Cenário Econômico Internacional – 22/07/2022

Cenário Econômico Internacional – 22/07/2022

Cenário Econômico Internacional – 22/07/2022 1200 800 Research Matarazzo & Cia. Investimentos

Confira os destaques do Cenário Internacional desta semana:

Chefes das Finanças do G20 chegam a consenso sobre segurança alimentar

Os chefes das finanças do Grupo das 20 maiores economias se comprometeram no sábado (16) a lidar com a insegurança alimentar global e o aumento da dívida, mas fizeram poucos avanços políticos em meio a divergências sobre a guerra russa na Ucrânia durante a reunião de dois dias na Indonésia.

Com as dúvidas crescentes sobre a eficácia do G20 em tratar dos principais problemas mundiais, a secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, disse que as divergências têm impedido os ministros das Finanças e os banqueiros centrais de emitir um comunicado formal, mas que o grupo tem um “forte consenso” sobre a necessidade de enfrentar o agravamento da crise de segurança alimentar.

Em vez disso, a anfitriã Indonésia emitirá uma declaração. A ministra das Finanças, Sri Mulyani Indrawati, disse que a maioria dos tópicos foi acordada por todos os membros, exceto por declarações particulares sobre a guerra na Ucrânia. Ela descreveu isso como o “melhor resultado” que o grupo poderia ter alcançado nesta reunião.

Os países ocidentais têm aplicado sanções rigorosas contra a Rússia, que diz estar realizando uma “operação militar especial” na Ucrânia. Outras nações do G20, como China, Índia e África do Sul, têm sido mais discretas em sua resposta.

“Este é um momento desafiador, porque a Rússia faz parte do G20 e não concorda com o resto de nós sobre como caracterizar a guerra”, disse Yellen, enfatizando que o desacordo não deve impedir o progresso em questões globais urgentes.

O ministro das Finanças da Rússia participou virtualmente da reunião, enquanto seu vice compareceu pessoalmente. O ministro das Finanças da Ucrânia dirigiu-se à sessão virtualmente e pediu por “sanções direcionadas mais severas”.

O G20 criará um fórum conjunto entre os ministros das Finanças e da Agricultura para tratar da questão de alimentos e fertilizantes. Um fórum semelhante foi criado para os ministros das Finanças e da Saúde visando a preparação para a pandemia.

Analistas disseram que o fracasso em chegar a um consenso sobre o comunicado reflete a fraqueza do outrora poderoso grupo econômico.

“Estamos em um momento sem rumo na economia mundial, com o G20 paralisado pela guerra de Putin e o G7 incapaz de liderar sobre bens públicos globais”, disse Kevin Gallagher, que dirige o Centro de Políticas de Desenvolvimento Global da Universidade de Boston.

Chefe do FMI vê perspectiva global “excepcionalmente incerta” e piora da situação de dívida

A chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, alertou no fim de semana as autoridades do Grupo das 20 principais economias para tomar medidas urgentes para combater a inflação, dizendo que a perspectiva econômica global “excepcionalmente incerta” pode piorar se os preços mais altos persistirem.

Em reunião de autoridades financeiras do G20 na Indonésia, Georgieva disse que o agravamento da guerra da Rússia na Ucrânia aumentou a pressão sobre os preços de commodities e energia, e as condições financeiras globais estão apertando mais do que o esperado.

Ao mesmo tempo, interrupções relacionadas à pandemia e novos gargalos na cadeia de suprimentos continuaram a pesar sobre a atividade econômica.

A pressão estava aumentando em países altamente endividados, e a situação da dívida estava “se deteriorando rapidamente”, disse ela, segundo texto de suas declarações.

ONU pede união de forças contra crise alimentar

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres, apelou à união de forças contra a crise alimentar que ameaça o mundo durante uma cerimônia realizada na Assembleia Geral das Nações Unidas em Nova Iorque (EUA), informa a Telesul.

“Enfrentamos um risco real de fome múltipla este ano. E no próximo ano pode ser ainda pior. Mas podemos evitar essa catástrofe se agirmos agora, se agirmos juntos para elaborar respostas políticas corajosas e coordenadas”, disse Guterres.

O diplomata aconselhou a enfrentar a crise financeira global e desbloquear “com urgência” os recursos disponíveis para aumentar a proteção social.

Da mesma forma, Guterres exortou a incentivar a pequena agricultura, a agricultura familiar e incentivar a autossuficiência.

Por outro lado, o secretário-geral referiu-se à solução do conflito entre a Rússia e a Ucrânia como um dos caminhos para a crise alimentar mundial.

“É possível evitar a crise alimentar se fertilizantes e alimentos da Rússia e da Ucrânia forem permitidos nos mercados mundiais”, disse.

Guterres enfatizou a produção de alimentos e fertilizantes nesses dois países como parte da solução para problemas econômicos, convulsões sociais e níveis recordes de fome.

Nesse sentido, ele lembrou que “o nosso mundo enfrenta uma série de desafios: alterações climáticas, Covid-19, conflitos e aumento da inflação”, num contexto em que “os preços dos alimentos, energia e fertilizantes estão disparando”, acrescentou.

Para sair dessa situação global desafiadora, o secretário-geral enfatizou a necessidade de transformar os sistemas alimentares, usando dietas acessíveis, saudáveis ​​e sustentáveis.

FMI diz que negociações de empréstimo com a Tunísia continuarão nas próximas semanas

O Fundo Monetário Internacional (FMI) disse que suas negociações com as autoridades tunisianas para um acordo sobre um pacote de resgate continuarão “nas próximas semanas”, à medida que o governo tenta evitar um colapso nas finanças públicas.

O FMI disse ter feito “bom progresso” nas negociações com as autoridades sobre um pacote de reformas que o governo está propondo como parte do acordo geral.

Autoridades tunisianas haviam indicado que esperavam chegar a um acerto mais cedo neste ano para tentar garantir 4 bilhões de dólares em assistência financeira.

Os esforços da Tunísia para garantir o apoio do FMI foram adiados por meses devido à turbulência política em Tunes, depois que o presidente Kais Saied tomou o controle do governo e do Parlamento no verão passado (no Hemisfério Norte).

Na próxima semana, Saied realizará um referendo a respeito da proposta de uma nova constituição que formalizará os poderes ampliados assumidos por ele, embora a maioria dos partidos políticos tenha rejeitado a medida.

A Tunísia propôs cortes na massa salarial do setor público, em subsídios e em custos de manutenção de empresas estatais deficitárias.

“As autoridades estão fazendo progressos importantes em sua agenda econômica. Agora é fundamental acelerar a implementação dessa agenda”, disse o Fundo. “A ampla adesão será essencial.”

O FMI já havia indicado que quaisquer reformas incluídas no acordo precisariam do apoio do poderoso sindicato UGTT, que provou ser capaz de paralisar a economia com greves.

No entanto, o sindicato rejeitou as reformas propostas pelo governo até agora e, no mês passado, realizou uma greve dos trabalhadores do setor público reagindo à decisão de Saied de não envolvê-lo na formulação da política econômica.

Mercado acionário dos EUA e câmbio ao longo da semana

Na segunda-feira (18), as bolsas de valores de Nova York fecharam em queda, as bolsas chegaram a abrir em alta, mas não se sustentaram, com piora na reta final, em meio a indicadores e notícias que apontam para perda de impulso da economia dos Estados Unidos. Além disso, a temporada de balanços continuou bastante no foco dos investidores. O índice Dow Jones teve queda de 0,69%, a 31.072,61 pontos. O índice S&P 500 teve queda de 0,84%, a 3.830,85 pontos. E o índice Nasdaq teve queda de 0,81%, a 11.360,05 pontos.

Na terça-feira (19), as bolsas de valores de Nova York fecharam em alta, investidores continuavam a monitorar balanços, até agora em temporada mista, mas houve espaço para ganhos generalizados pelos setores, com a perspectiva de uma alta de 75 pontos-base pelo Federal Reserve, não de 100 pontos-base como chegou a se especular nos mercados, ajudando a tomada de risco. O índice Dow Jones teve alta de 2,43%, a 31.827,05 pontos. O índice S&P 500 teve alta de 2,76%, a 3.936,69 pontos. E o índice Nasdaq teve alta de 3,11%, a 11.713,15 pontos.

Na quarta-feira (20), as bolsas de valores de Nova York fecharam em alta, com o Nasdaq, índice focado em tecnologia, registrando ganho de 1,6%, depois que investidores interpretaram balanços animadores como sinais positivos para a economia e se mantiveram cautelosos com a inflação e mais aumentos dos juros pelo Banco Central norte-americano. O índice Dow Jones teve alta de 0,15%, a 31.874,84 pontos. O índice S&P 500 teve alta de 0,59%, a 3.959,90 pontos. E o índice Nasdaq teve alta de 1,58%, a 11.897,65 pontos.

