Cenário Econômico Nacional – 23/10/2023

Cenário Econômico Nacional – 23/10/2023

Cenário Econômico Nacional – 23/10/2023 1200 800 Research Matarazzo & Cia. Investimentos
Fonte: Banco Central

Confira os destaques do Cenário Nacional desta semana:

Mercado reduz projeção de inflação deste ano após IPCA abaixo do esperado

Economistas consultados pelo Banco Central reduziram sua projeção para a inflação ao consumidor brasileiro deste ano, mostrou o boletim semanal Focus na segunda-feira (16), na esteira de uma leitura mais baixa do que o esperado do IPCA na semana passada.

Agora, o mercado espera alta de 4,75% dos preços ao consumidor em 2023, contra estimativa anterior de 4,86%.

Na semana passada, o IBGE informou que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) passou a subir 0,26% em setembro, depois de alta de 0,23% em agosto. O resultado foi o mais elevado desde abril (+0,61%), mas ficou bem abaixo da expectativa em pesquisa da Reuters de alta de 0,34%.

A projeção para a inflação de 2024 no Focus mais recente, por outro lado, ficou inalterada em 3,88%.

O centro da meta oficial para a inflação em 2023 é de 3,25% e para 2024, 2025 e 2026 é de 3,00%, sempre com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou menos.

Ao mesmo tempo, a mediana das previsões na pesquisa continuou sendo de que o Produto Interno Bruto (PIB) crescerá 2,92% em 2023 e 1,50% em 2024. As expectativas do mercado em torno do desempenho econômico do país têm melhorado ao longo dos últimos meses, depois de leituras surpreendentemente resilientes do PIB nos dois primeiros trimestres.

Também não houve mudanças em relação à percepção para a política monetária, com a taxa básica de juros Selic ainda calculada em 11,75% ao final de 2023 e em 9,00% em 2024.

ICVA sobe 1,1% entre 6/10 e 12/10, ante período comparável de 2022

Entre os dias 6 e 12 de outubro deste ano, o faturamento do varejo subiu 1,1% na comparação com o período comparável de 2022, de acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). O crescimento foi puxado pelo varejo online, com alta de 5,5%, enquanto o comércio presencial teve vendas 0,7% maiores no comparativo anual.

O segmento que teve a maior alta foi o de turismo e transporte, com crescimento de 9,8% em relação ao ano passado. Recreação e lazer cresceram 6,5%, enquanto o faturamento em móveis, eletro e departamento foi 3,5% maior.

Por outro lado, o segmento de brinquedos, que costuma ter vendas maiores no Dia das Crianças, teve queda de 4,7% no faturamento em relação ao período comparável de 2022. O setor de vestuário e artigos esportivos caiu 3,3%. A maior retração no varejo foi em bares e restaurantes, com queda de 12,7%.

“O resultado do Varejo no Dia das Crianças indica que as famílias aproveitaram o feriado prolongado para viajar. O crescimento significativo do faturamento no e-commerce, por exemplo, foi influenciado principalmente pelo setor de turismo e transporte”, diz em nota o vice-presidente de Produtos e Tecnologia da Cielo, Carlos Alves.

De acordo com ele, parte do fenômeno é explicado pelo fato de o feriado de 12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida, ter caído em uma quarta-feira, sem emenda com o final da semana como neste ano.

O ICVA calculou ainda o desempenho do varejo presencial em cada Estado. Maranhão (+6,4%), Mato Grosso do Sul (+5,8%), Amazonas (+3,3%) e Rio Grande do Sul (+3,3%) tiveram as maiores altas. A maior queda foi no Distrito Federal (-6,4%). Em São Paulo e Rio de Janeiro, houve quedas de 0,5% e de 0,3% no faturamento do varejo em relação a 2022.

O ICVA acompanha todos os meses o faturamento do varejo brasileiro de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo. São quase 1 milhão de varejistas credenciados à companhia, e o peso de cada setor no resultado geral é definido por seu desempenho no mês.

IGP-10 acelera para 0,52% em outubro, puxado por minério de ferro

O Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10) teve alta de 0,52% em outubro, ante 0,18% em setembro, informou na terça-feira (17) a Fundação Getúlio Vargas. Com esse resultado, o índice acumula variação de -4,65% no ano e de -4,88% em 12 meses. Em outubro de 2022, o índice tinha caído 1% no mês, mas acumulava elevação de 7,44% em 12 meses.

Segundo André Braz, coordenador dos índices de preços do FGV/Ibre, a principal contribuição para do índice ao produtor no mês veio do preço do minério de ferro, que experimentou um significativo aumento de 7,31%. “Essa elevação foi impulsionada pela política de apoio econômico adotada pela China, que é o maior consumidor global desse produto”, afirmou em nota.

Vendas no varejo recuam 0,2% em agosto, informa IBGE

As vendas no varejo caíram 0,2% em agosto frente a julho, na série com ajuste sazonal, informou na quarta-feira (18), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A projeção de consenso era de uma queda de 0,7%.

Em agosto, na comparação com o mesmo mês do ano passado, o volume de vendas teve alta de 2,3%, superior às expectativas de 1,2%.

No acumulado do ano até agosto, o indicador subiu 1,6% frente igual período de 2022. Considerando os últimos 12 meses, o varejo apresentou acréscimo de 1,7%.

