento político. A participação foi de cerca de 16,5 milhões, ou apenas cerca de 18% dos eleitores elegíveis, muito abaixo dos 40% necessários para tornar o voto obrigatório.

O líder do partido de López Obrador, Mario Delgado, se gabou de andar de van, pegando pessoas para levá-las às urnas, prática ilegal no México.

Delgado postou fotos em suas redes sociais mostrando-o dirigindo uma van pintada com as palavras “Você quer votar? Eu te levo lá!” A van foi mostrada mais tarde carregada de pessoas que votaram.

Inflação nos EUA saltou 8,5% no ano passado, maior alta desde 1981

A inflação disparou no ano passado em seu ritmo mais rápido em mais de 40 anos, com os custos de alimentação, gasolina, habitação e outras necessidades apertando os consumidores americanos e acabando com os aumentos salariais que muitas pessoas receberam.

O Departamento do Trabalho disse na terça-feira (12) que seu índice de preços ao consumidor saltou 8,5% em março em relação a 12 meses antes, o maior aumento ano a ano desde dezembro de 1981. e os mercados de energia pioraram com a guerra da Rússia contra a Ucrânia. De fevereiro a março, a inflação subiu 1,2%, o maior salto mensal desde 2005.

Em toda a economia, os picos de preços ano a ano foram generalizados em março. Os preços da gasolina dispararam 48% nos últimos 12 meses. Os preços dos carros usados ​​subiram 35,3%, embora tenham caído em fevereiro e março. Os móveis de quarto subiram 14,7%, os paletós masculinos, ternos e casacos, 14,5%. Os preços dos mantimentos aumentaram 10%, incluindo aumentos de 18% para bacon e laranjas.

Mesmo excluindo os preços voláteis de alimentos e energia, que impulsionaram a inflação geral, o chamado núcleo de inflação saltou 6,5% nos últimos 12 meses, o maior aumento desde 1982.

“O fogo da inflação ainda está fora de controle”, disse Christopher Rupkey, economista-chefe da empresa de pesquisa econômica FWDONDS LLC.

Os números de inflação de março foram os primeiros a capturar o aumento total nos preços da gasolina que se seguiu à invasão russa da Ucrânia em 24 de fevereiro. Os ataques brutais de Moscou desencadearam sanções ocidentais de longo alcance contra a economia russa e interromperam os mercados globais de alimentos e energia. De acordo com a AAA, o preço médio de um galão de gasolina, US$ 4,10, subiu 43% em relação ao ano anterior, embora tenha caído nas últimas semanas.

Inflação da Argentina vai superar 6% em março, diz ministro da Economia

A inflação ao consumidor da Argentina vai superar 6% em março e alcançar a maior taxa mensal até agora neste ano, disse na segunda-feira o ministro da Economia, Martin Guzmán.

“O índice vai superar 6%, será o (nível) mais alto do ano”, disse ele em entrevista ao canal C5N. “Precisamos acalmar as expectativas para baixar a inflação.”

Pesquisa da Reuters apontou expectativa de alta de 5,8% para os preços ao consumidor em março, contra 5,5% em levantamento do banco central com analistas.

Os especialistas projetam uma inflação em torno de 60% para o ano de 2022.

A terceira maior economia da América Latina fechou recentemente um acordo com o Fundo Monetário Internacional para reprogramar a dívida de 44 bilhões de dólares, mas persistem dúvidas entre analistas sobre o cumprimento de metas.

Biden diz que Putin comete genocídio na Ucrânia

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse na terça-feira (12) que Vladimir Putin “tenta acabar com a ideia de poder ser ucraniano” o que classificou como “genocídio”.

Mais cedo, ele afirmou sem citar o presidente russo que os americanos não pagariam a conta pelas ações de “um ditador” que “comete genocídio” e declara guerra “a meio mundo de distância”.

Em um comentário sobre o aumento no preço dos combustíveis a apoiadores no estado do Iowa, o americano não citou Putin nominalmente, mas citou genocídio ao criticar a ação russa.

“Estou fazendo tudo ao meu alcance para reduzir o preço do petróleo e do gás”, disse Biden. “Seu orçamento familiar, sua capacidade de encher seu tanque, não devem depender de um ditador que declara guerra e comete genocídio a meio mundo de distância.”

A guerra na Ucrânia, ordenada pelo líder russo, provocou o aumento no preço dos combustíveis após os EUA proibirem a importação deste país como parte das sanções para o fim do conflito.

Essa foi a primeira vez que o presidente americano usou o termo “genocídio” para se referir à situação na Ucrânia após a invasão russa. Biden já chamou Putin, mais de uma vez, de criminoso de guerra.

Após a fala, Biden conversou com jornalistas e reforçou sua afirmação, desta vez, sim, citando o líder russo nominalmente:

“Chamei de genocídio porque ficou cada vez mais claro que Putin está tentando acabar com a ideia de poder ser ucraniano e as evidências estão aumentando”, disse o americano.

“Vamos deixar os advogados decidirem internacionalmente se ele se qualifica ou não, mas com certeza parece assim para mim”, disse ele.

Diretora diz que Fed vai apertar política monetária de modo metódico

A diretora do Federal Reserve, Lael Brainard afirmou que a inflação continua “muito elevada” nos Estados Unidos, mas também notou que o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) de março, publicado mais cedo, mostrou desaceleração “digna de nota” em seu núcleo. Ela falou em entrevista virtual no evento Wall Street Journal Jobs Summit, mas não quis adiantar se poderia ou não defender uma alta de 50 pontos-base na reunião de política monetária de maio, mas disse que o Fed conduzirá um aperto “metódico, com uma série de altas” nos juros.