Na quinta-feira (21), as bolsas de valores de Nova York operavam em alta, os participantes do mercado continuam aguardando ansiosamente a reunião do Federal Reserve na próxima semana, ao fim da qual os formuladores de política monetária devem aumentar a taxa de juros em 75 pontos-base para conter a inflação nas alturas. Por volta das 13h50, o índice Dow Jones registrava alta de 0,080%, a 31.900,23 pontos. O índice S&P 500 registrava alta de 0,59%, a 3.983,44 pontos. E o índice Nasdaq registrava alta de 0,76%, a 1,05%, a 12.570,74 pontos.

DÓLAR

Fechando a semana, na sexta-feira 15.07.22 – O dólar comercial encerrou a sexta-feira (15) cotado a R$ 5,4049 com queda de 0,52%. Acompanhando arrefecimento da moeda norte-americana no exterior depois de um salto recente, embora continuasse a caminho de forte ganho semanal em meio a preocupações com possível recessão global.

Na segunda-feira (18) – O dólar à vista registrou alta de 0,39%, cotado a R$ 5,4257 na venda. A piora no mercado internacional ao longo da tarde voltou a pesar e fez o dólar encerrar o dia com valorização, após queda significativa durante a manhã. O dólar oscilou entre R$ 5,4287 na máxima e R$ 5,3535 na mínima.

Na terça-feira (19) – O dólar à vista registrou queda de 0,10%, cotado a R$ 5,4202 na venda. Defendendo a linha dos 5,40 reais e anulando quase toda a baixa de mais cedo, conforme a moeda norte-americana também deixou as mínimas do dia ante rivais no exterior, numa evidência do sentimento ainda inclinado a ativos seguros. O dólar oscilou entre R$ 5,4313 na máxima e R$ 5,3665 na mínima.

Na quarta-feira (20) – O dólar à vista registrou alta de 0,74%, cotado a R$ 5,4605 na venda. Conforme investidores foram às compras estimulados pela recuperação global da moeda norte-americana na véspera de uma importante decisão de juros. O dólar oscilou entre R$ 5,4708 na máxima e R$ 5,3911 na mínima.

Na quinta-feira (21) – Por volta das 13h55, o dólar operava em alta de 0,80% cotado a R$ 5,504 na venda. O dólar passava a subir na quinta-feira (21) e chegou a se aproximar da marca de 5,50 reais em meio a negociações voláteis, com participantes do mercado digerindo a decisão de política monetária do Banco Central Europeu (BCE), que aumentou suas taxas de juros pela primeira vez em mais de uma década.

Argentina se afoga em falta de organização econômica e indecisão governamental

A situação na Argentina, que já não era das melhores, piorou nas últimas semanas. A consagração de uma crise foi a renúncia de Martin Guzmán, Ministro da Economia. Essa decisão escancarou a disputa política entre o presidente Alberto Fernández e a vice Cristina Krichner. Com a crise interna, a inflação ultrapassa os 60%, a moeda está em desvalorização recorde e há uma forte remarcação de preços no comércio. Nos últimos dias, os argentinos fizeram compras por medo das mudanças nos valores dos produtos. “Os preços já haviam aumentado 15% há algumas semanas, agora sobem 20% e os importados, até 30%”, disse um comerciante local em entrevista à agência de notícias AFP.

Os problemas na Argentina não são de hoje, principalmente no que diz respeito à desvalorização da moeda local, um fenômeno com o qual os argentinos convivem há décadas. Em março, o país registrou a maior inflação mensal em 20 anos, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística e Censo (Indec). Um número alto como esse não acontecia desde 2002. Para os especialistas, o que explica o aprofundamento da crise está associado às diferenças políticas entre o presidente Alberto Fernández e Cristina Kirchner.

“Nessas últimas semanas, o que agravou a crise é a briga entre a Cristina e o Alberto”, explica o analista de inteligência da FGV Leonardo Paz. Segundo ele, “a vice tem tentado se descolar do presidente, colocando a estratégia econômica proposta por ele como equivocada e problemática”. Paz diz que essa jogada de Cristina é pensando nas eleições que acontecem em 2023. “Ela olha para um cenário em que fique forte e o Fernández enfraquecido”. Para o coordenador de pós-graduação em relações institucionais e governamentais do Mackenzie Márcio Coimbra, a troca de ministro “mostra que o caminho que a Argentina vai começar a seguir é em direção às teses de Cristina”. Ele acrescenta dizendo que isso fará com que haja uma inflação maior e gere insegurança. “Vai ter um problema sério na economia de falta de recurso e aumento da inflação”, diz.

Entretanto, apesar de ser aliada de Cristina, Silvina Batakis, que assumiu o Ministério da Economia, informou nesta semana que pretende seguir os passos que o antigo dono do cargo tinha traçado. “Estamos convencidos de que o rumo da Argentina tem a ver com a gestão fiscal de nossas contas, com seguir o programa econômico que o presidente veio marcando” e “conseguir que a Argentina tenha mais exportações e revalorizar da nossa moeda”, declarou Batakis em seu primeiro encontro com jornalistas, durante o qual não admitiu perguntas. Nesta semana, como uma das suas primeiras medidas, ela ressaltou que vai cumprir, sem alterações, o acordo do país com o Fundo Monetário Internacional (FMI). Para Coimbra, um dos maiores problemas dos argentinos, é o fato de que eles possuem “uma economia desarrumada”. Paz acrescenta que a indefinição também interfere, porque você tem uma briga interna que não caminha “nem para um lado nem para o outro” o que faz com que fique complicado “ter uma ação resoluta para resolver a crise”.

EUA e aliados não podem permitir que China domine matérias-primas e tecnologias, diz Yellen

A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, pedirá na terça-feira (19) laços comerciais mais profundos entre aliados para fortalecer suas cadeias de suprimentos, combater a inflação e frustrar as “práticas comerciais desleais” da China e seus esforços para dominar os principais mercados de matérias-primas e tecnologias.

Yellen fará os comentários em um discurso em Seul após visitar as instalações da gigante da tecnologia sul-coreana LG Corp. durante a etapa final de sua visita de 11 dias à região.

“Nós não podemos permitir que países como a China usem sua posição de mercado em matérias-primas, tecnologias ou produtos importantes para desestabilizar nossa economia e exercer influência geopolítica indesejada”, dirá Yellen, segundo trechos divulgados pelo Departamento do Tesouro.

Em vez disso, Yellen dirá, os Estados Unidos e aliados como a Coreia do Sul devem se concentrar em diversificar suas cadeias de suprimentos para depender mais de parceiros comerciais confiáveis, fortalecendo a resiliência econômica e reduzindo os riscos.

De acordo com os trechos das declarações, Yellen dirá que isso sustentaria o dinamismo e o crescimento da produtividade que acompanham a integração econômica, ao mesmo tempo em que ajudaria a isolar os cidadãos dos Estados Unidos e da Coreia do Sul dos aumentos de preços causados por riscos geopolíticos.

As potências ocidentais correram para acabar com sua dependência excessiva da China como principal fornecedor desde o início da pandemia da Covid-19, que expôs a fragilidade das cadeias de suprimentos globais e expôs lacunas nas capacidades domésticas em setores-chave.

Yellen dirá que a pandemia e a guerra da Rússia na Ucrânia – ações que Moscou chama de “uma operação militar especial”, deixaram clara a necessidade de abordar as vulnerabilidades da cadeia de suprimentos e trabalhar para reduzir os congestionamentos e a escassez que elevaram os preços em todo o mundo.

Presidente da Microsoft vê ‘nova era’ de estagnação da força de trabalho

As empresas dos Estados Unidos estão enfrentando uma “nova era” na qual menos pessoas entram no mercado de trabalho e a pressão nas empresas para salários mais altos pode se tornar permanente, disse o presidente da Microsoft, Brad Smith, em entrevista à Reuters.

Smith destacou uma fonte do que chamou de a “maior turbulência econômica” atual. Em seu escritório, em Redmond, Washington, ele foi até um dispositivo de tela sensível ao toque do tamanho de uma parede e abriu uma série de gráficos, mostrando como o crescimento populacional caiu nos EUA, Europa, China e Japão.

A tendência, desde 1950, de cerca de 5 milhões de pessoas expandindo a população em idade ativa dos EUA a cada cinco anos mudou. A alteração começou no período entre 2016 e 2020, quando o crescimento desacelerou para 2 milhões, e agora está desacelerando ainda mais, disse Smith no final da semana passada, citando dados da ONU.

“Isso ajuda a explicar parte do motivo pelo qual você pode ter baixo crescimento e escassez de mão de obra ao mesmo tempo. Simplesmente não há tantas pessoas na força de trabalho”, disse Smith, que supervisiona a empresa de quase 2 trilhões de dólares.

Executivos como Mark Zuckerberg, presidente-executivo da Meta, controladora do Facebook, recentemente mostraram preocupações com a economia. Zuckerberg alertou que os EUA podem enfrentar “uma das piores crises que vimos na história recente”, embora Smith tenha dito que seria prematuro declarar uma recessão como inevitável.

Diante da competição por mão de obra, a Microsoft recentemente aumentou os salários de funcionários ao mesmo tempo em que desacelerou as contratações, disseram empregados da empresa. A companhia também reduziu uma pequena porcentagem de postos em movimento atrelado ao início de seu ano fiscal.