Mais pobres sentem queda nos preços em setembro ante inflação de 0,57% para mais ricos, diz Ipea

A queda nos preços dos alimentos em setembro voltou a aliviar o custo de vida percebido pelas famílias de baixa renda, enquanto os combustíveis mais caros pressionaram a inflação sentida pelos mais ricos, informou o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

O Indicador Ipea de Inflação por Faixa de Renda mostra que os preços na economia passaram de uma alta de 0,13% em agosto para uma queda de 0,02% em setembro para o segmento familiar de renda muito baixa. Para o grupo de renda alta houve aceleração, de 0,24% em agosto para um aumento de 0,57% em setembro.

Em setembro, o principal alívio inflacionário partiu novamente do grupo Alimentos e Bebidas, repercutindo o quarto mês de quedas consecutivas dos preços dos alimentos para consumo no domicílio.

“Assim como nos meses anteriores, em setembro, a deflação de itens importantes como feijão (-7,6%), farinha de trigo (-3,3%), batata (-10,4%), carnes (-2,9%), aves e ovos (-1,7%), leite (-4,1%) e óleo de soja (-1,2%) contribuiu para uma forte descompressão sobre os índices de inflação, sobretudo para as famílias com rendas mais baixas, dado o peso desses itens nas suas cestas de consumo. Ainda que em menor intensidade, as quedas nos preços dos aparelhos eletroeletrônicos (-0,8%) e dos produtos de higiene pessoal (-0,7%) fizeram com que os grupos artigos de residência e saúde e cuidados pessoais também contribuíssem negativamente para a inflação das famílias de menor poder aquisitivo”, justificou a técnica Maria Andreia Parente Lameiras, na Carta de Conjuntura do Ipea.

Na direção oposta, os aumentos na energia elétrica (1,0%) e na gasolina (2,8%) pressionaram o orçamento doméstico em todas as classes de renda.

Brasil tem fluxo cambial positivo de US$ 4,078 bilhões em outubro até dia 13, diz Banco Central

O Brasil registrou fluxo cambial total positivo de 4,078 bilhões de dólares em outubro até o dia 13, em movimento puxado tanto pela via financeira quanto pela comercial, informou na quarta-feira (18) o Banco Central.

Os dados mais recentes são preliminares e fazem parte das estatísticas referentes ao câmbio contratado.

Pelo canal financeiro, houve entradas líquidas de 1,133 bilhão de dólares em outubro até o dia 13. Por este canal são realizados os investimentos estrangeiros diretos e em carteira, as remessas de lucro e o pagamento de juros, entre outras operações.

Pelo canal comercial, o saldo de outubro até o dia 13 também foi positivo, em 2,945 bilhões de dólares.

Na semana passada, de 9 a 13 de outubro, o fluxo cambial total foi negativo em 1,468 bilhão de dólares.

No acumulado do ano até 13 de outubro, o Brasil registra fluxo cambial total positivo de 24,738 bilhões de dólares.

Brasil é um dos países com maior projeção positiva do PIB, diz presidente do Banco Central

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse que o Brasil foi um dos países com a maior revisão na projeção de crescimento do PIB em 2023. O banqueiro central repetiu que há um debate sobre aumento do crescimento potencial do País.

“Acho que começa a ter um entendimento que, coletivamente, as reformas feitas nos últimos anos começam a ter impacto no crescimento estrutural”, disse Campos Neto, durante um evento organizado pelo Credit Suisse, em São Paulo.

O presidente do BC ainda destacou que o mercado de trabalho continua aquecido no mundo, o que tem sido um tema de atenção para vários bancos centrais. Ele disse que isso, junto com o aumento de custos esperado devido à transição verde, coloca dúvidas sobre o ritmo da desinflação.

“Algumas teses dizem que a gente vai ter uma folga na mão de obra daqui para a frente, mas cada vez mais estão sendo questionadas”, comentou Campos Neto.

Dinâmica crescente das despesas do governo é desafio para zerar o déficit, alerta IFI

A dinâmica crescente das despesas do governo federal em 2023 é um desafio para busca pela sustentabilidade fiscal e ameaça o objetivo de zerar o déficit primário, alertou a Instituição Fiscal Independente (IFI), órgão ligado ao Senado Federal, em Relatório de Acompanhamento Fiscal (RAF), divulgado na quinta-feira (19). O problema é o crescimento dos gastos no curto prazo e a elaboração de uma proposta de orçamento para o próximo ano que mantém o patamar de gastos primários em 19,2% do PIB e precisa de um reforço de receitas ainda em vias de análise pelo Congresso e com pouca margem para imprevistos.

“Uma eventual ocorrência de fatores inesperados poderá contribuir para a ampliação das despesas primárias do governo central e, consequentemente, para o distanciamento das metas fiscais definidas na LDO de 2024. Independentemente da ocorrência de novos fatores, as atuais trajetórias das receitas e das despesas primárias sugerem uma contradição entre a realidade objetiva e a meta de zerar o resultado primário em 2024”, pontua o documento.

Para 2024, embora o governo espere manter as despesas no mesmo patamar, a composição de gastos é diferente. O governo quer gastar menos com benefícios previdenciários, por exemplo, mas a nova política de valorização do salário mínimo pressiona pela elevação dessa despesa.

“Em 2024, no entanto, a expectativa do Executivo é de redução nessa despesa em função do aprimoramento de sistemas cadastrais. O sucesso dessa medida será crucial para a materialização do cenário esperado (déficit zero)”, pontua a IFI.

Governo já aplica imposto de 60% em compras internacionais de empresas que não aderiram ao programa, diz secretário

A Secretaria da Receita Federal já passou a tributar com uma alíquota elevada, de 60%, encomendas internacionais feitas por empresa que não aderiram ao programa de regularização do e-commerce estrangeiro, chamado “Remessa Conforme”.

