Cenário Econômico Internacional – 10/02/2023

Cenário Econômico Internacional – 10/02/2023

Cenário Econômico Internacional – 10/02/2023 1200 800 Research Matarazzo & Cia. Investimentos

Confira os destaques do Cenário Internacional desta semana:

Relaxamento nas condições financeiras pelo mundo desafia BCs, destaca FMI

O Fundo Monetário Internacional (FMI) destaca o fato de que, mesmo com altas de juros “agressivas” por Bancos Centrais ao longo do último ano, diante da inflação elevada, as condições financeiras em boa parte do mundo têm ficado mais relaxadas, o que representa um desafio para as instituições responsáveis pelas políticas monetárias. O Fundo recomenda que os Bancos Centrais sejam “resolutos na sua luta contra a inflação e garantam que a política monetária siga apertada o tempo suficiente para garantir que a inflação seja levada de modo duradouro de volta à meta”.

As recomendações estão em texto publicado no blog do FMI, de autoria de Tobias Adrian, diretor do Departamento Monetário e de Mercados de Capitais, e de Christopher Erceg e Fabio Natalucci, ambos vice-diretores no mesmo departamento.

O trio nota que a queda nos preços de energia e nos índices cheios de inflação impulsionam o otimismo de que a política monetária pode ser relaxada ainda neste ano. Isso provocou um “recuo acentuado nas taxas de juros de mais longo prazo globais e impulsionou mercados financeiros nas economias avançadas e também nos mercados emergentes”.

Segundo eles, porém, investidores podem estar otimistas demais sobre o processo para a inflação retornar à meta. Os índices cheios e os núcleos da inflação seguem “muito elevados” e os BCs precisam ser decididos na luta contra ela, a fim de garantir que a política siga apropriadamente dura o tempo suficiente para garantir que os preços retornem à meta, argumentam.

O FMI ainda menciona que há, segundo analistas, risco “significativo” de recessões em muitas economias, mas para eles, caso isso ocorra, elas seriam “leves”. O trio recorda que a história mostra que a inflação elevada é muitas vezes algo persistente e precisa de ações decisivas da política monetária para reduzi-la. E também ressalta que a experiência sugere que períodos prolongados de ganhos rápidos nos preços fazem com que as expectativas de inflação fiquem mais suscetíveis a sofrer desancoragem.

Chefe da ONU teme que mundo esteja caminhando para uma guerra mais ampla

O chefe das Nações Unidas alertou na segunda-feira (06) que o mundo está enfrentando uma convergência de desafios “diferente de qualquer outro em nossas vidas” e expressou medo de uma guerra mais ampla à medida que se aproxima o primeiro aniversário da invasão russa da Ucrânia.

O secretário-geral Antonio Guterres disse que especialistas que pesquisaram o estado do mundo em 2023 definiram o Relógio do Juízo Final em 90 segundos para meia-noite, o mais próximo de uma “catástrofe global total” e “ameaças nucleares”, o fosso cada vez maior entre os que têm e os que não têm, e as “divisões geopolíticas épicas” que minam a “solidariedade e confiança globais”.

Em um discurso abrangente, Guterres exortou os 193 países membros da Assembleia Geral a mudarem sua mentalidade sobre a tomada de decisões do pensamento de curto prazo, que ele chamou de “irresponsável” e “imoral”, para olhar “para o que acontecerá a todos nós”.

Ele disse que o 75º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos deste ano deve servir como um lembrete de que o fundamento dos direitos inalienáveis ​​de todas as pessoas é “liberdade, justiça e paz”.

Guterres disse que a transformação necessária hoje deve começar com a paz, começando na Ucrânia, onde, infelizmente, disse ele, as perspectivas de paz “continuam diminuindo” e “as chances de mais escalada e derramamento de sangue continuam crescendo”.

“Temo que o mundo não esteja caminhando como um sonâmbulo para uma guerra mais ampla. Está fazendo isso com os olhos bem abertos”, disse ele.

Comunidade internacional se junta para auxiliar Turquia e Síria após terremotos

Fortes terremotos atingiram a Turquia e a Síria na madrugada de segunda-feira (6), deixando milhares de mortos, feridos e desabrigados. Os tremores foram os mais fortes em um século na região.

Até a manhã de terça (7), o número confirmado de mortes nos dois países já passava de 5.000. A quantidade de prédios que colapsaram apenas na Turquia passou de 5.600.

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, pelo menos 75 tremores secundários medindo 4,0 graus ou mais na Escala Richter ocorreram após o primeiro terremoto.

Diante disso, a comunidade internacional prestou solidariedade e se prontificou a enviar suprimentos e ajuda à região afetada, juntando mais de 40 nações.

A Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou que os sírios precisam “urgentemente” de auxílio, também se dizendo pronta para enviar apoio. A Organização Mundial da Saúde (OMS) também presta suporte.

O governo do Brasil, por meio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), se reuniu na tarde desta segunda para avaliar possível resposta de assistência humanitária. A medida também pode incluir o despacho de uma equipe de busca e resgate urbano, requisitada pela Turquia.

Um dos principais aliados da Síria, a Rússia enviou dez unidades das Forças Armadas, com mais de 300 soldados, de acordo com o ministério da Defesa do país. Essas tropas se concentram principalmente em Aleppo, Hama e Latakia.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, expressou tristeza e condolências com os fatos noticiados, tendo autorizado auxílio imediato aos países. Ele conversou com o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan.

Biden disse que os EUA estão prontos para “fornecer toda e qualquer assistência necessária à nossa aliada da Otan [Organização do Tratado do Atlântico Norte], a Turquia, em resposta a esta tragédia”, segundo a Casa Branca. “O presidente Biden expressou condolências em nome do povo americano aos que ficaram feridos ou perderam entes queridos nos terremotos.”

O embaixador americano para a Turquia, Jeff Flake, afirmou à CNN que duas unidades de procura e resgate foram despachadas, cada uma com cerca de 70 profissionais e cães farejadores.

Diante da situação catastrófica, uma possível ajuda inédita também é ventilada: de Israel. Essa nação não possui relações diplomáticas formais com a Síria, mas o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu afirmou que recebeu uma solicitação de ajuda e a aprovou. Uma fonte síria nega que tenha sido foi o pedido.

O Catar e o Kuwait, por sua vez, anunciaram a abertura de pontes aéreas e envio de equipes especializadas, incluindo veículos, suprimentos para o inverno e material para montagem de hospitais de campanha.

Também haverá auxílio de tropas da França e Espanha, totalizando mais 200 pessoas. O mecanismo de resposta a crises foi ativado na União Europeia para coordenar as ações de ajuda.

O primeiro-ministro da Grécia, Kyriakos Mitsotakis, também conversou por telefone com o presidente da Turquia, prestando condolências e disponibilizando assistência necessária.

O presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk-yeol, disse estar pronto para ajudar a Turquia “de todas as maneiras possíveis”, relembrando a aliança na Guerra da Coreia.

Também serão enviadas mais de 15 toneladas de equipamento de busca e resgate provenientes da Holanda.

Outras nações que decidiram apoiar as operações de busca e resgate são Iraque, Palestina, Áustria, Reino Unido, Paquistão, Alemanha e República Tcheca, inclusive com suprimentos médicos de emergência, primeiros socorros e suprimentos de abrigo e remédios e combustível.

Além dos países, organizações civis também providenciaram auxílio humanitário, como a Médico Sem Fronteiras. A Cruz Vermelha Internacional também lançou um fundo para assistência.

FMI prevê um ano difícil na economia global

A diretora-executiva do FMI, Kristalina Georgieva, afirmou que o novo ano será “mais difícil do que ano que estamos deixando para trás”. A razão para tamanho pessimismo é que, segundo ela, os principais motores do crescimento mundial, EUA, Europa e China, passam por um enfraquecimento. Muito desse pessimismo se deve à avaliação de que na China uma “explosão incontrolável” dos números de novos casos de Covid-19 previstos para os próximos meses tende a prejudicar ainda mais sua economia neste ano e a atravancar o crescimento tanto regional quanto global.