Com direito a voto nas decisões de juros e indicada pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, para a vice-presidência do Fed, Brainard destacou que energia e alimentos foram os grandes responsáveis por puxar para cima a inflação de março, sobretudo a primeira, com a guerra na Ucrânia. Ela enfatizou, porém, que não dá tanto peso a apenas um dado e disse que continuará a monitorar os próximos números. Brainard afirmou que a recuperação econômica dos EUA deve se sustentar, mesmo com o aperto monetário. E notou que a própria comunicação do Fed já contribuiu para um aperto nas condições financeiras. Ela disse estar atenta às curvas de juros dos Treasuries, mas ponderou que nem toda inversão significa necessariamente risco de contração econômica e que os indicativos mais aceitos para isso continuam a não mostrar inversão. A diretora do Fed afirmou que uma guerra extensa da Rússia criaria mais riscos econômicos. O conflito na Ucrânia já traz riscos de alta para a inflação e de baixa para a atividade, e a invasão russa tem “contribuição importante” para as pressões inflacionárias atuais, disse ainda.

Mercado acionário europeu

Na segunda-feira (11), as bolsas europeias fecharam mistas, enquanto juros de títulos no continente subiram. Operadores monitoram notícias sobre a guerra e seu impacto na inflação, enquanto aguardam dados referentes ao Reino Unido, Alemanha e Estados Unidos. O primeiro turno da eleição presidencial na França também está em foco. O índice pan-europeu Stoxx 600 teve queda de 0,59%, a 458,26 pontos. Na bolsa de Paris, o índice CAC 40 teve alta de 0,12%, a 6.555,81 pontos. Em Frankfurt o índice DAX teve queda de 0,64%, a 14.192,78 pontos. O índice PSI 20 de Lisboa teve alta de 0,09%, a 6.111,74 pontos. Em Madri, o IBEX 35 teve queda de 0,25%, a 8.585,00 pontos. O índice FTSE 100 teve queda de 0,67%, a 7.618,31 pontos.

Na terça-feira (12), as bolsas europeias fecharam mistas, a guerra na Ucrânia e seus impactos econômicos continuavam a ser um foco importante, mas hoje também chamou a atenção a notícia de uma grande venda de ações de dois bancos da Alemanha, o que pressionou os papéis. As bolsas chegaram a reduzir perdas após dado de inflação dos Estados Unidos, mas o quadro negativo se manteve. O índice pan-europeu Stoxx 600 teve queda de 0,35%, a 456,65 pontos. Na bolsa de Paris, o índice CAC 40 teve queda de 0,28%, a 6.537,41 pontos. Em Frankfurt o índice DAX teve queda de 0,48%, a 14.124,95 pontos. O índice PSI 20 de Lisboa teve queda de 0,23%, a 6.097,58 pontos. Em Madri, o IBEX 35 teve queda de 0,08%, a 8.578,00 pontos. O índice FTSE 100 teve queda de 0,55%, a 7.576,66 pontos.

Na quarta-feira (13), as bolsas europeias fecharam mistas, apagando as perdas vistas mais cedo, com os investidores avaliando os dados de inflação, enquanto aguardam a decisão de amanhã de política monetária do Banco Central Europeu (BCE). O índice pan-europeu Stoxx 600 teve queda de 0,074%, a 456,31 pontos. Na bolsa de Paris, o índice CAC 40 teve alta de 0,072%, a 6.542,14 pontos. Em Frankfurt o índice DAX teve queda de 0,34%, a 14.076,44 pontos. O índice PSI 20 de Lisboa teve queda de 0,26%, a 6.081,74 pontos. Em Madri, o IBEX 35 teve alta de 0,46%, a 8.617,80 pontos. O índice FTSE 100 teve alta de 0,055%, a 7.580,80 pontos.

Rússia pede integração de sistemas de pagamentos dos Brics

A Rússia pediu que os Brics, grupo de economias emergentes que inclui o Brasil, amplie o uso de moedas nacionais e integre sistemas de pagamentos, afirmou o ministério das finanças russo.

As sanções do Ocidente isolaram a Rússia dos sistemas financeiros globais e de quase metade das suas reservas de ouro e moedas estrangeiras, que estavam avaliadas em US$ 606,5 bilhões no começo de abril.

Na sexta-feira (8), o ministro das finanças, Anton Siluanov, disse em uma reunião com os Brics, grupo composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, que a situação econômica global havia piorado bastante devido às sanções, segundo um comunicado do ministério.

As novas sanções também destroem a fundação do atual sistema financeiro e monetário internacional baseado no dólar norte-americano, disse Siluanov.

“Isso nos leva à necessidade de acelerar o trabalho nas seguintes áreas: uso de moedas nacionais para operações de importação-exportação, a integração de sistemas de pagamentos e cartões, nosso próprio sistema de comunicação financeira e a criação pelos Brics de uma agência de avaliação de risco independente”, disse Siluanov.

As bandeiras de cartões internacionais Visa e MasterCard suspenderam operações na Rússia no começo de março, e os maiores bancos da Rússia perderam acesso ao sistema bancário financeiro global Swift.

A Rússia organizou seu próprio sistema de pagamentos, conhecido como SPFS, como uma alternativa ao Swift. O país também montou seu próprio sistema de pagamentos com cartões, MIR, que começou a operar em 2015.

As iniciativas foram parte de uma tentativa de Moscou de desenvolver ferramentas financeiras domésticas para espelhar as ocidentais e proteger o país, se punições contra Moscou fossem ampliadas.

Macron e Le Pen vão disputar segundo turno acirrado em eleição francesa

O presidente francês, Emmanuel Macron, e a adversária Marine Le Pen avançaram no domingo para o que promete ser um segundo turno muito acirrado das eleições presidenciais em 24 de abril, colocando em disputa um liberal econômico pró-Europa contra uma nacionalista de extrema-direita.