A informação foi divulgada pelo secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, durante evento sobre “o futuro dos meios de pagamento”, promovido pela associação das empresas de tecnologia Zetta.

“O governo criou o programa, todas as grandes empresas de e-commerce entraram no programa e estão nos passando as informações. Sabendo quantos são os ‘players’, qual o montante de remessa que está sendo feito ao país, a gente organiza a logística, que já teve ganhos importantes, fiscaliza e aplica os 60% de alíquota para aqueles que não entraram no programa. As pessoas têm recebido notificação em casa dizendo que precisam recolher imposto”, declarou Durigan.

Segundo a Receita, as varejistas Amazon e Shopee aderiram ao Remessa Conforme em setembro. Com elas, a adesão das empresas deve chegar a 78,5% do fluxo total de remessas enviadas ao país.

Durigan afirmou que a situação vigente até o ano passado era de “caos”. A regra na época previa a taxação de transações superiores a US$ 50, mas, na prática, a norma não era aplicada.

“Quando a gente olhou os balanços, ninguém nunca pagou 60% de nada. E a importação de remessa nos últimos anos, de 2017 a 2022, quintuplicou. A gente tem centenas de milhões de pacotes entrando no país sem que ninguém nunca tivesse pagado imposto, sem que estados soubessem o que estava acontecendo do ponto de vista do ICMS”, disse ele.

Índice de atividade do Banco Central recua 0,77% em agosto

O Índice de atividade econômica do Banco Central (IBC-Br), um sinalizador para o Produto Interno Bruto (PIB), apresentou queda de 0,77% em agosto, pior do que o esperado. As estimativas consensuais indicavam um recuo de 0,30%, enquanto o dado anterior foi de alta de 0,44%.

No trimestre, a variação foi negativa em 0,65%.

Pacheco nega retaliação ao STF, mas diz que é preciso ousar mudar

O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), negou, no sábado (14), que haja enfrentamento entre o Congresso e o Supremo Tribunal Federal (STF), mas disse que nenhum Poder tem o monopólio da razão e que é “preciso ousar mudar”.

“Não há de nossa parte, quero afirmar aqui na presença do ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal, e do decano ministro Gilmar Mendes, que não há absolutamente de nossa parte nenhuma perspectiva de retaliação ou de enfrentamento, ou de guerra com o Supremo Tribunal Federal”, disse Pacheco durante participação do evento Esfera Internacional Paris.

No painel, junto a Gilmar Mendes e Bruno Dantas, presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Pacheco afirmou que nos últimos três anos que esteve à frente do Senado sempre reforçou a importância do poder Judiciário, mas defendeu mudanças na Suprema Corte.

Depois de um começo de mandato segurando propostas que pediam alterações do STF, nas últimas semanas, Pacheco passou a defender esse tipo de pauta, como o projeto que limita o mandato de ministros do STF.

Gilmar Mendes diz que Lula não estaria no Planalto se STF não tivesse enfrentado a Lava Jato

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes defendeu o papel da Corte e disse que muitos políticos não estariam onde estão hoje se não fosse o enfrentamento da Operação Lava Jato pelo STF, incluindo o presidente Lula.

“Muitos dos personagens que hoje estão aqui, de todos os quadrantes políticos, só estão porque o Supremo enfrentou a Lava Jato. Eles não estariam aqui. Inclusive o presidente do Supremo da República, por isso é preciso compreender o papel que o Tribunal desempenhou”, disse Mendes, durante a participação no evento Esfera Internacional Paris.

O decano do STF disse que poderíamos estar “contando uma história de derrocada, mas estamos contando história de vitória do Judiciário e do TSE (Tribunal Superior Eleitoral)”, referindo-se aos ataques antidemocráticos de 8 de janeiro.

Ele acrescentou que não se deve esquecer do papel do STF durante os ataques golpistas. “É fundamental aquela frase que eu disse do [escritor checo] Milan Kundera: ‘A luta contra o poder, ou contra o poder absoluto, ou abusivo também envolve uma luta da memória contra o esquecimento’. E a gente passa borracha muito rapidamente nesses fatos”, disse Mendes.

Barroso adia julgamento sobre correção do FGTS após pedido do governo

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, remarcou o julgamento sobre correção do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

A decisão foi tomada pelo ministro após um pedido feito pelo governo.

Inicialmente o julgamento ocorreria na quarta-feira (18), mas foi adiado para 8 de novembro.

O julgamento é sobre uma ação que trata do uso da Taxa Referencial (TR) para correção dos saldos do FGTS.

Barroso se encontrou no final desta tarde com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para debater o processo que trata da correção das contas do FGTS no final da tarde desta segunda, no Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Além de Haddad, participaram da reunião os ministros Jorge Messias (Advogado-Geral da União), Jader Filho (Cidades) e Luiz Marinho (Trabalho e Emprego), e a presidente da Caixa, Rita Serrano, além de outros técnicos do banco.

O governo federal apresentou na reunião “preocupações de natureza fiscal e social a respeito do julgamento sobre a correção do FGTS”.

Em nota, o ministro reiterou sua posição de que considera os pontos importantes, mas que vê como “injusto o financiamento habitacional ser feito por via da remuneração do FGTS do trabalhador abaixo dos índices da caderneta de poupança.”

“As partes acordaram em ter mais uma rodada de conversas em busca de uma solução que compatibilize os interesses em jogo”, diz o texto.

Governo Lula cria canal no Conselhão para debater reforma administrativa

O governo Lula criou, no âmbito do Conselhão, uma câmara técnica para debater a reforma administrativa. A cerimônia que instituiu o canal aconteceu no Palácio do Planalto.