Segundo publicou o Financial Times, a expectativa do Banco Mundial é de que a economia global cresça só 1,7% neste ano, uma queda drástica em relação aos 2,9% estimados para 2022. Os dados estão no relatório semestral Global Economic Prospects, publicado pelo FMI. O Banco Mundial reduziu suas previsões de crescimento para 95% dos países ricos e mais de 70% dos mercados emergentes e economias em desenvolvimento, em comparação com seis meses atrás. As economias avançadas crescerão apenas 0,5% neste ano, abaixo dos 2,5% estimados antes, segundo o banco. No resto do mundo, a expectativa é de que o crescimento fique inalterado, em 3,4%. No entanto, à exceção da China, os países em desenvolvimento devem crescer 2,7% no ano, uma queda em relação aos 3,8% previstos para 2022. O relatório atribuiu as revisões para baixo de suas projeções à alta da inflação, às elevadas taxas de juro, à redução dos investimentos e aos transtornos causados pela invasão da Ucrânia pela Rússia.

No que diz respeito à China, as avaliações são contraditórias, sobretudo no que diz respeito à mudança na política de combate à Covid-19. Em um primeiro momento, um grande crescimento do número de casos poderia impactar negativamente a economia. Num segundo momento, entretanto, essa mudança de política no combate à doença poderá gerar um grande impulso no crescimento econômico chinês com efeitos positivos em todo o mundo.

Segundo a revista The Economist, “Primeiro, porém, haverá horror. Dentro da China, o vírus está em alta. Dezenas de milhões de pessoas a contraem todos os dias. Os hospitais estão sobrecarregados. Embora a política de Covid-zero tenha salvado muitas vidas quando foi introduzida (com grande custo para as liberdades individuais), o governo não se preparou adequadamente para seu relaxamento, armazenando medicamentos, vacinando mais idosos e adotando protocolos robustos para decidir quais pacientes tratar. Nossa modelagem sugere que, se o vírus se espalhar sem controle, cerca de 1,5 milhão de chineses morrerão nos próximos meses”. A mesma revista considera, entretanto, que “à medida que o ano avança e o pior da onda de Covid passa, muitos doentes voltarão ao trabalho. Compradores e viajantes gastarão mais livremente. Alguns economistas avaliam que o PIB nos primeiros três meses de 2024 pode ser um décimo maior do que no conturbado primeiro trimestre de 2023. Uma recuperação tão acentuada em uma economia tão grande significa que a China sozinha poderia impulsionar grande parte do crescimento global durante o período”.

Mercado acionário dos EUA e câmbio ao longo da semana

Na segunda-feira (06), as bolsas de valores de Nova York fecharam em queda, com investidores passando a considerar a possibilidade de que o Federal Reserve possa demorar mais para começar a cortar os juros. O índice Dow Jones teve queda de 0,11%, a 33.890,16 pontos. O índice S&P 500 teve queda de 0,62%, a 4.111,04 pontos. E o índice Nasdaq teve queda de 1,00%, a 11.887,45 pontos.

Na terça-feira (07), as bolsas de valores de Nova York fecharam em alta, depois que investidores digeriram comentários do chair do Federal Reserve, Jerome Powell, sobre quanto tempo o Banco Central norte-americano pode levar para controlar a inflação. O índice Dow Jones teve alta de 0,78%, a 34.156,69 pontos. O índice S&P 500 teve alta de 1,29%, a 4.164,00 pontos. E o índice Nasdaq teve alta de 1,9%, a 12.113,79 pontos.

Na quarta-feira (08), as bolsas de valores de Nova York fecharam em alta, à medida que a cautela predominou enquanto investidores se concentraram na rodada de comentários de dirigentes do Federal Reserve (Fed), que, em geral, sinalizaram a necessidade de continuidade do aperto monetário para combater a inflação. O índice Dow Jones teve queda de 0,61%, a 33.949,01 pontos. O índice S&P 500 teve queda de 1,11%, a 4.117,86 pontos. E o índice Nasdaq teve queda de 1,68%, a 11.910,52 pontos.

Na quinta-feira (09), as bolsas de valores de Nova York operavam em alta, com a Disney e a Salesforce impulsionando o índice Dow Jones, enquanto dados mostrando um aumento nos pedidos semanais de auxílio-desemprego ajudaram a aliviar preocupações sobre a trajetória de alta dos juros do Federal Reserve. Por volta das 13h50, o índice Dow Jones registrava alta de 0,19%, a 34.012,97 pontos. O índice S&P 500 registrava alta de 0,11%, a 4.122,50 pontos. E o índice Nasdaq registrava alta de 0,11%, a 11.923,75 pontos.

DÓLAR

Fechando a semana, na sexta-feira 03.02.23 – O dólar comercial encerrou a sexta-feira (03) cotado a R$ 5,1476 com alta de 2,03%. O tombo do real veio no bojo de alta das taxas dos Treasuries e de fortalecimento global da moeda americana, após dados fortes de geração de emprego nos EUA em janeiro desautorizarem apostas em fim iminente do aperto monetário pelo Federal Reserve.

Na segunda-feira (06) – O dólar à vista registrou alta de 0,51%, cotado a R$ 5,1737 na venda. Com novas tensões entre governo e Banco Central e mais acenos da administração Luiz Inácio Lula da Silva à expansão fiscal afastando investidores do risco, em meio ainda a temores sobre a trajetória de aperto monetário do Federal Reserve. O dólar oscilou entre R$ 5,2132 na máxima e R$ 5,1533 na mínima.

Na terça-feira (07) – O dólar à vista registrou alta de 0,50%, cotado a R$ 5,1998 na venda. Após trocar de sinal várias vezes em sessão volátil e com vários catalisadores, entre eles novos atritos entre governo e Banco Central, a ata do último encontro do Comitê de Política Monetária (Copom) e falas do chair do Federal Reserve, Jerome Powell. O dólar oscilou entre R$ 5,2077 na máxima e R$ 5,1335 na mínima.

Na quarta-feira (08) – O dólar à vista registrou queda de 0,09%, cotado a R$ 5,1967 na venda. Após uma sessão volátil marcada por comentários de várias autoridades do Federal Reserve, enquanto investidores locais continuaram atentos às tensões entre o governo brasileiro e o Banco Central. O dólar oscilou entre R$ 5,2460 na máxima e R$ 5,1661 na mínima.

Na quinta-feira (09) – Por volta das 13h50, o dólar operava em alta de 1,05% cotado a R$ 5,2508 na venda. Com investidores temendo revisões nas metas de inflação do Brasil após os recentes ataques do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e aliados ao Banco Central.

Setor de serviços dos EUA se recupera em janeiro, mostra ISM

A atividade do setor de serviços dos Estados Unidos se recuperou fortemente em janeiro, com a retomada de novas encomendas e os preços pagos pelas empresas pelos materiais continuando a subir a um ritmo moderado, sinais positivos para a economia.

O Instituto de Gestão de Fornecimento (ISM, na sigla em inglês) disse que seu PMI não-manufatureiro aumentou para 55,2 no mês passado. O índice caiu para 49,2 em dezembro, indo abaixo do nível 50, o que sinaliza contração, pela primeira vez desde maio de 2020.

Economistas consultados pela Reuters haviam previsto que o PMI não-manufatureiro subiria para 50,4.

O setor de serviços, que responde por mais de dois terços da atividade econômica dos EUA, está se beneficiando do fato de os consumidores trocarem os gastos com bens por serviços. A demanda por bens, que normalmente são comprados a crédito, tem sido reduzida a pelo ciclo de altas de juros mais rápido do Federal Reserve desde os anos 1980.

O ISM disse na quarta-feira que seu PMI de manufatura contraiu por um terceiro mês consecutivo em janeiro.