Com resultados parciais mostrando Macron em primeiro lugar à frente de Le Pen após a votação no primeiro turno, outros importantes candidatos admitiram a derrota. Com exceção de outro candidato de extrema-direita, Éric Zemmour, todos eles pediram aos eleitores que barrem a extrema-direita no segundo turno.

Mas, depois de cinco anos no poder em que seu estilo abrasivo irritou muitos, ao mesmo tempo, em que Le Pen conseguiu suavizar a própria imagem, Macron terá que lutar muito para reconquistar eleitores descontentes. Ele não pode dar como certo que os eleitores vão se unir em torno de uma frente tradicional contra a extrema-direita.

“Nada está decidido, e a batalha que travaremos nos próximos 15 dias será decisiva para a França e a Europa”, disse Macron a apoiadores, pedindo a todos os eleitores que o apoiem em 24 de abril para impedir a extrema-direita de governar a segunda maior economia da União Europeia.

Uma pesquisa do instituto Ifop previu um segundo turno muito equilibrado, com 51% para Macron e 49% para Le Pen. A diferença é tão apertada que está dentro da margem de erro.

Outras pesquisas mostraram uma margem um pouco maior a favor de Macron, com até 54%. Mas a diferença é muito mais estreita do que em 2017, quando Macron venceu Le Pen com 66,1% dos votos.

Le Pen, que reduziu a liderança de 10 pontos de Macron nas últimas semanas graças a uma campanha focada em questões de custo de vida, disse que ela é a única a proteger os fracos e unir uma nação cansada de sua elite.

“O que estará em jogo em 24 de abril é uma escolha da sociedade, uma escolha de civilização”, disse ela aos apoiadores, que gritavam “Vamos vencer!”, enquanto a candidata afirmava: “Trarei ordem de volta à França”.

Macron, por sua vez, disse a simpatizantes que acenavam com bandeiras da França e da UE: “O único projeto crível para ajudar o poder de compra é o nosso”.

Com 96% dos votos apurados para o primeiro turno de domingo, Macron tinha 27,41% dos votos e Le Pen 24,03%.

Uma vitória de Le Pen em 24 de abril seria um choque para o establishment semelhante à votação do Brexit no Reino Unido para deixar a União Europeia ou à chegada de Donald Trump na Casa Branca em 2017.

A França deixaria de ser uma força para a integração europeia para ser liderada por uma eurocética que também desconfia da aliança militar Otan.

Embora Le Pen tenha abandonado as ambições anteriores de um “Frexit” ou de tirar a França da moeda única da zona do euro, ela vê a UE como uma mera aliança de Estados soberanos.

A candidata conservadora Valérie Pécresse alertou para “consequências desastrosas” se Macron perder, enquanto a socialista Anne Hidalgo pediu aos apoiadores que votem nele “para que a França não caia no ódio”.

Reino Unido analisa relatos de ataque químico em Mariupol, na Ucrânia

O Reino Unido está tentando verificar as informações de que a Rússia teria usado armamento químico na cidade portuária de Mariupol, no sudeste da Ucrânia, segundo a ministra das Relações Exteriores britânica, Liz Truss.

Na segunda-feira (11), Truss afirmou que informações de que as forças russas poderiam ter usado agentes químicos em um ataque contra a população de Mariupol. “Estamos trabalhando urgentemente com sócios para verificar detalhes”, disse ela.

“Qualquer uso deste armamento é uma cruel escalada neste conflito e Putin e seu regime deverão prestar contas”, afirmou.

A deputada ucraniana Ivanna Klympush disse que a Rússia usou uma “substância desconhecida” em Mariupol e que a população apresentava problemas respiratórios. “O mais provável, armas químicas”, de acordo com ela.

O Batalhão Azov, um grupo neonazista que combateu os russos em 2014, em Mariupol, e também está enfrentando as forças russas agora, também afirmou que os inimigos usaram “substância venenosa” nas tropas e civis ucranianos em Mariupol. O grupo afirmou que as pessoas apresentavam problemas respiratórios e neurológicos.

Essas denúncias não foram verificadas pela imprensa.

A Rússia negou ter cometido qualquer crime de guerra durante sua ofensiva na Ucrânia.

Rússia tem recursos suficientes para pagar dívida, diz Ministério das Finanças

A Rússia tem fundos suficientes para pagar sua dívida a tempo e cumprir com todas as suas obrigações, disse o Ministério das Finanças russos na terça-feira (12).

Enfrentando uma série de sanções em retaliação ao que chama de “operação militar especial” na Ucrânia, a Rússia pode enfrentar seu primeiro calote externo da dívida soberana em mais de um século, após ter feito acordos para pagar em rublos um título denominado em dólares.

“A Rússia não declarou calote de suas obrigações em relação aos eurobônus”, disse o Ministério das Finanças.

“Todas as possíveis reivindicações de credores relacionadas à situação atual devem ser encaminhadas às autoridades dos países que criaram ilegalmente obstáculos para a Rússia cumprir suas obrigações da dívida”.

Neste mês, a S&P rebaixou a classificação em moeda estrangeira da Rússia para “default seletivo”, devido ao aumento dos riscos de que Moscou não seja capaz, ou esteja disposta, de honrar seus compromissos com os detentores de sua dívida estrangeira.

Nokia anuncia saída da Rússia; funcionários serão demitidos

A empresa finlandesa de telecomunicações, Nokia anunciou na terça-feira (12) que abandonará a Rússia e demitirá parte de seus funcionários no país.

“A operadora de redes de telecomunicações móveis pode anunciar agora que abandonará o mercado russo”, afirma o comunicado.

O anúncio da gigante que emprega 90 mil pessoas em todo o mundo ocorre um dia após sua rival sueca Ericsson decidir suspender indefinidamente suas atividades na Rússia.