A chamada Câmara Técnica de Transformação do Estado vai ser composta por dezessete conselheiros dos Conselhão e dez participantes convidados. Pelo governo, cinco Ministérios estarão representados:

  • Gestão e da Inovação em Serviços Públicos;
  • Planejamento e Orçamento;
  • Fazenda;
  • Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC);
  • Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República

A Câmara é, segundo o governo, um espaço para discutir com a sociedade civil e especialistas medidas relacionadas à transformação do Estado. O canal é formado também por três subgrupos:

  • Desigualdade, diversidade e equidade;
  • Produtividade e competitividade;
  • Desenvolvimento de capacidades estatais e simplificação para a inclusão e o acesso cidadão.

Serão realizadas quatro reuniões gerais e quatro reuniões temáticas de cada subgrupo.

“A transformação do Estado não é para o Estado: é para o Estado melhor servir a sociedade. Então, nada melhor do que ouvir a sociedade em tudo que a gente vai fazer”, afirmou a ministra da Gestão, Esther Dweck.

Deputados de SP aprovam anistia a multas na pandemia; Bolsonaro será beneficiado

A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou o projeto de lei que anistia a cobrança de multas aplicadas pelo estado durante a pandemia de Covid-19.

O projeto, encaminhado pelo governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos), foi aprovado com o voto favorável de 52 deputados. Outros 26 foram contra. Houve duas abstenções.

Depois de intensa negociação nos bastidores, os parlamentares chegaram a um consenso para desmembrar a votação do tema, que inicialmente estava incluído no projeto que facilita a cobrança da dívida ativa.

Um dos beneficiados pela decisão que anistia as multas aplicadas durante a pandemia de Covid-19 será o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que foi multado seis vezes durante a gestão do então governador João Doria (ex-PSDB). A dívida, acrescidas de juros, ultrapassa R$ 1 milhão.

Na sessão, a Alesp também votou o projeto de lei que estabelece mecanismos que facilitam a cobrança da dívida ativa. O placar da votação foi amplamente favorável ao governo: 64 votos a favor e nenhum contra.

CNJ aprova equiparação entre carreiras de juízes e integrantes do MP

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou por unanimidade, uma resolução que equipara os “direitos e deveres” de juízes e de integrantes do Ministério Público (MP).

A norma abre margem para a concessão de benefícios assegurados ao MP que não eram válidos a magistrados.

A proposta foi apresentada pelo presidente do CNJ, ministro Roberto Barroso, no final da sessão. Foi a primeira comandada pelo magistrado, que assumiu a presidência do conselho e do Supremo Tribunal Federal (STF) no final de setembro.

A norma estabelece que “os direitos e deveres validamente atribuídos aos membros da Magistratura ou do Ministério Público “aplicam-se aos integrantes de ambas as carreiras, no que couber”.

Não há na resolução informações sobre quais benefícios concedidos a promotores e procuradores poderão ser aplicados aos magistrados.

Também não existe estimativa oficial, pelo CNJ, de eventual impacto financeiro ou de quais direitos ou benefícios poderão ser atribuídos a ambas as carreiras. A resolução entra em vigor na data da sua publicação.

Eventuais novas demandas de pagamentos a magistrados que venham a ser criadas devem ser feitas dentro do orçamento dos tribunais, seja nos ramos da Justiça Federal, estadual, Militar ou do Trabalho.

Segundo a CNN apurou, cada tribunal deverá avaliar o efeito prático para implementar a equiparação, dadas as diferenças em cada estado do país.

Grupo de trabalho da reforma tributária no Senado vai sugerir trava e valor máximo de imposto

O grupo de trabalho que analisa na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado o texto aprovado pela Câmara dos Deputados sobre a reforma tributária apresentará nesta quinta-feira (19) sugestões de mudança da proposta. Entre os parlamentares do colegiado, a expectativa é que as ideias sejam acolhidas pelo relator da matéria que será votada em plenário, senador Eduardo Braga (MDB-AM).

Dois detalhes principais farão parte do conjunto de sugestões. Primeiro, de que é preciso ter uma trava para que, em caso de um novo setor querer ser incluído no grupo das exceções e ficar fora da reforma, um outro tenha que sair ou tenha benefício reduzido. Além disso, os parlamentares veem como essencial que um valor máximo de alíquota de imposto seja adotado como referência para que a reforma consiga sair do papel e não gere aumento na carga tributária.

A CAE conta com 2/3 do total dos 81 senadores da Casa. Por isso, o que normalmente é sugerido ou aprovado pela comissão costuma ter grande peso dentro do Senado.

Outro assunto que vem sendo discutido e tem consenso dentro do colegiado é como dar ao Congresso Nacional a palavra final sobre o imposto seletivo. Se a reforma sair do papel, será criado um imposto mais alto a ser cobrado em cima do consumo de bens e serviços prejudiciais à saúde ou ao meio ambiente. Como, por exemplo, cigarros e bebidas alcoólicas.

Os senadores do grupo de trabalho querem que mudanças de taxação e inclusões de novos setores dentro do IS precisem ser aprovadas pelo Congresso e por meio de uma lei complementar, o que exige um quórum qualificado para isso, maioria absoluta das duas Casas, sendo 257 deputados e 41 senadores.

Appio admite conduta imprópria e vai pedir transferência da vara da Lava Jato

O juiz Eduardo Appio admitiu conduta imprópria e concordou em pedir afastamento da 13ª vara de Curitiba em troca do encerramento do processo administrativo que corre contra ele no Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Segundo apurou a CNN, esses são os termos de um acordo selado nesta quarta-feira em uma audiência de conciliação da qual participaram Appio, seu advogado de defesa, representantes do Tribunal Regional da 4a região, e o presidente do CNJ, desembargador Luiz Felipe Salomão.