O indicador do ISM de novas encomendas recebidas pelas empresas de serviços aumentou para 60,4 em janeiro, de 45,2 em dezembro.

Uma medida dos preços pagos pelas indústrias de serviços por insumos caiu para 67,8, de 68,1 em dezembro, pois os gargalos de fornecimento continuaram a diminuir.

Inflação obriga Argentina a criar cédula de 2 mil pesos

O Banco Central da Argentina aprovou a emissão de cédulas de 2 mil pesos como reação à alta inflação que o país atravessa, que acelerou a quantidade de cédulas em circulação.

Na cotação oficial, o valor da nova cédula equivale, aproximadamente, a US$ 10, mas no câmbio paralelo a realidade é bem mais desanimadora: cerca de US$ 5.

O jornal La Nacion afirmou que a criação da nota é uma “imposição da realidade” e revelou que autoridades argentinas já estão se mobilizando para imprimir cédulas de valores ainda maiores, como por exemplo a de 5 mil pesos.

Os empresários locais são os maiores entusiastas dessa produção de dinheiro pois estão preocupados com a logística de segurança para transportar alto volume de notas. No início deste ano, a Federação do Comércio e Indústria da Cidade de Buenos Aires (Fecoba) solicitou novas emissões exatamente por esse motivo, a dificuldade de transitar com muitas cédulas.

Transportar, mobilizar, extrair um número cada vez maior de cédulas, além de gerar complicações e gastos, provoca situações de insegurança cada vez mais frequentes, disse o presidente da Fecoba, Fabián Castillo.

A Argentina fechou o ano passado amargando uma de suas piores crises econômicas, com a inflação em seu pior nível em três décadas. A pobreza está em 43%.

Discurso de Biden envolve protocolo de segurança adotado desde a guerra fria

O Estado da União é o discurso mais tradicional da presidência americana. Está escrito na Constituição que o presidente deve informar o Congresso de “tempos em tempos” sobre como anda o país. Não há menção sobre a periodicidade sobre o pronunciamento.

Ao longo das décadas, convencionou-se que o presidente discursaria anualmente.

Além de ser um momento importante para o presidente defender sua agenda e ressaltar conquistas, o Estado da União envolve uma situação atípica para a segurança e a continuidade de governo da maior potência mundial. Todo o gabinete presidencial, que forma a linha sucessória, participa do evento. Exceto por uma pessoa.

Desde os tempos da guerra fria, com o temor de que um ataque em larga escala dizimasse o governo americano, ficou determinado que um membro do gabinete assistiria o discurso fora do Congresso, em uma localização segura, não divulgada por motivos de segurança.

Trata-se do “designated survivor” ou “sobrevivente designado”, em tradução livre.

A lógica é simples: no eventual (porém, pouco provável) caso de um ataque matar todos dentro do capitólio durante o discurso, o “sobrevivente designado” se tornaria o presidente automaticamente garantindo, assim, a continuidade de governo e a segurança nacional.

Ele ou ela assumiria a Casa Branca em um momento de crise, luto e instabilidade após o ataque.

Apesar de todo o sigilo, a Casa Branca sempre divulga, pouco antes do discurso, quem é o escolhido daquela noite. O entendimento é de que a população americana merece saber quem comandaria a nação em um momento catastrófico.

A pessoa é escolhida pelo chefe de gabinete do presidente. Geralmente, não é alguém do alto escalão do governo, como um secretário de Estado ou do Tesouro.

Mesmo assim, é um funcionário que está linha sucessória e apto a assumir a presidência em caso de morte ou incapacidade de todos os outros acima dele.

O protocolo, que sugere um cenário pouco provável de catástrofe nacional, reflete grande parte da preocupação extrema com a segurança nacional e está entre os tantos detalhes sigilosos que cercam a presidência americana, como o bunker abaixo da Casa Branca ou a famosa “mala nuclear” que segue o presidente.

Meta compra startup de VR Within após decisão judicial favorável

Um juiz federal ficou do lado da Meta, controladora do Facebook, e abriu caminho para a empresa comprar a startup de realidade virtual Within Unlimited, fabricante do popular aplicativo de fitness Supernatural.

Os reguladores antitruste federais tentaram bloquear a aquisição alegando que prejudicaria a concorrência no emergente mercado de realidade virtual.

Mas o juiz distrital dos EUA, Edward Davila, negou o pedido da Comissão Federal de Comércio para uma liminar contra o negócio. A decisão do juiz disse que a agência não forneceu provas suficientes para provar seu caso.

A Meta disse que agora prosseguirá com a aquisição da Within Unlimited.

A FTC argumentou que a aquisição da pequena empresa pela Meta, uma reminiscência das primeiras compras do Instagram e do WhatsApp pelo Facebook, prejudicaria a concorrência no emergente mercado de realidade virtual.

Permitir que a gigante da tecnologia compre a Within Unlimited, com sede em Los Angeles, argumentou a FTC, violaria as leis antitruste e prejudicaria a inovação, prejudicando os consumidores que podem enfrentar preços mais altos e menos opções fora das plataformas controladas pela Meta.

A Meta Platforms Inc. disse em um comunicado depois que a decisão foi revelada que está “satisfeita” com a decisão.

“Este acordo trará benefícios pró-competitivos para o ecossistema e estimulará a inovação que beneficiará pessoas, desenvolvedores e o espaço VR de forma mais ampla”, disse a empresa com sede em Menlo Park, Califórnia. “Esperamos fechar a transação em breve.”

Dados de emprego mais fortes do que o esperado mostram que alta dos juros será um processo longo, diz Powell

O chair do Federal Reserve, Jerome Powell, disse que dados muito fortes de emprego divulgados na semana passada simplesmente afirmam que o Banco Central norte-americano ainda tem espaço para aumentar a taxa de juros.

Quando se trata dos dados de empregos de janeiro divulgados na sexta-feira (03), “não esperávamos que fosse tão forte”, disse Powell.

Embora tenha se recusado a dizer se saber sobre o vigor dos dados teria afetado o aumento da taxa de juros de 0,25 ponto percentual da semana passada, Powell afirmou que os dados “mostram por que este será um processo que leva um período de tempo significativo”, quando se trata de apertar a política monetária.

Preços dos produtos subiram 39,4% em janeiro na Venezuela

O índice do preço dos produtos ao consumidor subiu 39,4% no mês de janeiro, na Venezuela, e 440% nos últimos 12 meses, segundo dados divulgados pelo Observatório Venezuelano de Finanças (OVV).

“A inflação, no mês de janeiro de 2023 foi de 39,4%, enquanto a taxa anualizada foi de 440%”, explica o OVV em um comunicado divulgado em Caracas.

Segundo o OVV, “estes números sugerem que a economia venezuelana entrou numa fase de acentuada aceleração da inflação, como expressão da instabilidade macroeconômica observada, especialmente porque o governo já não conseguia manter a estabilidade cambial que aplicava até agosto de 2022”.

Como consequência dos níveis de inflação mais elevados, os salários do setor público pulverizaram-se, sublinha o comunicado.

O OVV diz ainda que, “neste contexto, a taxa de câmbio, tanto paralela como oficial, tem mostrado uma significativa tendência ascendente que alimenta as expectativas de desvalorização e inflação geradas pela falta de um programa econômico que vise a estabilidade e o crescimento”.

“Assim, a economia está à deriva e sem uma referência clara que oriente a formação de preços face ao abandono da âncora cambial e devido à perda de reservas internacionais que o Banco Central da Venezuela registou durante 2020, 2021 e 2021. Portanto, a Venezuela enfrenta um perigo claro de voltar a entrar em outro episódio de hiperinflação”, explica o documento.

Segundo o OVV, os artigos e serviços “que apresentaram os maiores aumentos [em janeiro] foram as comunicações (258,8%), o vestuário e calçado (48,3%), os alimentos e bebidas não alcoólicas (35,5%), os serviços diversos (31,2%), educação (28,6%), restaurantes e hotéis (26,9%), transporte (26,2%), equipamento para o lar (25,2%) e o aluguer de habitação (25%)”.