A Nokia possui 2 mil funcionários russos, dos quais cerca de 200 trabalham no setor de pesquisa e desenvolvimento, informou uma porta-voz à AFP.

“Infelizmente, nessas circunstâncias, as demissões são inevitáveis. No entanto, propomos transferir alguns cargos fora da Rússia”, declarou em e-mail.

A Rússia representou menos de 2% da receita da Nokia em 2021. O grupo mantém as previsões financeiras para 2022 “devido à forte demanda em outras regiões”.

Na segunda-feira (11), a concorrente sueca Ericsson anunciou a suspensão das operações na Rússia por tempo indeterminado e colocou os 600 funcionários no país em licença.

A saída dos dois “pesos pesados ocidentais “deixa o caminho livre para a líder mundial do setor, a chinesa Huawei. Os três grupos compartilham a maior parte do mercado de instalação de redes 4G e 5G no planeta.

Centenas de empresas, principalmente ocidentais, anunciaram a suspensão das atividades ou a saída da Rússia desde a invasão da Ucrânia, em 24 de fevereiro, e as posteriores sanções contra Moscou.

Rússia recomenda parar pagamentos de Eurobonds

O governo da Rússia diz em comunicado que o subcomitê da Comissão do Governo para Controle de Investimentos Estrangeiros concordou com as propostas do Ministério das Finanças e do Banco Central para que se interrompam as permissões para pagamentos de Eurobonds. Segundo a administração local, a decisão é tomada, pois o dinheiro que está sendo pago não tem chegado aos detentores russos de Eurobonds, ficando apenas com câmaras de compensação internacionais.

Segundo o governo russo, uma alternativa é que esses pagamentos sejam feitos em separado para investidores russos, antecipadamente e em rublos, através da infraestrutura do mercado local.

Indicador de mercado para inflação de longo prazo na zona do euro atinge pico desde 2012

Um importante indicador de mercado das expectativas de inflação de longo prazo da zona do euro superou 2,40% na quarta-feira (13), indo a um pico em dez anos depois que uma leitura acima do esperado sobre os preços ao consumidor do Reino Unido somou-se a sinais de pressões de custo persistentes.

O swap de inflação a termo de cinco e cinco anos da zona do euro foi ao maior patamar desde 2012, segundo dados do Banco Central Europeu, e muito acima da meta de 2% da autoridade monetária, que se reúne na quinta-feira (14).

“Isso definitivamente estará testando sua (do BCE) determinação e sua posição. É definitivamente um problema. Há muitos argumentos que eles apresentaram para minimizar a importância desse indicador”, disse Antoine Bouvet, estrategista sênior de juros do ING.

O indicador estava em cerca de 2,20% antes da invasão da Ucrânia pela Rússia e em torno de 2% no início do ano.

“Isso mostra pelo menos uma coisa, há preocupações de que a inflação esteja fora de controle”, acrescentou Bouvet, embora tenha dito que esse risco é pequeno e não uma visão amplamente aceita.

Uma pesquisa da Reuters da semana passada mostrou que os economistas ainda esperam que a inflação da zona do euro, que atingiu 7,5% em março, atinja seu pico neste trimestre.

Dados divulgados nesta quarta-feira mostraram que a inflação britânica acelerou para 7,0% em março sobre um ano antes, contra 6,2% em fevereiro, maior taxa desde março de 1992 e mais do que o esperado pela maioria dos economistas.

Boris Johnson, do Reino Unido, rejeita pedidos para renunciar em meio a multa ‘partygate’

O primeiro-ministro britânico Boris Johnson se recusou a renunciar após ser multado por violar as regras de bloqueio pandêmico de seu governo, dizendo que, em vez disso, redobraria os esforços para fortalecer a economia e combater a agressão russa na Ucrânia.

A polícia de Londres multou Johnson e outras pessoas por participar de uma festa de aniversário do primeiro-ministro em seus escritórios em Downing Street em 19 de junho de 2020. A penalidade fez de Johnson o  primeiro-ministro britânico que infringiu a lei enquanto estava no cargo.

Reuniões de mais de duas pessoas foram proibidas na Grã-Bretanha no momento da festa de aniversário para conter a propagação do Coronavírus.

“Eu entendo a raiva que muitos sentirão por eu, eu mesmo, ter ficado aquém das regras que o governo que eu lidero havia introduzido para proteger o público, e eu aceito com toda a sinceridade que as pessoas têm o direito de esperar melhores”, disse Johnson. “E agora sinto uma obrigação ainda maior de cumprir as prioridades do povo britânico.”

A multa ocorreu após uma investigação policial e meses de perguntas sobre festas que quebravam o bloqueio em escritórios do governo, que Johnson tentou rebater dizendo que não havia festas e que ele acreditava que nenhuma regra havia sido quebrada.

Parlamentares da oposição exigiram a renúncia de Johnson, argumentando que as multas dadas a ele e ao chefe do Tesouro Rishi Sunak eram evidência de “criminalidade” no coração do governo. A oposição argumentou que a reunião de Downing Street demonstrou que Johnson e seus apoiadores acreditam que as regras não se aplicam a eles.

Embora o escândalo do “partygate” represente uma ameaça ao governo de Johnson, o mundo mudou tremendamente desde que os primeiros relatos dos partidos surgiram no final do ano passado.