“Não reconheci culpa. Vou pedir remoção para uma vara cível, menos polêmica”, disse Appio à CNN.

Appio havia assumido a vara da Lava Jato e iniciado uma investigação sobre a conduta de seu antecessor e hoje senador, Sergio Moro (União Brasil-PR). Ele acabou afastado do cargo depois de uma denúncia de que teria telefonado para o filho de um desembargador do TRF-4, que é próximo de Moro, fingindo ser outra pessoa.

Na audiência de conciliação, os representantes do TRF-4 insistiam na remoção compulsória ou na demissão de Appio, mas o juiz terminou fechando um acordo em que admite apenas conduta imprópria, conforme apurou a CNN. Appio não reconheceu ser o autor do telefonema.

Ficou acertado que ele vai se inscrever nos próximos editais para transferência de vara e se distanciar de vez dos casos da Lava Jato. Em contrapartida, o afastamento das funções de juiz é suspenso e o processo administrativo encerrado. Procurado, o CNJ não se manifestou.

Governo quer acelerar indicações ao Banco Central para ter novos diretores no primeiro Copom de 2024

O governo trabalha para que os novos indicados à diretoria do Banco Central sejam definidos nas próximas semanas e aprovados pelo Congresso ainda neste ano para que a gestão Luiz Inácio Lula da Silva tenha mais dois nomeados no comando da autarquia já na primeira reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) de 2024, em janeiro, disseram à Reuters três fontes a par das discussões.

Com as nomeações, Lula, que assumiu a Presidência com fortes críticas à atuação do BC, passará a ter quatro indicados entre os nove componentes do colegiado, em meio a um ambiente de deterioração do cenário externo que tem levado o mercado a projetar a necessidade de um endurecimento da política monetária.

Os mandatos da diretora de Assuntos Internacionais, Fernanda Guardado, e de Relacionamento, Mauricio Moura, serão encerrados em 31 de dezembro. Os dois fazem parte do grupo que defendeu uma postura mais rígida do Banco Central, votando por uma redução menor da taxa Selic na reunião de agosto do Copom, quando foram iniciados os cortes de juros. Guardado também se destacou ao longo de sua gestão por dar indicações públicas sobre política monetária.

A substituição das vagas é acompanhada com lupa pelo mercado com o temor de que, à medida que os indicadas por Lula ganhem mais espaço no Copom, a autoridade monetária poderia se tornar mais leniente no combate à inflação, uma percepção que o próprio BC já admitiu em sua comunicação oficial que pode estar atrapalhando a ancoragem das expectativas de inflação em relação à meta.

Segundo duas das fontes, que falaram em condição de anonimato pois as conversas não são públicas, está prevista para a próxima semana uma reunião do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, com o presidente Lula para tratar do tema. Na ocasião, o presidente deve receber uma lista com mais de um nome pré-selecionado para cada função, antes de chegar às escolhas finais.

“É preciso aprovar os nomes antes do recesso parlamentar. Daí logo na primeira semana de janeiro pode ter um decreto presidencial. Caso contrário, sabatina no Senado só depois de março”, disse uma terceira fonte.

Procurado, o Palácio do Planalto não respondeu de imediato.

Disputa por MPs prejudica déficit zero em 2024, diz Haddad

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), afirmou que as disputas em torno das votações das MPs (medidas provisórias) no Congresso Nacional poderão prejudicar o objetivo de zerar o déficit primário nas contas públicas em 2024. A declaração foi feita em entrevista do ministro à agência Reuters.

Uma briga interna entre a Câmara dos Deputados e o Senado Federal na distribuição de poderes para análise de MPs tem travado a votação de propostas do governo federal.

Entre elas está à medida que dá fim à concessão de incentivo tributário federal sobre subvenções estaduais para custeio de empresas, vista por Haddad como essencial para o equilíbrio das contas públicas. A estimativa é de que a mudança permitirá a arrecadação de R$ 35 bilhões.

A solução, segundo o ministro, será mudar a MP para um projeto de lei, que não tem efeito imediato.

“Esse impasse não se resolveu. Na minha opinião, é uma infelicidade, porque em alguns temas a MP realmente tinha que ser considerada pela importância, pela urgência. Não se conseguiu encontrar um entendimento a esse respeito, nós estamos com esse constrangimento, mas vamos superar com o encaminhamento do projeto de lei com urgência constitucional”, declarou.

O ministro disse, ainda, que o apoio do Congresso às reformas é ainda mais importante diante da elevação das taxas de juros nos Estados Unidos e da guerra anunciada entre Israel e o grupo extremista Hamas.

“Mesmo que o Congresso valide todas as decisões tomadas pelo Executivo até agora, ainda teremos muito trabalho pela frente”, disse Haddad.

Em evento na França, empresários veem potencial do Brasil para despontar no cenário global

Empresários de grandes companhias do país falaram à CNN no sábado (14), durante o Fórum Esfera Paris, na capital francesa, sobre o cenário de inovações tecnológicas no Brasil.

CEO da Esfera Brasil, Camila Camargo; Alberto Leite, CEO da EXA; e Bruno Ferrari, CEO da Oncoclínicas, falaram sobre o potencial do Brasil em se desenvolver em diferentes segmentos da economia, com possibilidade de despontar no cenário global.

A executiva comentou que a organização do evento entende que a França é um parceiro muito estratégico para o Brasil, “principalmente porque Brasil e França são protagonistas das negociações para o acordo entre o Mercosul e a União Europeia”, avalia.