Negócios da Microsoft, como venda de ferramentas de produtividade, serviços em nuvem e tecnologia com inteligência artificial, os quais empresas podem precisar em uma crise, preparam a empresa para enfrentar os desafios econômicos, disse Smith.

O crescimento populacional tornou-se um tema quente na indústria de tecnologia, com o presidente-executivo da Tesla, Elon Musk, dizendo que as taxas de natalidade são muito baixas para sustentar os EUA.

Musk recentemente foi pai de gêmeos, tornando-o pai de nove filhos no total, informou o Insider este mês.

Smith disse que concordou com Musk “talvez no problema. Não estou recomendando a mesma solução”.

Fed deve subir juros em 75 pb neste mês, segundo WSJ

O Federal Reserve (Fed, Banco Central dos EUA) deve realizar mais uma elevação de juros de 0,75% no fim deste mês, de acordo com Nick Timiraos, do Wall Street Journal.

Tudo indica que o Fed se posicionará contra um aumento de 100 pontos-base, apesar de um robusto relatório de IPC em junho.

Timiraos, jornalista bastante acompanhado quando o assunto é o Banco Central americano, é o principal correspondente de economia do Wall Street Journal. Antes da decisão de juros do Fed em junho, os mercados reagiram a uma matéria sua dizendo que o Fed elevaria as taxas em 75 pb.

A reportagem de Timiraos está em linha com os comentários recentes das autoridades monetárias dos EUA.

“Não é recomendável exagerar nos juros. Um aumento de 75 pontos-base, pessoal, é enorme. Não se pode dizer que, por não optarmos por aumento de 100, não estejamos fazendo o nosso trabalho”, disse o dirigente do Fed, Christopher Waller, na semana passada.

“Sabíamos que esse relatório de inflação não seria nada bom, e acabou acontecendo. Foi pior do que pensávamos”, acrescentou Waller, antes de prosseguir: “não queremos estabelecer nossa política com base em um dado pontual, isso é fundamental”.

O Fed não realiza um aumento de 1 ponto percentual nos juros desde que começou a usar a taxa dos fundos federais como instrumento de política monetária no início da década de 1990.

Jonathan Pingle, economista-chefe do UBS para os EUA, também espera que o Fed eleve os juros em 0,75% em sua próxima reunião deste mês. Mesmo assim, ele reconhece que a porta está abertura para um aumento surpresa de 1 ponto nas taxas.

“Ninguém descartou um aumento de 100 pb, e Waller indicou que isso pode estar sobre a mesa para discussão durante a reunião de julho do Fomc [comitê de política monetária dos EUA]. Depois que a projeção da reunião de junho do Fomc ter vindo através da imprensa, os analistas e participantes do mercado acompanharão de perto qualquer mudança nas projeções de julho por parte do comitê. Nosso cenário básico é que o Fomc subirá os juros em 75 pb na reunião de julho, em parte porque esperávamos um grande avanço no IPC nesta semana”’, disse Pingle a clientes em nota.

“No entanto, não acreditamos que o IPC divulgado eleve as chances de um aumento de 100 pb nos juros na reunião de julho”, concluiu.

Nova Constituição do Chile deve recriar a previdência para todos

O povo do Chile está prestes a exorcizar mais uma herança da sangrenta ditadura militar que massacrou milhares de pessoas e a seguridade social no final do século 20, submetendo a previdência dos trabalhadores ao lucro do capital financeiro.

A Convención Constitucional, integrada por representantes eleitos pela população em todo o país, com paridade de gênero e representantes inclusive de povos originários como os quechua e os mapuche, apresentou a proposta de nova Constituição no dia 4 de julho. Ela ainda será votada em plebiscito nacional que acontecerá em setembro deste ano.

A nova Constituição propõe que toda pessoa chilena terá direito à seguridade social regida pelos princípios de universalidade, solidariedade, integralidade, igualdade, unidade, sustentabilidade. Deverá garantir a cobertura à velhice, enfermidade, incapacidade para o trabalho, maternidade, desemprego, acidentes de trabalho.

A seguridade social deverá ser garantida com recursos públicos e por contribuições obrigatórias dos empregadores e dos trabalhadores, que elegerão representantes para participar da gestão da seguridade social.

Os princípios e a forma de financiamento são muito parecidos com os da seguridade social brasileira.

Se aprovada, o Chile será mais um país a reverter a privatização da previdência social feita na década de 1980, por orientação de organismos internacionais como o FMI e Banco Mundial. Naquela década, 30 países da América Latina e do Leste europeu privatizaram seus sistemas de previdência, com consequências catastróficas para os trabalhadores. Pelo menos 20 deles já restabeleceram a previdência pública.

No Chile, a contribuição dos empregadores foi abolida e os trabalhadores passaram e ser obrigados a contribuir individualmente para uma Administradora de Fundos de Pensão (AFP) privada, que cobra altas taxas de administração e devolve benefícios irrisórios. 60% dos chilenos não conseguem poupar o suficiente para se aposentar, devido aos baixos salários e a longos períodos de desemprego. Daqueles que têm alguma poupança nas AFP, 80% se aposentam com menos de um salário mínimo e 45% com benefícios abaixo da linha de pobreza. A situação ficou tão grave que o governo chileno teve de criar um benefício de assistência social aos idosos mais pobres, com recursos públicos.

Seis AFP monopolizam o mercado. Três delas, de capital estadunidense, controlam 75% do mercado. Segundo a Superintendência de Pensiones, 48,5% de toda a poupança previdenciária dos trabalhadores chilenos é investida no exterior. As AFP são altamente lucrativas, sugam recursos da população do Chile para investir na Europa, Estados Unidos, Canadá e outros países ricos. A pobreza do idoso chileno paga a festa do capital financeiro internacional.

Durante décadas, o modelo de previdência chileno era o paradigma para os economistas neoliberais, que se preocupam com a lucratividade dos investidores e desprezam as agruras da população. O modelo neoliberal, baseado na poupança individual, sem mutualismo entre os trabalhadores e sem contribuições patronais, se revelou um fracasso monumental para a população e um sucesso estrondoso para o capital financeiro.

A Convención Constituinte é resultante do forte movimento “No Más AFP” que a partir de 2013 tomou as ruas com centenas de milhares de manifestantes capitaneados por sindicatos e organizações populares. A partir de 2019 milhões de chilenos ocuparam ruas e praças para protestar contra as condições de vida e reivindicar mudanças, no que foram duramente reprimidas pelos militares e pelas forças de segurança comandadas pela elite econômica.

Disputa entre Twitter e Musk vai para julgamento em outubro

Um juiz dos EUA ordenou que o processo do Twitter contra Elon Musk fosse a julgamento em outubro, um golpe para o homem mais rico do mundo que pediu um adiamento.

Musk desistiu de sua oferta de US$ 44 bilhões para comprar o Twitter no início de julho, levando a empresa a processá-lo.

O Twitter espera que o tribunal ordene que Musk conclua a aquisição pelo preço acordado de US$ 54,20 por ação.

O bilionário da tecnologia acusou o Twitter de reter informações sobre contas falsas.

Sua equipe jurídica pediu que o julgamento seja realizado no início do próximo ano devido às suas complexidades, mas o Twitter pediu uma data para setembro.

Na terça-feira (19), um juiz do estado de Delaware concordou com a empresa e disse que um atraso no julgamento lançaria uma “nuvem de incerteza”.

“O atraso ameaça danos irreparáveis”, disse a chanceler Kathaleen St Jude McCormick. “Quanto maior o atraso, maior o risco.”

O processo acusou Musk de uma “longa lista” de violações antes da possível fusão e argumentou que ele havia “lançado uma mortalha” sobre a empresa.

Na audiência na terça-feira (19), o principal advogado do Twitter, William Savitt, disse que a incerteza contínua sobre se a aquisição iria adiante ou não “inflige danos ao Twitter todos os dias”.

Existe uma teoria de que Musk ainda quer comprar o Twitter, ele está apenas tentando derrubar o preço.

Se for esse o caso, seus advogados são jogadores de pôquer espetacularmente bons.

A equipe jurídica de Musk queria que esse julgamento acontecesse no próximo ano.

Eles alegaram que precisavam de mais tempo para vasculhar os dados das contas de spam. Claramente, porém, essa também é uma estratégia de paralisação.

Inflação canadense salta para 8,3%, marcando nova alta de quatro décadas

A Statistics Canada anunciou esta manhã que o índice de preços ao consumidor saltou para 8,1% ano a ano em junho, após um ganho de 7,7% em maio, e marcando a maior mudança anual desde 1983.

Em uma base mensal, o IPC subiu 0,7% em junho, após um aumento de 1,4% em maio. Em base mensal com ajuste sazonal, o IPC subiu 0,6%.

Os aumentos de preços permaneceram amplos, com sete dos oito componentes principais subindo 3% ou mais, com a maior aceleração devido ao preço mais alto da gasolina. Na comparação anual, os consumidores pagaram 54,6% a mais pela gasolina em junho, após um aumento de 48,0% em maio.

O índice de preços ao consumidor subiu significativamente mais rápido do que os salários por hora, que aumentaram 5,2% nos 12 meses até junho, o que significa que, em média, os canadenses estão ficando mais pobres.