Dirigente do Fed em Minneapolis espera juros acima de 5% e não descarta aumento ainda maior

O presidente da distrital do Federal Reserve em Minneapolis, Neel Kashkari, afirmou que os juros básicos nos Estados Unidos devem atingir 5% este ano e podem “certamente” subir ainda mais, a depender da evolução dos indicadores de atividade e inflação. Atualmente, a taxa dos Fed Funds está entre 4,50% e 4,75%.

Em evento no Clube Econômico de Boston, o dirigente reforçou o compromisso do Fed em retornar a inflação à meta de 2%, mas explicou que as visões sobre o caminho variam dentro do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC).

Kashkari acrescentou que está “no lado mais hawkish” do espectro, o que indica maior disposição por um aperto monetário agressivo.

O dirigente disse ainda que o mercado financeiro tem demonstrado expectativa de que a inflação cairá rapidamente e voltará a meta do ano que vem, em uma confiança mais firme que a do próprio Fed, na visão dele.

“Não queremos causar recessão, mas temos um trabalho a fazer”, comentou ele, que tem direito a voto nas reuniões deste ano do FOMC.

O presidente da distrital do Fed em Minneapolis afirmou ainda que manter as expectativas de inflação ancoradas na meta de 2% é “fundamental” para assegurar um quadro macroeconômico saudável.

O dirigente disse também que o Fed está ciente de erros que podem ter cometido no passado.

Presidente da Colômbia anuncia plano para rendição de grupos armados

“Quem negocia com eles não pode ser o governo, não se trata mais do poder. Com o narcotráfico não se negocia poder, mas sim é a Justiça que tem de negociar com esse tipo de organizações”, disse o chefe de Estado.

O governante acrescentou: “Vamos apresentar a lei em 15 de fevereiro, que pode apresentar caminhos, saídas, para que as coisas não tenham que ir até ao puro extermínio, mas pode ser uma saída pacífica se houver vontade”.

O anúncio ocorre após objeções do procurador-geral da Colômbia, Francisco Barbosa, que se recusou a revogar os mandados de prisão contra 16 chefes paramilitares, alegando que a revogação não tinha fundamento legal.

Por outro lado, Petro assegurou, no município de Yarumal, no departamento de Antioquia, que não pode aceitar um cessar-fogo sem que terminem as hostilidades contra a população e os negócios ilegais, como o tráfico de drogas e a mineração.

O Presidente apelou ao fim dos massacres, assassínios de líderes sociais, deslocamentos e confinamentos e colocação de minas antipessoais, bem como ao regresso das famílias expulsas das suas terras.

“Então, obviamente, não a vamos perseguir [uma organização disposta a aceitar o cessar-fogo], vamos convidá-la a recorrer à lei. Mas, se não for assim, a força pública tem de agir, deve e tem de agir”, acrescentou. Em 01 de janeiro, Petro anunciou um “cessar-fogo” de seis meses com os cinco principais grupos armados que atuam na Colômbia, entre os quais o Exército de Libertação Nacional, com o qual está envolvido em novas negociações de paz.

Mercado acionário europeu

Na segunda-feira (06), as bolsas europeias fecharam a maioria em queda, quando temores de que o ciclo global de alta de juros possa persistir por mais tempo do que o esperado pesaram sobre os papéis de tecnologia e imóveis sensíveis aos juros. O índice pan-europeu Stoxx 600 teve queda de 0,78%, a 457,16 pontos. Na bolsa de Paris, o índice CAC 40 teve queda de 0,84%, a 15.345,91 pontos. Em Frankfurt o índice DAX teve queda de 0,84%, a 15.345,91 pontos. O índice PSI 20 de Lisboa teve queda de 0,30%, a 5.906,77 pontos. Em Madri, o IBEX 35 teve queda de 0,72%, a 9.159,20 pontos. O índice FTSE 100 teve queda de 0,82%, a 7.836,71 pontos.

Na terça-feira (07), as bolsas europeias fecharam mistas, à medida que investidores ponderaram balanços de grandes empresas com dados que indicaram desempenho negativo da indústria alemã. O índice pan-europeu Stoxx 600 teve alta de 0,23%, a 458,19 pontos. Na bolsa de Paris, o índice CAC 40 teve queda de 0,07%, a 7.132,35 pontos. Em Frankfurt o índice DAX teve queda de 0,16% a 15.320,88 pontos. O índice PSI 20 de Lisboa teve alta de 0,28%, a 5.923,57 pontos. Em Madri, o IBEX 35 teve alta de 0,14%, a 9.172,40 pontos. O índice FTSE 100 teve alta de 0,36% a 7.864,71 pontos.

Na quarta-feira (08), as bolsas europeias fecharam mistas, impulsionadas por sinais positivos dos comentários na véspera do chair do Federal Reserve, Jerome Powell, e por balanços fortes de empresas de energia e produtos químicos. O índice pan-europeu Stoxx 600 teve alta de 0,28%, a 459,46 pontos. Na bolsa de Paris, o índice CAC 40 teve queda de 0,18%, a 7.119,83 pontos. Em Frankfurt o índice DAX teve alta de 0,60%, a 15.412,05 pontos. O índice PSI 20 de Lisboa teve queda de 0,34%, a 5.903,45 pontos. Em Madri, o IBEX 35 teve alta de 0,60%, a 9.227,30 pontos. O índice FTSE 100 teve alta de 0,26%, a 7.885,17 pontos.

Na quinta-feira (09), as bolsas europeias fecharam em alta, com os investidores avaliando a divulgação de uma série de balanços de companhias europeias e a divulgação do índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da Alemanha, que teve uma alta menor na leitura preliminar do que o projetado pelo consenso. O índice pan-europeu Stoxx 600 teve alta de 0,64%, a 462,38 pontos. Na bolsa de Paris, o índice CAC 40 teve alta de 0,96%, a 7.188,36 pontos. Em Frankfurt o índice DAX teve alta de 0,72%, a 15.523,42 pontos. O índice PSI 20 de Lisboa teve alta de 0,39%, a 5.926,73 pontos. Em Madri, o IBEX 35 teve alta de 0,18%, a 9.243,50 pontos. O índice FTSE 100 teve alta de 0,33%, a 7.911,15 pontos.

Visco, do BCE, diz que é preciso cautela no aperto da política monetária

O Banco Central Europeu (BCE) pode adotar uma abordagem cautelosa para aumentar as taxas de juros, uma vez que as expectativas de inflação de curto prazo caíram acentuadamente e as de longo prazo permanecem sob controle, disse uma importante autoridade italiana.

O membro do Conselho do BCE Ignazio Visco, que também é presidente do Banco da Itália, o Banco Central italiano, alertou que um aperto excessivo da política monetária teria “sérias implicações” para a atividade econômica e a estabilidade financeira.

Ele reiterou que vê isso como um risco que carrega o mesmo peso que um aperto muito gradual quando se trata de equilibrar as decisões sobre a taxa de juros.

O BCE elevou sua taxa básica de juros em 50 pontos-base, para 2,5%, e disse que repetiria o movimento em março.

“O aperto da política agora pode continuar com a devida cautela, avaliando cuidadosamente as implicações para a economia e as perspectivas de inflação das medidas que já foram adotadas”, disse Visco em uma conferência anual italiana dos mercados financeiros.

O BCE manteve suas opções em aberto sobre as etapas subsequentes após março, levantando dúvidas entre os investidores sobre a extensão de novos aumentos.

Investidores e economistas têm focado no pico da taxa entre 3,25% e 3,5%, o que sugere apenas um ou dois movimentos após a alta de março e um fim em meados do ano.

Políticos na Itália expressaram preocupação com o impacto do aumento das taxas de juros devido às enormes dívidas do país.