Já Bruno Ferrari, CEO da Oncoclínicas, falou sobre os investimentos da empresa em inovação no tratamento de pacientes com câncer.

“Um dos nossos principais focos agora tem sido os estabelecimentos de hospitais de alta complexidade, que chamamos de 360, anunciamos a primeira unidade desse tipo na cidade de São Paulo na última semana”, explicou.

O empresário falou também de uma parceria com o Dana-Farber Cancer Institute, com sede em Boston. “Queremos trazer para a população brasileira um tratamento de classe mundial no tratamento do câncer”, pontuou.

Faturamento do e-commerce pelo Dia das Crianças foi 5,5% maior do que em 2022, aponta ICVA

A Cielo informou, em nota, que o faturamento do e-commerce relacionado ao Dia das Crianças aumentou 5,5% na comparação com o mesmo período de 2022, enquanto as vendas presenciais subiram 0,7%. Os dados são do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) e levaram em conta as movimentações entre os dias 6 e 12 de outubro.

No período, o setor de Turismo e Transporte cresceu 9,8% na comparação anual, levando em conta tanto as vendas presenciais como online. Em seguida, veio o de Recreação e Lazer, com aumento de 6,5% no faturamento. Móveis, Eletrodomésticos e Departamento cresceram 3,5%, segundo a Cielo.

Já Bares e Restaurantes, Brinquedos e Vestuário e Artigos Esportivos tiveram respectivas quedas de 12,7%, 4,7% e 3,3% em relação ao ano passado.

“O resultado do Varejo no Dia das Crianças indica que as famílias aproveitaram o feriado prolongado para viajar. O crescimento significativo do faturamento no e-commerce, por exemplo, foi influenciado principalmente pelo setor de Turismo e Transporte”, afirmou Carlos Alves, vice-presidente de Produtos e Tecnologia da Cielo.

Setor de serviços recua 0,9% em agosto e fica bem abaixo da expectativa

O volume do setor de serviços do Brasil teve queda acentuada em agosto, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na terça-feira (17), em resultado que interrompeu uma sequência de três meses de ganhos e frustrou com força as expectativas de economistas.

O volume de serviços prestados no país recuou 0,9% em agosto frente ao mês anterior, após ter acumulado ganho de 2,1% no período de maio a julho. O resultado marcou a maior queda desde abril de 2023 (-1,7%) e ficou bem abaixo da projeção em pesquisa da Reuters de avanço de 0,4%.

Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o volume de serviços registrou alta de 0,9%, contra expectativa de economistas de avanço de 2,8%.

O setor de serviços ainda se encontra 11,6% acima do nível pré-pandemia, de fevereiro de 2020, e está 1,9% abaixo do pico da série histórica, atingido em dezembro de 2022.

De acordo com o IBGE, a leitura de agosto foi influenciada principalmente pelo setor de transportes, que teve queda de 2,1% no volume, contra avanço de 0,5% em julho.

Segundo o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo, o resultado dos transportes foi puxado principalmente pelo recuo nas atividades de gestão de portos e terminais e de transporte rodoviário de cargas, que está com uma base de comparação muito elevada.

Diante de uma tendência histórica de concentração da atividade do setor agropecuário na primeira metade do ano, “vamos observar como o transporte de cargas se comportará no segundo semestre com uma produção agrícola menos pujante”, afirmou Lobo em nota.

Além de transportes, outras três das cinco atividades pesquisadas ficaram no campo negativo em agosto. Os serviços prestados às famílias recuaram 3,8%, a atividade de informação e comunicação perdeu 0,8% e os outros serviços caíram 1,4%.

A única atividade a registrar crescimento foi a de serviços profissionais, administrativos e complementares, que subiu 1,7% em agosto.

Atividades turísticas caem 1,5% em agosto ante julho, mostra IBGE

O agregado especial de Atividades turísticas recuou 1,5% em agosto ante julho, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O segmento opera 4,3% acima do patamar de fevereiro de 2020, no pré-pandemia, e 3,1% abaixo do ponto mais alto da série, alcançado em fevereiro de 2014.

Na comparação com agosto de 2022, o volume de atividades turísticas no Brasil cresceu 4,9% em agosto de 2023, 29ª taxa positiva seguida. Houve influência do aumento na receita de empresas de locação de automóveis, transporte aéreo de passageiros, serviços de bufê, agências de viagens e transporte rodoviário coletivo de passageiros.

Oito das 12 Unidades da Federação investigadas mostraram avanços em agosto deste ano ante agosto do ano passado, com destaque para Rio de Janeiro (11,8%), Minas Gerais (10,7%), São Paulo (2,2%) e Bahia (13,0%). Na direção oposta, as principais perdas ocorreram em Pernambuco (-3,3%), Distrito Federal (-2,5%) e Ceará (-2,0%).

Brasil ganha feira permanente para fomentar parcerias entre MPEs e grandes negócios

Micro e pequenas empresas (MPEs) que desejam entrar em contato com grandes negócios para oferecer soluções podem aderir à nova iniciativa lançada nesta semana pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (Sebrae RS).

A Mercopar Negócios tem o intuito de fomentar as rodadas de negócios nacionais e internacionais conectando demandas às soluções.

“O momento que o Brasil vive é um momento de aglutinação de forças, de construir musculatura e fazer com que o setor produtivo possa ter uma clara compreensão da extraordinária possibilidade que nós temos para a economia brasileira”, define Décio Lima, presidente do Sebrae Nacional.

Lima ressalta que o país vive um momento histórico, com a neoindustrialização.