No entanto, os dados de inflação em brasa foram ligeiramente inferiores ao aumento de preços esperado pelos economistas, que previam um salto para 8,3%.

Mas a inflação permanece em uma nova alta de 40 anos, levantando o caso de mais uma mudança de 100 bps nos juros do Banco do Canadá em setembro, enquanto busca combater com força a inflação fora de controle, mesmo que isso signifique arriscar uma recessão.

Em 13 de julho, o Banco Central do Canadá chocou os mercados com uma alta de 100 bps, elevando a taxa de referência em um ponto percentual para 2,5%. O Banco do Canadá elevou sua principal taxa de empréstimo overnight quatro vezes este ano em uma tentativa de controlar a inflação, com analistas esperando que as taxas estejam acima de 3% no final do ano.

Financiamento imobiliário despenca nos EUA com aumento de juros e inflação

Os pedidos de financiamento imobiliário nos EUA atingiram o menor nível em 22 anos na semana passada, em um sinal de que a disparada da inflação e preocupações com uma possível crise econômica podem estar afetando a demanda do setor.

O volume de solicitações de hipoteca durante a semana encerrada em 15 de julho registrou uma queda de 6,3%, com ajuste sazonal, em comparação com a semana anterior, de acordo com uma pesquisa divulgada pela MBA, associação de banqueiros hipotecários. O índice de compras com ajuste sazonal da MBA, que mede as solicitações de financiamento imobiliário nos EUA, em particular, sofreu um declínio de 7%.

“A atividade de compra recuou tanto para empréstimos convencionais quanto governamentais, pois a piora na perspectiva econômica, a alta inflação e os persistentes desafios de acessibilidade estão impactando a demanda dos compradores”, disse Joel Kan, vice-presidente de economia e previsão industrial da MBA.

Kan disse ainda que o declínio também está em linha com uma desaceleração na atividade das construtoras, ocasionada pela menor demanda de compradores, escassez de materiais de construção e disparada de custos.

Ao mesmo tempo, as taxas de financiamento estão subindo, por conta do aumento dos custos do crédito em toda a economia, ocasionado pelo recente aperto monetário do Federal Reserve (Fed, Banco Central dos EUA).

A taxa média do contrato de financiamento para 30 anos com juros fixos e saldo de até US$ 647.200 subiu de 5,74%, na semana anterior, para 5,82%. A mesma taxa para hipotecas com saldos maiores que US$ 647.200 também saltou de 5,25% para 5,31%.

A demanda por refinanciamento, que tende a reagir mais a movimentos dos juros, caiu 4%, atingindo seu patamar mais baixo desde 2000. Agora está 80% abaixo da mesma semana do ano passado.

“Como a maioria das taxas de financiamento estão mais de dois pontos percentuais acima do nível do ano passado, a demanda por refinanciamentos não para de despencar”, concluiu Kan.

Mercado acionário europeu

Na segunda-feira (18), as bolsas europeias fecharam em alta, depois de notícia de que a russa Gazprom declarou força maior em alguns fornecimentos de gás para a Europa, o que alimentou preocupações sobre uma crise de energia no continente. Alentadas por sinais da China, muito embora ainda paire na cabeça dos investidores preocupações em relação à política monetária do Banco Central Europeu (BCE) nesta semana. O índice pan-europeu Stoxx 600 teve alta de 0,93%, a 417,63 pontos. Na bolsa de Paris, o índice CAC 40 teve alta de 0,93%, a 6.091,91 pontos. Em Frankfurt o índice DAX teve alta de 0,74%, a 12.959,81 pontos. O índice PSI 20 de Lisboa teve alta de 0,90%, a 5.967,63 pontos. Em Madri, o IBEX 35 teve alta de 0,22%, a 7.963,10 pontos. O índice FTSE 100 teve alta de 0,90%, a 7.223,24 pontos.

Na terça-feira (19), as bolsas europeias fecharam em alta, com os investidores na expectativa pela decisão monetária do Banco Central Europeu (BCE) na próxima quinta-feira (21). Na data, o BCE deve decidir por um aumento histórico nas taxas de juros na zona do euro, o primeiro em 11 anos, em razão do recrudescimento da inflação ao consumidor no continente. O índice pan-europeu Stoxx 600 teve alta de 1,38%, a 423,41 pontos. Na bolsa de Paris, o índice CAC 40 teve alta de 1,79%, a 6.201,22 pontos. Em Frankfurt o índice DAX teve alta de 2,69%, a 13.308,41 pontos. O índice PSI 20 de Lisboa teve alta de 0,15%, a 5.976,55 pontos. Em Madri, o IBEX 35 teve alta de 2,03%, a 8.125,10 pontos. O índice FTSE 100 teve alta de 1,01%, a 7.296,28 pontos.

Na quarta-feira (20), as bolsas europeias fecharam em queda, na véspera da reunião em que o Banco Central Europeu (BCE) deve subir juros pela primeira vez em mais de uma década. A possibilidade de racionamento de gás natural na União Europeia imprimiu cautela aos negócios, também de olho na crise política na Itália. O índice pan-europeu Stoxx 600 teve queda de 0,21%, a 422,51 pontos. Na bolsa de Paris, o índice CAC 40 teve queda de 0,27%, a 6.184,66 pontos. Em Frankfurt o índice DAX teve queda de 0,20%, a 13.282,00 pontos. O índice PSI 20 de Lisboa teve queda de 0,60%, a 5.940,52 pontos. Em Madri, o IBEX 35 teve queda de 1,18%, a 8.028,90 pontos. O índice FTSE 100 teve queda de 0,44%, a 7.264,31 pontos.

Na quinta-feira (21), as bolsas europeias fecharam mistas, após a decisão de juros do Banco Central Europeu (BCE) e a renúncia do primeiro-ministro italiano, Mario Draghi, que agrava o cenário de instabilidade política na Itália. O índice pan-europeu Stoxx 600 teve alta de 0,44%, a 424,39 pontos. Na bolsa de Paris, o índice CAC 40 teve alta de 0,27%, a 6.201,11 pontos. Em Frankfurt o índice DAX teve queda de 0,27%, a 13.246,64 pontos. O índice PSI 20 de Lisboa teve queda de 0,94%, a 5.884,58 pontos. Em Madri, o IBEX 35 teve queda de 0,20%, a 8.012,70 pontos. O índice FTSE 100 teve alta de 0,085%, a 7.270,51 pontos.

Italianos pedem que Draghi supere crise política e permaneça no cargo

Prefeitos, organizações empresariais e líderes sindicais da Itália pediram ao primeiro-ministro Mario Draghi no fim de semana que repensasse sua decisão de renunciar, alertando que a estabilidade do país endividado estava em risco.

Draghi apresentou sua renúncia na semana passada depois que um dos partidos de sua ampla coalizão, o Movimento 5 Estrelas, se recusou a apoiar o governo em uma moção de confiança parlamentar.

O presidente da Itália, Sergio Mattarella, rejeitou a renúncia e pediu que ele falasse no parlamento na próxima semana, esperando encontrar um consenso para evitar eleições antecipadas em um momento de tumulto internacional e tensão econômica.

Draghi ganhou confortavelmente uma moção de confiança sobre medidas destinadas a aliviar o alto custo de vida para famílias e empresas. Mas ele disse que sem o apoio total de todos os seus parceiros, seu governo de unidade nacional não poderia continuar.

O populista 5 Estrelas, dividido por cisões internas, diz que não se retirou da coalizão, mas pediu a Draghi que dê ao grupo garantias de que ele aprovará suas prioridades políticas, como um salário mínimo.

“Não podemos compartilhar a responsabilidade do governo se não houver certeza sobre as questões que destacamos”, disse o líder do 5 Estrelas Giuseppe Conte no Facebook.

Uma fonte do gabinete do primeiro-ministro disse que Draghi não se curvaria a nenhum “ultimato” e continua determinado a renunciar.

Mas ele enfrentou pressão para mudar de ideia em meio a alertas de que a Itália arriscaria perder bilhões de euros em fundos de recuperação pós-pandemia da União Europeia e teria dificuldades para conter os crescentes custos de energia sem um governo totalmente funcional.

Os prefeitos de 110 cidades italianas, incluindo as 10 principais áreas metropolitanas, disseram em uma carta aberta que estão acompanhando a turbulência com “incredulidade e preocupação” e pediram que todos os lados mostrassem responsabilidade.

“Nós, prefeitos, que somos chamados todos os dias para administrar e resolver os problemas que afligem nossos cidadãos, pedimos a Mario Draghi que vá em frente e explique ao parlamento as boas razões pelas quais o governo deve continuar”, escreveram.

Uma série de associações industriais, agrícolas e comerciais também divulgou declarações pedindo ao governo que continue, enquanto o chefe do maior sindicato da Itália disse que a estabilidade é essencial.

Saunders diz que juros do Banco Central britânico podem superar 2% no próximo ano

O membro do Banco Central britânico Michael Saunders, que defende um aumento maior da taxa de juros do que a maioria de seus colegas, disse que os juros poderiam chegar a 2% ou mais durante o próximo ano, a fim de conter as expectativas de inflação após o recente aumento dos preços.