Mercado acionário na Ásia

Na segunda-feira (11), as bolsas asiáticas fecharam em alta, após dados de inflação da China virem acima do esperado, num momento em que a segunda maior economia do mundo enfrenta uma nova onda de Covid-19. A taxa anual de inflação ao consumidor (CPI) da China acelerou para 1,5% em março, superando as expectativas, em meio aos efeitos de medidas de Pequim para controlar os últimos surtos de Covid-19 e de um recente salto nos preços de energia, motivado pela guerra entre Rússia e Ucrânia. O índice Xangai teve queda de 2,61%, a 3.167,13 pontos. O índice japonês Nikkei teve queda de 0,61%, a 26.821,52 pontos. O índice Hang Seng de Hong Kong teve queda de 3,03%, a 21.208,30 pontos. O índice CSI300 teve queda de 3,1%, a 4.100,07 pontos.

Na terça-feira (12), as bolsas asiáticas fecharam em mistas, com as chinesas se recuperando após sinais de alívio em restrições motivadas por uma nova onda de Covid-19 e outras se retraindo antes da publicação de novos dados de inflação dos EUA. O índice Xangai teve alta de 1,46%, a 3.213,33 pontos. O índice japonês Nikkei teve queda de 1,81%, a 26.334,98 pontos. O índice Hang Seng de Hong Kong teve alta de 0,52%, a 21.319,13 pontos. O índice CSI300 teve alta de 1,95%, a 4.179,97 pontos.

Na quarta-feira (13), as bolsas asiáticas fecharam em mistas, após dados fortes de exportação da China e aspectos positivos dos últimos números de inflação dos EUA, mas preocupações com o atual surto de Covid-19 pesaram nos mercados chineses. O índice Xangai teve queda de 0,82%, a 3.186,82 pontos. O índice japonês Nikkei teve alta de 1,93%, a 26.843,49 pontos. O índice Hang Seng de Hong Kong teve alta de 0,26%, a 21.374,37 pontos. O índice CSI300 teve queda de 0,96%, a 4.139,74 pontos.

Partido do ex-primeiro-ministro paquistanês Khan renuncia à câmara baixa do parlamento

Legisladores do partido do primeiro-ministro paquistanês Imran Khan, Tehreek-e-Insaf (PTI), anunciaram estarem renunciando em massa da câmara baixa do parlamento na segunda-feira (11) em protesto contra a formação de um novo governo por seus oponentes políticos.

“Estamos anunciando que estamos todos renunciando”, disse Shah Mahmood Qureshi, ex-ministro das Relações Exteriores e vice-presidente do partido de Khan, em um discurso na assembleia antes da votação para eleger um novo primeiro-ministro.

Khan foi deposto em um voto de desconfiança pela mesma assembleia nas primeiras horas de domingo.

Shehbaz Sharif, líder da centrista Liga Muçulmana do Paquistão-N (PML-N) será certamente escolhido antes da candidatura simbólica de Qureshi.

Nenhum primeiro-ministro cumpriu um mandato completo no Paquistão, mas Khan é o primeiro a perder o cargo através de um voto de desconfiança.

Khan insiste que foi vítima de uma conspiração de “mudança de regime” envolvendo Washington e prometeu levar sua luta às ruas na esperança de forçar uma eleição antecipada.

Ele tentou de tudo para se manter no poder após perder a maioria no parlamento, incluindo dissolver a assembleia e convocar novas eleições.

China estimula empresas listadas e investidores a comprar ações para estabilizar mercado

A China está incentivando investidores de longo prazo a comprar mais ações e grandes acionistas de empresas listadas a aumentar suas participações quando os preços dos papéis caem, numa tentativa de estabilizar o mercado abalado pelo agravamento do surto local de Covid-19.

O governo também facilitará o financiamento corporativo em áreas atingidas pela Covid-19 e pedirá aos acionistas estatais de empresas listadas que comprem ativamente ações subvalorizadas, disse o órgão regulador de valores mobiliários do país em comunicado em seu site na segunda-feira (11).

O índice chinês de referência CSI300 caiu 3,1% na segunda-feira, a maior queda em um mês, já que lockdowns em Xangai e outras partes do país ameaçam o crescimento econômico. Nesta terça, no entanto, o índice teve recuperação de 1,95%.

Yuan Yuwei, gerente de hedge funds da Water Wisdom Asset Management, disse que mobilizar capital, especialmente dinheiro público, para as ações chinesas agora não faz sentido.

“Restam muitas bolhas e riscos estruturais neste mercado, que também enfrenta uma enorme incerteza externa”, disse ele, citando o risco de saída de capital, as consequências da crise na Ucrânia e o aumento das tensões geopolíticas.

A Comissão Reguladora de Valores Mobiliários da China disse em comunicado de segunda-feira (08) que as autoridades tomarão medidas para estabilizar as expectativas de empresas listadas e investidores.

Ministro da Indústria do Japão pede que países árabes aumentem produção de petróleo

O governo do Japão continuará pedindo aos produtores de petróleo do Oriente Médio, incluindo Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos, que aumentem ainda mais sua produção de petróleo, disse Koichi Hagiuda, ministro da Economia, Comércio e Indústria (METI), na terça-feira (12).

Hagiuda também disse que as empresas japonesas não foram solicitadas a pagar em rublos por suas transações de gás natural na Rússia.

“Estamos trabalhando para reduzir nosso consumo de energia da Rússia, diversificando as fontes de energia por meio da reenergização e energia nuclear, diversificando o fornecimento de recursos, incluindo o Oriente Médio”, disse o ministro ao Arab News Japan em uma entrevista coletiva em 12 de abril. 

O Japão agora depende do Oriente Médio para cerca de 90% do petróleo bruto e 20% do GNL. O ministro disse que o Japão é “dependente do Oriente Médio há muito tempo”.

“Estamos cientes de que a Rússia emitiu um decreto presidencial sobre o pagamento de gás natural por rublos em 31 de março, mas não encontramos, no momento, nenhum fato de que empresas japonesas tenham sido solicitadas por empresas estatais russas a pagar em rublos. para transações de gás natural”, disse ele.