Confiança dos investidores da zona do euro sobe pelo 4º mês consecutivo

A confiança dos investidores da zona do euro melhorou pelo quarto mês consecutivo em fevereiro, atingindo seu nível mais alto desde março de 2022, mas permaneceu em território negativo à medida que a possibilidade de uma economia estagnada entra em foco, mostrou uma pesquisa na segunda-feira (06).

O índice Sentix para a zona do euro subiu para -8,0 pontos em fevereiro, de -17,5 em janeiro, superando as expectativas dos analistas de uma leitura de -12,8.

“O aumento de 9,5 pontos sinaliza que uma recessão está fora de questão por enquanto. Em vez disso, o cenário de estagnação está ganhando contorno”, já que a ausência de uma crise de energia e balanços corporativos otimistas contribuem para uma reviravolta, disse Patrick Hussy, diretor-geral da Sentix em um comunicado.

Um índice de expectativas subiu para -6,0, de -15,8 em janeiro, atingindo seu nível mais alto desde fevereiro passado, enquanto um índice sobre a situação atual também subiu, para -10,0 de -19,3.

Hussy disse que em pontos de inflexão econômica, o índice de expectativas normalmente se torna positivo mais rapidamente do que o índice de situação atual, o que não tem acontecido até agora: “Os investidores esperam que o status quo da economia seja mantido até certo ponto”.

A pesquisa com 1.317 investidores foi realizada entre 2 e 4 de fevereiro, disse a Sentix.

Banco europeu Rothschild oferece US$ 1,55 bilhão para fechar capital

Os papéis do Rothschild, um dos bancos de investimento mais antigos da Europa, subiram depois que a família controladora da empresa se ofereceu para comprar a parte de outros acionistas. A Concordia, holding familiar, ofereceu 48 euros por ação pelos quase 60% da parte que ainda não possui, totalizando 1,44 bilhão de euros (US$ 1,55 bilhão).

A oferta representou um prêmio de 19% sobre o fechamento de sexta-feira (03). Com o anúncio, as ações do Rothschild encerraram o pregão de hoje saltando 16,77% em Paris, a 47 euros.

A família controladora está apostando que, como empresa privada, o Rothschild conseguirá se concentrar no crescimento sem pressão de curto prazo para atingir metas de ganhos. As unidades do banco também não precisariam de acesso a mercados de ações públicos para obter capital.

Produção industrial da Alemanha cai mais do que o esperado em dezembro

A produção industrial alemã caiu mais do que o esperado em dezembro, pressionada por queda em setores intensivos em energia, disse a agência federal de estatísticas na terça-feira (07).

A produção industrial diminuiu 3,1% em relação ao mês anterior, disse a agência. A expectativa em pesquisa da Reuters era de retração de 0,7% no mês.

A queda foi mais severa nos setores industriais intensivos em energia, onde a produção diminuiu 6,1% em dezembro na comparação com novembro.

Isto ilustra como a crise energética está prejudicando gravemente a indústria, disse Carsten Brzeski, chefe global de macroeconomia do ING.

“O antigo motor de crescimento da economia alemã está tropeçando e não há uma melhora à vista”, disse Brzeski.

A Alemanha, mais duramente atingida pelos problemas de fornecimento de gás russo para a Europa Ocidental, pediu às famílias, empresas e indústria que tentassem cumprir uma meta nacional de 20% de economia de gás para ajudar a evitar a escassez de gás durante o inverno.

Para 2022 como um todo, a produção industrial alemã foi 0,6% menor em termos ajustados ao calendário do que em 2021 e 5,0% menor do que no ano de 2019, pré-pandemia.

Zelensky faz visita surpresa ao Reino Unido para se reunir com rei Charles III e fechar parceria com Otan

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, chegou na quarta-feira (08) no Reino Unido em uma visita surpresa para fechar parcerias com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e estreitar laços com os líderes europeus.

Esta é a segunda visita do presidente ucraniano ao exterior desde o início da guerra em seu país, há quase um ano. A primeira visita foi aos Estados Unidos, no fim de dezembro.

Na visita, Zelensky se encontrará com o rei Charles III, segundo o Palácio de Buckingham. Antes, ele se reunirá com o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, e discursará no Parlamento, informou o governo britânico em um comunicado.

Mas um dos principais objetivos da viagem é também discutir o treinamento de pilotos de caça ucranianos pela Otan, o que deve gerar uma forte reação de Moscou, o governo russo diz frequentemente que reagirá caso a aliança militar ocidental entre na guerra.

“A visita do presidente Zelenskiy ao Reino Unido é uma prova da coragem, determinação e luta de seu país, e uma prova da amizade inquebrantável entre nossos dois países”, disse Sunak em um comunicado.

O presidente ucraniano deve ainda estender a viagem e visitar Bruxelas na quinta-feira (09), a convite do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel. Kiev ainda não confirmou a viagem.

Reino Unido acusa presidente sírio de reconstruir estoque de armas químicas

O Reino Unido acusou o presidente sírio, Bashar Assad, de reabastecer o arsenal de armas químicas de seu regime pelo menos nos últimos cinco anos.

Barbara Woodward, representante permanente da Grã-Bretanha na ONU, disse ao Conselho de Segurança que seu país está “gravemente preocupado com o fato de o regime de Assad estar trabalhando ativamente para reconstruir seu estoque de armas químicas desde pelo menos 2018, em flagrante violação de suas obrigações (sob) o Convenção de Armas Químicas”.

Sua alegação veio durante uma reunião do conselho para discutir a implementação da Resolução 2118. Seguiu-se um relatório recente da Organização para a Proibição de Armas Químicas, o órgão fiscalizador responsável pela implementação do CWC, que concluiu que há evidências suficientes para concluir que um O ataque químico à cidade de Douma em abril de 2018 foi realizado pela Força Aérea Árabe Síria.

A Resolução 2118 foi adotada por unanimidade em setembro de 2013 após uma investigação da ONU que confirmou o uso de armas químicas contra civis durante um ataque em um subúrbio de Damasco.

Ele ordenou que o regime sírio destruísse seus estoques de armas químicas até meados de 2014 e estabeleceu medidas punitivas a serem impostas em caso de descumprimento. Também proibiu a Síria de usar, desenvolver, produzir, adquirir, armazenar ou reter armas químicas, ou transferi-las para outros estados ou atores não estatais.

Em outubro de 2013, a Síria apresentou à OPCW uma declaração inicial formal de seu programa de armas químicas, incluindo um plano para destruir seus estoques.

De acordo com o relatório, o terceiro publicado pela equipe, investigadores, analistas e vários especialistas independentes externos examinaram evidências físicas coletadas na cena do ataque, que incluíam amostras ambientais e biomédicas, depoimentos de testemunhas e outros dados verificados, como análises forenses e satélites. imagens.

Presidente Macron concede a Zelensky a maior honraria da França

O presidente francês, Emmanuel Macron, concedeu ao presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, a mais alta ordem de mérito da França, a Grã-Cruz da Legião de Honra.

“Homenagem à Ucrânia e seu povo. Homenagem a você, querido Volodymyr, por sua coragem e compromisso”, tuitou Macron ao lado de um vídeo da cerimônia em Paris na manhã de quinta-feira (09).

O prêmio é a mais alta distinção que um presidente francês pode conceder a outro chefe de Estado.

“É demais para mim”, disse Zelensky, acrescentando que queria dedicar o prêmio ao povo ucraniano.

Mais cedo, Macron disse a Zelensky que a França está “determinada” a ajudar a Ucrânia em sua guerra contra a Rússia.

“Apoiamos a Ucrânia, determinados a ajudá-la a vencer”, disse Macron.

A Ucrânia pode contar com a França e seus aliados para vencer a guerra, a Rússia não deve e não vai vencer a guerra.

Macron também disse que a França continuará a fornecer apoio militar à Ucrânia e Paris “se adaptará e se readaptará” às necessidades de Kiev”.

A Ucrânia pode contar conosco para construir a paz”, disse o líder francês, falando ao lado de Zelensky e do chanceler alemão Olaf Scholz.