O Banco da Inglaterra aumentou os juros cinco vezes desde dezembro ao tentar impedir que o aumento da inflação se instale na economia do Reino Unido, e deve aumentar a taxa novamente em sua reunião de agosto – que será a última de Saunders.

Ele alertou que pode ser mais difícil conter as pressões sobre os preços do que projeta o Banco Central graças ao declínio da taxa de crescimento potencial do Reino Unido, o que significa que a economia não pode mais crescer tão rapidamente antes de gerar inflação excessiva.

As previsões do mercado financeiro de que a taxa de juros, atualmente em 1,25%, irá alcançar ou superar 2% durante o próximo ano não são “implausíveis ou improváveis”, acrescentou ele.

Banco Central britânico pode não ter como melhorar competitividade do país, diz membro de comitê do BoE

O Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) pode não ter recursos suficientes para implementar um objetivo extra de manter o Reino Unido como um centro financeiro global competitivo, disse um representante do Banco Central.

O governo britânico deve divulgar nesta semana um projeto de lei para explorar as “liberdades” pós-Brexit a fim de estabelecer suas próprias regras financeiras.

Mas parlamentares sinalizaram ceticismo em dar aos reguladores uma missão secundária de competitividade, temendo que isso possa significar retornar à regulamentação de “toque leve” que terminou com bancos sendo socorridos há mais de uma década.

“Os padrões que o Reino Unido possui atualmente são, eu acho, altamente reconhecidos internacionalmente”, disse Marjorie Ngwenya, escolhida pelo Ministério das Finanças como novo membro externo do Comitê de Regulação Prudencial (PRC, na sigla em inglês) do BoE.

O PRC toma as decisões mais importantes para a Autoridade de Regulação Prudencial (PRA), do BoE, cuja principal prioridade é manter os bancos e seguradoras em boa saúde e proteger os segurados.

“Não estou certa neste momento se a PRA tem recursos suficientes para poder considerar esse novo objetivo”, disse Ngwenya em audiência de confirmação com o Comitê Seleto do Tesouro do Parlamento.

Metade da inflação de junho da zona do euro veio da energia, diz Eurostat

Quase metade da inflação recorde na zona do euro em junho resultou do pico dos preços da energia, disse a agência de estatísticas da União Europeia na terça-feira (10), seguido de alimentos e serviços mais caros.

A Eurostat confirmou sua estimativa anterior de que os preços ao consumidor nos 19 países que compartilham o euro subiram 8,6% em junho na base anual, marcando outro salto recorde após aumentos de 8,1% em maio e 7,4% em abril.

Os preços da energia contribuíram com 4,19 pontos percentuais para a leitura geral anual; alimentos, álcool e tabaco com mais 1,88 ponto; e serviços, com 1,42 pontos, informou a Eurostat.

A maior taxa de inflação anual na zona do euro foi registrada na Estônia, onde os preços subiram 22% em junho. A Lituânia teve uma inflação de 20,5%, a Letônia de 19,2% e a Eslováquia, de 12,6%.

O aumento dos preços foi mais fraco em Malta com 6,1%, na França com 6,5% e na Finlândia com 8,1%. A taxa de inflação na Alemanha foi de 8,2%.

França pagará US$ 10 bilhões para assumir controle total da EDF

O governo da França está oferecendo pagar 9,7 bilhões de euros (9,85 bilhões de dólares) para assumir o controle total da EDF, em um acordo de compra que lhe dá liberdade para administrar a maior operadora de energia nuclear da Europa enquanto enfrenta uma crise de energia que se espalha em todo o continente.

O Ministério das Finanças francês disse em comunicado na terça-feira (19) que o governo oferecerá aos acionistas minoritários da EDF 12 euros por ação, um prêmio de 53% sobre o preço de fechamento em 5 de julho, um dia antes de o governo anunciar sua intenção de nacionalizar totalmente o grupo de energia, que sofre com endividamento.

As ações da EDF, que voltaram a ser negociadas na terça-feira após uma suspensão de uma semana com detalhes pendentes do plano do governo, saltaram 15% para 11,80 euros às 08h36 (horário local).

O Estado francês já possui 84% da EDF, que foi prejudicada por interrupções não planejadas em sua frota nuclear, atrasos e custos excessivos na construção de novos reatores e tetos tarifários de energia impostos pelo governo para proteger as famílias dos preços crescentes da eletricidade.

A guerra na Ucrânia aprofundou a crise no grupo, obrigando-o a comprar eletricidade no mercado a preços historicamente altos e vendê-la a níveis mais baratos para seus concorrentes.

A França disse que a nacionalização da EDF aumentará a segurança de suas reservas de energia enquanto a Europa luta para encontrar alternativas ao fornecimento de gás russo.

O aumento dos preços apertou os fornecedores de energia em toda a Europa e, no início deste mês, a Alemanha decidiu resgatar a Uniper, sua maior importadora de gás russo.

A França, que normalmente estaria exportando eletricidade nesta época do ano, está atualmente importando da Espanha, Suíça, Alemanha e Grã-Bretanha, e a crise de oferta deve piorar neste inverno.

“A nacionalização é, em última análise, a única maneira de salvar a empresa e garantir a produção de eletricidade”, disse Ingo Speich, chefe de sustentabilidade e governança corporativa da Deka Investment, que detém uma pequena participação na EDF. “Este é um passo amargo, mas necessário.”

Com a agência de rating S&P estimando que a dívida da EDF pode chegar perto de 100 bilhões de euros este ano, um detentor de títulos do grupo disse que a proposta de compra é um sinal bem-vindo de apoio do governo.

No entanto, muito mais precisava ser feito para estabilizar o balanço da companhia, acrescentou o detentor dos títulos.

Banco Central da Rússia propõe proibir pequenos investidores de comprar ações estrangeiras

O Banco Central da Rússia propôs proibir russos com participações em valor inferior a 550 mil dólares de comprar ações estrangeiras, como uma medida para proteger os investidores depois que sanções ocidentais os deixaram com bilhões de dólares presos em contas congeladas.

A Rússia teve um boom de investimentos no varejo desde a pandemia de Covid-19, com investidores individuais buscando ganhar dinheiro em meio a um número recorde de IPOs domésticos e baixas taxas de depósito.

Muitos russos também compraram ações estrangeiras usando contas agora congeladas sob sanções ocidentais, impostas depois que a Rússia enviou dezenas de milhares de soldados para a Ucrânia, em 24 de fevereiro.

O vice-presidente do Banco Central do país, Philip Gabunia, disse que mais de 5 milhões de pessoas na Rússia possuem ações estrangeiras em contas congeladas, num valor combinado de mais de 320 bilhões de rublos (5,84 bilhões de dólares).

Novas restrições reforçariam os requisitos para obter status qualificado para comprar ações estrangeiras, disse Gabunia em entrevista coletiva. Além de exigir que os investidores tenham participações no valor de mais de 30 milhões de rublos (550 mil dólares), a mudança também exigiria que eles passassem por um teste de conhecimento.

Forças ucranianas atacam ponte importante no sul ocupado pela Rússia

Forças ucranianas atacaram e danificaram seriamente uma ponte que é fundamental para o abastecimento de tropas russas no sul da Ucrânia, disse uma autoridade regional na quarta-feira (20), quando bombardeios russos mataram civis, incluindo um menino de 13 anos, no país em apuros. nordeste.

Kirill Stremousov, vice-chefe do governo temporário apoiado por Moscou para a região de Kherson, no Sul, controlada pela Rússia, disse que os militares ucranianos atingiram a ponte Antonivskyi, que cruza o rio Dnieper, com mísseis na quarta-feira (20), marcando 11 disparos.

Ele disse em comentários divulgados pela agência de notícias Interfax que a ponte de 1,4 quilômetro (0,9 milhas) sofreu sérios danos, mas não foi fechada ao tráfego. Stremousov disse que as forças ucranianas usaram os lançadores múltiplos de foguetes HIMARS fornecidos pelos EUA, acrescentando que alguns deles foram interceptados pelas defesas aéreas russas.

“A ponte não foi fechada, o tráfego continua, mas a situação é séria”, disse Stremousov, segundo a Interfax.

A ponte é a principal travessia do rio Dnieper, na região de Kherson. Derrubá-lo tornaria difícil para os militares russos continuar fornecendo suas forças na região em meio a repetidos ataques ucranianos.

Gasoduto russo que abastece a Europa retoma operações após manutenção

O gasoduto Nord Stream, que liga a Rússia à Alemanha, retomou as operações na quinta-feira (21) após dez dias de manutenção, disse a empresa de gerenciamento do gasoduto.

Um porta-voz da empresa Nord Stream confirmou que o gasoduto já está em operação novamente, embora não tenha informado se a quantidade de gás fornecida segue sendo a mesma.

O governo alemão temia que o gasoduto não fosse reaberto por Moscou após o período de manutenção, que começou em 11 de julho.

De acordo com os dados enviados pela Gazprom à Gascade, operadora de rede alemã, o gasoduto deverá fornecer 530 GWh durante o dia. Isso seria apenas 30% de sua capacidade, destacou no Twitter o presidente da Agência Alemã de Redes, Klaus Müller.