Um funcionário do METI disse ao Arab News Japan que, com base no contrato existente com a Rússia, “o Japão está em posição de rejeitar o decreto presidencial da Rússia”.

O funcionário do METI também enfatizou a importância da segurança energética com base nas circunstâncias de cada país, incluindo os EUA. “Nunca senti nenhuma pressão dos Estados Unidos para se retirar dos projetos que Tóquio tem com a Rússia, como Sakhalin 1 e 2”, acrescentou.

Hagiuda também enfatizou que o Japão não se retirará dos projetos de desenvolvimento de petróleo e gás natural liquefeito na Rússia, os projetos Sakhalin-1, Sakhalin-2 e Arctic LNG 2 (ARC 2).

“Continuaremos a manter nossos próprios direitos e interesses nos projetos que representam uma fonte estável de fontes de energia baratas e de longo prazo. Eles também são importantes para a subsistência e as atividades comerciais do povo japonês, planejamos continuar mantendo nossos direitos e interesses lá”, disse Hagiuda.

A crise na Ucrânia colocou o envolvimento do Japão nos projetos de petróleo e gás Sakhalin-1 e Sakhalin-2 em foco, uma vez que as principais petrolíferas ocidentais disseram que se retirariam da Rússia após a invasão da Ucrânia. A Rússia chama suas ações de “operação militar especial”.

O presidente russo, Vladimir Putin, alertou a Europa que corre o risco de ter o fornecimento de gás cortado, a menos que pague em rublos, enquanto busca retaliação pelas sanções ocidentais pela invasão da Ucrânia por Moscou.

Taiwan publica primeiro manual de sobrevivência de guerra em meio à ameaça da China

Os militares de Taiwan lançaram um manual sobre defesa civil pela primeira vez na terça-feira (12), dando aos cidadãos orientações de sobrevivência em um cenário de guerra, enquanto a invasão da Ucrânia pela Rússia concentra a atenção em como a ilha deve responder à pressão da China.

A China nunca renunciou ao uso da força para colocar Taiwan sob seu controle e intensificou as atividades militares nas proximidades nos últimos dois anos, para pressioná-la a aceitar suas reivindicações de soberania.

O manual de Taiwan detalha como encontrar abrigos antiaéreos através de aplicativos de smartphone, água e alimentos, além de dicas para preparar kits de primeiros socorros de emergência.

O planejamento do manual é anterior ao ataque da Rússia ao seu vizinho, o que gerou debate sobre suas implicações para Taiwan e formas de aumentar a preparação, como reformas no treinamento de reservistas.

“(Nós) estamos fornecendo informações sobre como os cidadãos devem reagir em uma crise militar e possíveis desastres que estão por vir”, disse Liu Tai-yi, funcionário da unidade de Mobilização de Defesa Total do ministério, em entrevista coletiva online.

Isso permitiria a preparação de segurança e ajudaria as pessoas a sobreviver, acrescentou.

Ele disse que o manual, que se baseia em guias semelhantes emitidos pela Suécia e pelo Japão, seria atualizado com informações localizadas, como os locais de abrigos, hospitais e lojas para necessidades diárias.

O manual usa tirinhas e fotos com dicas para sobreviver a um ataque militar, como distinguir sirenes de ataques aéreos e formas de se proteger de mísseis.

Taiwan não relatou nenhum sinal de uma invasão iminente planejada pela China, mas elevou seu nível de alerta desde o início da guerra na Ucrânia, que Moscou chama de “operação militar especial”.

A presidente Tsai Ing-wen prometeu repetidamente defender a ilha e está supervisionando um amplo programa de modernização para tornar suas forças mais móveis e mais difíceis de atacar.

Além dos planos divulgados no ano passado para reformar o treinamento das forças da reserva, o governo pretende estender o serviço militar obrigatório para além de quatro meses.

Sri Lanka suspende pagamento de dívida enquanto aguarda plano de resgate do FMI

O Sri Lanka está suspendendo o pagamento da dívida externa, incluindo títulos e empréstimos de governo para governo, enquanto se aguarda a conclusão de um programa de reestruturação de empréstimos com o Fundo Monetário Internacional para lidar com a pior crise econômica do país insular em décadas, disse o governo na terça-feira (12).

Nos últimos meses, os cingaleses têm sofrido com a escassez de combustível, alimentos e outros itens essenciais e falta de energia diária. A maioria desses itens é paga em moeda forte, mas o Sri Lanka está à beira da falência, sobrecarregado com reservas estrangeiras cada vez menores e US$ 25 bilhões em dívida externa. Quase US$ 7 bilhões devem ser pagos este ano.

“O Sri Lanka tem um histórico impecável de serviço da dívida externa desde a independência em 1948”, disse o Ministério das Finanças em comunicado. “Acontecimentos recentes, no entanto, incluindo os efeitos da pandemia de Covid-19 e as consequências das hostilidades na Ucrânia, corroeram tanto a posição fiscal do Sri Lanka que o serviço normal contínuo das obrigações da dívida pública externa se tornou impossível.”

O ministério disse que o FMI avaliou a dívida externa do Sri Lanka como insustentável, e manter-se atualizado sobre o pagamento da dívida externa não é mais uma política sustentável.

Além de buscar ajuda do FMI, o governo recorreu à Índia e à China em busca de ajuda para lidar com a escassez.

“O governo pretende prosseguir as suas discussões com o FMI o mais rapidamente possível com vista a formular e apresentar aos credores do país um plano abrangente para restaurar a dívida pública externa do Sri Lanka a uma posição totalmente sustentável”, disse o ministério.

Não haverá relaxamento das medidas de Covid-19 para a China, diz presidente Xi

A China não deve relaxar as medidas de controle e prevenção da Covid-19, disse o presidente Xi Jinping durante uma visita à ilha de Hainan, no Sul, na quarta-feira (13), informou a rádio estatal.