Os três líderes jantaram no Palácio do Eliseu na noite de quarta-feira (08) antes da reunião de cimeira da União Europeia na quinta-feira em Bruxelas. Macron e Zelensky voarão juntos para a capital belga, segundo o Elysée.

Credit Suisse registra prejuízo de US$ 1,51 bilhão no 4º trimestre de 2022

O Credit Suisse divulgou na quinta-feira (09) que teve prejuízo líquido de 1,39 bilhão de francos suíços (US$ 1,51 bilhão) no quarto trimestre de 2022, menor do que a perda de 2,09 bilhões de francos suíços apurada em igual período de 2021.

Trata-se, porém, do quinto prejuízo trimestral consecutivo do segundo maior banco da Suíça.

A receita do Credit teve queda anual de 33% entre outubro e dezembro, a 3,06 bilhões de francos suíços.

Analistas consultados pelo próprio banco projetavam prejuízo menor no trimestre, de 1,34 bilhão de francos suíços, e receita maior, de 3,15 bilhões de francos suíços.

Em novembro, o Credit havia estimado que teria prejuízo antes de impostos em torno de 1,5 bilhão de francos suíços nos últimos três meses do ano passado, uma vez que saídas líquidas de ativos levaram sua divisão de gestão de riquezas a enfrentar dificuldades em meio a um difícil processo de reestruturação.

No fim, o prejuízo antes de impostos no trimestre acabou somando 1,32 bilhão de francos suíços.

O fraco desempenho do Credit, que tem sede em Zurique, veio após o banco sofrer volumosas perdas de depósitos e ativos em outubro, à medida que relatos na mídia social e um salto em seus swaps de default de crédito (CDS, na sigla em inglês) deflagraram temores sobre a posição financeira do banco.

O Credit disse também prever um significativo prejuízo antes de impostos em 2023, em função de custos de reestruturação e de sua saída de negócios.

Mercado acionário na Ásia

Na segunda-feira (06), as bolsas asiáticas fecharam a maioria em queda, após dados fortes do mercado de trabalho dos EUA gerarem temores de que o Federal Reserve terá de manter juros elevados por mais tempo do que se imaginava. O índice Xangai teve queda de 0,76%, a 3.238,70 pontos. O índice japonês Nikkei teve alta de 0,67%, a 27.693,65 pontos. O índice Hang Seng de Hong Kong teve queda de 2,02%, a 21.222,16 pontos. O índice CSI300 teve queda de 1,32%, a 4.086,88 pontos.

Na terça-feira (07), as bolsas asiáticas fecharam a maioria em alta, uma vez que o sentimento de investidores melhorou com o anúncio de novas medidas para estimular o setor imobiliário chinês e o noticiário do setor de tecnologia. O índice Xangai teve alta de 0,29%, a 3.248,09 pontos. O índice japonês Nikkei teve queda de 0,03%, a 27.685,47 pontos. O índice Hang Seng de Hong Kong teve alta de 0,36%, a 21.298,70 pontos. O índice CSI300 teve alta de 0,18%, a 4.094,23 pontos.

Na quarta-feira (08), as bolsas asiáticas fecharam em queda, as perdas foram lideradas por empresas de bens de consumo e provedores de serviços, cujas ações haviam saltado nas últimas semanas em meio ao otimismo gerado pela reabertura da economia chinesa com o fim da chamada política de “Covid zero”. O índice Xangai teve queda de 0,49%, a 3.232,11 pontos. O índice japonês Nikkei teve queda de 0,29%, a 27.606,46 pontos. O índice Hang Seng de Hong Kong teve queda de 0,07%, a 21.283,52 pontos. O índice CSI300 teve queda de 0,44%, a 4.076,14 pontos.

Na quinta-feira (09), as bolsas asiáticas fecharam a maioria em alta, com investidores otimistas com a recuperação econômica do país depois que uma pesquisa mostrou que os novos empréstimos em iuanes concedidos pelos bancos chineses provavelmente atingiram um recorde em janeiro. O índice Xangai teve alta de 1,18%, a 3.270,38 pontos. O índice japonês Nikkei teve queda de 0,080%, a 27.584,35 pontos. O índice Hang Seng de Hong Kong teve alta de 1,60%, a 21.624,36 pontos. O índice CSI300 teve alta de 1,34%, a 4.130,86 pontos.

China minimiza visita cancelada de Blinken por causa de balão

A China minimizou o cancelamento de uma visita do secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, depois que um grande balão chinês suspeito de realizar vigilância em instalações militares dos Estados Unidos prejudicou as relações diplomáticas, dizendo que nenhum dos lados havia anunciado formalmente tal plano.

“Na verdade, os EUA e a China nunca anunciaram qualquer visita, os EUA fazendo tal anúncio é assunto deles, e nós respeitamos isso”, disse o Ministério das Relações Exteriores da China em um comunicado no sábado.

Blinken deveria visitar Pequim no domingo para conversas destinadas a reduzir as tensões EUA-China, a primeira viagem de alto nível depois que os líderes dos países se reuniram em novembro passado na Indonésia. Mas os EUA cancelaram abruptamente a viagem após a descoberta do enorme balão, apesar da alegação da China de que era apenas um “dirigível” de pesquisa meteorológica que havia saído do curso.

O Pentágono rejeitou isso imediatamente, assim como a alegação da China de que o balão não estava sendo usado para vigilância e tinha apenas capacidade de navegação limitada.

As reações não censuradas na internet chinesa espelharam a posição oficial do governo de que os EUA estavam exagerando na situação.

Muitos usuários fizeram piadas sobre o balão. Alguns disseram que, como os EUA impuseram restrições à tecnologia que a China pode comprar para enfraquecer a indústria de tecnologia chinesa, eles não conseguiram controlar o balão.

Outros o chamaram de “balão errante” em um trocadilho que se refere ao recém-lançado filme de ficção científica chinês chamado “The Wandering Earth 2”.

Outros ainda usaram isso como uma chance de zombar das defesas dos EUA, dizendo que não podiam nem se defender de um balão, e influenciadores nacionalistas aproveitaram a notícia para zombar dos EUA. Um escreveu ironicamente: “Os EUA, por causa do incidente do balão, atrasam a visita de Blinken à China”.

Governo do Japão sondou Amamiya para se tornar presidente do Banco Central, segundo jornal

O governo do Japão sondou o vice-presidente do Banco do Japão, Banco Central japonês, Masayoshi Amamiya, para suceder Haruhiko Kuroda como presidente do BC, informou o jornal Nikkei logo cedo na segunda-feira (06) citando fontes anônimas do governo e do partido governista.

O próximo presidente do BC terá a tarefa de colocar o Banco Central no caminho da normalização da política monetária com o objetivo de alcançar um crescimento econômico estável, acrescentou o Nikkei.

O governo intensificou a coordenação com os partidos governistas antes de finalizar uma proposta para apresentar os indicados para próximo presidente do Banco Central e seus dois vice-presidentes, disse o jornal.

O mandato de cinco anos de Kuroda termina em 8 de abril. Amamiya e Masazumi Wakatabe estão servindo atualmente como vice-presidentes, mas seus mandatos de cinco anos terminam em 19 de março.

As indicações requerem a aprovação de ambas as Casas do Parlamento, o que está basicamente garantido devido à sólida maioria da coalizão governista.

Coreia do Norte promete exercícios militares ‘expandidos e intensificados’

As principais autoridades do exército da Coreia do Norte disseram que vão expandir e intensificar os exercícios militares para garantir sua prontidão para a guerra, informou a mídia estatal na terça-feira (07), antes de um grande desfile.

A promessa veio em uma reunião na segunda-feira supervisionada pelo líder Kim Jong Un e segue a realização de exercícios aéreos conjuntos na semana passada pela Coreia do Sul e pelos Estados Unidos.