Esse volume seria dez pontos percentuais menor do que antes das obras.

Citando a ausência de uma turbina em manutenção no Canadá, a Gazprom reduziu sua capacidade de fornecimento através do Nord Stream para 40% em junho.

A gigante russa Gazprom afirmou que não poderia garantir a retomada do fornecimento pelo gasoduto, alegando a ausência da turbina, necessária para operar uma estação de compressão. Berlim argumentou que era um “pretexto” para justificar decisões políticas.

Por sua vez, o presidente russo Vladimir Putin falou sobre as perspectivas do Nord Stream para as próximas semanas. Ele sugeriu que o gasoduto poderia retomar as operações na manhã desta quinta-feira, mas se a Rússia não receber a turbina que falta, funcionará com 20% da capacidade na próxima semana. Disse que uma segunda turbina está prevista para manutenção no final de julho.

BCE eleva juros mais do que o esperado em esforço para combater inflação

O Banco Central Europeu aumentou as taxas de juros mais do que o esperado na quinta-feira (21), com preocupações sobre a inflação desenfreada superando questões envolvendo o crescimento, mesmo enquanto a economia da zona do euro se recupera do impacto da guerra da Rússia na Ucrânia.

O BCE elevou sua taxa de depósito em 0,50 ponto percentual, para zero, indo além de sua própria orientação de um movimento de 0,25 ponto e juntando-se a pares globais no aumento dos custos de empréstimo. Este foi o primeiro aumento de juros pelo banco central da zona do euro em 11 anos.

Encerrando uma experiência de oito anos com taxas de juros negativas, o BCE também aumentou sua principal taxa de refinanciamento para 0,50% e prometeu novos aumentos possivelmente já em sua próxima reunião, em 8 de setembro.

Em entrevista coletiva, a presidente do BCE, Christine Lagarde, respondeu a repetidas perguntas sobre a divergência do BCE em relação a seus planos originais de aperto monetário e sobre como uma nova ferramenta de limite de rendimento se encaixará em seu mandato de combate à inflação.

“A pressão de preços está se espalhando por mais e mais setores”, disse Lagarde. “Esperamos que a inflação permaneça indesejavelmente alta por algum tempo.” Ela listou fatores determinantes por trás disso, incluindo custos mais altos de alimentos e energia e aumentos salariais.

Lagarde disse que as autoridades do BCE decidiram por unanimidade que a “materialização” cada vez mais evidente dos riscos de inflação para a economia, bem como seu acordo para apoiar as nações endividadas, se necessário, justificou o aumento mais intenso que o esperado nos juros.

“Decidimos na balança que era apropriado dar um passo maior para sair das taxas de juros negativas.”

O banco havia orientado durante semanas os mercados a esperarem um aumento de 0,25 ponto, mas fontes próximas à discussão disseram que um aumento de 0,50 ponto estava em jogo pouco antes da reunião, uma vez que indicadores apontavam para uma maior deterioração das perspectivas de inflação.

Com a inflação já se aproximando dos dois dígitos, existe o risco de ela se enraizar acima da meta de 2% do BCE, e qualquer falta de gás durante o inverno deve elevar os preços ainda mais.

Economistas consultados pela Reuters previam um aumento de juros de apenas 0,25 ponto pelo BCE, mas a maioria disse que o banco deveria de fato optar por 0,50 ponto, elevando sua taxa de depósito ante mínima recorde de -0,5%.

Mercado acionário na Ásia

Na segunda-feira (18), as bolsas asiáticas fecharam em alta, lideradas por ganhos em Hong Kong e na China, após um regulador chinês orientar bancos a apoiarem projetos imobiliários de forma a ajudar na recuperação da segunda maior economia do mundo. O índice Xangai teve alta de 1,55%, a 3.278,10 pontos. O índice japonês Nikkei não teve operações devido a feriado. O índice Hang Seng de Hong Kong teve alta de 2,7%, a 20.846,18 pontos. O índice CSI300 teve alta de 1,04%, a 4.292,59 pontos.

Na terça-feira (19), as bolsas asiáticas fecharam mistas, com algumas pressionadas pela fraqueza de Wall Street na segunda-feira (18), enquanto investidores acompanham o desempenho econômico dos EUA e balanços de grandes empresas do país. O índice Xangai teve alta de 0,04%, a 3.279,43 pontos. O índice japonês Nikkei teve alta de 0,65%, a 26.961,68 pontos. O índice Hang Seng de Hong Kong teve queda de 0,89%, a 20.661,06 pontos. O índice CSI300 teve queda de 0,54%, a 4.269,34 pontos.

Na quarta-feira (20), as bolsas asiáticas fecharam em alta, a melhora de sentimento na Ásia veio após as bolsas de Nova York fecharam os negócios de ontem com sólidos ganhos, os maiores em um único dia em mais de três semanas, à medida que investidores em Wall Street reagiram a balanços de grandes empresas dos EUA. O índice Xangai teve alta de 0,77%, a 3.304,72 pontos. O índice japonês Nikkei teve alta de 2,67%, a 27.680,26 pontos. O índice Hang Seng de Hong Kong teve alta de 1,11%, a 20.890,22 pontos. O índice CSI300 teve alta de 0,34%, a 4.283,80 pontos.

Na quinta-feira (21), as bolsas asiáticas fecharam em alta, após o Banco do Japão (BoJ, pela sigla em inglês) mais uma vez deixar sua política monetária inalterada e à espera de que o Banco Central Europeu (BCE) anuncie seu primeiro aumento de juros em mais de uma década. O índice Xangai teve queda de 0,99%, a 3.272,00 pontos. O índice japonês Nikkei teve alta de 0,44%, a 27.803,00 pontos. O índice Hang Seng de Hong Kong teve queda de 1,51%, a 20.574,63 pontos. O índice CSI300 teve queda de 1,11%, a 4.236,06 pontos.

Indonésia tem de exportar 6 milhões de toneladas de óleo de palma até agosto para reduzir estoques

A Indonésia terá que exportar 6 milhões de toneladas de óleo de palma até agosto se quiser reduzir seus crescentes níveis de estoque de volta ao normal, disse uma associação do setor na segunda-feira (18), depois que o governo suspendeu sua taxa de exportação por um mês e meio.

O maior exportador de óleo de palma do mundo anunciou no fim de semana a suspensão da taxa sobre as exportações do óleo vegetal até agosto e ajustou detalhes de taxas progressivas para setembro, em uma tentativa de aumentar os embarques e aliviar os altos níveis de estoque doméstico.

Embora as autoridades tenham removido temporariamente as taxas de exportação, as empresas ainda são obrigadas a realizar alguns pagamentos pelos embarques de óleo de palma.

Os estoques domésticos aumentaram depois que Jacarta impôs uma proibição de exportação de óleo de palma por três semanas entre abril e maio. A retomada das exportações fez pouco para aliviar os estoques, já que as autoridades impuseram desde maio regras de vendas domésticas obrigatórias, conhecidas como obrigação do mercado doméstico (DMO), para reforçar a oferta de óleo de cozinha.

A Associação Indonésia de Óleo de Palma (GAPKI) saudou a isenção da taxa, mas queria que ela fosse complementada com a remoção de DMO, argumentando que a indústria foi severamente prejudicada pela crise de armazenamento, forçando as usinas a limitar as compras de frutos da palma e irritando os agricultores logo antes do pico da safra.

“A coisa mais importante até setembro é limpar os tanques e um fluxo suave de exportação deve ser o foco principal”, disse o secretário-geral do GAPKI, Eddy Martono, à Reuters.

Atualmente, a Indonésia tem cerca de 7 milhões de toneladas de óleo de palma em tanques, inclusive em instalações de armazenamento flutuantes improvisadas, disse ele.

Durante o pico da safra, o país normalmente produz de 3 a 4 milhões de toneladas por mês, o que significa que a redução dos estoques exige “o dobro da quantidade de exportações ou cerca de 6 milhões de toneladas pelo menos até agosto”, disse Eddy.

Funcionários do governo não responderam ao pedido de comentário sobre o pedido do GAPKI de descartar as regras do DMO.

O ministro do Comércio, Zulkifli Hasan, disse na segunda-feira que as autoridades estabelecerão um preço de referência do óleo de palma bruto (CPO) a cada duas semanas, em vez de mensalmente, para que as taxas possam acompanhar os movimentos de preços mais rapidamente, inclusive quando eles caírem, segundo notícias da mídia.

China promete combater riscos do setor imobiliário e de pequenos credores

O regulador bancário da China está se movendo para lidar com os crescentes riscos financeiros decorrentes da queda do mercado imobiliário do país e de vários pequenos bancos enredados em uma crise de liquidez. A Comissão Reguladora de Bancos e Seguros da China disse em comunicado publicado em seu site nesta segunda-feira (18), que pedirá aos bancos que forneçam o crédito de que os desenvolvedores imobiliários qualificados precisam para concluir projetos residenciais inacabados. Também estudará um plano para preencher futuras lacunas de financiamento para esses projetos.