Seus comentários vieram quando a capital comercial da China, Xangai, relatou mais de 25.000 novos casos. Está sob enorme pressão para conter o maior surto de Covid-19 da China desde que o Coronavírus foi descoberto pela primeira vez na cidade chinesa de Wuhan no final de 2019.

Xi disse que a China deve continuar com sua política rígida de “limpeza dinâmica da Covid”, enquanto se esforça para minimizar o impacto das medidas da Covid-19 na economia e na sociedade, informou a rádio estatal.

Japão reduz subsídio à gasolina para 20,3 ienes/litro

O Japão cortou seu subsídio de gasolina para distribuidores de petróleo para 20,3 ienes (US$ 0,16) o litro nos sete dias a partir de 14 de abril, abaixo dos 20,7 ienes da semana anterior, informou o Ministério da Indústria na quarta-feira (14).

O Japão implementou um programa de subsídio temporário em janeiro para mitigar os altos preços dos combustíveis depois que a oferta global apertada aumentou os preços do petróleo. A invasão da Ucrânia pela Rússia, que começou em 24 de fevereiro, aumentou a pressão sobre os preços.

O programa foi estendido até o final de abril de um plano anterior para terminar um mês antes, e o teto do subsídio foi aumentado para 25 ienes por litro em março, de 5 ienes.

O governo define o valor do subsídio toda semana se o preço de varejo da gasolina exceder o limite de 170 ienes.

O preço de varejo de segunda-feira (11) foi de 174,0 ienes, disse o ministério, marcando a primeira queda semanal em duas semanas.

Embaixador saudita inicia corrida ao retornar a Beirute

O embaixador saudita Walid Bukhari elogiou os esforços do primeiro-ministro libanês Najib Mikati para proteger seu país e restaurar as relações com o Reino.

Isso aconteceu quando o embaixador manteve reuniões ao longo do dia com líderes libaneses na segunda-feira (11), concluindo com um grande iftar realizado na Embaixada Saudita em Beirute para figuras nacionais libanesas, incluindo Mikati e outros ex-primeiros-ministros.

A melhoria da atividade diplomática saudita tem uma importante dimensão política no Líbano, com o país se preparando para as eleições parlamentares.

A pressa do Hezbollah em ajudar seus aliados a conquistar uma maioria esmagadora em preparação para a realização de eleições presidenciais a seu favor é compensada pela oposição que atualmente se encontra fragmentada.

No final de outubro, a Arábia Saudita convocou seu embaixador no Líbano para consultas e exigiu a saída do embaixador libanês do Reino em 48 horas. A rápida deterioração das relações diplomáticas entre os dois estados ocorreu no contexto de declarações ofensivas feitas pelo ex-ministro libanês da Informação George Kordahi sobre o Reino.

Riad acusou o Hezbollah de “controlar a decisão (tomada) do estado libanês, transformando o Líbano em uma arena e plataforma de lançamento para implementar (os) projetos de países que não desejam o melhor para o Líbano e seu povo irmão, que, de todas as seitas e religiões, têm laços históricos com o Reino.”

O Grande Mufti Sheikh Abdul Latif Derian do Líbano, por sua vez, saudou o retorno do embaixador saudita a Beirute.

Durante seu encontro na segunda-feira com o embaixador, ele destacou a importância de manter o relacionamento especial com os estados do Conselho de Cooperação do Golfo, particularmente a Arábia Saudita.

Derian elogiou o retorno da diplomacia do Golfo ao Líbano, particularmente os embaixadores do Reino e do Kuwait.

Ele disse que o retorno aumentou a esperança para o Líbano apesar de suas circunstâncias difíceis.

Bukhari disse: “Desejamos boa sorte ao Líbano e ao povo libanês”, antes de visitar o Conselho Supremo Xiita Islâmico e se encontrar com o vice-chefe Sheikh Ali Al-Khatib.

Ele também visitou a sede da comunidade Drusa em Beirute, e se encontrou com o Sheikh Akl da comunidade Drusa Unitária Dr. Sami Abi Al-Muna.

Ele concluiu sua viagem encontrando o Patriarca Maronita Bechara Al-Rahi em Bkerke.

Riyadh lidera o índice de aluguel da Arábia Saudita em março

A cidade de Riyadh liderou o relatório do índice de aluguel da Arábia Saudita pelo segundo mês consecutivo, assumindo mais de 31% do total de contratos de aluguel registrados, segundo o relatório mensal Ejar.

Jeddah ficou em segundo lugar com mais de 19%, seguido por Dammam com 6%, depois Makkah Al-Mukarramah com mais de 4%, Al-Madinah Al-Munawwara e Al-Khobar seguidos de perto com mais de 3%.

Os negócios foram baseados em contratos de locação residencial e comercial celebrados durante o mês de março e registrados em um banco de dados de locação, distribuído entre as cidades incluídas no índice de locação.

O índice de aluguel visa facilitar a transparência no mercado de aluguel no Reino, determinando indicadores específicos para cidades, bairros e diferentes tipos de imóveis, tanto residenciais quanto comerciais.

O serviço utiliza mapas interativos, além do “indicador de aluguel”, para permitir que os beneficiários busquem as opções adequadas às suas necessidades e para facilitar as buscas nas cidades e bairros cobertos pelo serviço, que podem ser acessados ​​através do “Sakani” plataforma.

TRSDC conquista outra certificação internacional, com contratos concedidos atingindo US$ 5,33 bilhões

A Red Sea Development Co., até agora, assinou mais de 800 contratos no valor de SR20 bilhões (US$ 5,33 bilhões) apenas para o Projeto do Mar Vermelho, revelou a empresa em comunicado.