A agenda foi encabeçada pela “questão de expandir e intensificar constantemente a operação e os exercícios de combate do (Exército do Povo Coreano) … aperfeiçoar estritamente a preparação para a guerra”, disse a Agência Central de Notícias da Coreia. A reunião da comissão militar central da Coreia do Norte ocorre quando as imagens de satélite comercial sugerem que “extensos preparativos para o desfile” estão em andamento em Pyongyang antes dos principais feriados estaduais deste mês.

A Coreia do Norte comemora o aniversário de fundação de suas forças armadas na quarta-feira (08) e o “Dia da Estrela Brilhante” em 16 de fevereiro. Este último é o aniversário de Kim Jong Il, filho do fundador da Coreia do Norte, Kim Il Sung, e pai de Kim Jong Un.

Seul e Washington tomaram medidas para reforçar os exercícios militares conjuntos após um ano de testes de armas que violam as sanções, enfurecendo Pyongyang, que os vê como ensaios para uma invasão.

Na semana passada, os aliados de segurança realizaram exercícios aéreos conjuntos com bombardeiros estratégicos e caças furtivos, levando Pyongyang a alertar que tais exercícios poderiam “iniciar um confronto total”.

Os exercícios conjuntos, os primeiros neste ano, aconteceram um dia depois que o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, e seu colega sul-coreano prometeram aumentar a cooperação em segurança para conter uma Coreia do Norte cada vez mais beligerante e com armas nucleares.

SoftBank do Japão registra perda de US$ 5,9 bilhões com queda nos investimentos em tecnologia

O investidor japonês SoftBank Group informou na terça-feira (07) que afundou em uma perda profunda no trimestre de outubro a dezembro, atingido pela queda global nas ações de tecnologia.

O SoftBank Group Corp. acumulou prejuízo de 783 bilhões de ienes (US$ 5,9 bilhões) no terceiro trimestre fiscal, uma reversão do lucro de 29 bilhões de ienes registrado no mesmo período do ano anterior.

O SoftBank investe em centenas de empresas, incluindo a operadora de telefonia móvel SoftBank, o provedor de serviços da web Yahoo, a empresa de aluguel de veículos Didi e a gigante chinesa de comércio eletrônico Alibaba. Também administra o Vision Fund, que inclui outros investidores globais.

O SoftBank Group registrou quase 512 bilhões de ienes (US$ 3,9 bilhões) em perdas em investimentos durante o trimestre, uma vez que os preços de suas participações e fundos despencaram, afirmou.

Várias incertezas atingiram as empresas japonesas recentemente, como o aumento dos custos de materiais e o aumento das taxas de juros. Tensões como a guerra na Ucrânia também contribuíram para o que tende a funcionar como negativo para o amplo portfólio de investimentos do SoftBank.

As vendas trimestrais aumentaram 6% no ano, para 1,69 trilhão de ienes (US$ 12,8 bilhões).

No ano passado, o SoftBank Group, com sede em Tóquio, levantou dinheiro usando ações do Alibaba e vendendo ações da empresa europeia de telecomunicações T-Mobile, enquanto saía ou saía parcialmente de empresas como a Uber, de acordo com a empresa.

Fitch eleva previsão de alta do PIB da China em 2023, de 4,1% para 5%

A Fitch Ratings revisou na quarta-feira (08) sua previsão de alta do Produto Interno Bruto (PIB) da China em 2023 para 5%, ante 4,1% anteriormente. A mudança reflete o fato de que o consumo e a atividade econômica na China estão se recuperando em ritmo mais veloz do que o esperado, após Pequim decidir abandonar a política de “Covid zero” no fim do ano passado, diz a agência de classificação de risco, em comunicado.

Analistas da Fitch esperam que a recuperação chinesa seja liderada principalmente pelo consumo, mas alertam que “os depósitos incomumente altos de 2022 não serão destinados exclusivamente ao consumo, uma vez que também refletem uma retirada de ativos de imóveis e outros investimentos que pode se reverter em 2023”.

Apesar da revisão para cima, a Fitch espera que a recuperação econômica em 2023 seja menos vigorosa do que a de 2021, quando o PIB chinês se expandiu 8,4%.

Kim Jong Un leva filha a banquete militar e aumenta rumores que escolheu sua sucessora

O líder norte-coreano Kim Jong Un levou a garota que se acredita ser sua filha para um banquete luxuoso em um quartel militar. Este é o sinal mais recente de que a garota pode estar sendo preparada como sua eventual sucessora, em uma família autoritária de um regime que dura décadas.

A menina de cerca de 9 anos, que se acredita ser a segunda filha de Kim, Ju Ae, e seu pai se juntaram a sua esposa, Ri Sol Ju, para uma visita ao quartel e um banquete marcando o 75º aniversário da fundação do Exército Popular da Coreia (KPA), informou a mídia estatal.

Um relatório da Agência Central de Notícias da Coreia disse que ver Kim e “sua respeitada” filha seria como um sonho se tornando realidade para os oficiais militares no banquete.

Fotos publicadas pelo jornal estatal Rodong Sinmun mostraram a menina andando ao lado de Kim e sua mãe ao entrar no local do banquete, enquanto oficiais militares aplaudiam.

No banquete, a garota estava sentada no centro da mesa principal entre Kim e sua mãe.

Em um país onde a família Kim e os militares são poderosos, a presença da menina em um evento tão importante envia sinais claros, disse Leif-Eric Easley, professor da Universidade Ewha, em Seul.

“Ao incluir ostensivamente sua esposa e filha, Kim quer que observadores em casa e no exterior vejam que a dinastia de sua família e os militares norte-coreanos estão irrevogavelmente ligados”, disse ele.

Ásia deve usar metade da eletricidade mundial até 2025

A Ásia usará pela primeira vez metade da eletricidade mundial até 2025, mesmo com a África continuando a consumir muito menos do que sua parcela da população global, de acordo com uma nova previsão divulgada pela Agência Internacional de Energia.

Grande parte do uso de eletricidade da Ásia será na China, uma nação de 1,4 bilhão de pessoas cuja participação no consumo global aumentará de um quarto em 2015 para um terço em meados desta década, disse o órgão com sede em Paris.

“A China consumirá mais eletricidade do que a União Europeia, Estados Unidos e Índia juntos”, disse Keisuke Sadamori, diretor de mercados de energia e segurança da AIE.

Por outro lado, a África, lar de quase um quinto dos quase 8 bilhões de habitantes do mundo, será responsável por apenas 3% do consumo global de eletricidade em 2025.

“Isso e a população em rápido crescimento significam que ainda há uma enorme necessidade de aumentar a eletrificação na África”, disse Sadamori.

O relatório anual da IEA prevê que a energia nuclear e as energias renováveis, como a eólica e a solar, serão responsáveis ​​por grande parte do crescimento do fornecimento global de eletricidade nos próximos três anos. Isso evitará um aumento significativo nas emissões de gases de efeito estufa do setor de energia, afirmou.

Os cientistas dizem que cortes drásticos em todas as fontes de emissões são necessários o mais rápido possível para impedir que a temperatura média global suba 1,5 grau Celsius acima dos níveis pré-industriais. Essa meta, estabelecida no acordo climático de Paris de 2015, parece cada vez mais duvidosa, já que as temperaturas já aumentaram mais de 1,1 grau Celsius desde o período de referência.

Egito cancela Fórum Mundial da Juventude devido aos desafios globais

Em resposta a uma série de desafios econômicos globais, o Fórum Mundial da Juventude deste ano, que deveria começar no final deste mês, foi cancelado, disseram seus organizadores.

Em vez disso, o orçamento para o evento, que seria realizado na cidade egípcia de Sharm El-Sheikh, será usado para financiar a implementação de cinco iniciativas de desenvolvimento destinadas a jovens no Egito e além.

Este ano marcaria a quinta edição do fórum, sendo a quarta realizada em janeiro do ano passado. O evento é organizado pelo Programa Presidencial de Qualificação de Jovens para a Liderança.