A comissão disse que trabalhará com governos locais e outros reguladores para garantir a entrega de casas depois que proprietários de várias províncias disseram que suspenderiam os pagamentos de hipotecas em casas atrasadas. As entregas domiciliares foram adiadas recentemente em meio às crescentes lacunas de financiamento enfrentadas por muitos promotores imobiliários na China.

No mesmo comunicado, o regulador disse que está trabalhando com outros órgãos governamentais para resolver os riscos associados a cinco pequenos bancos rurais nas províncias chinesas de Henan e Anhui. Os clientes dos bancos foram impedidos de acessar suas economias desde abril.

Após uma investigação de três meses, descobriu-se que o Henan New Wealth Group manipulou os cinco bancos e usou plataformas de terceiros e corretores de fundos para coletar economias públicas, disse a comissão. Também negou que os reembolsos dados na semana passada fossem devidos a um protesto montado por depositantes.

Japão e China reduzem participações em Treasuries para mínimas em vários anos, mostram dados

Japão e China reduziram em maio suas participações em títulos do governo dos Estados Unidos para os menores níveis em vários anos, segundo dados do Departamento do Tesouro dos EUA.

A carteira do Japão composta por Treasuries caiu para 1,212 trilhão de dólares, mínima desde janeiro de 2020, quando o estoque estava em 1,211 trilhão de dólares. Em abril, as participações do Japão estavam em 1,218 trilhão de dólares.

A reserva chinesa de dívida governamental dos EUA também caiu para 980,8 bilhões de dólares em maio, patamar mais baixo desde maio de 2010, quando estavam em 843,7 bilhões de dólares, mostraram dados. Em abril, a China tinha 1,003 trilhão de dólares em títulos do Tesouro norte-americano.

Sri Lanka declara estado de emergência antes da votação do novo presidente

O presidente interino do Sri Lanka, Ranil Wickremesinghe, declarou estado de emergência que entrou em vigor na segunda-feira (18), enquanto o governo interino busca reprimir a agitação antes de uma votação no parlamento no final desta semana para eleger um novo líder.

A nação insular de 22 milhões de pessoas sofreu com a escassez de itens essenciais e longas filas de combustível por meses, enquanto as reservas cambiais diminuíram perto de zero e a inflação atingiu 54,6 por cento em junho.

Wickremesinghe foi empossado como presidente interino na sexta-feira depois que seu antecessor, Gotabaya Rajapaksa, fugiu para o exterior na semana passada após renunciar após meses de protestos em massa contra o colapso econômico do país.

O Parlamento do Sri Lanka se reuniu no sábado para iniciar o processo de eleição de um novo líder que servirá pelo resto do mandato de Rajapaksa. As indicações para a eleição serão ouvidas em 19 de julho, e uma votação deve ocorrer no dia seguinte.

O presidente em exercício decretou o estado de emergência “no interesse da segurança pública, da proteção da ordem pública e da manutenção de bens e serviços essenciais à vida da comunidade”, refere um comunicado oficial.

“Havia elementos dentro da sociedade que estavam tentando perturbar a paz no país”, disse Wickremesinghe em um comunicado televisionado na segunda-feira (18). “Eles seriam proibidos de atrapalhar o progresso do país.”

O governo envolverá “manifestantes pacíficos que tinham preocupações legítimas” e trabalhará com eles para encontrar soluções, acrescentou.

A decisão de Wickremesinghe de impor uma emergência ocorre enquanto os protestos exigindo sua renúncia continuam em diferentes partes do país. Regulamentos de emergência anteriores foram usados ​​para mobilizar os militares para prender e deter pessoas, bem como para conter protestos públicos.

“A atual declaração de estado de emergência é meramente proteger (o governo) do povo e negar ao povo seus direitos democráticos”, disse o Dr. Ruvaiz Haniffa, ativista social e ex-presidente da Associação Médica do Sri Lanka, ao Arab.

China mantém taxas referenciais de empréstimo LPR e aposta em recuperação econômica

A China manteve suas taxas de referência para empréstimos corporativos e domésticos nesta quarta-feira, com as autoridades adotando uma abordagem cautelosa em meio a sinais de recuperação econômica, crescente pressão inflacionária interna e aumentos agressivos dos juros globais.

Na fixação mensal, a taxa de empréstimo primária de um ano (LPR) foi mantida em 3,70%, e a LPR de cinco anos permaneceu em 4,45%, em linha com as expectativas de 22 entrevistados em pesquisa da Reuters realizada esta semana.

A China, juntamente com o Japão, tem sido uma importante exceção em meio a uma corrida global de aperto da política monetária para domar a inflação galopante, com Pequim se concentrando em estimular a economia abalada pela Covid-19.

Entretanto, analistas veem uma necessidade cada vez menor de flexibilização monetária agressiva após dados econômicos de junho apontarem sinais de recuperação, mesmo com o Produto Interno Bruto da China no segundo trimestre crescendo apenas 0,4% em relação ao ano anterior.

“A economia começou a se recuperar e não há necessidade de baixar a LPR”, disse Xing Zhaopeng, estrategista sênior da China na ANZ.

Mas Xing ainda vê a possibilidade de reduções da LPR no quarto trimestre deste ano. Muitos economistas preveem que a economia da China enfrentará mais pressão nos próximos meses devido a uma desaceleração no crescimento global e o impacto no consumo do aumento dos preços ao consumidor.

O Banco do Povo da China (PBOC) havia sinalizado recentemente uma política monetária menos expansionista no segundo semestre do ano.

Tailândia admite usar spyware de telefone e cita segurança nacional

Um ministro tailandês admitiu que o país usa software de vigilância para rastrear indivíduos em casos envolvendo segurança nacional ou drogas, em meio a revelações de que os telefones de críticos do governo foram hackeados usando o spyware Pegasus, de fabricação israelense.

O ministro da Economia e Sociedade Digital, Chaiwut Thanakamanusorn, disse no parlamento que está ciente das autoridades tailandesas usando spyware em casos “limitados”, mas não especificou qual agência governamental usou tal software, qual programa foi usado ou quais indivíduos foram visados.

Grupos de direitos humanos acusaram sucessivos governos tailandeses de usar definições amplas de segurança nacional como pretexto para processar ou suprimir atividades de seus principais rivais.

Uma investigação conjunta do grupo tailandês de direitos humanos iLaw, da agência de vigilância da Internet do Sudeste Asiático Digital Reach e do Citizen Lab, com sede em Toronto, destacou o uso do spyware Pegasus em pelo menos 30 críticos do governo entre outubro de 2020 e novembro de 2021.

Chaiwut não nomeou Pegasus, mas disse estar ciente de que spywares estão sendo usados ​​para “ouvir ou acessar um telefone celular para visualizar a tela, monitorar conversas e mensagens”. Mas ele acrescentou que seu ministério não tem autoridade legal para usar esse software e não especificou qual agência governamental o faz.

“É usado em questões de segurança nacional ou drogas. Se você precisa prender um traficante de drogas, você tem que ouvir para descobrir onde estaria a queda”, disse ele.

“Entendo que houve uso desse tipo, mas é muito limitado e apenas em casos especiais.”

Seu ministério negou anteriormente qualquer conhecimento do assunto.

A polícia tailandesa negou em comunicado o uso do Pegasus para vigilância ou violação de privacidade.

O Pegasus tem sido usado por governos para espionar jornalistas, ativistas e dissidentes e a empresa israelense por trás dele, NSO Group, foi processada pela Apple e colocada em uma lista negra comercial dos EUA.

Banco Central do Japão mantém política monetária frouxa, presidente descarta chance de alta de juros no curto prazo

O Banco Central do Japão projetou que a inflação irá exceder sua meta este ano em novas previsões divulgadas na quinta-feira (21), mas manteve a taxa de juro ultrabaixa e sinalizou sua determinação de continuar sendo uma exceção em uma onda de aperto monetário dos bancos centrais globais.

O presidente do Banco do Japão, Haruhiko Kuroda, descartou a chance de apertar a política monetária no curto prazo, dizendo que não tem “absolutamente nenhum plano” para elevar os juros ou o teto implícito de 0,25% estabelecido para a meta de rendimento dos títulos de 10 anos.

“A economia está no meio de uma recuperação da pandemia. O agravamento dos termos de troca do Japão também está levando a uma saída de renda”, disse Kuroda em uma conferência de imprensa.

“Como tal, temos que continuar com nossa política frouxa para garantir que o aumento dos lucros corporativos leve a um crescimento moderado dos salários e dos preços”, disse ele.

Como amplamente esperado, o Banco do Japão manteve sua meta de -0,1% para os juros de curto prazo e a de rendimento dos títulos de 10 anos em torno de 0%.

Embora o aumento dos custos de combustível e commodities tenha empurrado a inflação japonesa acima da meta de 2% do Banco Central, ele tem repetidamente dito que não tem pressa em retirar o estímulo, já que a desaceleração do crescimento global afeta as perspectivas para a economia ainda fraca.

“A incerteza em torno da economia do Japão é muito alta. Devemos estar atentos aos movimentos dos mercados financeiro e monetário, bem como seu impacto sobre a economia e os preços”, disse o banco em um relatório trimestral divulgado após a decisão.