“É o grande desafio hoje da economia brasileira. Ou seja, nós tínhamos recentemente uma indústria que respondia por 48% de PIB hoje, ela responde só por 24%. Significa que nós perdemos tempo na geração da qualificação daquilo que é a nossa riqueza. Quando você industrializa, agrega valor, cria empregos e não fica refém, como o Brasil hoje está em vários aspectos da economia global”.

Com isso, a Mercopar, que é a maior Feira de Inovação Industrial da América Latina, se torna uma rede permanente que visa promover as conexões entre os diferentes atores do setor e recuperar parte da força da indústria na economia nacional.

Além da Mercopar Negócios, outros quatro pilares marcam a nova etapa da feira: Mercopar Conhecimento; Mercopar Conexões; Mercopar Soluções e a já consolidada Mercopar Feira, que acontece anualmente em outubro.

Justiça determina bloqueio de R$ 900 milhões da 123Milhas

A Justiça de Minas Gerais ampliou o valor do bloqueio de bens dos donos da agência de viagens 123Milhas para R$ 900 milhões. A decisão, do juiz Eduardo Henrique de Oliveira Ramiro, atendeu a um pedido do MPMG (Ministério Público de Minas Gerais).

“Considerando que as próprias rés informaram nos autos da ação de recuperação judicial que o valor dos débitos quirografários de todas as empresas do grupo econômico são de, aproximadamente, R$ 900.000.000, defiro o pedido de aumento do limite do arresto para esse valor”, afirma.

Em setembro deste ano, a Justiça já havia anunciado o bloqueio de R$ 50 milhões do grupo empresarial e dos donos da 123Milhas, Ramiro Julio Soares Madureira e Augusto Julio Soares Madureira.

A empresa de passagens aéreas passa por um processo de recuperação judicial depois de registrar dívidas estimadas em R$ 2,3 bilhões, com cerca de 730 mil credores.

Em agosto, a 123Milhas suspendeu a emissão de passagens para embarque previsto de setembro a dezembro deste ano. O cancelamento se deu em viagens já contratadas da linha “Promo”, de datas flexíveis. O prejuízo aos consumidores é investigado pela Justiça e a Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor).

Procurada pelo Poder360, a 123Milhas disse que ainda não foi notificada sobre a medida, mas que “irá recorrer da decisão dentro do prazo legal” assim que for citada.

Cacau Show compra fábrica da Chocolates Pan em São Paulo

A Cacau Show arrematou a compra da fábrica da Chocolates Pan em leilão, que foi homologado pela Justiça, na quinta-feira (19).

Por meio do seu braço de investimentos CCSH, a Cacau Show disputou e levou todos os itens leiloados, comprando a área do imóvel onde ficava a fábrica, bem como os equipamentos e máquinas do local.

O montante da compra foi de mais de R$ 71 milhões, representando um acréscimo de 33% do preço inicialmente estipulado.

O imóvel tem 10.432 m² e fica no bairro de Santa Paula, uma área nobre de São Caetano do Sul.

O comprador receberá o imóvel livre de qualquer débito. O valor da venda tem como objetivo pagar os credores da Pan e dar uma destinação útil ao imóvel para a sociedade.

Segundo o leiloeiro oficial, Erick Telles, a decisão da Justiça é muito importante, porque define o valor que será recebido para os pagamentos dos credores e demonstra a efetividade das medidas adotadas dentro do processo, que, segundo ele, caminha com bastante agilidade.

“Outra boa notícia é que os bens arrematados, que antes estavam parados, agora voltam a ser utilizados, gerando valor não só para o arrematante do leilão, bem como para toda a sociedade que vai se beneficiar direta e indiretamente com geração de riqueza, recolhimento de novos impostos e uma destinação útil do imóvel”, declarou.

Faturamento de franquias cresce 15% no primeiro semestre deste ano, diz consultoria

No primeiro semestre de 2023, o faturamento do segmento de franquias cresceu em 15% na comparação com o mesmo período de 2022.

O setor atingiu R$ 105,1 bilhões até junho, frente R$ 91,4 bilhões no primeiro semestre do ano passado.

Os dados são da Brain Inteligência Estratégica, cedidos com exclusividade à CNN.

O segundo trimestre deste ano foi o oitavo consecutivo de crescimento no setor, sendo destaque as franquias de hotelaria e turismo, alimentação, moda e saúde e bem-estar, todas com crescimento acima de 10%.

Em relação à quantidade de redes, houve crescimento de 7% no último ano, de 2021 para 2022, e o número de unidades cresceu em 8%. Em 2022, a quantidade média de unidades por rede de franquia foi de 60%, apenas 1% maior do que no ano anterior.

O faturamento médio teve aumento em todos os segmentos, quando comparados ao mesmo período de 2022, com destaque para os setores de Saúde (21%), Moda (15,9%), Alimentação e Educação (14,8%).

O segmento de Saúde, Beleza e Bem Estar já alcançou 54% do faturamento total de 2022 apenas no primeiro semestre de 2023.

Outro destaque da pesquisa foram os segmentos de Alimentação e Educação com 51% do faturamento total de 22 até junho de 2023.

A estimativa é de que o ano feche com crescimento de até 12% para o setor de franquias, com aumento no número de operações em 10% e alta de 10% nos empregos e de 4% no volume de redes no setor.

SELIC

Em evento do Credit Suisse, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, esclareceu os ruídos causados por uma fala feita durante reuniões do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Na semana passada, ele teria dito que tem mais chances de o ritmo de corte da Selic cair de 0,50 ponto percentual para 0,25 pp, do que subir para 0,75 pp., ou seja, sugerindo uma redução no ritmo de afrouxamento da política monetária.