Ele disse que a decisão de cancelar a conferência deste ano foi um reconhecimento das múltiplas crises que o mundo enfrenta, que colocam enormes pressões humanitárias e econômicas sobre nações e governos.

Entre os beneficiários do financiamento redirecionado está uma série de programas de intercâmbio internacional para jovens. Estes serão organizados em cooperação com a Decent Life Foundation, National Alliance for Civil Development Action, Arab Union for Volunteering e UN Volunteers Program.

O Conselheiro Parlamentar Issam Hilal Afifi disse ao Arab News que os rendimentos dos direitos de patrocínio para o fórum deste ano seriam redirecionados para um grande pacote de iniciativas.

O Dr. Muhammad Mahmoud Mahran, secretário-geral do Comitê Internacional para a Defesa dos Recursos Hídricos, disse que a medida também permitiria que as recomendações feitas no fórum anterior fossem implementadas.

As iniciativas previstas terão um impacto positivo a nível local, africano e global, disse.

Confiança empresarial atinge alta de 2 anos na Arábia Saudita, com PMI subindo 58,2 em janeiro 

O Índice de Gerentes de Compras da Arábia Saudita atingiu 58,2 em janeiro de 2023, o segundo maior desde setembro de 2021, enquanto o Reino diversifica constantemente sua economia de acordo com as metas traçadas na Visão 2030, de acordo com um relatório.

O último relatório do Índice de Gerentes de Compras do Riyad Bank na Arábia Saudita, anteriormente S&P Global Saudi Arabia PMI, observou que a confiança entre as empresas do setor privado não petrolífero no Reino subiu para uma alta de dois anos em janeiro.

Em dezembro, o PMI do Reino ficou em 56,9, enquanto em novembro o índice atingiu 58,5, o maior dos últimos 16 meses.

Segundo o índice, divulgado pela S&P Global, leituras acima da marca de 50 indicam crescimento, enquanto as abaixo de 50 sinalizam contração.

“A Arábia Saudita continua com seu forte desempenho e superou as tendências econômicas globais de atividade e demanda. O setor não petrolífero está começando este ano com um forte crescimento de 58,2 em janeiro, registrando o segundo maior crescimento desde setembro de 2021”, disse Naif Al-Ghaith, economista-chefe do Riyad Bank.

Ele acrescentou: “Esse crescimento confirma a posição saudita como a economia que mais cresce entre os países do Grupo dos 20, apesar dos ventos econômicos contrários”.

De acordo com Al-Ghaith, o aumento da confiança empresarial em janeiro foi impulsionado principalmente pela melhoria contínua no ambiente de negócios, emprego no setor privado e aumento do investimento estrangeiro com governança e reforma do mercado de trabalho.

De acordo com o relatório, os fluxos de novos pedidos continuaram a aumentar em um ritmo acentuado em janeiro, já que as empresas normalmente comentaram sobre a melhora das condições de demanda e pedidos de clientes mais fortes.

O relatório acrescentou ainda que a demanda de clientes estrangeiros aumentou rapidamente e em maior grau em janeiro do que no final de 2022.

Chegadas internacionais de passageiros em Dubai aumentam 97%, chegando a 14,36 milhões em 2022

As chegadas internacionais de passageiros em Dubai atingiram 14,36 milhões em 2022, um aumento de 97% em relação aos 7,28 milhões em 2021, mostraram os dados mais recentes do governo. 

Os números do Departamento de Economia e Turismo de Dubai indicam que o emirado está se aproximando de seus níveis de visitação pré-pandemia quando 16,73 milhões de passageiros internacionais chegaram a Dubai em 2019.

“O notável aumento nas visitas internacionais em 2022 apóia a meta ambiciosa da Agenda Econômica D33 de Dubai de dobrar o tamanho da economia do emirado até 2033”, disse o príncipe herdeiro de Dubai e presidente do Conselho Executivo de Dubai Sheikh Hamdan bin Mohammed bin Rashid Al Maktoum. 

Ele acrescentou: “O setor de turismo e viagens contribui significativamente para o objetivo da liderança de tornar o emirado um modelo de excelência na economia global”.

Al Maktoum observou ainda que Dubai está emergindo como um grande catalisador para o crescimento do turismo global e da conectividade de viagens nos próximos anos. 

Deve-se notar que os dados mais recentes da Organização Mundial de Turismo da ONU mostram que as viagens turísticas globais caíram 37% em 2022 em comparação com 2019.

O Oriente Médio, no entanto, apresentou o maior aumento relativo em 2022, com chegadas subindo para 83% dos números pré-pandêmicos.

Dubai superou os barômetros globais e regionais de recuperação, com os visitantes da cidade atingindo 86% dos níveis pré-pandêmicos em 2022.

“Enquanto a economia global permanece em estado de fluxo, Dubai emergiu como um líder claro na indústria do turismo. O desempenho robusto é uma prova do crescente papel de Dubai na vanguarda da recuperação do turismo global”, disse Helal Saeed Almarri, diretor geral do Departamento de Economia e Turismo de Dubai.

Lucros do Banco Nacional Saudita aumentam 46,7% em 2022

O Banco Nacional Saudita relatou um aumento de 46,7% nos lucros anuais em 2022 devido a um aumento na receita operacional. 

O lucro líquido anual do SNB atingiu SR18,6 bilhões (US$ 5 bilhões) no final do ano passado, em comparação com SR12,7 bilhões em 2021, de acordo com um comunicado da bolsa. 

Ele indicou que o banco teve um aumento de 16,9% no lucro operacional em 2022 em comparação com o ano anterior. 

A receita operacional rendeu lucro como resultado de um aumento de 18,4% na receita líquida de comissões especiais e um aumento de 21,1% no dinheiro das taxas de serviços bancários. 

Além disso, outras despesas operacionais caíram 12,4% e as despesas operacionais totais, incluindo perdas de crédito, caíram 15,2% em 2022. 

Isso foi impulsionado por uma queda de 13,5% em outras despesas gerais e administrativas, bem como uma queda de 57,4% na provisão líquida para perdas de crédito esperadas.

Em 2022, os ativos do SNB atingiram SR945 bilhões, mostrando um aumento de 3,4, revelou o comunicado da bolsa.  

O lucro por ação do banco foi de SR4,06 no ano passado, comparado a SR2,99 no ano anterior. 

A provisão líquida do SNB para perdas de crédito esperadas caiu 57,45%, de SR3,96 bilhões em 2021 para SR1,69 bilhões em 2022.

Ministros das Relações Exteriores do Bahrein e do Catar se reúnem em Riad para definir procedimentos para negociações bilaterais

Os ministros das Relações Exteriores do Catar e do Bahrein se reuniram em Riad para estabelecer procedimentos para negociações bilaterais, informou a Agência de Notícias do Bahrein (BNA).

Durante a reunião, o ministro dos Negócios Estrangeiros do Bahrein, Abdullatif bin Rashid Al-Zayani, e o seu homólogo do Qatar, Sheikh Mohammed bin Abdulrahman Al-Thani, exploraram os “mecanismos e procedimentos necessários para lançar discussões ao nível dos comités bilaterais”, avança o comunicado do BNA. 

As discussões sobre o reatamento das negociações ocorreram no âmbito da Declaração de Al-Ula, emitida na Cúpula Al-Ula GCC na Arábia Saudita no ano passado, para encerrar a disputa com o Catar e reunir os estados do Golfo diante dos desafios regionais. Durante reunião na sede da Secretaria-Geral do Conselho de Cooperação dos Estados Árabes do Golfo, em Riad, os ministros reiteraram a importância de intensificar a cooperação para apoiar a ação conjunta dos países do GCC e alcançar segurança e prosperidade.

FONTES

CNBC | World 24 | CNN | ADVFN | Reuters | BBC | News24 | G1 | Investing | TC | Arab | Associated Press | Euro News | CNA Asia | Istoé Dinheiro | NYT | Valor Econômico | Brasil 247

Research Matarazzo & Cia. Investimentos
www.matarazzo-cia.com/blog
10/02/2023