Em novas projeções trimestrais, a diretoria elevou sua previsão para o núcleo da inflação ao consumidor no atual ano fiscal que termina em março de 2023 para 2,3%, de 1,9%. Também elevou sua previsão de inflação para o ano seguinte de 1,1% para 1,4%.

Mas o Banco do Japão cortou a previsão de crescimento deste ano fiscal para 2,4% de 2,9% e alertou para o golpe potencial das restrições de fornecimento persistentes, do aumento dos preços das commodities e da pandemia de Covid-19.

Israel aumentará voos para a Ásia quando Arábia Saudita abrir espaço aéreo

As companhias aéreas israelenses planejam expandir e abrir novas rotas para a Índia e outros destinos asiáticos depois que a Arábia Saudita anunciou que permitiria acesso irrestrito ao seu espaço aéreo, uma medida que economizaria custos de combustível e reduziria os tempos de voo.

Na ausência de relações abertas entre os países, no entanto, e em conversas sobre a inclusão de Omã no corredor expandido, o ministro dos Transportes israelense, Merav Michaeli, disse que a implementação pode levar pelo menos várias semanas.

Antes do anúncio de Riad na sexta-feira, as companhias aéreas israelenses poderiam sobrevoar o território saudita apenas para os Emirados Árabes Unidos e Bahrein. A eliminação das restrições de acesso ao espaço aéreo saudita significa que eles também poderão usá-lo para chegar à Ásia.

As aéreas El Al Israel Airlines e a rival Arkia já solicitaram permissão para sobrevoar a Arábia Saudita, disseram as empresas no domingo, o que cortaria cerca de duas horas e meia dos voos para a Índia e a Tailândia.

As rotas atuais para esses destinos populares contornam o espaço aéreo saudita voando para o sul sobre o Mar Vermelho ao redor do Iêmen.

Os Estados Unidos têm mediado os sobrevoos expandidos, que Michaeli disse que eventualmente envolveriam uma coordenação direta entre as agências de aviação civil israelenses e sauditas, embora Riad ainda não reconheça formalmente Israel.

“É uma situação melhor do que alienação total e comunicação zero. Então, o que quer que possamos alcançar, devemos ir em frente e trabalhar para construir cada vez mais um relacionamento e mais e mais confiança”, disse ela à Reuters.

Questionada sobre quando o corredor saudita expandido será implementado, ela disse: “Seu palpite é tão bom quanto o meu. Espero que não sejam meses, mas semanas”.

O Ministério do Turismo de Israel disse que o corredor saudita expandido acabaria tornando as passagens aéreas cerca de 20% mais baratas. As companhias aéreas, no entanto, foram menos explícitas sobre a queda de preços.

As exportações de petróleo da Arábia Saudita em maio caíram 4,5% na maior queda nos últimos 15 meses

As exportações de petróleo bruto saudita em maio caíram 332.000 barris por dia em relação ao mês anterior, para 7,05 milhões de bpd, informou a Joint Organizations Data Initiative, também conhecida como JODI, em seu site na terça-feira (19).

As exportações de petróleo caíram 4,5% em relação aos 7,382 milhões de bpd em abril.

A queda é a maior dos últimos 15 meses.

A produção de petróleo bruto cresceu 97.000 bpd no mês, para 10,538 milhões de bpd em maio. A produção aumentou 0,9 por cento ante 10,441 milhões de bpd em abril.

Príncipe herdeiro de Dubai anuncia nova estratégia de metaverso criando 40.000 empregos

Sheikh Hamdan bin Mohammed bin Rashid Al-Maktoum, príncipe herdeiro de Dubai e presidente do Conselho Executivo de Dubai, anunciou o lançamento da Estratégia do Metaverso de Dubai, informou a agência de notícias dos Emirados.

Promove o avanço da tecnologia Web3 e suas aplicações para criar novos modelos de trabalho governamental e crescimento em setores críticos como turismo, educação, varejo, trabalho remoto, saúde e jurídico.

O objetivo é contribuir com AED 4 bilhões (US $ 1 bilhão) para a economia nacional e apoiar 40.000 empregos virtuais nos próximos cinco anos.

“Lançamos hoje a Estratégia Dubai Metaverse, que visa fomentar a inovação em novas tecnologias. Dubai é o lar de mais de 1.000 empresas que operam no setor de metaverso e blockchain, o que contribui com US$ 500 milhões para nossa economia nacional”, disse ele. “Com a adoção antecipada da tecnologia do metaverso, Dubai busca se tornar uma das 10 principais economias do metaverso e um líder global na adoção de soluções digitais.”

A estratégia visa criar padrões globais para a criação de plataformas seguras e protegidas para os usuários e criar infraestrutura e regulamentos metaversos para acelerar a adoção dessas tecnologias.

Os principais pilares da estratégia são a realidade estendida (que combina os mundos físico e virtual), realidade aumentada, realidade virtual, realidade mista e gêmeos digitais (uma representação virtual de um objeto ou sistema).

Também visa melhorar os processos de pensamento humano por meio do aproveitamento de dados em tempo real, utilizando aprendizado de máquina, IoT, simulação de IA e blockchain.

Os pilares de tecnologia da estratégia são dados, rede, nuvem e computação de borda, que se concentram na aquisição, validação, armazenamento, processamento e gerenciamento de dados do mundo real.

Outros pilares incluem a promoção da implantação completa da rede 5G para permitir a computação de borda e fornecer recursos de sistema de computador sob demanda.

Síria rompe relações com a Ucrânia, diz ministério

A Síria anunciou na quarta-feira (20) que está cortando laços com a Ucrânia em apoio à Rússia, sua aliada próxima, dizendo que a medida é uma resposta a uma medida semelhante de Kiev.

“A República Árabe Síria decidiu romper relações diplomáticas com a Ucrânia em conformidade com o princípio da reciprocidade e em resposta à decisão do governo ucraniano”, disse um funcionário do Ministério das Relações Exteriores, que não foi identificado, à agência estatal de notícias SANA.

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky já anunciou que estava cortando laços com a Síria no final do mês passado, depois que a Síria reconheceu as repúblicas separatistas apoiadas pela Rússia de Donetsk e Lugansk, no leste da Ucrânia.

“Não haverá mais relações entre a Ucrânia e a Síria”, disse Zelensky na época.

Os estados separatistas de Donetsk e Lugansk, cuja independência Moscou reconheceu em fevereiro, estão situados na região de Donbas, no centro da invasão russa da Ucrânia, iniciada em 24 de fevereiro.

A Síria foi o primeiro país, além da Rússia, a reconhecer sua independência.

O governo do presidente Bashar Assad, que dependeu fortemente do apoio russo na guerra civil de dez anos de seu país, já havia reconhecido duas outras repúblicas separatistas patrocinadas pela Rússia em 2018.

A Abkhazia e a Ossétia do Sul são reconhecidas internacionalmente como parte da Geórgia, que ganhou independência da União Soviética em 1991, mas a Rússia e um punhado de outros países reconhecem sua independência.

Gastos com construção saudita atingem US$ 12,3 bilhões no primeiro trimestre de 2022

O valor dos contratos de construção concedidos na Arábia Saudita atingiu SR46 bilhões (US$ 12,3 bilhões) no primeiro trimestre de 2022, sinalizando um início de ano robusto, de acordo com um índice do Conselho Empresarial Saudita dos EUA que acompanha os gastos no setor.

O USSBC Contract Awards Index cresceu para 212,31 pontos nos primeiros três meses do ano, o que significa que a atividade de construção do Reino deverá aumentar no próximo período.

A Arábia Saudita se recuperou fortemente após a forte queda de 2020, quando o valor dos contratos concedidos despencou para SR80 bilhões.

Foi então revivido para SR 142 bilhões em 2021 e tem acelerado desde então.

De acordo com o relatório, os dados do CAI deste trimestre indicaram quatro meses acima de 200 pontos e 12 meses inteiros acima do limite de 100 pontos.

Entre 2021 e 2022, o CAI teve um aumento de 130% ano a ano, sinalizando um aumento de 120 pontos nesse período.

O Reino foi capaz de promover esse crescimento devido a um mercado de petróleo resiliente, um número crescente de desenvolvimentos de capital e a implementação de uma série de estratégias distintas.

“O crescimento da economia do Reino, que testemunhou aumentos consideráveis ​​do PIB (produto interno bruto) devido à dinâmica do mercado global de petróleo e ao constante fortalecimento do seu PIB não petrolífero, manterá o setor de construção ativo”, disse Albara’a Alwazir, diretora de pesquisa econômica no Conselho Empresarial EUA-Saudita. O setor líder em contratos premiados novamente foi o de petróleo e gás, totalizando SR15,1 bilhões em contratos no primeiro trimestre deste ano, respondendo por um terço do valor agregado.

FONTES

CNBC | World 24 | CNN | ADVFN | Reuters | BBC | News24 | G1 | Investing | TC | Arab | Associated Press | Euro News | CNA Asia | Istoé Dinheiro | NYT

Research Matarazzo & Cia. Investimentos
www.matarazzo-cia.com/blog
22/07/2022