O Comitê de Política Monetária (Copom) se reúne no dia 1º de novembro e a expectativa do mercado são de mais dois cortes de 0,50 pp inda este ano. Se confirmado, a Selic fecharia 2023 em 11,75%.

De acordo com o relatório Focus divulgado na segunda-feira (23), a projeção meta para a taxa Selic ficou em 11,75%, ante 11,75% apresentado na mediana das projeções da semana anterior.

IGP-M

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) registrou inflação de 0,64% na segunda prévia de outubro, vindo de 0,34% na mesma leitura do mês passado e de 0,37% no encerramento dele, informou o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre).

Com peso de 60%, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-M) ficou em 0,83% na segunda medição do mês (de 0,40% na de setembro).

De acordo com o relatório Focus divulgado na segunda-feira (23), a projeção para o IGP-M ficou em -3,56%, ante -3,69% apresentado na mediana das projeções da semana anterior.

IPCA

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA) subiu 0,26% em setembro após avançar 0,23% em agosto, segundo dados divulgados pelo IBGE na quarta-feira (18).

A mediana das projeções de 46 instituições financeiras e consultorias ouvidas pelo Valor Data sobre o IPCA de setembro era de alta de 0,33%.

Em 12 meses, o índice acumulou avanço de 5,19% em setembro, ante os 4,61% acumulados em agosto.

De acordo com o relatório Focus divulgado na segunda-feira (23), os economistas reduziram as estimativas do IPCA para 4,65%, ante 4,75% apresentado na mediana das projeções da semana anterior.

PIB

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro foi estimado em US$ 2,13 trilhões em 2023, ultrapassando o Canadá, com PIB previsto de US$ 2,12 trilhões. O avanço no ranking acontece após o órgão revisar o crescimento do PIB do País para este ano de 2,1% para 3,1%.

“A revisão em alta para 2023 desde julho reflete um crescimento mais forte do que o esperado no Brasil, impulsionado pela agricultura dinâmica e serviços resilientes no primeiro semestre de 2023″, afirma o FMI. O relatório ainda cita que o consumo também permaneceu forte, apoiado por medidas de estímulo fiscal.

De acordo com o relatório Focus divulgado na segunda-feira (23), a projeção para o PIB ficou em 2,90%, ante 2,92% apresentado na mediana das projeções da semana anterior.

Mercado acionário e câmbio

Na segunda-feira (16), o Ibovespa fechou em alta, com o avanço do minério de ferro na China beneficiando as ações da Vale, enquanto os papéis do GPA dispararam com a perspectiva de a varejista embolsar 790 milhões de reais. O índice Ibovespa teve alta de 0,67%, a 116.533,85 pontos. O volume financeiro somou R$ 17,1 bilhões.

Na terça-feira (17), o Ibovespa fechou em queda, conforme dados econômicos norte-americanos corroboraram o cenário de juros elevados por mais tempo nos Estados Unidos e o conflito entre Israel e Hamas continuou freando o apetite a risco global. O índice Ibovespa teve queda de 0,54%, a 115.908,43 pontos. O volume financeiro somou R$ 21,2 bilhões.

Na quarta-feira (18), o Ibovespa fechou em queda, pressionado pelo tombo das ações da Vale e por preocupações persistentes com os potenciais desdobramentos do conflito entre Israel e o Hamas, em meio a um clima já tenso diante da possibilidade de juros mais altos por mais tempo nos Estados Unidos. O índice Ibovespa teve queda de 1,6%, a 114.059,64 pontos. O volume financeiro somou R$ 49,2 bilhões.

Na quinta-feira (19), o Ibovespa fechou em queda, quase perdendo o patamar dos 114 mil pontos nos ajustes finais, pressionado particularmente pelo declínio das ações da Vale, enquanto a alta dos papéis de Itaú Unibanco e Equatorial forneceu algum contrapeso. O índice Ibovespa teve queda de 0,05%, a 114.004,3 pontos. O volume financeiro somou R$ 22 bilhões.

Na sexta-feira (20), por volta das 12h00, o índice Ibovespa operava em queda de 0,99%, a 112.872,35 pontos. Pressionado principalmente pela queda das ações da Vale e da Petrobras, em dia também negativo em praças acionárias no exterior, sem trégua nas preocupações com a tensão no Oriente Médio e o cenário de juros nos Estados Unidos. Ao final do dia, o índice Ibovespa fechou em queda de 0,74%, a 113.155,28 pontos. O volume financeiro somou R$ 24 bilhões.

O dólar operava em queda na sexta-feira (20), por volta das 12h00, o dólar registrava queda de 0,26%, cotado a R$ 5,0399 na venda. O dólar à vista passa por correção técnica e perdeu força diante da queda do índice DXY do dólar ante seis moedas rivais e dos juros dos Treasuries.

O dólar comercial encerrou a sexta-feira (20) cotado a R$ 5,0313, novamente acompanhando o noticiário externo, onde a moeda norte-americana perdeu força na esteira da queda dos rendimentos dos Treasuries, com investidores buscando a segurança dos títulos dos EUA em meio a temores com a ampliação do conflito no Oriente Médio.

FONTES

G1 | UOL | CBN | Valor Invest | Estadão | IN | Infomoney | Seu Dinheiro | Agência Brasil | Veja | Reuters | Terra | R7 | CNN | Valor | TC | Mais Retorno | Agência Senado | Invest News | Estadão | O Globo | Folha de S.Paulo

Research Matarazzo & Cia. Investimentos
matarazzo-cia.com/blog/
23/10/2023