Apontado como um dos projetos de turismo mais ambiciosos do mundo, o Red Sea Project também recebeu a certificação “ISO22301:2019 Security and Resilience — business continuidade management systems”, concedida pela British Standards Institution.

A certificação veio como reconhecimento pela conquista da empresa em orientar o desenvolvimento do projeto, apesar dos desafios significativos apresentados pela pandemia de Coronavírus, disse o desenvolvedor conhecido como TRSDC no comunicado.

A TRSDC tinha mais de 8.000 funcionários e contratados trabalhando no projeto durante a pandemia, com imunidade de rebanho permitindo entre 95% e 98% de sua comunidade, disse.

“Nossa principal prioridade na TRSDC é nosso pessoal. Isso significa que devemos sempre nos esforçar para tornar nossa organização não apenas uma das desenvolvedoras de turismo mais sustentáveis ​​do mundo, mas a mais resiliente, capaz de proteger nossa comunidade de qualquer risco ou choque econômico”, disse John Pagano, CEO da TRSDC.

“Apesar das cadeias de suprimentos impactadas para materiais de construção e interrupção significativa dos sistemas de saúde pública e turismo global, fizemos tudo ao nosso alcance para proteger a saúde e o bem-estar de nossos funcionários, mantendo o progresso no local. Estamos honrados em ver este trabalho reconhecido pela British Standards Institution.”

As obras do Projeto do Mar Vermelho estão progredindo de forma constante e os primeiros hóspedes devem ser recebidos até o final de 2022. A primeira fase do projeto inclui 16 hotéis e as obras devem ser concluídas até 2023.

Arábia Saudita e Kuwait pedem negociações com Irã sobre demarcação do campo de gás de Doha

Arábia Saudita e Kuwait afirmaram seu direito de explorar os recursos naturais em seu campo conjunto de gás natural de Doha.

Em uma declaração conjunta realizada pela Saudi Press Agency e pela Kuwait News Agency, as duas nações do Golfo renovaram o apelo para que o Irã mantenha negociações sobre a definição do limite leste da zona dividida submersa onde o campo está localizado.

Ambos os países já convidaram o Irã para negociações, mas os pedidos não foram atendidos.

Em 21 de março, Arábia Saudita e Kuwait assinaram acordo para iniciar os trabalhos de exploração do campo de Doha.

No final de março, o Irã disse que em breve iniciará as operações de perfuração no campo de gás Arash, apesar do acordo da Arábia Saudita e do Kuwait para desenvolver conjuntamente o gigante campo offshore, ao qual eles se referem como Doha.

Segundo a mídia iraniana, o ministro iraniano do Petróleo, Javad Oji, escreveu em sua página no Twitter que estudos abrangentes do campo conjunto de Arash foram concluídos com a perfuração de poços exploratórios e a realização de pesquisas sísmicas.

Oji afirmou que, embora o Irã esteja disposto a negociar e cooperar para o desenvolvimento de campos conjuntos, medidas unilaterais não impedirão a implementação do projeto de perfuração de campo conjunto Arash.

Espera-se que o campo produza 1 bilhão de pés cúbicos de gás natural por dia com 84.000 barris de condensado diariamente.

A produção será dividida igualmente entre os lados saudita e kuwaitiano.

Ambos os países também concordaram em permitir o estabelecimento da empresa de operações conjuntas Al Khafji, que é uma joint venture entre a Kuwait Gulf Oil Co. e a Aramco Gulf Operations Co.

Um consultor será escolhido para conduzir os estudos de engenharia necessários para desenvolver o campo segundo as tecnologias e práticas modernas.

O desenvolvimento do campo estratégico contribuirá para atender o crescimento da demanda interna de gás natural nos dois países.

Autoridade de concorrência saudita aprova 88% mais solicitações de fusões e aquisições no primeiro trimestre

A Autoridade Geral de Concorrência da Arábia Saudita aprovou 49 pedidos de fusões e aquisições no primeiro trimestre de 2022, um salto de 88% em relação ao ano anterior.

A autoridade, conhecida como GAC, recebeu 101 pedidos de concentração econômica no primeiro trimestre de 2022. Isso é 42% a mais do que no mesmo trimestre do ano passado, informou em um relatório.

As concentrações econômicas incluem fusões, aquisições e Joint Ventures.

Como a Autoridade considerou o referido pedido 101 durante o primeiro trimestre de 2022, emitiu certificados de “não objeção” para 49 pedidos, enquanto tratou 44 pedidos como “não exigindo relatórios”.

Por enquanto, os restantes 8 pedidos ainda estão sendo considerados pela Autoridade.

De um total de 49 certificados de “não objeção” emitidos pelo GAC durante o primeiro trimestre de 2022, 40, ou 82% de todos esses certificados, foram emitidos em relação aos pedidos de aquisição.

Simultaneamente, foram emitidos 6 certificados de “não objeção” relativos aos pedidos de fusão, enquanto os restantes 3 certificados relativos aos pedidos de Joint Ventures. 

Além disso, 32 solicitações ou 65% de todas as solicitações em relação às quais o GAC emitiu certificados de “não objeção” eram solicitações para o estabelecimento de empresas estrangeiras.

Isso representa um aumento de 68% em relação ao primeiro trimestre de 2021.

Os restantes 17 pedidos, um aumento de 142% ano a ano, foram pedidos para o estabelecimento de empresas nacionais ou nacionais.

FONTES

CNBC | World 24 | CNN | ADVFN | Reuters | BBC | News24 | G1 | Investing | TC | Arab | Associated Press | Euro News | CNA Asia | Istoé Dinheiro | NYT

Research Matarazzo & Cia. Investimentos
www.matarazzo-cia.com/blog
14/04/2022